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19 de jul. de 2022

ATIVIDADE 1 - GFIN - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53/2022

 

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Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

 



Em nossos estudos, observamos que há um trade-off (situação de conflito) quando o assunto é crescimento econômico versus meio ambiente. Sobre esse assunto, posicione-se como um profissional que atua na área da gestão, que toma decisões dentro das políticas ESG, mantém uma postura ativa, buscando compreender como é o desenvolvimento econômico sustentável. Assim, produza um texto explicativo, em até 15 linhas, que contemple os seguintes itens:

a) Conceitue o que é o Desenvolvimento Sustentável diante da perspectiva econômica e apresente três objetivos norteadores desse modelo de desenvolvimento;

b) Encerre com um parágrafo de conclusão tecendo uma opinião e trazendo exemplos de alguns dos benefícios que o desenvolvimento econômico sustentável pode contribuir para as futuras gerações.

ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

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MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS - 53/2022

 

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Chegamos à atividade MAPA - Material de Avaliação Prático de Aprendizagem. Essa atividade tem uma proposta que fará você vivenciar uma problematização atual, que vai levar você a refeltir e experimentar novo mindset, condição importante para o mundo ágil que vivemos.

 
Certamente você já ouviu falar sobre Gestão de Projetos  e Gestão ágil de projeto não é mesmo? Vamos entender um pouco mais sobre esses dois temas, analisando os cases a seguir:


​Case: 1

 
Henrique era um empreendedor jovem e confiante que decidiu iniciar um projeto de desenvolvimento de um novo produto, após realizar pesquisas de mercado e de possíveis clientes. Sua nova ideia era tão apaixonante que ele decidiu investir e imediatamente contratou uma equipe de designers, marketing e tecnologia para construir aquilo que certamente impactaria o mercado. Henrique era um excelente líder. Engajava as pessoas do seu time e as mantinha alinhadas com seu propósito, a ponto de fazer inveja a muitos empreendedores. O pessoal da sua empresa realmente “vestia a camisa”.
Após um ano de muito esforço de todo o time, finalmente o produto estava pronto para ser comercializado. Henrique estava feliz e mal podia esperar pelas primeiras vendas. Porém, algo infeliz aconteceu. O time passou várias semanas tentando colocar o produto no mercado, mas Henrique chegou à triste conclusão de que ninguém se interessava pelo fruto da sua brilhante ideia. As poucas pessoas que compraram ainda reclamavam sobre problemas de qualidade. Aquele sentimento de confiança de todo o time se transformou em profunda frustração. Henrique cometeu um grave equívoco que pode ser mortal para projetos no mercado atual: apaixonar-se cegamente pela sua ideia e não validar inicialmente, em pouco tempo, uma versão enxuta do produto no mercado, desafiando e testando suas hipóteses. O que aconteceu com Henrique ocorre com muitos empreendedores e empresas mundo afora.


​Case 2:

  
Anos de experiência e com especializações em renomadas instituições, sempre estudou e aplicou o modelo tradicional de gestão em todos os seus projetos – a maioria na área de construção de prédios e condomínios. O planejamento sempre era feito de modo preditivo, ou seja, era possível e necessário prever e planejar todo o trabalho a ser feito, construir um cronograma e em seguida desenvolver o produto. Cronogramas bastante detalhados, feitos em invejáveis ferramentas de gestão de projetos, planos de riscos completos e documentação extensiva e revisada de requisitos, centralização do planejamento: tudo isso fazia parte das boas práticas estabelecidas pelas empresas em que Roberto trabalhava, sendo a maioria dos projetos concluídos dentro de condições bastante satisfatórias de prazos e custos.
Em determinado momento da sua carreira, Roberto decidiu trabalhar em outra empresa, dessa vez na área de tecnologia. A grande maioria dos projetos que Roberto tinha agora a responsabilidade de gerenciar estava inserida em um contexto bastante diferente do seu trabalho anterior, sob alto grau de incertezas e complexidade. Sua responsabilidade era liderar projetos de criação de novos sistemas, aplicativos para celular, portais, sites, robôs de atendimento ao cliente baseados em inteligência artificial e automação de diferentes tipos de campanhas de marketing digital. Infelizmente, Roberto passou a sofrer
muito. Grande parte dos projetos não teve o mesmo sucesso: alguns não saíam do papel e outros atrasavam muito, sem o retorno sobre o investimento esperado, além daqueles com resultados insatisfatórios. Mas como? Roberto aplicou as boas práticas que dominava havia anos e mesmo assim teve problemas!

