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4 de mai. de 2022

MAPA - RH - FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM GESTÃO DE PESSOAS - 52/2022

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1ª QUESTÃO

 

Olá estudante!

Vamos a proposta da Atividade MAPA.

 Para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: Considere a situação problema da atividade.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.

 

Os avanços tecnológicos, ampliação das redes de comunicações e a globalização já são desafios conhecidos pelas organizações que buscam manter competitividade e frente a isso vêm buscando alternativas de adaptação a este contexto de constantes mudanças. A partir do ano de 2020 até o presente momento, com a pandemia do Covid-19, muitas mudanças se intensificaram e inúmeras alternativas tiveram de ser pensadas para que as empresas se mantivessem ativas no mercado. Uma das questões que ficou bastante evidente foi o desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho e nesse contexto, o home office ou teletrabalho ganhou espaço.  

Até então, realizar o trabalho fora das intalações físicas da empresa podendo ser executado em casa ou em qualquer lugar, era algo impensável para a grande maioria das empresas, mas com a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia, juntamente com as tecnologias e sistemas disponíveis, a virada para o teletrabalho foi inevitável.

Passados pouco mais de dois anos desde o início da pandemia o cenário é outro. Com a melhora nos números de infecções e mortes, muitas empresas estão se vendo no dilema entre manter os funcionários no modelo de teletrabalho ou retornar as atividades presenciais na empresa. Nesse contexto, a qualidade de vida, o bem-estar e a produtividade dos teletrabalhadores constituem desafios inerentes às práticas de gestão de pessoas, tendo em vista à promoção da Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT).

Elaborado pelo professor, 2022.

SEGUNDA ETAPA: Leia a situação-problema da atividade.

Camila Silva, atualmente é gerente de recursos humanos na empresa Belo Lar que atua no segmento de comércio varejista de utilidades para o lar. A empresa iniciou suas atividades no ano de 2010 e atualmente possui 7 filiais, somando 150 colaboradores alocados nos setores de caixa, reposição, vendas, financeiro, administrativo, tecnologia e estoque. A Belo Lar sempre realizou vendas por meio de lojas físicas e com modelo de trabalho presencial. Como todas as empresas, com o agravamento da pandemia do Covid-19 em 2020, a Belo Lar necessitou alocar todas as equipes no modelo de teletrabalho. Apenas os setores financeiro e estoque estão com dedicação presencial, todos os demais permaneceram em teletrabalho desde então.

 Desde o segundo semestre do ano passado (2021), Camila Silva vem se preocupando com o resultado da equipe, pois a produtividade vem caindo mês a mês e os gestores têm relatado algumas dificuldades na condução dos trabalhos. Diante disso, Camila Silva estuda a possibilidade de propor o retorno das atividades presenciais na empresa para todos os setores. Para isso sua intenção é desenvolver políticas de gestão de pessoas que possa contribuir para a otimização dos esforços, a melhoria da performance das equipes e também a qualidade de vida e emocional dos trabalhadores para esse momento de nova adaptação com o retorno ao trabalho presencial.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

Considerando a situação apresentada, juntamente com os estudos realizados na disciplina, sua tarefa para essa atividade MAPA será pensar como um gestor de Recursos Humanos e também como sendo um colaborador.

a) Como Gestor(a) de Recursos Humanos, descreva três ações a serem implementadas pela empresa Belo Lar afim de promover melhorias na produtividade das equipes de trabalho e em sua qualidade de vida.

 b) Como colaborador(a) da empresa Belo Lar, descreva três ações a serem adotadas no dia a dia do trabalho afim de ajudar na melhoria da produtividade individual e também na melhoria da qualidade de vida.

c) Escreva um texto (máximo 10 linhas), explicando sobre a importância dos Gestores de Recursos Humanos implementarem ações que visam melhorar a Qualidade de vida no ambiente organizacional, e os benefícios gerados para a empresa e o colaborador.

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ATIVIDADE 1 - RH - FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM GESTÃO DE PESSOAS - 52/2022

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1ª QUESTÃO

 

A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta mais importante para entender o ambiente de trabalho e seus efeitos nos colaboradores. Com ela, usamos a percepção dos funcionários para compreender o contexto no qual eles estão inseridos e promover melhorias com impacto na motivação, produtividade e resultado financeiro.

. . .

A pesquisa de clima racionaliza as escolhas empresariais e aponta algumas direções para os próximos passos. Por esse motivo, essa ferramenta deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e não só algo a ser utilizado apenas pelo RH. Isso significa que cabe ao próprio profissional de gestão de pessoas mostrar o valor desse instrumento e seu impacto. 

 Estudo de Caso:

Amanda é Gestora de Recursos Humanos a 10 anos na empresa JXRD Comércio LTDA. Ao longo dos últimos 6 anos a pesquisa de clima organizacional sempre fez parte de suas estratégias, contudo, durante esses anos sempre se utilizou a aplicação de questionário com questões objetivas e também, espaços para a participação espontânea dos colaboradores por meio de questões discursivas. No planejamento para esse ano, Amanda juntamente com os gestores das diferentes áreas da empresa decidiram ampliar as estratégias de levantamento e avaliação do clima organizacional. Para tanto, pretende-se, continuar aplicando o questionário de pesquisa de clima e ainda adicionar mais três métodos de avaliação do clima organizacional a serem implementados ao longo do ano. 

Elaborado pela Professor, 2022.

Considerando a situação apresentada, juntamente com os estudos realizados na disciplina, sua tarefa para essa atividade é indicar para Amanda três métodos de avaliação do clima organizacional, bem como descrever cada um dos métodos indicados e como eles podem ser realizados.

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MAPA - GCOM - ESTRATÉGIAS E PROMOÇÃO DE VENDAS- 52/2022

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1ª QUESTÃO

 

As transformações que o coronavírus causou no dia a dia das pessoas e nos hábitos de consumo ainda vão nos acompanhar por muito tempo. Então, vamos analisar agora como o mercado deve se comportar neste ano. A covid-19 fez as pessoas ficarem em casa e as empresas irem para a internet. Diante da necessidade de distanciamento social, o mercado também se transformou: as prioridades de consumo mudaram, as preocupações mudaram, as economias mudaram, as relações de poder mudaram.

Tivemos que aprender a trabalhar de casa, com os latidos do cachorro e as obras do vizinho. Tivemos que aprender a usar máscaras para frear o contágio do coronavírus. Tivemos que procurar novas formas de entretenimento, já que encontros com amigos, festas e viagens ficaram suspensos. Tivemos que lidar com as preocupações, a crise econômica, as disputas políticas e outras questões que desafiaram a nossa saúde mental. Já outras empresas conseguiram sobreviver, com adaptações aos seus processos.

Esse cenário complexo, é claro, também provocou mudanças no mercado brasileiro. Alguns negócios fecharam as portas em definitivo, porque não suportaram o peso da crise e da retração do consumo. Já outras empresas conseguiram sobreviver, com adaptações aos seus processos.

Vivemos um período de grandes desafios para as vendas, durante a pandemia de Covid-19. Muitas empresas ficaram com suas portas fechadas por algum tempo e tiveram que modificar suas formas de atuação para continuar atendendo. Mas quais as estratégias utilizadas para enfrentar esse período?

É isso que queremos descobrir nessa atividade.

O desafio será visitar uma empresa e conversar com o responsável de vendas para descobrir o que mudou, o que se aprendeu de novo, e o que se espera desse novo momento.

 

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

 

1º Passo: Escolha uma empresa que você possa ter acesso às informações (pode ser a empresa que trabalha ou de sua escolha);

2º Passo: Escreva três parágrafos apresentando a empresa e o ramo em que ela atua;

3º Passo: Marque uma conversa com o responsável pelas vendas da empresa, e realize uma pesquisa para preencher o "Canvas da mudança nas vendas";

4º Passo: Preencha o “Canvas da mudança nas vendas”  



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1ª QUESTÃO

 

Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.

Leia a matéria a seguir:

 O omnichannel já é uma estratégia que está ganhando cada vez mais espaço no varejo. A ideia do conceito é justamente melhorar a experiência do cliente, por meio de uma ligação entre os ambientes online e offline. 

