MAPA SUB - GCOM - GESTÃO DE
CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
Olá
acadêmico!
Como explicar para sua equipe de vendas a forma de
calcular o custo do seu produto levando em consideração o método de custeio por
absorção?
O objetivo do mapa sub é de permitir que você
participe de uma atividade diferenciada na qual seja possível por meio deste
exercício prático, realizar os devidos cálculos compreendendo que essa
ferramenta poderá ser útil no processo de tomada de decisão para o Gestor
Comercial.
Então vamos lá? Você topa esse desafio?
Analise a situação hipotética
descrita abaixo:
O proprietário de uma empresa que produz pizzas promocionais
acaba de convocá-lo para assumir a função de gestor de custos nos negócios. Em
reunião, ele solicitou que você apresente alguns dados a respeito dos gastos
ocorridos no processo de fabricação dessa atividade para poder apurar
corretamente o custo das pizzas. Para tanto o departamento contábil da empresa
encaminhou o relatório a seguir, contendo informações sobre custos e despesas
ocorridos em determinado período para produzir em torno de 800 pizzas por mês
de apenas um único sabor:
GASTOS DO PERÍODO VALOR (R$)
Telefone do setor de vendas R$ 600,00
Farinha de trigo R$
5.000,00
Panfleto de divulgação da empresa R$ 1.150,00
Depreciação do forno elétrico R$
800,00
Calabresa e frango R$
2.400,00
Honorários do contador R$
1.000,00
Aluguel da cozinha R$
3.000,00
Salário fixo do pizzaiolo R$ 2.200,00
Frete pago ao entregador R$ 300,00
Tomate e orégano R$ 800,00
Depreciação do móvel da administração R$ 500,00
Seguro do veículo do setor de vendas R$ 700,00
Depois de analisar todos os gastos apresentados, sua
missão será de atender os seguintes pedidos realizados pelo proprietário da
pizzaria:
1 – Separar os gastos em custos e despesas;
2 – Classificar os custos em diretos e indiretos;
3 – Classificar os custos em fixos e variáveis;
4 – Apurar o custo total para produzir as 800 pizzas
do período com base no método de Custeio por Absorção;
5 – Apurar o custo unitário de cada pizza;
6 – O proprietário que já estava produzindo em sua
capacidade limite decidiu expandir sua produção e adquiriu mais um forno que
lhe dará condições de fabricar mais 200 pizzas por mês, sendo assim, qual serão
custo fixo e o custo variável para produzir 1.000 unidades no próximo mês?
Descreva um breve texto justificando o aumento nos custos para esse aumento na
quantidade produzida, ou seja, qual é a relação dessa variação entre custos
fixos e variáveis.
MAPA SUB - GCOM - GESTÃO DE
CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico