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1 de mar. de 2023

"Os impactos do sucesso de um negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso, elas devem estar bem estruturadas e planejadas." Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto. Momento 1: O negócio: A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício), que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas e 350 funcionários.

MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023

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1ª QUESTÃO

"Os impactos do sucesso de um negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso, elas devem estar bem estruturadas e planejadas."

Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto.

Momento 1: O negócio:

A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício), que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas e 350 funcionários.

A Rede de Farmácias SOLMAIS tem como missão: “Oportunizar saúde e qualidade de vida, garantindo o crescimento e a perpetuidade do negócio”. Como Visão, a empresa intenciona, “Ser reconhecida por nossa capacidade de servir, crescer e compartilhar, valorizando as pessoas e promovendo a saúde de forma sustentável”.

Diante disso, o Presidente da Rede de Farmácias SOLMAIS, instalou em 2016, uma unidade administrativa, para organizar e promover o desenvolvimento de sua empresa.

Todas as decisões tomadas na empresa, são realizadas pelos gestores de cada departamento junto ao proprietário que ocupa a cadeira da Presidência, sendo: Recursos Humanos, Controladoria, Contabilidade, Financeiro, Departamento Pessoal, Supervisor de lojas, Marketing, Comercial, Processos, Jurídico, Gestão de Projetos e Processos, entre outros departamentos essenciais para a gestão do negócio, entretanto o levantamento de dados para análises, são realizados por planilhas em Excel, o único software mais preciso e utilizado pela organizacional, está relacionado com a parte comercial.

Está no planejamento do negócio da empresa a expansão do número de filiais, para as demais cidades das capitais onde atuam, com objetivo de chegar até 120 lojas até o primeiro semestre de 2024.

Momento 2: Cenário atual da organização:

A unidade administrativa da Rede de Farmácias SOLMAIS está enfrentando desafios muito comuns encontrados nas empresas, a triagem dos currículos, que demandava muito tempo da equipe de Recursos Humanos (RH). Outro desafio enfrentado pela organização foi a constatação pela gestão de RH no aumento no índice de turnover de 45% em todas as lojas no período de 2018 à 2022, foi um aumento significativo, em todas as funções das lojas, como caixa, atendentes, farmacêuticos e gerentes e dentre as principais queixas relacionadas estão:

16 % - Falta de motivação.

18 % - Sem perspectivas de crescimento.

19 % - Insatisfação com o trabalho em equipe.

17 % - Insatisfação com o relacionamento interpessoal.

15 % - Não há um bom relacionamento entre gerentes e equipes.

15 % - Insegurança devido à falta de comunicação e conhecimento sobre os processos organizacionais.

Com o índice de turnover elevado, o processo de recrutamento e seleção acaba sendo prolongado e, consequentemente, as atividades dos subsistemas de RH ficam em 2º plano, como mostra os resultados mais relevantes apresentados nas entrevistas de desligamento.

Em busca de superar as dificuldades atuais, e alinhar os objetivos organizacionais ao desenvolvimento de pessoas, a organização procurou por ajuda especializada, e contratou os serviços de Consultoria de RH e Negócios, do qual VOCÊ, aluno, é o responsável, e cujos benefícios incluem maior engajamento e performance da equipe, contratações mais efetivas e melhor controle sobre os processos internos, além de atender as demais demandas na área de Gestão de Pessoas.

Conforme o levantamento e análise dos objetivos organizacionais realizados pela sua empresa de consultoria, foi constatado que as principais atividades de Recrutamento e Seleção eram realizadas da seguinte forma:

Análise de currículos: a empresa não possuía um banco de dados, então os currículos eram entregues pessoalmente pelos candidatos nas lojas que, por sua vez, encaminhavam por malotes para a unidade administrativa. O setor de RH também recebia os currículos via e-mail, não havia estrutura para realizar o recrutamento interno e a divulgação das vagas realizadas apenas em classificados nos jornais.

Seleção: após a triagem dos currículos, a seleção de pessoal é realizada apenas por meio de entrevista com o gestor da área contratante, estes gestores também não possuem habilidades para realizar esta tarefa, também não há um modelo a ser seguido.

