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1 - GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024
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“A Natura, uma das empresas que se viram forçadas a investir
mais nas vendas pela internet durante a pandemia, pegou gosto pelo modelo e
pretende continuar ampliando a participação dos canais digitais em seu negócio.
Em reunião com analistas do BTG Pactual, o CEO da Natura para América Latina,
João Paulo Ferreira, afirmou que a companhia tem planos para que a soma das
vendas por redes sociais e e-commerce cheguem a algo entre 23% e 25% da receita
total em 2023, mais que o dobro dos 11% registrados em 2020, primeiro ano da
pandemia.
No segundo trimestre, porém, a participação caiu em relação
a igual período do ano passado, de 15% para 10% em razão da reabertura da
economia global e do retorno dos clientes aos canais tradicionais, segundo
explicação da empresa no último balanço. 'No entanto, a participação dos canais
digitais é quatro vezes superior à dos investimentos pré-pandêmicos', disse a
companhia.
A Natura, que teve prejuízo de R$652 milhões em 2020, deve
ter lucro líquido de R$74 milhões em 2021, na projeção do BTG”.
Fonte:
https://neofeed.com.br/blog/home/natura-quer-mais-que-dobrar-as-vendas-pela-internet-ate-2023-
diz-btg/. Acesso em: 4 jan. 2023.
A partir desse panorama, suponha, então, que você foi
contratado(a) pela Natura para atuar como gestor(a) responsável por conduzir um
projeto de digitalização de toda a força de vendas da empresa. Esse projeto
consiste em extinguir as vendas presenciais — realizadas pelas consultoras —,
transformando-as em vendas totalmente digitais por meio de um marketplace e um
app para smartphones, além das vendas realizadas por meio de redes sociais.
Nesse sentido, considerando a situação hipotética
apresentada sobre o projeto de digitalização da força de vendas, os conteúdos
da disciplina sobre “vendas no mundo globalizado”, “vendas na internet” e
“administração de vendas” — Unidade 1 do livro — e etapas do processo de vendas
— Unidade 5 do livro — e, também, a aula de Estudo de Caso, posicione-se a
favor ou contra esse projeto perante a diretoria e o Conselho de Administração
da Natura. Apresente, ao menos, dois argumentos que sustentem o seu
posicionamento.
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