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1 de mar. de 2023

Na Unidade 3 do livro didático da disciplina, é abordada a Avaliação de Desempenho, uma importante ferramenta para a Gestão de Recursos Humanos. A seguir, um case de sucesso para você saber mais sobre essa ferramenta, contando como funciona a avaliação de desempenho na empresa Netflix: "O tema principal de gestão de desempenho na Netflix é a inversão do paradigma tradicional que diz que naturalmente uma empresa terá colaboradores com desempenhos individuais distribuídos em uma curva que se assemelha a uma distribuição estatística normal (ou seja, pouca gente muito boa e muito ruim, e muita gente média). A empresa acredita que todos que estão lá são A players, e que todos aqueles que eventualmente não o sejam acabem sendo — rapidamente — expelidos do sistema. E esses fundamentos fazem enorme diferença na forma que a empresa escolheu para estruturar seus processos de avaliação de desempenho.

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1ª QUESTÃO

 

Na Unidade 3 do livro didático da disciplina, é abordada a Avaliação de Desempenho, uma importante ferramenta para a Gestão de Recursos Humanos. A seguir, um case de sucesso para você saber mais sobre essa ferramenta, contando como funciona a avaliação de desempenho na empresa Netflix:

 

"O tema principal de gestão de desempenho na Netflix é a inversão do paradigma tradicional que diz que naturalmente uma empresa terá colaboradores com desempenhos individuais distribuídos em uma curva que se assemelha a uma distribuição estatística normal (ou seja, pouca gente muito boa e muito ruim, e muita gente média). A empresa acredita que todos que estão lá são A players, e que todos aqueles que eventualmente não o sejam acabem sendo — rapidamente — expelidos do sistema. E esses fundamentos fazem enorme diferença na forma que a empresa escolheu para estruturar seus processos de avaliação de desempenho.

 

Assim, para 'os que ficam', a empresa paga uma remuneração 'top-of-market', e foca em dar oportunidades de crescimento e um ambiente cheio de outros A players para que ela se desenvolva na medida da sua vontade e curiosidade. Não existem avaliações de desempenho como as que conhecemos: apenas um ciclo semestral de feedback 360-graus (comece/pare/continue), e ciclos anuais de decisões de salários e promoções/desligamentos.

 

No Netflix, não há avaliações de desempenho no sentido tradicional do termo (processos mais quantitativos que têm como grande objetivo tomar decisões de gente, como promoções, remuneração etc.). A parte de tomada de decisões é atendida em rituais de decisão de compensation e promoções. O desenvolvimento dos funcionários é ajudado por um processo bi-anual de feedback estruturado entre todos da empresa (em formato 360-graus não mandatório), e bastante simples: são feitas apenas as seguintes perguntas:

 

1. O que o avaliado deve começar a fazer;

2. O que o avaliado deve parar de fazer;

3. O que o avaliado deve continuar fazendo.

 

A empresa acredita que pessoas brilhantes têm o poder e a autonomia de direcionaram seu desenvolvimento de maneira autônoma, sem a necessidade de muita estrutura dada por parte da empresa, como avaliações de competências e planos formais de carreira. No entanto, há enorme ênfase no fit cultural dos funcionários, baseado em uma dezena de valores que são desdobrados em guias de conduta típicas dos grandes representantes da cultura Netflix".

 

Nesse contexto, sua tarefa para esta atividade é explicar o que é Avaliação de Desempenho e discorrer sobre os métodos Escalas Gráficas e Avaliação de 360 Graus, apresentados em nosso livro da disciplina. Para tanto, em sua resposta, discorra sobre: (1) aplicabilidade; (2) vantagens; e (3) desvantagens de cada método; e, também, pelo menos, um exemplo de contextos em que cada um dos métodos é mais adequado.


“Quando é percebida, na organização, a necessidade de uma competência a ser desempenhada por uma pessoa, abrem-se vagas; ou quando é feita uma projeção de futuras necessidades, inicia-se o processo de recrutamento – ou captação de pessoal. Esse é um processo importante porque procura não apenas divulgar vagas, mas também atrair talentos, pessoas qualificadas para preencher as atuais ou futuras necessidades da organização”. “A busca pelo melhor posicionamento no mercado, com foco no fator humano como vantagem competitiva, fez com que a dimensão do treinamento e do desenvolvimento de colaboradores ganhasse, ao longo dos últimos anos, novos contornos. As empresas buscam, atualmente, pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras, que não tenham medo de assumir riscos. Segundo Araújo e Garcia (2010), essas qualidades e competências não eram sequer citadas em obras de Administração anteriores aos anos de 1990.

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Leia os trechos a seguir:

 

“Quando é percebida, na organização, a necessidade de uma competência a ser desempenhada por uma pessoa, abrem-se vagas; ou quando é feita uma projeção de futuras necessidades, inicia-se o processo de recrutamento – ou captação de pessoal. Esse é um processo importante porque procura não apenas divulgar vagas, mas também atrair talentos, pessoas qualificadas para preencher as atuais ou futuras necessidades da organização”.

 

“A busca pelo melhor posicionamento no mercado, com foco no fator humano como vantagem competitiva, fez com que a dimensão do treinamento e do desenvolvimento de colaboradores ganhasse, ao longo dos últimos anos, novos contornos. As empresas buscam, atualmente, pessoas ousadas, ágeis, empreendedoras, que não tenham medo de assumir riscos. Segundo Araújo e Garcia (2010), essas qualidades e competências não eram sequer citadas em obras de Administração anteriores aos anos de 1990.

 

Munir-se de talentos nos seus quadros de funcionários é uma tarefa árdua para as organizações, as quais certamente não suprirão as suas necessidades de talentos apenas procurando no mercado. Como coloca Shinyashiki (1998 apud ARAUJO; GARCIA, 2010, p. 95), 'o investimento em treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de transformações'.”

 

Na Unidade 2 do livro, são abordados os temas de Recrutamento e Seleção de Pessoas e, na Unidade 4, o Treinamento e Desenvolvimento das Equipes. Preencher as posições em aberto na empresa com os profissionais mais adequados e desenvolver os integrantes da organização são bases de uma boa Gestão de Recursos Humanos, com a qual a política de treinamento e desenvolvimento da empresa deve estar alinhada.

 

Agora, leia esse exemplo fictício de situação:

 

A empresa Chocodoce é fabricante de doces à base de chocolate e, hoje, tem 12 lojas no estado em que está situada. Com nove anos de atuação, surgiu como uma empresa familiar, na cozinha da casa de Dona Aurora, e rapidamente cresceu, impulsionada pela qualidade dos doces e pela criatividade de sua fundadora. Dona Aurora é uma pessoa humilde, de pouco estudo, porém tem uma presença forte que inspira todos. Ela vai diariamente até o escritório central e passa seus dias na cozinha de testes, aprimorando as receitas e desenvolvendo novos produtos.

 

Seus dois filhos, Carlos e Mateus, cuidam da parte administrativa e das vendas, respectivamente. Sua filha Juliana é a responsável pelo RH da Chocodoce. Com o sucesso dos negócios, Dona Aurora conseguiu que seus filhos se formassem na faculdade, o que aconteceu nos últimos 18 meses, tornando-os mais qualificados para as posições que ocupam. Mesmo assim, ela sabe que falta bastante para eles e tem a ideia de mudar essa situação.

 

Todos os colaboradores são incentivados a estudar, e a Chocodoce quer ter uma política de treinamento e desenvolvimento sólida, o que Juliana está incumbida de criar. A cultura da empresa ainda é muito familiar, e Dona Aurora se preocupa com isso, pois sente que, se resolver se aposentar, a empresa pode sentir o baque da sua ausência, e ela teme que isso afete os negócios. Seu desejo é fortalecer a cultura da Chocodoce como empresa, e não como “o negócio da Dona Aurora”. A missão, a visão e os valores da empresa são:

 

Missão: tornar a vida das pessoas mais doce por meio de produtos de qualidade que cheguem a qualquer lugar do mundo.

Visão: ser a maior empresa nacional de vendas de produtos de chocolate na internet até 2025. Valores: excelência em produtos e atendimento, trabalho em equipe, ética profissional, respeito pelas pessoas, desenvolvimento profissional e valorização do conhecimento.

 

Dentro do planejamento estratégico da Chocodoce, está a expansão do negócio na internet, que, hoje, funciona de forma tímida e muito reativa. Para isso, o desafio atual é contratar novos talentos para a recémcriada área de Marketing Digital e novos colaboradores para a área produtiva, pois a ampliação da fábrica já está acontecendo. Além disso, Dona Aurora fez um pedido especial à Juliana: que ela planejasse um presente para todos, em forma de uma capacitação, que colaborasse com a qualidade de vida deles, como forma de agradecer todo o empenho da equipe nos últimos anos e deixá-los felizes e satisfeitos com a empresa, assim como a Chocodoce está feliz e satisfeita de tê-los em seu quadro de colaboradores.

