MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022
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Olá pessoal,
chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de
Comportamento do Consumidor.
Nessa atividade você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se
comporta no mercado. Então vamos lá?
Atividade: Processo de Compra do Consumidor Digital.
Para começarmos essa atividade, vamos ler uma informação, que consta do
material da disciplina, e que auxiliará em suas análises e entendimento do que
deve ser realizado nessa atividade MAPA. O consumidor digital é aquele que se
utiliza da internet como ferramenta de compra e consumo, além disso é “[...] um
indivíduo que realiza uma busca ampla por soluções, tem em suas mãos
ferramentas de comparação rápida entre as opções de produtos e/ou serviços
disponíveis, encontra informações com facilidade e tem acesso a opinião dos
demais consumidores pelos canais digitais de comunicação [...]” (FRANCISCO,
COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p. 171)
FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela. COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade;
DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2021.
E, esse processo de decisão e compra segue os mesmos passos do consumidor que
vai até uma loja física realizar suas escolhas, porém, o digital trás novas
formas de influências e interferências nas escolhas, e que devem ser analisadas
no comportamento do consumidor.
Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto veja só a matéria publicada
pela CNN, no ano de 2022, e que trás informações sobre o aumento nas compras
online:
E-commerce registra alta de 20,56% nas vendas em janeiro de 2022
O setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui
todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56%
em janeiro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia
Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.
Já na comparação entre janeiro de 2022 com o mês de dezembro de 2021, as
vendas realizadas por e-commerce tiveram uma leve alta de 0,63%. No acumulado
dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,14%.
“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento
sustentável das vendas online no Brasil, já observada nos últimos anos. O
faturamento do segmento nos últimos 12 meses, comparado ao período anterior,
alcançou mais de 25% de crescimento. São sinais fortes da força do canal online
nos hábitos de consumo do brasileiro. Esperamos crescimento de dois dígitos no
volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos,
responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia
Digital.
Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/e-commerce-registra-alta-de-2056-nas-vendas-em-janeiro-de-2022/>
Acesso em 06 de Junh 2022.
E com isso,
grandes marcas passaram a investir em suas vendas on-line. O MC Donald´s é uma
dessas, que a partir de 2020, principalmente devido as mudanças de mercado teve
um aumento de vendas, pelo McDelivery em torno de 150%.
Para atender essa
demanda criou-se o “[...] "Méqui sem Fila", uma funcionalidade dentro
do aplicativo do McDonald's que permite ao cliente fazer a compra e o pagamento
pelo celular, retirando o pedido no balcão de forma rápida e prática” (GAZETA
DO POVO, online, 2022). Afinal, é preciso acompanhar o mercado e as
tendências de compra do consumidor.
Disponível em:
<https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/negocios-e-franquias/grandes-marcas-inovacao-ecommerce/>
Acesso em 06 de Jun de 2022.
Mas, o que mudou nesse processo quando o consumidor se tornou digital? É isso
que vamos discutir, conhecer a praticar nesse momento de estudo.
Vamos começar a atividade MAPA e entender um pouco mais sobre esse assunto.
Na realização dessa atividade, você deve realizar os seguintes passos:
1) Explique, em um texto, entre 7 e 15 linhas, o Modelo das Cinco Etapas do
Processo de Compra do Consumidor. Utilize o material da disciplina, e se
necessário, você pode realizar uma pesquisa em outros livros pela Biblioteca
Digital. O importante é que sejam explicadas as 5 (cinco) etapas, dizendo o que
são e sua função nesse processo.
2) Além disso, quando analisamos o consumidor digital encontramos outros
fatores que são capazes de interferir em suas escolhas, sendo esses: (1)
Confiabilidade, (2) Facilidade, (3) Conveniência, (4) Atendimento, (5)
Qualidade do produto, preço e condições de pagamento, (6) Prazo de Entrega, (7)
Trocas e devoluções e (8) Pós-Vendas. Escolha 3 (três) fatores apresentados
anteriormente e explique-os em um texto entre 5 e 10 linhas.
3) Agora é com você. Vamos colocar em prática o que estudou até agora na atividade.
Para isso você deverá escolher 4 pessoas para entrevistar, mas lembrem-se,
esses entrevistados devem ser consumidores online ativos. Não importa o produto
ou serviço que estão comprando, o importante é que já tenham ou estejam
realizando compras por e-commerce. E responda:
a) Para realizar sua pesquisa você deve preencher a tabela a seguir, com as
informações dos entrevistados (cada linha corresponde as respostas e perfil de
um entrevistado):
|
Idade |
Gênero |
Frequência de compra online (dias, semanas ou no mês) |
Produto ou Serviço que costuma comprar online |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
b) Agora você irá questionar e pesquisar a seguinte informação: Quando você
está realizando sua compra online, qual ou quais fatores interferem em suas
escolhas e compra? E por que prefere compra online ao invés de ir até uma loja
física? Explique suas respostas.
Busque entender seus medos, dúvidas, opções de compra, ou seja, o que pode
interferir e influenciar em suas escolhas, como por exemplo a confiança em um
site, a conveniência da compra online, entre outros.
A resposta dos entrevistados deve ser apresentada na tabela a seguir:
Resposta Entrevistado 1 |
|
Resposta Entrevistado 2 |
|
Resposta Entrevistado 3 |
|
Resposta Entrevistado 4 |
|
c) Vamos analisar as respostas! Elabore um texto, entre 7 e 15 linhas
analisando as respostas dos entrevistados com base nos Fatores que podem
interferir no processo de decisão de compra do consumidor e que você encontra
na Unidade V do material da disciplina. Apresente os fatores encontrados nas
respostas dos entrevistados, e como são percebidos e analisados por eles, além
de como são capazes de interferir em suas escolhas e compras.
Não há necessidade de analisar as respostas individualmente, você pode
construir um único texto analisando o que foi coletado de informação na
pesquisa.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
-Realize uma Leitura das Unidades IV e V do
Livro da Disciplina.
-Assista ao Vídeo de Orientações gravado pela
professora.
-Realize a sua Atividade MAPA no Formulário
Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
-Se certifique de que está encaminhando o
arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar
e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53/2022
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