MAPA - PED - METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO - 53_2025
MAPA - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comO
desenho infantil é uma das formas mais autênticas de expressão da criança.
Desde muito cedo, ela utiliza traços, formas e cores como uma maneira de
comunicar o que pensa, sente e percebe do mundo ao seu redor. A produção
gráfica da criança passa por diferentes etapas de desenvolvimento, e a análise
do desenho – especialmente da figura humana – permite ao educador compreender
aspectos importantes do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social.
Com base nos estudos de autores como Viktor Lowenfeld, é possível identificar
padrões e estágios que acompanham o amadurecimento da criança. O desenho,
portanto, não é apenas uma atividade lúdica, mas também uma importante
ferramenta pedagógica e diagnóstica de aprendizagem.
LOWENFELD,
Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenho Infantil. 19ª ed. São
Paulo: Editora Martins Fontes, 2001. (versão traduzida do original de 1947)
Nesta atividade, você – futuro(a) pedagogo(a) – terá a oportunidade de
vivenciar na prática a observação e a análise de um desenho infantil, focando
na representação da figura humana. Ao interpretar esse desenho,
será possível exercitar o olhar sensível e crítico que o educador precisa
desenvolver para compreender melhor o desenvolvimento da criança em relação ao
processo evolutivo do desenho.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos acadêmicos de Pedagogia a
vivência prática da observação e análise do desenho infantil, com ênfase nas
etapas evolutivas do desenho da figura humana, compreendendo seus aspectos
pedagógicos do desenvolvimento.
Etapa 1- Coleta do Desenho (esta etapa é somente orientação do que fazer,
não precisa ter respostas)
Você, acadêmico deverá:
Selecionar uma criança com idade entre 2 e 6 anos (com
autorização dos responsáveis).
Dar a ela uma folha de sulfite, lápis grafite e lápis de cores variadas.
Pedir para que a criança faça um desenho onde apareça a figura humana. Seja
criativo, mas deixo aqui algumas sugestões do que você pode pedir para ela
desenhar:
-Um passeio que fez com a família;
-Um momento legal que tenha vivido na escola com seus amigos;
-Uma festa que tenha ido com a família;
- Você pode contar uma história e pedir para que desenhe a parte que mais
gostou (lembrando que precisa aparecer a figura humana);
- Observar o processo (sem interferir ou orientar o conteúdo do desenho).
Etapa 2- Análise e Elaboração do Relatório:
O acadêmico deverá responder todos os itens tendo como base os estudos e o
desenho feito pela criança:
Identificação:
Nome da criança (pode ser fictício, caso você não queira colocar o nome
verdadeiro):
Idade da criança:
Ano escolar (caso a criança frequente a escola):
Local da realização da atividade (casa, escola, clube...):
Data e hora da atividade.
Descrição do desenho:
Digitalize o desenho da criança e insira abaixo:
Qual foi a proposta que você apresentou para a realização do desenho?
O que a criança relatou sobre o desenho que fez?
Análise do desenho conforme as etapas evolutivas (de acordo com os estudos
da disciplina)
Quais elementos foram representados no desenho (local, casa, árvores, pássaros,
quantas pessoas...)?
Descrição detalhada da figura humana (presença ou ausência de cabeça, tronco,
membros, olhos, boca, etc.).
Cores utilizadas.
-Identifique em qual das etapas o desenho se enquadra (garatuja desordenada,
controlada ou com atribuição de nomes, Pre-esquemática ou Esquemática -
conteúdo unidade 1 do livro da disciplina).
Justifique a sua resposta com base nas características observadas no desenho da
criança. (no máximo 10 linhas)
Aspectos pedagógicos:
Que aspectos do desenvolvimento (motor, cognitivo, afetivo) podem ser
percebidos?
Como o professor pode utilizar esse tipo de produção para compreender melhor o
desenvolvimento da criança? Explique.
Qual a importância da valorização do desenho infantil no contexto escolar?
Explique.
Intervenção:
Quais atividades pedagógicas poderiam ser propostas para ajudar a criança
a evoluir em sua representação gráfica? Cite ao menos duas sugestões.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário