PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025
MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comA
DOCÊNCIA CRIATIVA E REFLEXIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejar e executar
práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer
sensibilidade, conhecimento teórico e criatividade. Segundo Pimenta (2002), a
prática docente se fortalece quando o professor articula os saberes pedagógicos
com a realidade sociocultural do aluno. Ao utilizar materiais acessíveis e
diversificados, o educador amplia a aprendizagem e estimula múltiplas
linguagens.
A literatura
infantil, as contações de história e os recursos lúdicos são ferramentas
essenciais nos anos iniciais. Vickery (2016) destaca que atividades ativas e
significativas geram engajamento e desenvolvimento integral, enquanto Ritter
(2020) reforça a importância de criar situações de estudo com foco na
participação do aluno. Nesse contexto, o uso de materiais alternativos — como
caixas, tecidos, sucatas e papéis diversos — amplia as possibilidades criativas
da aula.
Considerando os
pilares da educação (Delors, 1998) — aprender a conhecer, a fazer, a conviver e
a ser —, o educador deve planejar experiências que favoreçam não somente o
conteúdo, mas também a formação ética, social e emocional das crianças.
ETAPA 1 – PARTE
TEÓRICA (mínimo 15 linhas e máximo 25 linhas)
Com base nos textos
e autores estudados, reflita sobre a importância da prática pedagógica
planejada e ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Aborde os seguintes
aspectos:
- O papel do planejamento
didático nas práticas pedagógicas criativas.
- A relevância da
ludicidade e do uso de materiais alternativos no processo de
ensino-aprendizagem.
- A articulação
entre teoria e prática no contexto da alfabetização e do letramento.
- A importância da
avaliação formativa no acompanhamento da aprendizagem.
- Utilize ao
menos dois autores da bibliografia da disciplina para embasar sua
resposta.
ETAPA 2 – É HORA DE COLOCAR AS MÃOS NA MASSA (atividade prática com
evidência fotográfica)
Nesta etapa, você deverá planejar e
construir um recurso pedagógico para ser utilizado com crianças
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente no ciclo de
alfabetização ( 3º ano). Escolha uma história infantil curta como base
para a atividade.
Exemplos de recursos
possíveis (você pode criar outro):
- Caixa surpresa
com objetos da história
- Avental de
contação de histórias
- Palitoches ou
dedoches com personagens
- Varal de imagens
da narrativa
- Livro sensorial
feito com EVA, feltro, tecido, etc.
O que deve conter na entrega prática:
- Nome da história
escolhida e objetivo pedagógico da atividade (por exemplo: estimular a
linguagem oral, ampliar vocabulário, reforçar sequência lógica).
- Descrição do
material construído (quais materiais foram usados, como foi montado, em que momento da
aula será utilizado).
- Envio de 3 fotos
obrigatórias:
Foto 1: Recursos
para a construção do material.
Foto 2: Você em processo
de montagem ou organização do material.
Foto 3: Você com o
material finalizado e pronto para uso.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com