ATIVIDADE 1 - GCOM - DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL - 512024
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Sabemos das facilidades e autonomias que as lojas
virtuais (E-commerce) trouxeram ao mercado. Antes, o modelo existente
era apenas lojas físicas, as quais possuem regras próprias, como por
exemplo, horário de funcionamento, momento de abrir e fechar, dia ou dias da
semana que fica fechada etc. Atualmente e do outro lado, tem-se a loja virtual
que fica disponível ao público realizar suas compras 24 horas por dia, 7 dias
por semana e com um processo de venda automatizado, no qual o cliente pode
adquirir produtos a qualquer momento.
Importante termos ciência que mesmo tratando-se de estabelecimentos comerciais
(local que ocorre a venda de produtos e/ou serviços), as regras positivadas na
legislação muitas vezes não se aplica de forma igualitária ou até mesmo são
omissas, deixando a critério do comércio a sua incidência ou não.
Vejamos o seguinte caso. A empresa de e-commerce JUS.BR fez a oferta de um
refrigerador de ótima qualidade da marca BLESS, pelo valor de R$ 1.233,00 (um
mil duzentos e trinta e três reais). O referido produto custava quase o dobro
do preço, sendo então uma promoção bastante vantajosa e atrativa. No anúncio
não continham muitas informações, como voltagem e acessórios. A consumidora
Vanessa, ao ver a promoção realizou a compra e efetuou o pagamento, tudo dentro
da plataforma digital da JUS.BR. O produto foi corretamente entregue, contudo
Vanessa não abriu a embalagem naquele exato momento, vindo a realizar tal ato
apenas 05 dias após a chegada. Vanessa analisou o produto e observou que ele
estava em perfeitas condições para ser usado, mas ao ler o manual viu que ele
tinha voltagem 220, o que seria um empecilho já que em sua residência todas as
tomadas eram 110 volts, além das dimensões do produto serem maiores e por razão
disso não caberia no local que seria destinado. Diante desse contexto Vanessa
manifestou o interesse em não continuar com o produto, já que ele não poderia
ser utilizado em sua residência.
Com base no exposto, assista ao estudo de caso da disciplina e responda as
questões a seguir:
a. Identifique quem é o consumidor e quem é (são) o (s) Fornecedor (es). Sua
resposta deve vir acompanhada da indicação do artigo constante do Código de
Defesa do Consumidor que define quem são as partes da relação.
b. Vanessa tem direito em devolver o produto e reaver a quantia paga de volta?
Justifique sua resposta citando o artigo legal do Código de Defesa do
Consumidor.
c. Na hipótese de a compra ter sido realizada na loja física da JUS.BR,
qual(is) seria(ão) o(s) direito(s) de Vanessa?
d. Podemos afirmar que Vanessa é a parte vulnerável e hipossuficiente no caso
apresentado? Justifique sua resposta.
Orientações para a realização desta Atividade:
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se
esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas
procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.
Bom trabalho!
0 comentários:
Postar um comentário