MAPA - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
============================================================
ATIVIDADE
MAPA: Gôndola viva
70%
DAS DECISÕES DE COMPRAS AINDA SÃO TOMADAS NO PONTO DE VENDA
Apesar do crescimento exponencial do e-commerce brasileiro, 70% das
decisões de compras ainda são tomadas no ponto de venda. Quem diz isso é
um estudo da Nielsen Media Research. Sendo que 50% dessas decisões são tomadas
por impulso. A visão ainda é o sentido mais explorado dentro do PDV e
a arquitetura de uma loja interfere diretamente nas vendas. Ou seja, um
ambiente bem iluminado, organizado, e com layout estratégico é
essencial. Desse modo, o deslocamento do consumidor é planejado em função da
exposição e vendas dos produtos.
Fonte:
https://www.agenciamagdala.com.br/blog/70-das-decisoes-de-compras-ainda-sao-tomadas-no-ponto-de-venda
Diante dessa evidência da importância do ponto de venda na decisão de compra,
vamos utilizar a pesquisa de observação para investigar o comportamento do
consumidor diante da gôndola de um supermercado. Para desenvolver essa
atividade você deverá atender ao que está sendo solicitado nos itens A, B, C e D,
conforme abaixo:
A) Ir até um supermercado e procurar um lugar onde possa
sentar e observar, de preferência uma área de alimentação dentro do mercado.
Então observe as gôndolas que estão diante de você. Escolha uma gôndola e um
tipo de produto específico (por exemplo pão fatiado).
B) A partir desse momento você vai observar o
comportamento de pelo menos 5 (cinco) consumidores ou mais, por 1 (uma)
hora, e anotar na tabela abaixo as suas observações. Orientação: as
suas anotações deverão ser feitas em uma tabela igual a essa abaixo, disponível
no Formulário padrão do Mapa.
C) Depois de coletar esses dados
você deverá produzir um relatório de pesquisa com as informações coletadas.
Podendo utilizar gráficos e tabelas para expor os resultados.
D) Por fim você deverá escrever uma
conclusão sobre a pesquisa realizada, ela deve conter os achados mais
importantes e algumas indicações de ações que podem aumentar as vendas quando o
consumidor está diante da gôndola.
Para auxiliá-lo(a) na
realização desta atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção
ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível
na pasta Material da Disciplina
- Anexe o arquivo no ambiente da
atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se
de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e,
posteriormente, em Finalizar Questionário (após
"Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou
realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
Bons estudos!
MAPA - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53/2022
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
0 comentários:
Postar um comentário