Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:
MAPA - GCOM - - NEGÓCIOS DIGITAIS - 52/2022
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
====================================================================
1ª QUESTÃO
As
transformações
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como pode ser definida uma proposta de modelo de negócios e modelo de receitas
para uma loja de varejo física que quer iniciar suas atividades em espaços
digitais?
SIGNIFICAÇÃO:
Ao longo dos últimos anos, a maneira com que o setor do varejo se relaciona com
seus clientes passou por diversas mudanças. A pandemia de Covid-19, sem
dúvidas, foi uma das grandes transformadoras desse cenário, acelerando a
digitalização que já vinha crescendo entre os negócios.
A
jornada, incluindo experiências on e offline de forma cada vez mais intensa,
passou a ser uma das maiores preocupações das empresas, que encontraram uma
realidade onde, acima de tudo, era preciso atender às expectativas dos
compradores para vender e fidelizar.
No
entanto, mesmo com tantos avanços tecnológicos e mudanças sociais que
estimularam uma experiência de compras conectada nessa última década, o
propósito de integração total ainda não se tornou algo comum. Não é à toa que
uma pesquisa de projeções para o varejo 2022 do Instituto Locomotiva apontou que 88%
dos consumidores acreditam que as lojas físicas e online devem ser mais
integradas.
Fonte:
adaptado <https://www.promoview.com.br/blog/opiniao/geral/revolucao-digital-pequenos-negociosomnichannel-pratica.html>
Acesso em 08 mar. 2022.
EXPERIMENTAÇÃO:
Possivelmente, você já deve ter feito alguma compra em uma micro ou pequena
empresa física e pensou que, se ela pudesse oferecer opções digitais para a
compra de seus produtos ou serviços, você optaria por essa modalidade e até
mesmo imaginou possíveis sugestões para esse negócio acontecer on-line.
REFLEXÃO:
Caso isso fosse possível, e uma loja física pequena adotasse as práticas de um
negócio digital, quais fatores você acredita serem proveitosos enquanto
consumidor, e quais modelos de negócios poderiam gerar mais vantagens para essa
empresa específica?
CONCEITUALIZAÇÃO:
O livro da disciplina consta com apresentação de caminhos e quadros explicativos
na unidade V, que podem contribuir com a proposta dessa atividade.
Fonte:
ALBUQUERQUE, R; PAPA, M; SAES, D. Negócios Digitais; Maringá-PR: UniCesumar,
2019.
AÇÃO: ATIVIDADE
PROPOSTA
Faça
uma pesquisa de observação ou de memória pelos espaços de sua cidade, seu
bairro ou até mesmo sua rua, e localize uma micro ou pequena empresa física que
você sabe que ainda não está presente com seu negócio nos meios digitais. A
partir dessa escolha, você irá sugerir um modelo de negócio e um ou mais
modelos de receitas para ela.
Para isso:
1)
Apresente brevemente a empresa: nome, segmento, tipos de produtos e serviços
oferecidos.
2)
Defina de modo simplificado o público-alvo que você acredita pertencer a essa
empresa. Considerando classe, gênero, idade e interesses próximos aos que a
loja possa atender.
3)
Considerando os possíveis Modelos de Negócios da internet (Unidade V, quadro
02, pág. 189 do livro da disciplina Negócios Digitais), determine qual deles
você acredita ser o mais adequado para o negócio escolhido e justifique sua
escolha, lembrando que ela ainda é uma empresa física.
4)
A partir do modelo de negócio sugerido, apresente um ou mais modelos de receita
que a empresa poderia adotar para obter rendimentos no mercado digital,
justificando suas vantagens e possibilidades, podendo ser associados a sites e
espaços virtuais prontos. Esses modelos também estão no livro da disciplina,
quadro 03, pág. 191.
Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:
MAPA - GCOM - - NEGÓCIOS DIGITAIS - 52/2022