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3 de fev. de 2022

MAPA SUB - ESOFT - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - 54/2021

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MAPA SUB - ESOFT - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - 54/2021


1ª QUESTÃO

Olá futuro engenheiro, vamos falar sobre Hidrelétricas?

Ao utilizar o potencial do ciclo da água e a gravidade da Terra, o mundo criou uma forma versátil e útil de energia a partir de um dos motores mais importantes da natureza - conta Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos. De fato, a captura da energia da queda de água vem acontecendo há milhares de anos. Hoje, a utilização da energia de água corrente ou móvel para produzir eletricidade, conhecida como energia

Hidrelétrica, constitui a maior porcentagem de fontes de energia renovável com zero emissões, dentro e fora dos Estados Unidos.

Embora a geração de energia hidrelétrica seja livre de emissões de gases de efeito estufa e poluição do ar, ela pode ter impactos ambientais e sociais negativos. O bloqueio de rios e córregos com represas pode bloquear a migração de peixes, afetar a qualidade da água, interromper o fluxo dos rios, destruir habitats e causar a erosão dos deltas costeiros. As vantagens e desvantagens de qualquer construção hidrelétrica proposta devem ser consideradas antes de prosseguir com o projeto atual.

A geração de energia hidrelétrica, no entanto, se for bem feita, pode ser uma fonte sustentável de eletricidade e ajudar a quebrar nossa forte dependência de combustíveis fósseis e reduzir a enorme ameaça do aquecimento global.

Suponha a seguinte situação: você foi contratado por uma grande empresa do ramo de hidrelétricas para desenvolver um software que forneça a velocidade de uma hélice da turbina.

Para isso foi dado as seguintes informações:

O detalhamento geral do funcionamento da usina



A sua função é a seguinte, considerando que a hélice é determinada pelas funções:

Função em azul e verde, respectivamente. Sabendo que para construir o software é preciso saber alguns outros dados e entre eles a área da hélice.

Calcule a área dessa hélice, a qual é determinada pela região formada entre as funções g(x) e f(x).

(Mostre os cálculos.)

Observação: Utilize as seguintes aproximações  e  para o cálculo da área.





MAPA SUB - BANCO DE DADOS - 54/2021

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MAPA SUB - BANCO DE DADOS - 54/2021

QUESTÃO 1

Do inglês, Data Base Administrator (DBA). Para bancos de dados de tamanho considerável, onde várias pessoas irão acessá-lo e usar os recursos por ele disponibilizados, torna-se necessário um administrador para organizar e gerir os recursos oferecidos pelo banco de dados. No ambiente de banco de dados, os principais recursos são o banco de dados, o SGBD e os softwares relacionados. E de responsabilidade do DBA a autorização para o acesso ao banco, a coordenação e monitoração do seu uso e por adquirir recursos de software e hardware quando se tornar necessário. O DBA é responsável ainda por problemas com brechas de segurança ou quando o tempo de resposta do sistema é muito grande. Em grandes organizações o DBA possui ainda suporte de assistentes.

GEREMIA, Juliana. Tutorial de Introdução a Banco de Dados. Consultado em, v. 30, p. 2014, 2010..

A função de um DBA é de extrema importância em uma organização, visto que este é responsável por toda a estruturação e análise de como os dados serão armazenados. Geralmente damos atenção especial ao front end ou back and, entretanto de nada adianta estes serem perfeitos se não tivermos dados para serem analisados, por isso podemos considerar uma Banco de Dados sendo o coração de um software.

Compreenda prezado(a) aluno(a) que antes de iniciarmos o desenvolvimento de software devemos pensar na estrutura do SGDB. O desenvolvimento de um software se inicia bem antes da programação, sendo identificado os requisitos do software, uma das técnicas adotadas é a entrevista e observação.

Com base no que foi apresentado, vamos imaginar que você e um grupo de estudantes estão desenvolvendo um novo APP para o ensino de Direito, neste grupo cada um tem um papel fundamental e o seu será de DBA. Você como DBA tem a responsabilidade de criar toda a documentação (MER - DER -Comandos SQL) da estrutura do Banco de Dados do sistema baseado em um SGBD Relacional. Em um primeiro momento já foi desenvolvido o MER a seguir:



FREITAS, Vania Cristina Bordin; ADAMATTI, Diana. Educa Direito: um jogo sério para o ensino de direito do trabalho. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 3, p. 1, 2016.

A sua principal função na atividade MAPA é a criação do DER baseado na imagem apresentada e a criação dos comandos SQL (MySQL) baseados no diagrama desenvolvidos por você.

Como forma de resposta da Atividade MAPA, você deverá enviar os seguintes arquivos compactados:

1 - Imagem JPG ou PNG contendo o DER

2 - Arquivo em word ou PDF com todos os comandos SQL

MAPA SUB - GCOM - Contabilidade Empresarial- 54/2021

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PROBLEMATIZAÇÃO:

Como mostrar para a João que a Contabilidade Empresarial é uma ferramenta para a gestão do seu negócio?

SIGNIFICAÇÃO:

O objetivo desse mapa é de proporcionar para você aluno do curso de Gestão comercial, uma atividade que permita resgatar os principais conceitos e elementos da Contabilidade Empresarial.  Por meio deste exercício prático, você perceberá como a Contabilidade Empresarial pode  estar  presente  em  todas  as  fases  do desenvolvimento de um negócio. Além disso, ela é uma importante ferramenta de gestão ao permitir conhecer a situação patrimonial e o resultado alcançado pela empresa.  Nosso intuito é de que você possa, por meio da atividade prática, compreender como essa ferramenta poderá ser útil para o Gestor Comercial.

Então vamos lá? Você topa esse desafio? 

 

EXPERIMENTAÇÃO E REFLEXÃO:

João sempre trabalhou em diferentes empregos antes de decidir empreender em seu próprio mini mercado. Este era um sonho antigo de poder atender as necessidades de consumo das pessoas por meio de um atendimento de qualidade, preço justo e entrega ágil. Contudo, João desconhece como a Contabilidade deve fazer parte do dia-a-dia do seu negócio.  Para facilitar  esse processo de abertura,  evitando que algo deixe de ser  feito e para aprender ferramentas de gestão, ele contrata uma consultoria. Você é um dos consultores que irá trabalhar com João, sua responsabilidade será apresentar a Contabilidade Empresarial.

Imagine então que João e você irão trabalhar juntos por um período para que você possa o informar sobre a importância da Contabilidade Empresarial.  Para que isso seja possível, João irá te fornecer os documentos de abertura, o balanço patrimonial e as informações que compõe a DRE elaborado no primeiro trimestre da empresa.

 Sabendo da importância da Contabilidade Empresarial para a gestão dos negócios, analise as informações apresentadas:

Informações para a DRE:

Despesas com vendas: 4.500

Despesas gerais e administrativas: 6.000

Custo das mercadorias: 39.000

Vendas de mercadorias: 95.000

Devoluções de vendas: 280

Impostos e contribuições incidentes sobre vendas: 12.600

Despesas Financeiras: 2.980

Despesas não operacionais: 6.789

Imposto de renda: 12.600

Contribuição social sobre o lucro líquido: 6.700

 

AÇÃO:

Agora que você irá ajudar o João, sua missão será de esclarecer as dúvidas que ele possui, seguindo os seguintes passos e questionamentos:

1 – Explicar a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica.

2 – Qual a finalidade da informação contábil?

3 – Quem são os usuários das informações contábeis? Cite exemplos.

4 – Mostrar porque existe a necessidade de seguir a contabilidade financeira e fiscal.

5 – Falar sobre o que é o patrimônio de empresa e do que é formado.

6 – Montar a primeira DRE da empresa.

7 – Apresentar o resultado líquido do exercício.

Informações para o Mapa:

Para sua maior facilidade na execução desta atividade, abaixo apresentam-se mais detalhes sobre a realização da

mesma:

- Realize sua atividade no formulário padrão.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta

Material da Disciplina.

- Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

-  Após  anexar  o  trabalho,  certifique-se  que  se  trata  do  arquivo  correto,  clique  no  botão  Responder  e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade

ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Lembre-se que evidências de cópias de materiais,  incluindo de outros acadêmicos,  sem as devidas referências,

serão inquestionavelmente  zeradas.  As  citações  e  referências,  mesmo que  do livro da  disciplina,  devem ser

realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.


MAPA SUB - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO

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QUESTÃO 1

QUESTÃO 1

O BPMN (Business Process Modeling Notations), comumente conhecido como BPMN é descrito como uma notação gráfica que descreve a sequência de processos e o fluxo de atividades de um determinado contexto. Nesse cenário, o BPMN é baseado na técnica de fluxograma e projetado para coordenar a sequência de atividades no processo (SHARMA et. al, 2015).

Nesse sentido, o núcleo do gerenciamento de processos de negócios BPM é definido como um corpo de métodos e ferramentas para identificar, analisar, melhorar, executar e monitorar processos de negócios. Dessa forma, possibilita-se monitorar todo o ciclo de vida dos processos, a fim de otimiza-los para aprimorar o desempenho do processo. Sob essa perspectiva, entende-se que o sucesso do BPM em uma organização também depende de fatores mais amplos (VAN DER AALSTET al., 2016).