Treinamento e Capacitação: a empresa não investe na aprendizagem de seus colaboradores, cada loja tem liberdade para realizar ou não a integração, treinamentos operacionais entre outros, sendo assim, colaboradores novos aprendem, na maioria das vezes, sem acompanhamento, logo isso acaba desmotivando as pessoas e gerando um relacionamento interpessoal insatisfatório, levando aos pedidos de demissões.

Outras falhas também foram encontradas, como: plano de carreiras, gestão do desempenho, alinhamento de informações, falta de comunicação, mau atendimento etc.

Momento 3: Seu desafio como profissional de RH:

Diante das informações coletadas por sua empresa de Consultoria em RH e Negócios, agora você precisa apresentar um Planejamento de Recursos Humanos a ser implantado no primeiro semestre de 2023, com a proposta de uma reestruturação das atividades-chave da área de RH. Este planejamento será apresentado para validação do Presidente da SOLMAIS, junto a área de Recursos Humanos. Em sua apresentação deverá conter as seguintes etapas:

1) Diagnóstico interno do negócio da Rede de Farmácia SOLMAIS, identificando dois pontos fortes e fracos;

2) Elaboração de um plano de metas e objetivos considerando os objetivos do RH e os dados levantados no diagnóstico. (Apresente no mínimo 5 itens);

3) Elaboração de um plano de ação contendo o conjunto de áreas e ações de RH a serem realizadas, para que os objetivos do plano de metas sejam plenamente alcançados. (Apresente no mínimo 5 ações);

4) Como Profissional de RH, apresente suas considerações finais, ressaltando a importância sobre a elaboração do Planejamento de RH da SOLMAIS.


Podemos afirmar que a defesa ao consumidor, não apenas no Brasil, mas em todos os países que olham para este direito, é indiscutivelmente um princípio, cujo objeto é o amplo respaldo ao consumidor que por muitas vezes é a pessoa mais vulnerável na relação. Contudo, apenas esta informação isolada, não traz justa definição ao que de fato é a defesa ao consumidor, pois ao trazer obrigações aos fornecedores, também está pensando em formas deste se respaldar nas suas respectivas prestações de serviços e ofertas de produtos.

ATIVIDADE 1 - GCOM - DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL - 512023

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Podemos afirmar que a defesa ao consumidor, não apenas no Brasil, mas em todos os países que olham para este direito, é indiscutivelmente um princípio, cujo objeto é o amplo respaldo ao consumidor que por muitas vezes é a pessoa mais vulnerável na relação. Contudo, apenas esta informação isolada, não traz justa definição ao que de fato é a defesa ao consumidor, pois ao trazer obrigações aos fornecedores, também está pensando em formas deste se respaldar nas suas respectivas prestações de serviços e ofertas de produtos.

 Com isso em pauta, vejamos o seguinte caso. Você se tornou responsável pela empresa ESPANHA, cuja finalidade é a venda de produtos diversos. A diretoria lhe concedeu autonomia para fazer a gestão da forma que entender necessário e correto, mas pensando em reformular o atendimento, com foco principal no consumidor, o que antes não era feito. Assim, em um momento do seu dia de trabalho chega até você uma situação envolvendo um consumidor que ao comprar um produto descobriu no caixa de pagamento que este tinha 02 preços distintos, um no valor de R$ 527,00 (quinhentos e vinte e sete reais) que era o correto, e outro no valor de R$ 417,00 (quatrocentos e dezessete reais) que estava na etiqueta. Você foi procurado para solucionar este impasse.

 Com base no exposto acima, assista ao estudo de caso da disciplina e responda as questões a seguir:

 a. Como solucionar o problema apresentado pelo Consumidor? Ele deverá pagar o valor correto (maior valor) ou o menor valor (que irá gerar prejuízo para a empresa)? Justifique sua resposta.

 b. No caso apresentado, houve a infringência de algum princípio do Código de Defesa do Consumidor? Se sim, aponte-o fazendo uma breve explicação.

​Orientações para a realização desta Atividade:

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.

- Lembre-se, é uma atividade discursiva, portanto deverá redigir um texto argumentativo e fundamentado nos conceitos aprendidos.

- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.

- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.

- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.

- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

 

Bom trabalho!


O Código de Defesa ao Consumidor é uma norma de ordem pública e interesse social que se originou de modo especial e diferente de outras leis vigentes no País, isso em razão do comando existente no Ato das Disposições Constitucionais que determinou sua promulgação. Podemos afirmar que o Código de Defesa do Consumidor foi organizado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações nas quais este sujeito se envolve quando busca adquirir produtos ou serviços no mercado.

