MAPA - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025
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pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de
Comportamento do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que
vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco
mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.
Então vamos lá? Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores
mediadores.
Atividade: Teoria Motivacional – Teoria de Maslow.
Para que se possa entender a forma como o consumidor se comporta, durante o seu
processo de decisão e compra, utilizamos de diversas teorias que auxiliam no
entendimento das ações e decisões do público das organizações no mercado quanto
a escolha do produto e/ou serviço que irão adquirir. A necessidade e desejo de
compra depende daquilo que o consumidor está procurando, mas é preciso
compreender também que, existem produtos e serviços que sempre serão
procurados, por serem imprescindíveis para suas necessidades básicas, e aqueles
que serão comprados apenas para satisfazer seus desejos de consumo.
Segundo site Negócios SC (online, 2025), é preciso compreender as
prioridades de consumo dos públicos e o que pode impedi-los de comprar algo,
tendo os consumidores como intenção de consumo, com base em dados de 2024 os
seguintes itens:
“[...] 46% dos consumidores desistiram de comprar algo para pagar as dívidas;
mas metade dos brasileiros creem que a situação financeira vai melhorar; boa
parcela do público está esperando uma boa oportunidade para a compra; roupas,
calçados, móveis e eletrodomésticos têm a maior demanda reprimida”. Perceba-se
que os consumidores dão prioridade a compra de produtos voltados a sua
necessidade básica, como roupas, por exemplo, ou no pagamento de dívidas que
podem envolver contas relacionadas a tais necessidades, como água e luz.
Você pode acessar mais informações pelo link:
https://www.negociossc.com.br/blog/veja-os-planos-de-consumo-dos-brasileiros-ate-o-fim-de-2024/
E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas
informações.
Dentro da Hierarquia da Pirâmide de Maslow escolas de ensino particular estão
no topo da pirâmide, fazendo parte da Necessidades de Autorrealização ou
Crescimento, sendo essa uma necessidade que não é considerada básica, e que só
será suprida após todas as outras serem atendidas.
Fonte: FRANCISCO, Claudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de
Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do
Consumidor. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024. p.57
E, apesar de não ser uma necessidade que está na base da pirâmide, está em
constante crescimento, conforme informações apresentadas a seguir:
“As instituições de ensino privadas no Brasil continuam a crescer em número de
matrículas após a pandemia, atingindo um total de 9.517.832 alunos em 2024.
Esse número representa 9,6% do total de estudantes na educação básica. De
acordo com o Censo Escolar de 2024, publicado pelo Ministério da Educação (MEC)
[...], a rede pública enfrentou uma redução de 2,1 milhões de alunos na última
década, enquanto as escolas privadas registraram um aumento de 460 mil
matrículas. O total de alunos na educação básica no Brasil é de 47.088.922,
apresentando uma leve diminuição de 0,46% em comparação a 2023. O ensino fundamental
é a etapa com o maior número de matrículas, contabilizando 26.002.356 alunos, a
maioria deles matriculados em instituições públicas” (JOVEM PAN, online, 2025).
Os dados representam uma alteração no comportamento do consumidor, e que, deve
ser seguida pelo segmento. Porém, é preciso compreender o porque tal
necessidade está sendo procurada, em ser atendida, pelos consumidores, pelas
organizações.
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento
do Consumidor, buscando analisar a forma como o Processo de Decisão de Compra
ocorre, com base na Teoria Motivacional. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de
usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender
a Teoria Motivacional, tendo como foco a Pirâmide das Hierarquias das
Necessidades de Maslow, que compreende as principais necessidades dos
consumidores. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II,
quando se discute a Teoria Motivacional.
Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas explicando as principais
necessidades dos consumidores, determinadas a seguir, sendo essas: (1)
Fisiológicas, (2) Segurança, (3) Social, (4) Estima, (5) Necessidades de
Autorrealização ou Crescimento.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o
Comportamento do Consumidor, e a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de
Maslow. Para a realização da atividade você deverá pesquisar 1 (um) produto
e/ou serviço real de mercado, e que se encaixe dentro das necessidades
apresentadas na Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow (para cada
necessidade deve ser escolhido 1 (um) produto e/ou serviço diferente). Em
seguida, preencher a tabela a seguir:
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa. Observe as informações
apresentadas na tabela, que descrevem e explicam melhor o que deve ser
pesquisado e como essa deve ser preenchida.
Necessidade
Fisiológica |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade de
Segurança |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade
Social |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade de
Estima |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidades de
Autorrealização ou Crescimento |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
3 – Agora é o momento de justificar e explicar o porque cada produto e/ou
serviço se encaixa dentro das necessidades escolhidas. Assim, preencha a tabela
a seguir com as justificativas de suas escolhas, com base na questão 2.
Necessidade
Fisiológica |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade de
Segurança |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade
Social |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidade de
Estima |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Necessidades de
Autorrealização ou Crescimento |
|
1 – Produto ou
serviço. |
|
Orientações para realização da Atividade MAPA:
- Faça a leitura do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa
sobre o assunto.
- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade, gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para
download no Material da Disciplina.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo
Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo; atividades fora do prazo não
serão aceitas.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes
de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a
finalização.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou
cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
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