MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 512024
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MAPA
CONTEXTUALIZAÇÃO
A globalização gerou uma ampla competição entre empresas, resultando em
consumidores cada vez mais exigentes, que buscam uma variedade de produtos em
períodos mais curtos. Assim, surgiu a necessidade da Engenharia do Produto,
responsável pela criação, transformação e aprimoramento de qualquer produto,
assegurando seu funcionamento e priorizando a satisfação do cliente com foco
nas necessidades humanas.
De modo geral, o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) abrange diversas
atividades que buscam, por meio das demandas do mercado e das restrições
existentes, obter as especificações de projeto de um produto e seu método de
produção. Isso permite que as indústrias e fábricas possam produzi-lo
eficientemente. O PDP também inclui o acompanhamento do produto após o
lançamento, assim como o planejamento da descontinuidade do produto no mercado,
incorporando no processo de desenvolvimento as lições aprendidas ao longo do
ciclo de vida do produto (Rozenfeld et al., 2006).
A Engenharia do Produto também assume uma responsabilidade no bem-estar social,
preocupando-se com o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os grupos
da sociedade. Isso implica na redução da segregação, introdução da integração
do indivíduo, facilitação de atividades cotidianas e inclusão no esporte e
lazer. Para o desenvolvimento de produtos acessíveis, utiliza-se como base a
NBR9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos
urbanos.
A acessibilidade refere-se à possibilidade e condição de alcance, percepção e
entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços,
mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e
comunicação, incluindo sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e
instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo,
tanto na zona urbana como na rural, por pessoas com deficiência ou mobilidade
reduzida (NBR, 9050).
Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,
2021), 8,4% da população brasileira acima de dois anos, representando 17,3
milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência. Em um instante, a vida de
muitas pessoas pode transformar-se, como o caso da atleta Laís Souza, que
sofreu um acidente durante o treinamento de esqui aéreo, fraturando a terceira
vértebra cervical e tornando-se tetraplégica.
DESAFIO
Diante da necessidade de criar um produto mais inclusivo, alinhado a um
discurso que busca equidade através da adaptação de um produto, este projeto
(MAPA) tem como objetivo desenvolver um DISPOSITIVO DOMÉSTICO destinado
a auxiliar e simplificar a rotina de pessoas paraplégicas. Esse
produto deve proporcionar autonomia e segurança para a realização de atividades
diárias simples e deve ser inovador.
Etapa 1: Compreendendo o Cliente
As necessidades dos clientes são dinâmicas, impossibilitando a criação de uma
lista definitiva dessas demandas. É evidente que o mercado é influenciado por
fatores como novas tecnologias, surgimento de competidores e flutuações na taxa
de câmbio, entre outros. Diante desse cenário, os clientes desenvolvem
expectativas e necessidades, enquanto os produtos existentes podem perder
atratividade. Ouvir atentamente o cliente é essencial para aprimorar suas
necessidades e criar soluções alinhadas às expectativas. Além de compreender, é
crucial surpreender. Ao buscar entender as reais necessidades por meio da voz
dos clientes, é imperativo desenvolver os elementos necessários para
identificar suas verdadeiras demandas.
1.1 Investigação das Necessidades dos Usuários
Nesta fase, é crucial adquirir uma compreensão empática do problema que se
busca resolver, geralmente por meio da pesquisa direta com os usuários. A
empatia desempenha um papel fundamental em um processo de design centrado no ser
humano, como o Design Thinking, pois permite deixar de lado as próprias
suposições, proporcionando uma visão autêntica dos usuários e de suas
necessidades.
Faça uma pesquisa sobre as necessidades/dificuldades dessas pessoas e
apresente os resultados, assim como as referências desta.
1.2 Tabela de Necessidades dos Clientes
Com base em sua pesquisa, elabore uma tabela detalhada das necessidades dos
clientes, abrangendo as funções essenciais que o seu produto deve ter para
atender a essas necessidades (mínimo 4 funções).
Etapa 2: Projeto Informacional
A etapa de projeto informacional é constituída pelo início ao projeto do
produto, em que as ideias pensadas anteriormente começam a ser materializadas e
documentadas. Os requisitos dos produtos são levantados e avaliados a partir da
necessidade do público-alvo, de forma a atender ao mercado com o máximo de
eficiência.
