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19 de fev. de 2024

MAPA - DESIGN E INTERAÇÃO - 51/2024

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QUESTÃO 1

Caro estudante!

Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Com o auxílio dos professores e demais estudantes, o aluno deixa de apenas absorver conteúdos e passa a construir conhecimento. Abre-se, dessa forma, espaço para a pesquisa, a exposição de ideias, os debates e, principalmente, para o raciocínio criativo. Dessa forma, o(a) aluno(a) se transforma em um(a) aliado(a) na busca pelo conhecimento, uma vez que a faculdade o motiva na criação da construção da aprendizagem. 

Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:




Suponha que você pertence a um time de desenvolvimento de software e que você é o designer para aplicativos móveis. Você acabou de receber a seguinte descrição sobre as necessidades de um cliente que precisa de um app que lhe apoie nas suas atividades profissionais:

“Sou um empreendedor que gerencia uma loja de produtos sustentáveis. Estou sempre em movimento, visitando fornecedores, participando de feiras e interagindo com os meus clientes. Minha principal necessidade é poder realizar o acompanhamento de meu estoque, gerenciar os pedidos de meus clientes e manter-me informado sobre as novas tendências no atual mercado sustentável”.

Além desta breve narrativa, o analista do seu time já conseguiu determinar as necessidades e restrições para o app que este cliente pretende:

Acompanhamento do estoque: as telas devem possibilitar verificar e atualizar os níveis de estoque de produtos; adicionar novos itens; ajustar quantidades disponíveis; e receber alertas de baixo estoque.
Gerenciamento de Pedidos: as telas devem permitir visualizar os pedidos recebidos; confirmar a disponibilidade de produtos; e atualizar o status dos pedidos para: "processando", "enviado" ou "entregue".
Notificações de Estoque Baixo: deve permitir receber notificações imediatas no app quando os níveis de estoque estiverem baixos (assim o cliente pode agir rapidamente e evitar problemas de fornecimento).

Para tais necessidades e restrições, o analista indica que serão precisos os seguintes módulos:
Módulo Inicial – com Login e tela inicial que deve exibir o resumo do estoque atual, os pedidos pendentes e os alertas importantes.
Módulo Gestão Estoque – tela com tabela onde deve conter símbolos/ícones que permitem ao usuário realizar ações de visualizar, editar e inserir novo produto. Cada um destes ícones deve navegar para uma tela que permita a ação correspondente.
Módulo Gestão de Pedidos: tela inicial com uma lista de pedidos, onde pode-se ordenar esta lista por cliente, data de solicitação ou status do pedido.
Módulo Notificações: tela de configuração para os alertas, o cliente pode escolher pelo menos duas opções para notificações em dispositivo móvel.

Além disso, foi-lhe solicitado construir um App Wireframe para "Tablet Android 13".

MAPA 2024/1
Este MAPA pretende, portanto, que você construa um App Wireframe para "Tablet Android 13".

Você deve apresentar as telas para os módulos descritos, considerando as diretrizes de acessibilidade e usabilidade e, em especial, aos seguintes pontos:

- o cliente deve poder navegar pela interface móvel de forma intuitiva e eficiente;
- as telas devem permitir rapidez e facilidade para o cliente realizar as tarefas principais: atualizar o estoque, gerenciar pedidos e receber notificações;
- a interface deve ser responsiva (apesar do projeto considerar uso em tablet);
- as notificações devem ser apresentadas de maneira rápida e clara;
- todas as funcionalidades descritas nos módulos foram projetadas (para tal releia com atenção ao texto da problematização);
- devem ser consideradas medidas de segurança para dados sensíveis, tais como: informações de estoque e pedidos dos clientes.

Tenha atenção que este projeto deve estar organizado de forma que se possa rapidamente detectar as telas dos diferentes módulos, além de ficar claro como é a navegabilidade entre as telas.
Finalmente, para realizar esta atividade você deve utilizar a ferramenta Miro (disponível em: https://miro.com/app/board/uXjVNDCvLDA=/) para construção deste projeto. Sugiro também que você acesse a página "Miro Wireframe Library – https://miro.com/marketplace/wireframes/” e assista ao vídeo de demonstração desta ferramenta.

Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade, deverá ser produzido no TEMPLATE, para atividade MAPA contendo todas as telas, disponibilizado no Material da Disciplina no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.pdf) e anexado no ambiente da atividade (no STUDEO).

Dicas para realizar a atividade:

1. Assistir o vídeo de orientação da Atividade que está no Fórum Interativo e no Mural de Avisos.
2. Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assistir posteriormente.
3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

Orientações:

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com descontos na nota, podendo chegar a zero.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

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