Dessa forma, para que o omnichannel funcione, todos os canais de uma mesma marca precisam estar conectados. Inclusive, esses canais podem ser complementares na hora de oferecer um processo de compra positiva para o cliente. 

Ou seja, essa é mais uma forma de oferecer para um público experiências interessantes no momento de consumo. E claro, com o uso cada vez mais crescente das plataformas de vendas online, essa integração consegue tornar o processo de compra muito prático. 

Contudo, para isso funcionar, o sistema de uma loja deve estar muito bem alinhado para que o cliente não encontre barreiras para finalizar compras ou escolher os produtos.

Então, todos os canais disponíveis, como o site, aplicativos e a própria loja física, precisam funcionar de uma forma integrada, que facilite o processo de compra. 

Disponível em: < https://v4company.com/vendas-omnichannel/ >. Acesso em: 05 Abr. 2022. 

Na aula estudo de caso da disciplina estudamos o caso da Magazine Luiza e suas estratégias de Omnichannel. A Magazine Luiza antecipou problemas e utilizou estratégias sólidas para enfrentar a crise gerada pela pandemia Covid-19.

Diante do estudado, apresente os elementos que fazem com que a estratégia da Magazine Luiza possa ser caracterizada como uma estratégia de Omnichannel.


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MAPA - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

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QUESTÃO 1

Olá Estudante! 

Este é o nosso M.A.P.A. da disciplina de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas (52/2022). Ele foi preparado pensando no desenvolvimento da sua capacidade de propor soluções analíticas diante de situações reais que nos cercam. Para isso, siga as orientações abaixo. 

ORIENTAÇÕES GERAIS: 

- Baixe o arquivo "2022.52 - MAPA Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoasenunciado" (arquivo PDF) que contém toda a descrição e instruções para a realização da atividade. O arquivo está disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Baixe o arquivo "2022.52 - MAPA Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Pessoas​​​, template" (arquivo DOCX) no qual você deve desenvolver seu trabalho. Este modelo também está disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA

Obs.: Para acessar esses materiais, lá na tela inicial do ambiente da disciplina, você verá ao lado direito, logo abaixo do calendário, 'Material da Disciplina'. É só clicar em cima, que abrirá a tela com os materiais disponibilizados na disciplina.
 
​Este é um trabalho INDIVIDUAL. As respostas devem ser entregues utilizando o template/modelo de resposta disponibilizado, que deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF , e apenas estes formatos serão aceitos. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:

​​- Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Procure responder com as suas próprias palavras, prezando pela linguagem adequada ao ambiente acadêmico. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência

- O template/modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.

- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.

-Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;

 Como enviar o arquivo:

 - Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade a ser enviado;

- Antes de clicar em FINALIZAR, sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue​ pois, uma vez finalizada a atividade, você não poderá mais modificar o arquivo. .

- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.

Obs.: A resposta desta atividade deverá ser realizada em um modelo de arquivo padrão do WORD seguindo o Modelo de Resposta M.A.P.A, e deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não é considerada.

Sobre plágio e outras regras:

- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;

​- Procure ser autêntico e responder com as suas próprias palavras e suas próprias ideias, cópias indevidas não serão avaliadas.

- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.

A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


HOME OFFICE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES PARA EMPRESAS

     Um dos efeitos mais visto na pandemia da Covid-19 no trabalho foi alterar o regime de milhares de empregados, que deixaram de bater ponto nas empresas todos os dias e passaram a trabalhar em casa. Se em um primeiro momento a mudança para o home office foi “forçada”, em razão da situação sanitária, com o passar dos meses algumas vantagens do novo regime saltaram aos olhos de empregadores e seus funcionários, ainda que o teletrabalho não seja uma unanimidade.

    As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) passaram a estarem presentes em nosso cotidiano na forma de redes, hardwares, aplicativos e plataformas que possibilitam o contato entre pessoas e a troca de informações para os mais diversos fins. Em tempos de distanciamento social, as TICs ganharam ainda mais protagonismo, sobretudo no mundo do trabalho.