2.1 Requisitos do produto
A obtenção dos requisitos com base nas necessidades levantadas pelos clientes
se constitui na primeira decisão física sobre o produto que é projetado e,
assim, possibilita parâmetros mensuráveis, associados a características
definitivas que o produto terá, constituindo um momento importante para o
projeto.
Faça um levantamento do grau de importância de 10 necessidades do cliente
que o seu produto deve suprir.
Obs.: 10 (mais importante) para 1 (menos importante) e pode haver graus de
importância repetidos.
2.2 Matriz Casa da Qualidade (QFD): benchmarking competitivo
A matriz QFD (Quality Function Deployment) pode ser aplicada no
desenvolvimento de produtos e serviços e tem como objetivo mensurar as
necessidades dos clientes, de forma que a organização consiga estudar essas
necessidades, fazer comparações e ordenações de acordo com a relevância.
O benchmarking competitivo é o campo da matriz
QFD, em que se torna possível identificar a situação atual do produto com
relação a concorrentes e, até mesmo, produtos similares lançados pela empresa.
Faça um benchmarking competitivo com três produtos
similares ao seu, comparando as necessidades levantadas entre os três presentes
no mercado e o seu.
Obs.: construa uma tabela com as necessidades levantadas no item anterior
(2.1) e os três produtos similares; aquele que se destacar em relação à
necessidade deve marcar um ponto.
Etapa 3 – Projeto Conceitual
No Projeto Conceitual de maneira geral, as atividades desenvolvidas se
relacionam com a busca, criação, representação e seleção de soluções para o
problema do projeto de produto, ou seja, o objetivo principal é desenvolver
princípios para o projeto do produto que satisfaça às necessidades e exigências
dos consumidores e que se diferencie dos demais produtos similares encontrados
no mercado.
3.1 Seleção de Conceito
A seleção do conceito é o momento de analisar todas as informações levantadas
nas demais etapas e, enfim, selecionar o conceito para o produto. Segundo
Baxter (2011), existem alguns métodos que facilitam essa tarefa, os métodos
modernos são baseados no trabalho de Stuart Pugh, que desenvolveu um método da
convergência controlada, que são desenvolvidos ao modo que os conceitos gerados
pela equipe do desenvolvimento do projeto vão convergindo sistematicamente e,
por fim, tem-se a seleção e um único conceito.
Escolha 10 critérios de seleção de conceito e seus pesos. Após, selecione
uma oportunidade de referência (produto que ganhou o benchmarkig na questão
anterior (2.2), com a pontuação maior) e duas alternativas para elas. E, então,
faça uma matriz de avaliação, onde os critérios são organizados em um eixo e os
critérios de seleção no outro.
Obs.: cada conceito é comparado com o conceito referencial. Aqueles julgados
“melhor que” são avaliados em (+1), o “pior que”, em (-1), e o “igual”, em
(0). (exemplo na página 105 e 106, unidade 4)
Etapa 04 – Documentação (Ficha Técnica)
A ficha técnica é um documento elaborado pela área de produtos, em que as
informações tratadas anteriormente são reunidas em um único local, e é
utilizada como o documento que caminha com produto por toda organização. Essa
ficha pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, de qualquer área de
atuação e porte, pois a partir dela os gestores conseguem tomar decisões mais
acertadas. A ficha técnica é um documento que acompanha as ordens de produção,
é utilizada desde o momento de aprovação do produto até a chegada da produção
na expedição.
Faça a ficha técnica do seu produto.
Etapa 05 – Projeto Detalhado (Croqui)
Romeiro Filho et al. (2010, p. 298) esclarecem que “ os protótipos
virtuais ou protótipos reais cumprem inicialmente o mesmo papel do desenho
técnico, que é facilitar a comunicação entre a equipe de projeto, fornecedores
e clientes no melhor entendimento do componente e de seu funcionamento no
produto”.
Faça um croqui a mão livre do seu produto ou utilize algum software de sua preferência
e o insira como anexo no template do MAPA, que consta no
material da disciplina.
Fontes
ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e
equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos
produtos. São Paulo: Blucher, 2011. Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/34889-pessoas-com-deficiencia-e-as-desigualdades-sociais-no-brasil.html?=&t=resultados.
Acesso em: 6 fev. 2024.
ROMEIRO FILHO, E. et al. Projeto do Produto. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2010.
ROZENFELD, H. et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos:
uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
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