Um desses fatores, refere-se aos funcionários dessa empresa. Isso porque, motivar adequadamente os funcionários é essencial para o sucesso geral das mudanças organizacionais, como a adoção de BPM. Essa motivação dos funcionários e a gestão de desempenho por meio de recompensas desempenham um papel na suavização da introdução de novos processos no local de trabalho (ALMASHARI; ZAIRI, 1999). Por exemplo, os analistas podem redesenhar um processo perfeito no papel, mas se a maioria dos gerentes funcionais negligenciar as necessidades do processo e as propostas de valor para os clientes finais (por exemplo, devido a incentivos projetados para motivar o comportamento localizado de otimizar a própria função ou departamento), um sub- a otimização de todo o processo será o resultado (ROSEMANN; VOM BROCKE, 2015). Assim, quando um processo redesenhado é colocado de volta em uma estrutura funcional existente, sem outras mudanças (ou seja, sem mudanças nos incentivos de desempenho), a ênfase gerencial predominante nas funções provavelmente continuará, o conflito de interesses prevalecerá e o desempenho do processo acabará sendo prejudicado (Hammer, 2007). Além disso, uma subestimação do papel relacionado às pessoas e cultural para o sucesso do BPM e a falta de motivação e recompensas têm sido uma das principais razões do fracasso dos projetos de BPM (DUMAS et al., 2018).

Fontes :

DUMAS, Marlon et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg: Springer, 2013. SHARMA, D. K. et al. Individualization of process model from configurable process model constructed in C-BPMN. In: International Conference on Computing, Communication & Automation. IEEE, 2015. p. 750-754. VAN DER AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business process management: Don’t forget to improve the process! Business and Information Systems Engineering, 58 (1), 1–6. 2016. ALMASHARI, M.; ZAIRI, M.. BPR implementation process: an analysis of key success and failure factors. Business process management journal, 1999. ROSEMANN, M.; VOM BROCKE, J. The six core elements of business process management. In:

Handbook on business process management 1. Springer, Berlin, Heidelberg, 2015. p. 105-122.

O uso do BPM para mapear os processos e os fluxos de uma empresa já é um objeto de estudo recorrente na literatura. No entanto, para que o BPM seja efetivo na empresa é necessário que os funcionários estejam alinhados e motivados para sua realização. Isso porque, são os funcionários que vão fornecer o nível de detalhe necessário para o entendimento e mapeamento dos processos dentro de uma empresa.

Nesse sentido, com os funcionários motivados se faz possível conhecer os processos e atividades realizadas, bem como os artefatos que podem ser produzidos nesses processos. Esses artefatos podem corresponder a qualquer documento produzido, como por exemplo, provas, diagramas e manuais.

Diante do exposto acima sobre o BPMN, análise a seguinte modelagem BPMN:



Sua missão nesta atividade é: Baseado no cenário descrito acima, realize as seguintes atividades:

1) Descreva o processo que está sendo representado na modelagem.

2) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) a identificação de tempo.

 3) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) o envio de mensagens.

 4) Identifique todas as funções de negócio (lanes).

 5) Identifique quantos fluxos e quais fluxos finais existem no processo apresentado.

 6) Identifique no processo quais são os dados produzidos/consumidos, denominado artefatos que estão presentes no modelo.

7) Explique de forma detalhada a diferença de: Pools, lanes, processo e artefatos.

8) Sugira um fluxo alternativo ao diagrama apresentado no qual aprimore o processo da modelagem Como entrega de sua atividade MAPA você deverá enviar arquivo contendo todas as 8 questões respondidas. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo word (.docx) ou em PDF (.pdf).

MAPA SUB GESTÃO DE PROJETOS- 54/2021

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A empresa onde trabalha desenvolve sistemas para a criação e controle de indicadores de gestão para pequenos negócios. São cerca de 80 programadores, além de cargos de liderança como gerentes de projeto ou scrum master.

 Cláudio trabalha em uma empresa que implanta projetos para rastreamento de animais na pecuária. Além dele, mais de 50 analistas estão envolvidos nesses projetos, alguns assumindo funções de liderança, scrum master ou product owner.

 A maior parte dos projetos é realizada com duração entre oito e dezesseis meses. Como o ciclo de vida dos projetos é variável, em função dos tipos de tecnologias empregadas, distância da fazenda e complexidade do trabalho, normalmente é difícil ajustar a disponibilidade de profissionais com a demanda do momento.

Assim, novas equipes são formadas em cada projeto, e muitas vezes contando com colaboradores de parceiros de negócios e até mesmo das empresas dos clientes.

 

O grande desafio é que as equipes novas, muitas vezes, levam tempo para chegar a um nível de maturidade de trabalho de excelência.

Nesse contexto, é necessário aplicar melhor o processo gerencial “desenvolver a equipe do projeto”, que, de acordo com o PMI (Project Management Institute), você pode utilizar de agrupamento, equipes virtuais, tecnologia das comunicações, habilidades interpessoais e de equipe, reconhecimento e recompensas, treinamento, avaliações individuais e de equipe, e, reuniões.

OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Unidade IV, p.199.

 

Considerando o contexto apresentado e as práticas indicadas pelo PMI, apresente um argumento sobre como o treinamento e as reuniões podem contribuir para melhorar a integração das equipes de projeto, e elabore uma proposta de conteúdo a ser trabalhado em uma reunião inicial de projeto ou treinamento, visando melhorar a integração da equipe do projeto.

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