MAPA - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE
COMPUTADORES - 51/2024
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Estudante,
Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a pesquisar sobre conteúdos voltados para a sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.
Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:
A hierarquia de memória é um conceito fundamental na Arquitetura e Organização de Computadores, essencial para entender como os sistemas computacionais gerenciam e acessam dados. Essa hierarquia é uma estrutura organizada de diferentes tipos de memória, cada uma com suas características específicas de velocidade, capacidade e custo. No topo desta hierarquia estão os registradores, seguidos pela memória cache, memória principal e, finalmente, os dispositivos de armazenamento secundário, como discos rígidos e SSDs. Os registradores são pequenas unidades de armazenamento de alta velocidade localizadas dentro da CPU (Unidade Central de Processamento) e desempenham um papel essencial no processamento de dados e execução de instruções. A memória cache, apesar de sua capacidade limitada, oferece velocidades de acesso rápidas, servindo como um armazenamento temporário para os dados mais acessados pelo processador. A memória RAM, com capacidade maior e velocidade mais baixa que a cache, é usada para armazenar dados e programas em uso ativo. Por fim, os dispositivos de armazenamento secundário, oferecem grandes capacidades de armazenamento a custos mais baixos, mas com velocidades de acesso significativamente menores. Este arranjo reflete um compromisso entre custo, capacidade e velocidade, buscando otimizar o desempenho geral do sistema ao manter os dados mais acessados nas memórias mais rápidas.
Diante do contexto, você deve enviar um ARQUIVO contendo as “respostas das questões” a seguir discriminadas. Para isso, consulte o livro da disciplina, aulas conceituais e faça pesquisas extras para completar as respostas. A seguir apresentamos algumas referências que podem ser consultadas.
a) Explique como a hierarquia de memória afeta o desempenho de um sistema computacional.
b) Quais são as estratégias utilizadas para otimizar o acesso aos dados dentro desta hierarquia?
Referências:
HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2011.
STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2016.
TANENBAUM, A. S.; AUSTIN, T. Organização estruturada de computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
Como entregar a atividade:
O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE, para atividade MAPA, disponibilizado nos Materiais da Disciplina no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).
Dicas para realizar a atividade:
1. Assistir ao vídeo de orientação da Atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.
2. Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-la posteriormente.
3. Assista às aulas conceituais da disciplina.
Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.
Boa Atividade!!!
Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a pesquisar sobre conteúdos voltados para a sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o aluno se transforma em um aliado na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem.
Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:
A hierarquia de memória é um conceito fundamental na Arquitetura e Organização de Computadores, essencial para entender como os sistemas computacionais gerenciam e acessam dados. Essa hierarquia é uma estrutura organizada de diferentes tipos de memória, cada uma com suas características específicas de velocidade, capacidade e custo. No topo desta hierarquia estão os registradores, seguidos pela memória cache, memória principal e, finalmente, os dispositivos de armazenamento secundário, como discos rígidos e SSDs. Os registradores são pequenas unidades de armazenamento de alta velocidade localizadas dentro da CPU (Unidade Central de Processamento) e desempenham um papel essencial no processamento de dados e execução de instruções. A memória cache, apesar de sua capacidade limitada, oferece velocidades de acesso rápidas, servindo como um armazenamento temporário para os dados mais acessados pelo processador. A memória RAM, com capacidade maior e velocidade mais baixa que a cache, é usada para armazenar dados e programas em uso ativo. Por fim, os dispositivos de armazenamento secundário, oferecem grandes capacidades de armazenamento a custos mais baixos, mas com velocidades de acesso significativamente menores. Este arranjo reflete um compromisso entre custo, capacidade e velocidade, buscando otimizar o desempenho geral do sistema ao manter os dados mais acessados nas memórias mais rápidas.
Diante do contexto, você deve enviar um ARQUIVO contendo as “respostas das questões” a seguir discriminadas. Para isso, consulte o livro da disciplina, aulas conceituais e faça pesquisas extras para completar as respostas. A seguir apresentamos algumas referências que podem ser consultadas.
a) Explique como a hierarquia de memória afeta o desempenho de um sistema computacional.
b) Quais são as estratégias utilizadas para otimizar o acesso aos dados dentro desta hierarquia?
Referências:
HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2011.
STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2016.
TANENBAUM, A. S.; AUSTIN, T. Organização estruturada de computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
Como entregar a atividade:
O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE, para atividade MAPA, disponibilizado nos Materiais da Disciplina no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).
Dicas para realizar a atividade:
1. Assistir ao vídeo de orientação da Atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.
2. Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-la posteriormente.
3. Assista às aulas conceituais da disciplina.
Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.
Boa Atividade!!!
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