MAPA
- GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024
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Olá, caro(a) estudante! Tudo bem? Preparado(a) para dar
início a esta Atividade MAPA?
Fique tranquilo(a) e leia atentamente as informações a
seguir:
O contexto hipotético apresentado a seguir requer uma boa
leitura, vamos começar:
Rosysheila é proprietária de uma rede de oficinas mecânicas
de reparo de automóveis. A rede foi fundada por ela em 1995 e, desde então, é
conhecida e reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, assim como pela
pontualidade na entrega dos automóveis para os clientes. É especializada no
conserto de veículos de passeio e utilitários, seja na parte mecânica ou
elétrica. Também oferece o serviço de venda, montagem, alinhamento e
balanceamento de pneus. A rede é composta de seis unidades, sendo três delas instaladas
na cidade de Maringá (PR), uma unidade na cidade de Campo Grande (MS) e outra
em Chapecó (SC). Juntas, estas unidades contabilizaram 7.500 atendimentos no
ano passado.
Para o próximo ano, Rosysheila pretende ampliar as operações
da rede atendendo uma nova categoria: veículos agrícolas. O foco é a manutenção
de maquinário agrícola como colheitadeiras, plantadeiras e caminhões que fazem
o transporte de grãos e animais. Há, nesse sentido, intenção de abertura de
mais duas unidades de oficinas: uma na cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e
outra em Jataí (GO) – espera-se que estas unidades realizem ao menos 100
atendimentos após o primeiro semestre de inauguração. Além do desafio de atuar
nesse novo segmento, Rosysheila almeja aumentar a quantidade de atendimentos
das oficinas mecânicas já existentes em pelo menos 12% para o próximo ano, o
que refletiria também no aumento do faturamento.
Suponha que você foi contratado(a) como gestor(a) da rede de
oficinas de Rosysheila. Sua missão é implantar um departamento comercial e de
vendas que possibilite: (1) aumento da quantidade de atendimentos das oficinas
mecânicas; (2) captação de clientes da nova área de atuação nas novas unidades
a serem implantadas. Nesse sentido, construa uma estrutura de administração de
vendas, por meio de um relatório escrito, que sustentará os departamentos
comercial e de vendas, gerenciados por você.
Seu relatório deve, obrigatoriamente, destacar os seguintes
pontos:
a) Quais são os objetivos do departamento comercial e de
vendas?
b) Qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de vendas: vendas
internas? Vendas externas? Modelo “híbrido”?
c) Qual a estrutura de vendas mais adequada em função dos
objetivos e estratégia(s) definidos?
d) Qual o tamanho e como será formada a força de vendas (estimativa)?
e) Como será composta a remuneração da força de vendas?
f) Como será realizada a supervisão da força de vendas?
g) De que maneira a força de vendas será avaliada?
Considere a situação hipotética apresentada, os conteúdos da
disciplina disponibilizados no livro e nas aulas conceituais para realizar a
atividade.
Algumas recomendações e dicas que podem ser úteis para a
realização da atividade:
- Trata-se da venda de serviços. Isso deve ser ponderado e
considerado no planejamento.
- Ler as unidades 1 e 4 do livro da disciplina,
especialmente a seção sobre “Administração de vendas” (p. 27) e “Liderança e
gestão de equipes de vendas” (p. 137).
- Pesquisar sobre serviços prestados por oficinas mecânicas
de automóveis, auto elétricas, varejo de pneus e assistência técnica agrícola.
- Pesquisar sobre as cidades mencionadas na atividade,
especialmente sobre atividade econômica, concorrência na área de oficinas,
renda média da população, existência de indústrias e cooperativas agrícolas na
região, modal de transporte principal etc.
ORIENTAÇÕES:
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está
disponível para download no Material da Disciplina.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto
no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro
arquivo após a finalização.
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