MAPA - ADSIS - ESTRUTURA DE DADOS I - 52_2024
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Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comO estudo das estruturas de dados em Filas e Pilhas
é fundamental para entender como organizar e acessar informações de forma
eficiente em programação. Uma Fila segue o princípio FIFO (First In, First
Out), onde o primeiro elemento inserido é o primeiro a ser removido, ideal para
cenários como processamento de tarefas em ordem de chegada. Por outro lado, uma
Pilha segue o princípio LIFO (Last In, First Out), em que o último elemento
inserido é o primeiro a ser removido, adequada para situações como rastreamento
de chamadas de função ou expressões matemáticas. Compreender as operações
básicas, como inserção (enqueue/ push), remoção (dequeue/ pop), e visualização
(front/ top), permite a implementação eficaz de algoritmos e soluções para uma
variedade de problemas computacionais, contribuindo para o desenvolvimento de
sistemas robustos e eficientes.
Filas e pilhas são muito importantes em diferentes processos no dia a dia,
tanto para processos em computação quanto no “mundo real”. As filas são
estruturas sequenciais ordenadas, onde um novo elemento sempre é inserido no
final da fila e só pode ser removido o elemento do início da fila. Não se pode
“furar a fila”.
Vamos alterar um pouco essa definição de fila para atender a um problema real.
Imagine que você entra em uma fila em um banco que é gerenciada através de
senhas. Porém, não é uma fila única e simples, mas uma fila que comporta
diferentes situações:
• Existem 4 caixas realizando o atendimento.
• As senhas distribuídas possuem uma letra, que indica a categoria, seguida por
um número sequencial.
• Considere as seguintes categorias:
- C – Comum
- P – Prioridade (idosos, gestantes, etc.)
- R – Atendimento rápido (operações simples)
• O caixa 1 atende às prioridades. Se não houver prioridades na fila, atendem o
próximo da fila, de qualquer categoria.
• Os caixas 2 e 3 realizam atendimentos comuns. Se não houver, atendem o
próximo da fila, de qualquer categoria.
• O caixa 4 é especial para atendimentos rápidos. Se não houver, atendem o
próximo da fila, de qualquer categoria.
Segue uma implementação em linguagem C seguindo as regras apresentadas.
1 //Bibliotecas |
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Baseado nas regras apresentadas e no código fonte apresentado, RESPONDA às
perguntas a seguir:
1- Explique como é possível armazenar número e letra para cada senha nessa
solução.
2- Explique como é que o caixa 4 consegue chamar primeiro quem tem senha de
atendimento rápido, detalhando esse trecho do algoritmo, e o que acontece caso
não haja nenhuma senha dessa categoria.
3- Suponha que a fila esteja composta por: P-512, R-513, C-514, C-515, P-516.
Quando o caixa 3 fizer uma chamada, qual senha será atendida? Como fica a fila
após esse atendimento?
4 - Nas linhas 76 e 77 há dois incrementos de variáveis. Por que isso é feito e
qual é a diferença entre essas variáveis?
O que devo entregar?
Deverá ser entregar as respostas das 4 perguntas anteriores em um arquivo de
WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina.
Orientações:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo neste processo de criação
e desenvolvimento.
2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da
atividade MAPA disponível no material da disciplina.
3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as
perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
4. Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem
apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros
acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As
citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da Instituição de Ensino.
6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o
famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu
processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz
parte da avaliação.
7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo
exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você
pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não
serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).
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