MAPA - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024
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E-MAIL: Mvf5system@gmail.comOlá, aluno(a)!
A partir das
discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento
para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento
de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a),
terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de
projetos.
PRIMEIRA ETAPA -
Assistir e ler as informações sobre o projeto
- Assista aos
vídeos apresentados para o projeto de revitalização de uma favela, conduzido
pela organização “Gerando Falcões”.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=ODiz8kZi75o (copie e cole
no seu navegador)
Link 2: https://youtu.be/ImBFsP3IAe0 (copie e cole no seu navegador)
- Acesse o Site da
Gerando Falcões onde mais informações são fornecidas sobre o projeto “Favela
3D” para maior aprofundamento: https://gerandofalcoes.com/favela3d/ (copie e cole
no seu navegador)
- Para um melhor
entendimento do projeto, caso seja do seu interesse, leia o documento
fornecido pela “Gerando Falcões” sobre o “Favela 3D” que está disponível no
Material da Disciplina. Mas a leitura deste documento complementar não será
imprescindível para a realização da atividade.
- Leia as
informações adicionais fictícias propostas para que seja possível cumprir as
entregas solicitadas na atividade.
Vamos lá?
CASO FICTÍCIO:
FAVELA 3D - Monte da Cruz
Considere que o
projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da
Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui
condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo),
periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa
sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto
contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo
máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o
líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades
da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo
planejamento e monitoramento.
Como primeira etapa
do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento
das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser
concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse
levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas
principais, descritas a seguir.
Revitalização da
área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos,
fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de
iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia
solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso
comum para a comunidade;
Construção de casas
sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo”
de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das
casas;
Implantação do
programa de empregabilidade: levantamento de moradores
interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação
de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de
“mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;
Foi tomado como
premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de
lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a
Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a
conclusão desse projeto.
Existe um risco
referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma
vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir
a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação
para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação.
A fim de direcionar
as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com
indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:
Redução de 60% da
entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em
acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má
iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da
comunidade.
Reduzir em 90% o
número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como
papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira.
Reduzir em 50% o
número de moradores desempregados na comunidade.
Por fim, foram
estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento
do TAP e na construção do cronograma do projeto:
- A revitalização
da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do
local (15 dias) > Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a
população (60 dias) > Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias)
> pintura de locais (30 dias) > instalação da iluminação (15 dias) >
instalação do wifi (15 dias).
- A compra da
iluminação demora 45 dias, mas pode ser realizada em paralelo às atividades
anteriores da instalação.
- A construção de
casas sustentáveis será executada completamente por uma empresa terceirizada,
que requer um prazo total de 8 meses para entrega, mas só pode ser iniciada
após a conclusão da revitalização da área comum.
- O programa de
empregabilidade pode ser iniciado de forma imediata após o período de
planejamento do projeto, sendo que a equipe do projeto deve encontrar os
participantes e fechar as parcerias com os empregadores da região dentro de 30
dias.
- Os treinamentos
serão aplicados durante 30 dias e as mentorias acontecerão em paralelo, durante
as últimas 2 semanas (15 dias) de treinamento.
- O acompanhamento
dos mentorados no programa de empregabilidade será realizado durante 1 ano após
a conclusão das etapas anteriores.
- Após todas as
entregas, haverá um período de 30 dias para a análise dos resultados atingidos,
para realização do encerramento do projeto em uma reunião com toda a
comunidade.
OBS: Todos os
prazos fornecidos consideram dias corridos, não somente dias úteis.
Fonte: Elaborado
pela professora, 2024.
SEGUNDA ETAPA -
Realizar e enviar a atividade
Com base no “Caso Fictício:
Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos
sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:
1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as
entregas que serão realizadas no projeto.
3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas
descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido.
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as
informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao
risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja
concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como
você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de
forma a mitigá-lo?