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1 de mar. de 2023

Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - 51/2023

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1ª QUESTÃO

 

Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

 

Quando o assunto é inovar existem diversas formas de uma empresa desenvolvê-la, como por inovação de produtos, de processos ou mesmo de modelos de negócios. As possibilidades são diversas. Independente do tipo de inovação, um fator fundamental quando falamos de inovação é sobre o grau de novidade existente nesse “algo novo”. Nesse contexto, uma inovação pode ser incremental ou radical. Outro aspecto relevante nessa discussão é sobre atributos para a difusão da inovação, no qual podemos destacar: vantagem relativa; valores, normas e experiência dos usuários; complexidade; testabilidade; e observabilidade. Diante disso, podemos observar como uma inovação pode ser complexa, considerando seus tipos de aplicação, grau de inovação ou atributos de difusão. Assim, uma empresa deve estar preparada para implantar uma inovação, seja em um processo inovativo interno ou comercializar um novo produto, ou serviço ao seu mercado consumidor.

A partir do exposto anterior, diferencie inovação incremental de inovação radical, apresentando as suas características. Em seguida, cite dois exemplos reais de inovação incremental e dois exemplos reais de inovação radial.

 


Olá, estudante! Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA! Para iniciarmos, leia o trecho a seguir: Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade. No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas.

  MAPA SUB - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 542022 

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Olá, estudante!

Chegou o momento de desenvolvermos nossa atividade MAPA!

Para iniciarmos, leia o trecho a seguir:

Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade. No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos. Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo aos processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas.

A inovação corporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc.

Frente ao exposto, notamos como a inovação é importante às empresas, ainda mais em tempos de ampla concorrência e muitos avanços tecnológicos. Mas, para que a inovação tenha êxito, ela deve ser planejada e bem estruturada. Vamos agora à situação problema de nossa atividade:

Imagine que você é o coordenador da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação de uma indústria de confecção, que produz vestuário feminino, apenas. A empresa, de médio porte, atua há dois anos no mercado e, nesse último ano, teve uma queda considerável nas vendas. Preocupado com a situação, você foi encarregado de analisar o ambiente organizacional e o cenário enfrentado em busca de melhorar o desempenho da empresa.

Após uma complexa análise da situação e da empresa, você determinou dois caminhos possíveis a serem seguidos com foco na inovação para a empresa, a saber: (1) inovação nos produtos; (2) inovação nos processos produtivos dos produtos existentes.

Além disso, preocupado para que a inovação não se limite apenas à situação momentânea, você pesquisou mais informações sobre o impacto que ambientes inovadores têm em empresas, para fomentar processos inovativos ao longo dos anos.

Estudante, agora sua missão será desenvolver algumas análises sobre a situação proposta. Para tanto, desenvolva as seguintes etapas:

1) Apresentar uma proposta para implementar a inovação na empresa, sendo:

 

a) Inovação de produto (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).

 

b) Inovação de processo (desenvolva um texto discursivo, de 05 a 08 linhas em média, apresentando e descrevendo os principais aspectos da inovação de produto que você poderia seguir e utilizar para implementar na empresa do caso).

obs.: desenvolver ambas as propostas, tanto A quanto a B.

 

2) Independente do tipo de inovação final escolhida, apresente três vantagens que poderiam ser obtidas com a implantação das inovações.

 

3) Além da implementação de inovação de produto e/ou de processo, existem outras possibilidades para inovar, como inovação de posição e inovação de paradigma. Diante disso, explique esses dois outros tipos de inovação.


Todo administrador necessita de competências e habilidades para gerir um negócio, e a figura anterior ilustra a ideia de um crachá que precisa ser preenchido com alguns tipos de habilidades. Essas habilidades de um administrador podem ser de habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual, um bom gestor ou administrador precisa ter um equilíbrio entre essas habilidades para desenvolver com maestria o seu trabalho. Habilidade Conceitual, Humana e Técnica são as habilidades que o administrador deve desenvolver ao longo da vida profissional. Em determinado momento, alguma habilidade prevalecerá. Habilidade está ligada a aptidão, capacidade de cumprir uma tarefa específica com destreza, precisão, capacidade de comunicação e persuasão. Portanto, conhecer e saber o que exigir em cada uma delas é essencial para uma carreira com competências administrativas.

ATIVIDADE 1- RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 512023

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1ª QUESTÃO

Observe a figura a seguir:



Todo administrador necessita de competências e habilidades para gerir um negócio, e a figura anterior ilustra a ideia de um crachá que precisa ser preenchido com alguns tipos de habilidades.

Essas habilidades de um administrador podem ser de habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual, um bom gestor ou administrador precisa ter um equilíbrio entre essas habilidades para desenvolver com maestria o seu trabalho.

Habilidade Conceitual, Humana e Técnica são as habilidades que o administrador deve desenvolver ao longo da vida profissional. Em determinado momento, alguma habilidade prevalecerá.

Habilidade está ligada a aptidão, capacidade de cumprir uma tarefa específica com destreza, precisão, capacidade de comunicação e persuasão. Portanto, conhecer e saber o que exigir em cada uma delas é essencial para uma carreira com competências administrativas.

Agora, a sua tarefa nesta atividade de estudo é elaborar uma resposta discursiva na qual deverá, primeiro, explicar o que são cada uma das habilidades identificadas no crachá e, na sequência, descrever, no mínimo, três itens necessários para cada uma das habilidades necessárias para um administrador gerir um negócio.

 



Problematização Quem está iniciando o próprio negócio precisa ter, no mínimo, um pouco de noção de gestão empresarial, ou seja, deve saber como fazer o planejamento de toda a sua empresa antes mesmo dela se materializar. Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing etc. Por isso, muitas empresas acabam não gerando melhores resultados justamente por falta de gestão empresarial, por falta de administração. Isso acaba sendo um problema recorrente, gerando empresas ineficientes e pode até mesmo levar ao encerramento das atividades. Portanto, traçar um futuro para a empresa é traçar um plano estratégico para o negócio.

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1ª QUESTÃO

Problematização

Quem está iniciando o próprio negócio precisa ter, no mínimo, um pouco de noção de gestão empresarial, ou seja, deve saber como fazer o planejamento de toda a sua empresa antes mesmo dela se materializar.

Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing etc.

Por isso, muitas empresas acabam não gerando melhores resultados justamente por falta de gestão empresarial, por falta de administração. Isso acaba sendo um problema recorrente, gerando empresas ineficientes e pode até mesmo levar ao encerramento das atividades. Portanto, traçar um futuro para a empresa é traçar um plano estratégico para o negócio.

Significância

Esse cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial. A administração constituiu uma necessidade comum a várias profissões e você não pode deixar de ter essa competência, concorda?! Os seus conhecimentos prévios com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, auxiliará você na construção e no desenvolvimento de um plano estratégico. O plano estratégico traz com maior clareza o que faz a empresa e onde ela quer chegar e o que deve ser feito para chegar lá. Ah, lembrando, realizar ajustes será necessário, isso é administrar. Diante disso, o que a empresa faz e onde ela quer chegar ocorre por meio do plano estratégico, sendo necessário a empresa ter uma missão e visão de negócio, isso traz mais significado para o negócio e para a sua atuação como futuro profissional.

 

Experimentação

Que tal experimentar algumas boas práticas na elaboração de uma missão e visão de um negócio. Eles são a base para o plano estratégico e têm tudo a ver com a administração do negócio.

Essa experimentação será por vídeo, clique nos links, a seguir, ou copie e cole os links em seu navegador. Aproveite e aprenda:

Para a missão:

https://www.youtube.com/watch?v=MtDtncecW24

Para a visão:

https://www.youtube.com/watch?v=EP_XxGX1Ngs

Reflexão

Agora você está pronto para mais uma etapa nessa atividade MAPA, sendo necessário realizar uma reflexão. Sobre esses dois vídeos que você acabou de experimentar, reflita o que é importante na elaboração de uma missão e visão para um negócio, caso deseje, anote suas ideias, pois será importante para a etapa de ação de sua atividade MAPA.

Conceitualização

Você se recorda que aprendemos alguns conceitos sobre a visão geral da Administração, certo? Uh, vamos ver juntos então, oh, em nosso livro didático de Conceitos da Administração e Ética Empresarial temos um conceito sobre o plano estratégico:

“O plano estratégico abrange toda a organização, definindo sua relação com o ambiente e nele são estabelecidos a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos e outros objetivos”. (MAXIMIANO, 2004, apud STRUETT; ALBUQUERQUE, 2014, p. 27).

Ação

Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa e partir para a Ação.

E para uma melhor experimentação e vivência dessa atividade MAPA e, assim, você possa desenvolver novas competências em nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial quero trazer até você um caso hipotético, vamos lá.

Imagine que você acaba de ser contratado pela loja Vestir Bem Ltda, essa é uma loja tradicional e regional de roupas masculinas e femininas. Em sua área de atuação, ela é bem-conceituada por seus clientes.

Todo o crescimento desta loja ocorreu de forma muito natural, por ser uma das primeiras lojas de roupas de sua cidade, a empresa não tinha nenhum tipo de estratégia e a administração do negócio acabou impedido um crescimento maior, pois tudo é feito na boa vontade do diretor. O diretor da empresa tem percebido que o mercado de moda está bem aquecido, gerando espaço para sua empresa e até mesmo para outros concorrentes.

Sendo assim, o diretor deseja expandir o seu negócio, ao instalar outras lojas em outras regiões e precisa ter administração e estratégia para esse planejamento. Por isso, houve a necessidade da sua contratação hipotética, com foco em elaborar um plano estratégico para a loja Vestir Bem Ltda e assim melhorar sua administração.

Na elaboração do plano estratégico para a loja Vestir Bem Ltda, você deverá utilizar um modelo oferecido em nosso livro didático, segue o modelo.




ENTREGA

A sua entrega na atividade MAPA (entrega hipotética para o diretor da loja Vestir Bem Ltda.) é justamente cada uma das etapas propostas no modelo apresentado na Figura. O seu desafio será entregar respostas às questões das seis etapas descritas a seguir.

Etapa 1 – Missão e Visão

Aqui você deverá elaborar, com suas palavras, uma missão e visão para o negócio da Vestir Bem Ltda, lembre-se de utilizar as boas práticas aprendidas na experimentação e reflexão dessa atividade.

Etapa 2 – Análise Interna

Nesta etapa, você deverá interpretar o caso hipotético e pontuar no mínimo duas forças e duas fraquezas para a análise interna do negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 3 – Análise Externa

Nesta etapa, você deverá interpretar o caso hipotético e pontuar no mínimo duas oportunidades e duas ameaças para a análise externa do negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 4 – Objetivos ou Metas Estratégicas

Nesta etapa, você deverá elaborar, com suas palavras, no mínimo quatro objetivos ou metas estratégicas para o negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 5 – Implementação

Com a etapa 4 concluída, você deverá propor na etapa 5 para a diretoria da Vestir Bem Ltda. como será implementado e alcançado os objetivos ou metas estratégicas elencados na etapa 4. Faça o relato sobre como irá ocorrer a implementação, poderá ser feito um relato para cada objetivo/meta ou um relato geral que satisfaça todos os objetivos e metas. Descreva com suas palavras, usando no mínimo 5 linhas no total.

Etapa 6 – Feedback ou Controle

Nesta última etapa, você deverá descrever quais serão os feedbacks ou controles necessários para saber se os objetivos/metas para o negócio da Vestir Bem Ltda estão sendo atingidos, lembre-se de colocar algo que seja possível mensurar, para essa etapa é necessário no mínimo quatro itens de feedback ou controle.

MAPA - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2023


"Você sabe o que é RH estratégico? A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer empresa. Contudo, muitas delas ainda não compreenderam o potencial de ganhos que o setor tem a promover quando o RH se envolve nas questões mais estratégicas do negócio. ORHestratégico. trata-se de um formato de atuação da gestão de pessoas que se baseia em análise de dados sobre os colaboradores e auxilia na tomada de decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio. Ainda, é uma prática que requer que a área participe das decisões estratégicas da empresa e que tenha acesso e liberdade para usar de tecnologia e metodologias modernas para gerar valor à organização.

ATIVIDADE 1 - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023

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"Você sabe o que é RH estratégico? A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer empresa. Contudo, muitas delas ainda não compreenderam o potencial de ganhos que o setor tem a promover quando o RH se envolve nas questões mais estratégicas do negócio. ORHestratégico.

trata-se de um formato de atuação da gestão de pessoas que se baseia em análise de dados sobre os colaboradores e auxilia na tomada de decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio. Ainda, é uma prática que requer que a área participe das decisões estratégicas da empresa e que tenha acesso e liberdade para usar de tecnologia e metodologias modernas para gerar valor à organização.

Um RH estratégico extrapola as questões burocráticas e as ações reativas de um RH comum e proporciona benefícios não apenas para os colaboradores, como também para a empresa como um todo.

Outra característica marcante do RH estratégico é a sua proatividade e capacidade de transformação dos talentos. A gestão de pessoas já sabe quais são os rumos que a empresa decidiu tomar, logo, pode agir de forma antecipada".

A adaptação ao ritmo do mercado de trabalho, estar atento às mudanças, atuar junto aos objetivos da organização alinhado com o desenvolvimento dos colaboradores são algumas características que devem estar presentes no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional de Recursos Humanos. Para estar alinhado a essas características, é recomendado para esse profissional a constante atualização, seja por cursos, especializações, literaturas etc. Lembrando que os gestores de sucesso dos novos tempos são aqueles que priorizam as pessoas em vez dos processos e aceitam as suas equipes como aliadas, estimulando a contribuição e aprimorando o engajamento contínuo em prol dos objetivos da empresa.

Caro(a) estudante, diante desse contexto, responda com suas palavras:

a) Quais são as responsabilidades do RH estratégico?

b) Quais são as competências do profissional de Recursos Humanos com uma visão estratégica?


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