Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

24 de ago. de 2022

MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022

  MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor.

Nessa atividade você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá?


 
Atividade: Processo de Compra do Consumidor Digital.


 
Para começarmos essa atividade, vamos ler uma informação, que consta do material da disciplina, e que auxiliará em suas análises e entendimento do que deve ser realizado nessa atividade MAPA. O consumidor digital é aquele que se utiliza da internet como ferramenta de compra e consumo, além disso é “[...] um indivíduo que realiza uma busca ampla por soluções, tem em suas mãos ferramentas de comparação rápida entre as opções de produtos e/ou serviços disponíveis, encontra informações com facilidade e tem acesso a opinião dos demais consumidores pelos canais digitais de comunicação [...]” (FRANCISCO, COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p. 171)


FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela. COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

 
E, esse processo de decisão e compra segue os mesmos passos do consumidor que vai até uma loja física realizar suas escolhas, porém, o digital trás novas formas de influências e interferências nas escolhas, e que devem ser analisadas no comportamento do consumidor.
 
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto veja só a matéria publicada pela CNN, no ano de 2022, e que trás informações sobre o aumento nas compras online:
 
E-commerce registra alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022

O setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.

Já na comparação entre janeiro de 2022 com o mês de dezembro de 2021, as vendas realizadas por e-commerce tiveram uma leve alta de 0,63%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,14%.

“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos. O faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior, alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/e-commerce-registra-alta-de-2056-nas-vendas-em-janeiro-de-2022/> Acesso em 06 de Junh 2022.

E com isso, grandes marcas passaram a investir em suas vendas on-line. O MC Donald´s é uma dessas, que a partir de 2020, principalmente devido as mudanças de mercado teve um aumento de vendas, pelo McDelivery em torno de 150%.

 

Para atender essa demanda criou-se o “[...] "Méqui sem Fila", uma funcionalidade dentro do aplicativo do McDonald's que permite ao cliente fazer a compra e o pagamento pelo celular, retirando o pedido no balcão de forma rápida e prática” (GAZETA DO POVO, online, 2022). Afinal, é preciso acompanhar o mercado e as tendências de compra do consumidor.

 

Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/negocios-e-franquias/grandes-marcas-inovacao-ecommerce/> Acesso em 06 de Jun de 2022.

  
Mas, o que mudou nesse processo quando o consumidor se tornou digital? É isso que vamos discutir, conhecer a praticar nesse momento de estudo.

 
Vamos começar a atividade MAPA e entender um pouco mais sobre esse assunto.
 
Na realização dessa atividade, você deve realizar os seguintes passos:
 
1) Explique, em um texto, entre 7 e 15 linhas, o Modelo das Cinco Etapas do Processo de Compra do Consumidor. Utilize o material da disciplina, e se necessário, você pode realizar uma pesquisa em outros livros pela Biblioteca Digital. O importante é que sejam explicadas as 5 (cinco) etapas, dizendo o que são e sua função nesse processo.
 
2) Além disso, quando analisamos o consumidor digital encontramos outros fatores que são capazes de interferir em suas escolhas, sendo esses: (1) Confiabilidade, (2) Facilidade, (3) Conveniência, (4) Atendimento, (5) Qualidade do produto, preço e condições de pagamento, (6) Prazo de Entrega, (7) Trocas e devoluções e (8) Pós-Vendas. Escolha 3 (três) fatores apresentados anteriormente e explique-os em um texto entre 5 e 10 linhas.
 
3) Agora é com você. Vamos colocar em prática o que estudou até agora na atividade. Para isso você deverá escolher 4 pessoas para entrevistar, mas lembrem-se, esses entrevistados devem ser consumidores online ativos. Não importa o produto ou serviço que estão comprando, o importante é que já tenham ou estejam realizando compras por e-commerce. E responda:



a) Para realizar sua pesquisa você deve preencher a tabela a seguir, com as informações dos entrevistados (cada linha corresponde as respostas e perfil de um entrevistado):
 

 

Idade

Gênero

Frequência de compra online (dias, semanas ou no mês)

Produto ou Serviço que costuma comprar online

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 
b) Agora você irá questionar e pesquisar a seguinte informação: Quando você está realizando sua compra online, qual ou quais fatores interferem em suas escolhas e compra? E por que prefere compra online ao invés de ir até uma loja física? Explique suas respostas.

Busque entender seus medos, dúvidas, opções de compra, ou seja, o que pode interferir e influenciar em suas escolhas, como por exemplo a confiança em um site, a conveniência da compra online, entre outros.



A resposta dos entrevistados deve ser apresentada na tabela a seguir:
 

Resposta Entrevistado 1

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 1.
 

Resposta Entrevistado 2

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 2.
 

Resposta Entrevistado 3

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 3.
 

Resposta Entrevistado 4

 
Transcreva, em formato de texto, a resposta obtida pelo Entrevistado 4.
 

 
c) Vamos analisar as respostas! Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas analisando as respostas dos entrevistados com base nos Fatores que podem interferir no processo de decisão de compra do consumidor e que você encontra na Unidade V do material da disciplina. Apresente os fatores encontrados nas respostas dos entrevistados, e como são percebidos e analisados por eles, além de como são capazes de interferir em suas escolhas e compras.

Não há necessidade de analisar as respostas individualmente, você pode construir um único texto analisando o que foi coletado de informação na pesquisa.


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

-Realize uma Leitura das Unidades IV e V do Livro da Disciplina.
-Assista ao Vídeo de Orientações gravado pela professora.
-Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
-Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
 

 


  MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares