MAPA - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 52_2024
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comM.A.P.A.
Olá estudantes. A seguir passaremos por uma pequena explanação acerca da Gestão
da Informação e a ferramenta 5W2H.
A informação é a base para o planejamento organizacional. Planejar sem
informação provocará um planejamento com alto risco de fracasso, bem como ter
grandes quantidades de informações, sem planejar o que fazer com elas, é quase
a mesma coisa do que não ter nada.
A habilidade de planejar deve estar enraizada nos gestores
organizacionais. Desde realizar a organização de uma agenda semanal, até o
desenvolvimento de planos mais estratégicos para a organização. Toda empresa,
independentemente do seu porte ou ramo de atividade, necessita saber onde se
deseja chegar, qual objetivo se pretende alcançar (Saes, 2019, p. 54).
A ferramenta 5W2H pode ser utilizada no contexto organizacional para
analisar e resolver problemas, bem como planejar e gerenciar projetos e
processos. Essa ferramenta utiliza sete perguntas básicas: "What" (O
que), "Why" (Por que), "Who" (Quem), "Where"
(Onde), "When" (Quando), "Which" (Qual) e "How"
(Como). Essas perguntas ajudam a fornecer uma abordagem sistemática e
abrangente para identificar e abordar os aspectos importantes de um problema ou
projeto.
Saes, Danillo Xavier. Gestão da Informação.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Entendido isso, vamos ao nosso estudo de caso:
O gestor da área de atendimento de uma empresa de produtos para pet identificou
um problema no seu sistema de agendamentos de banhos e tosas. Esse problema tem
provocado conflitos de agendas de banhos, nos horários de busca e entrega dos
animais, bem como a insatisfação dos clientes. As reclamações feitas, tanto
presencialmente, quanto nos sites de avaliações, têm prejudicado a reputação da
empresa e, por conseguinte, a sua receita, já que muitos clientes, inclusive os
mais fiéis, estão optando por não utilizar mais os serviços ofertados. O
colaborador responsável iniciou uma avaliação para tentar entender o que está
acontecendo e quanto tempo esse problema tem prejudicado a empresa. Essa busca
de informações é de grande relevância para que o problema seja sanado, a agenda
volte a funcionar e os clientes fiquem satisfeitos com o bom atendimento,
característica esta que sempre fez parte dos propósitos da empresa.
Para tentar resolver mais breve possível o problema identificado, a gestão da
empresa renuiu todos os colaboradores e compartilhou suas inquietações e
constatações frente à prestação de serviço de banho e tosa. Em seguida,
explicou o que é e para que serve a ferramenta 5W2H e envolveu todos na aplicação
dela, com o objetivo de identificar o problema e planejar as ações visando a
melhoria na qualidade do atendimento.
Agora vamos para a atividade. Utilizando o caso apresentado e a tabela abaixo,
aplique a ferramenta 5W2H conforme visto nos estudos da Unidade II do livro da
disciplina.
5W2H |
Descrição dos problemas e das soluções |
Possível perguntas para identificar e resolver os problemas |
What (O que será feito?) |
|
|
Why (Por que será feito?) |
|
|
Where (Onde será feito?) |
|
|
When (Quando será feito?) |
|
|
Who (Por quem será feito?) |
|
|
How (Como será feito?). |
|
|
How much/many (Quanto vai custar?) |
|
|
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize a Leitura das Unidades do Livro da Disciplina.
- Leve em consideração as informações e orientações disponíveis ao longo da descrição desta Atividade MAPA.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
Bons estudos. Sucesso!
0 comentários:
Postar um comentário