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O Código de Defesa ao Consumidor é uma norma de ordem pública e interesse social que se originou de modo especial e diferente de outras leis vigentes no País, isso em razão do comando existente no Ato das Disposições Constitucionais que determinou sua promulgação.

 Podemos afirmar que o Código de Defesa do Consumidor foi organizado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações nas quais este sujeito se envolve quando busca adquirir produtos ou serviços no mercado.

 Assim, é certo dizer que o Código em questão foi organizado na forma de um instrumento dividido em basicamente duas partes, sendo a primeira a parte geral, na qual constam disposições de regras e princípios gerais (do artigo 1º ao 7º) e regras específicas sobre os mais variados instrumentos e institutos de proteção ao consumidor, sendo certo que na primeira parte, especialmente no artigo 2º, é que temos a definição de quem é consumidor.

 Vejamos o seguinte caso. A fabricante “TENTA” de veículos automotores lança um novo produto (carro TESIN), que além de prometer maior segurança, traz um novo designer e componentes bastante atrativos ao publico geral. Marcos, ao observar a publicidade desse produto, conversou com sua mãe e decidiram comprá-lo. O principal motivo que embasou a decisão deles em comprar esse novo veículo foi o item de segurança, posto que ambos pegam estrada até outra cidade para trabalhar. A compra foi realizada em nome de Marcos, devidamente faturado e o produto foi pago. Após poucos dias de uso, tanto Marcos quanto sua mãe Sarah, ao avistarem que o semáforo estava fechando passou a reduzir a velocidade do veículo, quando foram surpreendidos por uma forte batida em sua traseira que fez com que fossem arremessados contra o painel de seu veículo. No momento da batida, Marcos e Sarah foram arremessados contra o painel, pois o dispositivo que trava o cinto de segurança do veículo (no momento do impacto) não funcionou. Do acidente resultou lesões graves em Marcos e Sarah, além dos prejuízos materiais em seu veículo. Passados 04 meses e com a alta hospitalar, Marcos levou o veículo para conserto na autorizada da Fabricante e aproveitou para indagar ao funcionário que a trava não cumpriu com sua função, fazendo com que ele e sua mãe batessem com maior força - sendo informado naquele momento que a referida peça não foi colocada adequadamente quando o veículo foi montado, sendo necessário até mesmo a realização de um recall por parte da Fabricante. Marcos ficou indignado com a situação, pois seus ferimentos e de sua mãe poderiam ter sido evitados caso o produto não tivesse esta falha e decide recorrer à Justiça para ter seus direitos garantidos.

 

Diante deste cenário, responda as seguintes questões:

 a- Marcos irá ingressar com Ação Judicial contra a Fabricante, contudo passaram-se 04 meses até a tomada de decisão. Ele ainda pode recorrer a Justiça? Se sim, qual seria o prazo máximo? Aponte o artigo previsto no CDC para justificar sua resposta.

b- No caso apresentado, estamos diante de uma responsabilidade pelo fato do produto ou responsabilidade pela qualidade do produto? Aponte também qual é o tipo de responsabilidade legal da Fabricante com o caso apresentado. Explique e justifique sua resposta com o apontamento do artigo legal previsto no CDC.

 c- Sabendo que a compra foi realizada por Marcos, sua mãe Sarah também é consumidora? Ela poderá ingressar com ação judicial? Justifique sua resposta apontando o artigo legal previsto no CDC.

​​​​​Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresentam-se mais detalhes:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina

- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo

- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!


A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, tratase de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação. O conceito é claro, mas seu entendimento fica mais fácil com um exemplo.

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A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, tratase de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação. O conceito é claro, mas seu entendimento fica mais fácil com um exemplo.

Vamos pensar, então, em uma campanha de marketing digital. Normalmente, há diversos profissionais, internos e terceirizados, envolvidos nas etapas de produção de conteúdo. No entanto, a empresa é apenas uma, certo? Por isso, a comunicação integrada de marketing é responsável por abordar o usuário de maneira similar nos múltiplos canais de comunicação. Isso inclui o e-mail marketing, o blog, as redes sociais, os conteúdos audiovisuais e até mesmo os anúncios. Esse conceito é naturalmente associado à persona do negócio, que corresponde ao seu perfil de cliente ideal.

Uma agência de marketing, por exemplo, pode possuir mais de uma persona. Isso significa que os conteúdos do blog, e-mail e FAQ podem ser personalizados para um CEO, um analista ou um estagiário, por exemplo. Entretanto, isso se torna um problema quando falamos em canais públicos para os quais não podemos segmentar, como o site e o blog. É por isso que uma comunicação unificada é tão importante. Todos os stakeholders devem ser capazes de identificar a empresa por meio de sua comunicação. Falo de clientes, prospects, fornecedores, colaboradores, concorrentes, parceiros etc. Isto é, todo e qualquer elemento que faz parte do público. O estabelecimento de um tom de voz amigável a múltiplos alvos é uma tarefa muito mais complexa do que parece. No entanto, para a criação de uma identidade, ele se faz necessário. Assim, a comunicação integrada de marketing se apresenta como a solução para o problema.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/comunicacao-integrada-de-marketing. Acesso em: 5 jan. 2023.

Em posse da leitura do fragmento de texto, e considerando os estudos da disciplina, cite quatro ferramentas, dentre as que compõem a comunicação integrada de marketing. Em seguida, articule sobre cada uma das quatro ferramentas citadas por você.


Olá estudante. Tudo bem? Para dar início à realização da sua Atividade MAPA, analise cuidadosamente as informações a seguir: Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas Leonardo Grandchamp, 12 Jan. 2022 Os dois últimos anos revolucionaram a forma de fazer e pensar o varejo. Lojas com anos de existência, que não possuíam nem um site, migraram para o digital em poucos meses. A presença online deixou de ser um diferencial e passou a ser mandatória para a sobrevivência dos negócios. O papel do vendedor mudou: ele começou a ligar para o cliente para avisar de uma nova coleção, fazendo transações via PIX no WhatsApp. Esse profissional hoje não é só um vendedor. Se tornou um canal de mídia e marketing.

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Olá estudante. Tudo bem? Para dar início à realização da sua Atividade MAPA, analise cuidadosamente as informações a seguir:

Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas

Leonardo Grandchamp, 12 Jan. 2022

Os dois últimos anos revolucionaram a forma de fazer e pensar o varejo. Lojas com anos de existência, que não possuíam nem um site, migraram para o digital em poucos meses. A presença online deixou de ser um diferencial e passou a ser mandatória para a sobrevivência dos negócios. O papel do vendedor mudou: ele começou a ligar para o cliente para avisar de uma nova coleção, fazendo transações via PIX no WhatsApp. Esse profissional hoje não é só um vendedor. Se tornou um canal de mídia e marketing.

O varejo deve entender e investir no vendedor, pois ele virou um grande representante das marcas. As lojas começaram a enviar o produto para a casa do cliente ou criar pontos de retirada. Foi uma enorme disrupção. O que era para acontecer em 10 anos aconteceu em um. E como fica toda essa mudança com a retomada ao mundo físico, a volta das compras offline?

Posso afirmar que quem não tiver focado na digitalização da empresa pode cair nos próximos anos. Aos que ainda não se digitalizaram 100% e estão contando com a volta ao “mundo normal”, não esqueçam de repensar suas estratégias, pois o famoso “novo normal”, veio para ficar. O online e o offline devem coexistir, cada um extraindo o melhor do outro. O presencial é mais conhecido pelo atendimento olho no olho, uma pessoa entendendo as dores e tentando ajudar a outra. É possível extrair a essência disso e usar no digital, com um atendimento omnichannel humanizado, que fale a língua do cliente, que facilite essa comunicação para que suas necessidades e anseios sejam resolvidos rapidamente.

Ao mesmo tempo, o físico deve pensar seus canais como se fossem um e-commerce. Um cliente que experimenta uma roupa na loja e não leva porque não tinha seu tamanho pode ser também aquele que abandonou um carrinho virtual pelo mesmo motivo. No digital esse dado será utilizado para o envio de uma comunicação, uma campanha de resgate — existem ferramentas para isso. E o mesmo deve acontecer na loja física. A tecnologia permite que informações como essa alimentem uma base de dados nas lojas físicas, para o gestor no fim do dia tomar atitudes mais assertivas. As empresas precisam investir nisso, pois o custo de aquisição de cliente é muito grande.