 
CAMARGO, Robson Alves D.; RIBAS, Thomaz. Gestão ágil de projetos.p.6-7. Editora Saraiva, 2019. 9788553131891. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131891/. Acesso em: 22 mai. 2022.

​Observando os dois cases é possível identificar características de uma gestão de projetos tradicional e características de gestão ágil.  Agora é sua vez, futuro gestor financeiro!! Momento de ação, de criar!

 
1-Primeiro convido você a definir brevemente a diferença entre gestão de projetos tradicional e características de gestão ágil.

 
2-Após realizar essa definção, sua missão como Gestor de Projetos, é fazer uma releitura dos dois cases apresentados  com a implantação de uma versão ágil, ou seja, criar, reescrever os dois  cases trazendo características da gestão ágil,  e a proposta de utilização de uma ferrementa de gestão ágil para mudar o resultado e trazer um final feliz e promissor para a história de Henrique e de Roberto.

 
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo na realização dessa atividade.
2. Para realizar a atividade, você deverá baixar o arquivo Mapa-Gestão de Projetos, disponível no Material da disciplina.

3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

4. Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. Apresente as referências das pesquisas realizadas, mesmo que do livro da disciplina.

MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS - 53/2022

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A gestão de projetos evoluiu de um conjunto de processos recomendável para uma metodologia tida como obrigatória para a sobrevivência da empresa. As empresas agora estão percebendo que todo o seu negócio, inclusive a maioria das atividades rotineiras, pode ser compreendido como uma série de projetos. Dito de forma simples, estamos gerenciando nosso negócio por meio de projetos.

 
A gestão de projetos hoje é vista tanto como um processo de gestão de projetos quanto como um processo de negócios. Portanto, espera-se que os gerentes de projetos tomem decisões de negócios, além de decisões de projeto. A necessidade de alcançar a excelência na gestão de projetos hoje é muito evidente em quase todos os negócios.

 
 
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas: Grupo A, 2020. 9788582605301. Disponível em:

ttps://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605301/. Acesso em: 30 mai. 2022, p.1.

 
PEDE-SE: Com base no exposto acima, redija um texto dissertativo abordando a importância da implementação de um gerenciamento de projeto Eficaz em uma empresa/organização que deseja agregar valor ao seu negócio.


​​​ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.


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MAPA - INTRODUÇÃO AO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO - 53/2022

 

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Olá, acadêmico(a)!

 A atividade proposta corresponde ao MAPA - Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio, num primeiro momento, enquanto gestor de segurança da informação e, em segundo momento, como gestor da empresa, tendo em vista o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e sua relação com o Direito do Consumidor, Civil e Penal.

 

Nessa perspectiva, a realização da atividade MAPA propõe:

1. Assistir a Aula Estudo de Caso.

2. Assistir o vídeo disponível em: https://youtu.be/S40opTPjEx4 (copie e cole esse link no seu navegador).

3. Leitura atenta do texto e análise do caso fictício apresentado.

4. Leitura do Material Extra proposto no ambiente da disciplina.

3. Analisar criticamente e com base nos fundamentos jurídicos discutidos no material da disciplina, materiais extras e nas aulas, relacionando a situação apresentada no caso aos crimes previstos no Código Penal e no Código Civil.

 

Vamos lá?