   Para quem trabalha em home office, internet e ferramentas como WhatsApp, ZOOM e Hangouts são indispensáveis. Mas a conexão constante proporcionada por esses recursos, especialmente aqueles disponíveis no celular, pode tornar os limites entre trabalho, afazeres domésticos, vida pessoal e lazer menos definidos. Em um mundo pautado pela avalanche de informações e reações em rede, tudo é urgente, e quando menos se espera, uma demanda de trabalho que em outros tempos seria adiável pode se impor em pleno horário de descanso.
    As TICs intensificam a jornada de trabalho e a expandem para a vida privada, não há mais espaço fora do trabalho. Tudo e todo o tempo é trabalho. Você não descansa. Isso traz danos para a saúde física e mental das pessoas. Além do eventual impacto na privacidade e nas relações familiares do trabalhador, a forma como as tecnologias de comunicação estendem a jornada laboral traz ainda outro problema: fica difícil mensurar e remunerar devidamente o tempo dedicado ao trabalho fora do expediente regular. No entanto, apesar de todas essas alterações serem necessárias em razão da situação excepcional em que vivemos, devem observar as leis, normas, decretos que buscam regulamentar a forma como essas alterações ocorrem.
    Essa nova relação com o trabalho e com o tempo representa uma verdadeira mudança cultural, que exigirá disciplina e reorganização por parte dos trabalhadores. Todos os suportes que permitem a conexão para a comunicação demandam do sujeito uma adequada gestão de si para trabalhar, refazer normas de trabalho que antes eram presenciais. Há uma tensão para o desenvolvimento de novas rotinas para se implementar o trabalho. Ressalta-se, também, como esse contexto exige o desenvolvimento de novas habilidades para o uso das TICs, que impactam especialmente trabalhadores mais velhos e menos escolarizados.

Nesse cenário questões relacionadas a Gestão de Pessoas estão cada vez mais tirando o sono dos empresários que tiveram que adotar o home office em suas organizações.


PROBLEMÁTICA:

      No começo, parecia a situação ideal: poder trabalhar de casa, sem pegar transporte e encontrar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Mas com o passar do tempo, o lado B do home office foi aparecendo para as milhões de pessoas que puderam desfrutar dessa alternativa durante a pandemia de coronavírus. Conexão ruim com a internet, computador pessoal inadequado, cadeira desconfortável, controle acentuado dos superiores, dificuldade de realizar as mesmas tarefas longe do escritório, isolamento, burn-out. A lista de consequências negativas do trabalho remoto é longa e pode levar as empresas a ter de enfrentar uma onda de processos trabalhistas nos próximos anos.

      De olho nesta tendência sua missão na atividade MAPA é identificar como a gestão de pessoas está se articulado e encontrando possibilidades de melhorar o home office? O objeto é encontrar e analisar uma empresa que tenha adotado o home office como regime de trabalho na Pandemia.
Sua missão é seguir os seguintes passos:


 

1º Localizar uma empresa que tenha adotado (ou ainda tenha colaboradores) em home-office; (Pode ser a empresa que você trabalha – se ela tiver o regime de home office)

2º Entrar em contato com o Setor de Pessoas da empresa para conseguir autorização para estudar como a empresa adotou o Home Office;

 Busque informações sobre a empresa. Nome; ramo de atividades, quantos anos está no mercado que atua, histórico da empresa, produtos e/ou serviços, etc.
 Entreviste a/o gestor(a) de pessoas buscando entender como se deu o processo de implantação do regime de trabalho em home office. Use perguntas como: Quando a empresa adotou o Home Office? Porque? Como se deu a implantação? Por quanto tempo a empresa adotou o modelo? Por que parou? Quais as principais dificuldades? Os colaboradores gostaram do modelo de trabalho home office? ... Etc,  Neste item busque o maior número de dados possível para embasar seu relatório.

 A partir dos dados estudados faça, ao menos uma (01) sugestão de melhoria do processo, respondendo a seguinte questão: Como o processo de trabalho em casa (home office) poderia ser produtivo, agradável e com melhores resultados?

 Construir um relatório com todos os dados levantados na empresa, apresentados no formato de storytelling. Storytelling é um termo em inglês. "Story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível. Use a criatividade e conte a história da empresa de forma interessante, apresente os personagens, os conflitos dificuldades, a proposta de melhoria.

Desejamos sucesso na sua atividade e bons estudos! 

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