GRANDCHAMP, Leonardo. Crescente digitalização do varejo e as tendências para lojas físicas. JORNAL CONTABIL, 2022.

Diante do exposto, percebe-se que o cenário vivenciado em 2020 e 2021 impactou, e ainda tem impactado, de várias formas o comportamento do consumidor e necessidade de adaptação das empresas. Nesse sentido, acompanhe o case fictício a seguir.

Paco Rabanne é proprietário de uma loja de perfumaria e cosméticos em sua cidade. Ele inaugurou o estabelecimento em meados de 2019, com o desejo de tornar o local uma referência no comércio de produtos de beleza em sua região. Após oito meses de funcionamento, Paco viu sua loja muito bem movimentada, cheia de clientes e faturando bem.

Foi então que o empreendedor se viu diante do colapso causado pelo novo coronavírus, onde se obrigou a fechar as portas em atendimento aos decretos municipais que vieram em seguida, como medida para conter o avanço da pandemia.

90% do seu faturamento vinha dos clientes que frequentavam presencialmente o local, o que acabou prejudicando suas finanças e, consequentemente, sua capacidade de honrar com os compromissos financeiros. A tragédia o fez perceber de imediato a necessidade de investir na digitalização da sua loja para assegurar a sobrevivência do negócio durante e após a pandemia. Foi então que tomou a decisão de tentar conseguir uma linha de crédito junto a uma instituição financeira para dar a volta por cima da situação que vivenciara.

Elaborado pelo Professor, 2022.

Falando da necessidade de aquisição de empréstimo junto a uma instituição financeira, acompanhe a matéria a seguir:

Desempenho recente do mercado de crédito

 8 de fevereiro de 2022

Por Francisco Eduardo de Luna e Almeida Santos

O saldo total de empréstimos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) como porcentagem do produto interno bruto (PIB) atingiu 54% em dezembro de 2021, o que representa um aumento de 0,1 ponto percentual (p.p.) em relação a dezembro de 2020. Em termos reais, o crescimento do saldo da carteira de pessoa física (PF) foi maior do que o crescimento da carteira de pessoa jurídica (PJ) em 2021.

Os atuais indicadores sugerem um mercado de crédito menos dinâmico em 2022. Os níveis de inadimplência, por exemplo, ainda estão confortáveis, apesar do aumento recente na inadimplência para PF e o aumento em categorias específicas. No entanto, o comprometimento da renda e níveis de endividamento se encontram em patamares historicamente altos e em trajetória de crescimento no último trimestre. E as taxas de juros mantiveram trajetória de crescimento. Além disso, chama a atenção a queda nas concessões no último trimestre de 2021 tanto em PF quanto em PJ e preocupa o fato de que há aumento em concessões com taxas de juros maiores, de crédito rotativo.

Acreditamos que a evolução macroeconômica será determinante para o mercado de crédito em 2022, ou seja, a trajetória esperada para o crédito dependerá das surpresas positivas ou negativas da atividade econômica e das principais variáveis, como inflação, juros e câmbio.

Dessa forma, Paco Rabanne tem em suas mãos um grande desafio, considerando que toda situação atual do mercado trouxe algumas consequências como, por exemplo, a restrição na concessão e o aumento das taxas e juros na oferta de crédito rotativo.

A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e, diante da narrativa apresentada, para fins desta Atividade MAPA, sua missão será se colocar no lugar do empreendedor, enquanto gestor(a) comercial, e atender às solicitações dos itens a seguir:

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

Item 1-Liste as estratégias de negociação apresentadas por Mello (2007) em nosso livro da disciplina e, em seguida, liste as estratégias apresentadas por Lewicki e Hiam (2003). Não é necessário descrevê-las nesta etapa.

Item 2-Descreva o que vem a ser uma abordagem distributiva, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem;

Item 3-Descreva o que vem a ser uma abordagem integrativa, apresentando conceitos, definições e exemplos desse tipo de abordagem;

Item 4-Indique uma estratégia de negociação que poderia ser utilizada pelo empreendedor Paco Rabanne junto à instituição financeira, descrevendo como o processo de negociação seria conduzido a partir dessa estratégia, com a finalidade de conseguir a linha de crédito necessária para o investimento na digitalização de sua loja;

Item 5-Justifique sua escolha em relação à estratégia indicada no Item 4.

 


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