 

Texto: LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Como temos acompanhado nos últimos anos, novas legislações vêm surgindo com o intuito de proteger cada vez mais os dados dos cidadãos. Uma delas e que muito vem sendo mencionada nos meios digitais é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018), mais conhecida como LGPD. Ela foi aprovada em 2018 e entraria em vigor a partir de 14 de agosto de 2020. Contudo, houve um pedido de adiamento da vigência da lei para maio de 2021, mas a proposta foi rejeitada pelo Congresso, entrando a legislação em vigor em 18 de setembro de 2020. A lei representa um marco histórico na regulamentação sobre o tratamento de dados pessoais no Brasil, tanto em meios físicos quanto em plataformas digitais. Além de mudar a maneira como instituições privadas coletam, armazenam e disponibilizam informações de usuários, a LGPD é destinada às instituições públicas – portanto, deve ser seguida por União, estados, Distrito Federal e municípios.

Logo após a publicação da LGPD, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Recomendação 73/2020, que orientou os órgãos do Poder Judiciário a adotarem medidas para a adequação dos tribunais às disposições da legislação de proteção de dados. Desde então, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem realizado estudos, promovido discussões e implementado ações voltadas para o cumprimento da LGPD e a garantia de proteção dos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos cidadãos. Além disso, constantemente podemos ver cursos sendo divulgados com o objetivo de fazer assim a preparação de profissionais, gestores, empresas objetivando assim seguir o que a legislação está propondo para que os cidadãos se sintam cada vez mais protegidos no mundo digital.

Elaborado pela professora, 2022.

A partir dessa breve explicação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, leita atentamente o caso abaixo.

 

Caso Fictício: Você trabalha em uma empresa que precisou se adaptar à chamada "Era Digital". A empresa em questão havia começado há alguns anos vendendo apenas roupas femininas em um pequeno espaço localizado dentro da casa de sua proprietária Ana Alambraque. Vender roupas atuais, conceituais e que vestem o corpo da mulher brasileira de forma valorizada começou a se destacar, ganhando lugar em várias lojas no Brasil. No ano de 2018 começou com um processo de expansão do negócio, e Ana decidiu alcançar novos voos apresentando seus produtos às americanas, indo parar em lojas como Bloomingdale’s, JC Penney, Macy's e KMart. A partir daí, além dos espaços físicos, também criou uma plataforma digital, mostrando uma visão de negócios invejável para muitos. Com receio de que seu sistema de proteção de dados pudesse ser corrompido a qualquer momento e, assim correr o risco de ter que responder judicialmente pelo vazamento ou violação dos dados de seus clientes Ana decide, em janeiro de 2021 adequar sua empresa à LGPD, para isto, o primeiro passo foi a contratação de um Data Protection Officer (encarregado de dados) .

 

Agora é com você!

A partir do exposto, considerando o Caso Fictício e os seus conhecimentos sobre Direito Civil e Penal e a LGPD, faça o que se pede.

1) A fim de atender ao objetivo proposto no Caso Fictício, Ana contratou você como Data Protection Officer (encarregado de dados). Sabendo o que dispõe a LGPD sobre a proteção de dados dos usuários, apresente, a partir dessa relação de consumo, os dados necessários a serem coletados pela empresa e que não infringem a legislação. Lembre-se, você deve apresentar uma fundamentação legal para justificar a utilização dos dados escolhidos.

2) Para facilitar a compreensão e conscientização sobre a introdução da LGDP na empresa não só dos funcionários do departamento de tecnologia, mas de todos que trabalham na empresa, Ana solicita que você elabore um mapa mental (estrutura pronta no Formulário Padrão MAPA) abordando os princípios que devem ser observados para a aplicação da LGPD e quais dados devem ser tratados pela mesma.

 

3) Imagine a seguinte situação: você é cliente de Ana e no dia 06 de maio de 2022, você efetuou por meio da plataforma digital da empresa, a compra de um vestido no valor de R$ 2.500,00 para presentear sua mãe.

No mesmo dia, horas após realizar a compra você recebeu uma mensagem via WhatsApp, de uma pessoa desconhecida lhe avisando que seus dados, inclusive os dados do cartão utilizado na compra estavam disponíveis na plataforma da empresa. No mesmo instante, ao receber os prints de tela comprovando o vazamento dos seus dados, você tentou contatar a empresa, mas sem sucesso. A partir do exposto, o que você, enquanto consumidor (a) deve fazer para evitar que possíveis fraudes sejam cometidas com os seus dados e para que a empresa repare os danos que lhes foram causados?