A partir das leituras anteriores, sua tarefa, agora, é assumir o papel de Juliana como gestor(a) de RH e apresentar um planejamento acerca do caso apresentado. Para tanto, deve desenvolver as seguintes especificações:

 

A. Elaborar um processo de contratação de um gestor para a área de Marketing Digital

Espera-se que você apresente um planejamento de recrutamento e seleção que contenha:

1. Definição do perfil do cargo de Gestor de Marketing Digital.

2. Proposta de processo de recrutamento para a vaga de Gestor de Marketing Digital, detalhando o que será feito em cada uma das suas quatro etapas.

3. Proposta para a seleção do melhor candidato a partir do processo de recrutamento, incluindo o detalhamento e a justificativa de, pelo menos, duas técnicas de seleção.

B. Elaborar uma proposta de capacitação para todos os integrantes da Chocodoce

Espera-se que você apresente uma proposta de treinamento e/ou desenvolvimento que contenha:

1. Qual ou quais os temas serão abordados nessa capacitação e como será realizada a escolha desses temas.

2. Qual técnica/metodologia/ferramenta será utilizada, com a sua justificativa da escolha.

3. Como será a divulgação dessa capacitação para os colaboradores e como será o incentivo para a participação.

4. Detalhar qual o resultado esperado e como será avaliado o resultado atingido.


Por vezes, relacionamos a administração apenas ao contexto organizacional mas, na verdade, a administração está presente em nossa vida nas mais variadas formas. Um exemplo simples da administração em nosso cotidiano é quando nos organizamos enquanto família e dividimos os afazeres domésticos. Ou mesmo quando ao guardar os alimentos escolhemos colocar os temperos, o sal, o azeite etc., perto do fogão. A maneira como nos organizamos em família ou em sociedade exige certo nível de administração, ou seja, tentamos nos organizar da melhor forma possível para realizarmos nossas atividades e atingirmos nossos objetivos, isso é administração!

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1ª QUESTÃO

 

Por vezes, relacionamos a administração apenas ao contexto organizacional mas, na verdade, a administração está presente em nossa vida nas mais variadas formas. Um exemplo simples da administração em nosso cotidiano é quando nos organizamos enquanto família e dividimos os afazeres domésticos. Ou mesmo quando ao guardar os alimentos escolhemos colocar os temperos, o sal, o azeite etc., perto do fogão. A maneira como nos organizamos em família ou em sociedade exige certo nível de administração, ou seja, tentamos nos organizar da melhor forma possível para realizarmos nossas atividades e atingirmos nossos objetivos, isso é administração!

Nesse contexto, Henri Fayol em contribuição aos estudos da Teoria Geral da Administração, criou sua teoria. Inicialmente, dividiu a empresa em diferentes atividades e funções, apresentando, assim, os princípios administrativos que, atualmente, se resumem em quatro funções básicas do Processo Administrativo. Diante do exposto, cite quais são essas funções e, com suas palavras, explique cada uma delas, apresentando suas respectivas características e um exemplo prático para cada função.

Olá, estudante! A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

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Olá, estudante!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre Planejamento Estratégico (Matriz SWOT). A proposta da Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) profissional, analise o ambiente organizacional de uma empresa, avaliando aspectos influenciadores, tanto internos como externos. Dessa forma, para desenvolver esta atividade você deverá seguir as seguintes etapas:

PRIMEIRA ETAPA: compreender o conteúdo abordado na atividade. Para isso, você deve:

* Ler o conteúdo da Unidade 5 do livro didático, que explica as características básicas da Matriz SWOT.

* Ler o texto “Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa”.

* Ler e analisar o Estudo de Caso da construtora Preço Justo (caso fictício).

* Ler o material extra sobre a Matriz SWOT, arquivo disponível na pasta "Material da Disciplina". * Assistir às aulas conceituais (disponíveis no Studeo), referente ao tema da atividade.

* Assistir ao vídeo sobre Matriz SWOT pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80. Para isso, copie e cole o link em seu navegador.

SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso apresentado na atividade.

TERCEIRA ETAPA: realizar e enviar a atividade solicitada.

* Após realizar o solicitado nas etapas 1 e 2, você deverá analisar o caso apresentado, responder as questões propostas e enviar sua atividade no Studeo.

Dicas dos professores:

* Busque compreender os elementos que compõem a Matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

* Leia o conteúdo dos capítulos 3 e 4 do livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo: BRUGNOLO FILHO, Mariano. Gestão Estratégica de Negócios. [S.l.]: Saraiva, 2018.

Vamos lá?!

PRIMEIRA ETAPA: compreendendo o conteúdo abordado na atividade.