Atenção! Para auxiliar sobre como deve ser feita a fundamentação legal da sua resposta, veja o vídeo disponível em: https://youtu.be/Lm9cWNXyKxU

 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize a leitura das unidades 2 e 5 do Livro da Disciplina. 

- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, para isto, copie e cole o link a seguir, em seu navegador: https://youtu.be/ntvnzPxlGgI

- Realize pesquisas complementares, inclusive, sobre a Lei Nº 13.709/2018, mas lembre-se de citar a fonte utilizada.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível para download na pasta Materiais

> Material da disciplina. 

- A atividade será aceita somente pelo Studeo e dentro do prazo estabelecido em Calendário. Atividades fora do prazo, NÃO serão aceitas! 

- Antes de finalizar sua atividade, confira no arquivo anexado se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar. 

- Diante de dúvidas, entre em contato com seu professor (a) mediador (a) pela ferramenta "Fale com

Mediador". 



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No dia 25 de maio deste ano foi aprovada a Lei nº 14.344 de 2022, que torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos e estabelece medidas protetivas específicas, para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar. A norma, publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União, foi batizada de Lei Henry Borel, em referência ao menino de quatro anos morto no ano passado, após espancamento no apartamento em que morava com a mãe e o padrasto, no Rio de Janeiro.

Ao se tornar hediondo, o crime passa a ser inafiançável e insuscetível de anistia, graça e indulto. Além disso, o condenado fica sujeito a regime inicial fechado, entre outras consequências. 

A Lei tem origem no PL 1.360/2021, aprovado em março pelo Senado. O texto altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para considerar o homicídio contra menor de 14 anos um tipo qualificado com pena de reclusão de 12 a 30 anos, aumentada de um terço à metade se a vítima é pessoa com deficiência ou tem doença que implique o aumento de sua vulnerabilidade.

O aumento será de até dois terços se o autor for ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título tiver autoridade sobre ela.

Já a prescrição de crimes de violência contra a criança e o adolescente começará a contar a partir do momento que a pessoa completar 18 anos, como ocorre atualmente para os crimes contra a dignidade sexual. A prescrição é o prazo ao fim do qual o Estado não pode mais, processar o suspeito.

Para penas de detenção relacionadas a crimes contra a honra, (calúnia, difamação e injúria, por exemplo), uma das emendas aprovadas incluiu, entre os casos de aumento de um terço da pena, os crimes cometidos contra criança e adolescente, exceto injúria, para a qual o código prevê reclusão.

 

Adaptado de < ttps://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/05/25/sancionada-lei-henry-borel-quetorna-homicidio-de-crianca-crime-hediondo>

A partir da mudança proporcionada pela legislação e que visa proteger cada vez mais as vítimas de violência, sejam elas mulheres, crianças, adolescentes e idosos, analise o caso abaixo:

Caco e Cacilda se conheceram na adolescência, quando ainda estavam no colégio. Sempre foram amigos, frequentavam os mesmos lugares, tinham o mesmo círculo de amizade, mas nunca pensaram em ter um compromisso afetivo. Com o passar dos anos, já graduados vieram a se reencontrar e assim começaram a se relacionar, namoraram por um longo período para se conhecerem melhor e terem certeza de que queriam enquanto casal. Passados 5 anos, já estavam casados. O sonho de formar uma família foi ficando cada vez mais forte e decidiram então que teriam filhos. Com isso vieram Leandro e Kelly, com 7 e 4 anos, respectivamente. Após os filhos e com o passar dos anos, o relacionamento entre o casal mudou e Caco começou a ficar violento com todos os membros da família. 

Com receio do que poderia acontecer e querendo proteger aos filhos e a si mesma, Cacilda decide assim tomar as medidas legais para evitar que seus filhos fiquem órfãos, vítimas de um feminicídio (mulheres que são mortas simplesmente por serem mulheres).

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