"Matriz SWOT: entenda como usar e as vantagens para sua empresa.

 

Imagine que você tenha a opção de viajar para um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de prós e contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de strengths) fraquezas (W, de weaknesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, ela consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.

Como montar uma matriz SWOT?

O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.

Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

Uma dica é listar todos os pontos levantados em um quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma visão ampliada sobre onde focar esforços.

 

Mantendo a empresa preparada para os desafios

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras".

SEGUNDA ETAPA: leitura e análise do Estudo de Caso (fictício).

Estudo de caso: Construtora Preço Justo

A empresa Preço Justo, é uma pequena empresa de construção civil e de consultoria imobiliária e possui como principal objetivo a construção e venda de imóveis de baixo custo. A empresa, no ano de 2022, havia completado apenas 15 anos de existência e, apesar de ser uma pequena empresa familiar, com algumas limitações da alta administração, conseguiu atingir um grande nível de sucesso em suas atividades.

No entanto, durante o ano de 2022, o mercado de construção civil enfrentou um grande problema mercadológico ocasionado pela crise financeira que atingiu o país. Para não encerrar suas operações, a empresa Preço Justo precisou, assim como grande parte das empresas do segmento, realizar diversos estudos e análises sobre os ambientes organizacionais para futuras adaptações.

Durante a crise financeira, os gestores da empresa identificaram que algumas decisões regulatórias (criação de leis) poderiam afetar negativamente a empresa e, também, que o cenário econômico, devido à crise, reduziria o poder de compra dos consumidores. E, apesar da empresa apresentar excelente saúde financeira, equipe capacitada e produtos de qualidade, seria inevitável que a organização sofresse algum tipo de impacto. Diante das decisões tomadas pela alta administração, a organização conseguiu ajustar seu portfólio e priorizar algumas estratégias, como, por exemplo, investir em máquinas e equipamentos de alta qualidade e reduzir seus custos operacionais.

Após alguns meses da crise, muitas empresas do mesmo segmento fecharam as portas possibilitando que a empresa Preço Justo expandisse seu mercado e ampliasse seu portfólio de produtos e serviços. Essa facilitação foi possibilitada por um grande investimento do Governo Municipal, que, por iniciativa, decidiu realizar empréstimos com juros baixos para empresas de pequeno porte e, também, reduziu os impostos locais sobre a construção civil.

A empresa Preço Justo, por apresentar traços de uma empresa familiar pequena, mesmo depois da reestruturação, apresentava limitações quanto às habilidades gerenciais dos gestores, o que dificultava o processo de comunicação (ineficiência) entre alta administração e colaboradores, e desmotivação da equipe, por exemplo.

 

Agora, é com você!

TERCEIRA ETAPA: realização e envio da atividade.

A partir das leituras realizadas e considerando o Estudo de Caso apresentado, faça o que se pede:

1. Escreva um texto de até 15 linhas descrevendo a importância da ferramenta Matriz SWOT e de cada um de seus quadrantes para o planejamento estratégico de uma organização, seja ela de grande, pequeno ou médio porte.

2. Com base no Estudo de Caso da Construtora Preço Justo, construa uma Matriz SWOT — análise dos ambientes: externo e interno — identificando, ao menos, três oportunidades, três ameaças, três pontos fortes e, também, três pontos fracos.

3. A partir da Matriz SWOT realizada na questão 2 e da identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, elabore uma estratégia de melhoria para cada FRAQUEZA identificada.


Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

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1ª QUESTÃO

 

Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho.

 

Quando o assunto é inovar existem diversas formas de uma empresa desenvolvê-la, como por inovação de produtos, de processos ou mesmo de modelos de negócios. As possibilidades são diversas. Independente do tipo de inovação, um fator fundamental quando falamos de inovação é sobre o grau de novidade existente nesse “algo novo”. Nesse contexto, uma inovação pode ser incremental ou radical. Outro aspecto relevante nessa discussão é sobre atributos para a difusão da inovação, no qual podemos destacar: vantagem relativa; valores, normas e experiência dos usuários; complexidade; testabilidade; e observabilidade. Diante disso, podemos observar como uma inovação pode ser complexa, considerando seus tipos de aplicação, grau de inovação ou atributos de difusão. Assim, uma empresa deve estar preparada para implantar uma inovação, seja em um processo inovativo interno ou comercializar um novo produto, ou serviço ao seu mercado consumidor.

A partir do exposto anterior, diferencie inovação incremental de inovação radical, apresentando as suas características. Em seguida, cite dois exemplos reais de inovação incremental e dois exemplos reais de inovação radial.

 


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