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1 de mar. de 2023

Problematização Quem está iniciando o próprio negócio precisa ter, no mínimo, um pouco de noção de gestão empresarial, ou seja, deve saber como fazer o planejamento de toda a sua empresa antes mesmo dela se materializar. Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing etc. Por isso, muitas empresas acabam não gerando melhores resultados justamente por falta de gestão empresarial, por falta de administração. Isso acaba sendo um problema recorrente, gerando empresas ineficientes e pode até mesmo levar ao encerramento das atividades. Portanto, traçar um futuro para a empresa é traçar um plano estratégico para o negócio.

MAPA - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2023 

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1ª QUESTÃO

Problematização

Quem está iniciando o próprio negócio precisa ter, no mínimo, um pouco de noção de gestão empresarial, ou seja, deve saber como fazer o planejamento de toda a sua empresa antes mesmo dela se materializar.

Gestão empresarial é uma estratégia de como conduzir os negócios para gerarem melhores resultados. Geralmente, ela funciona com ações que envolvem todos os processos da administração, desde setor financeiro, recursos humanos, marketing etc.

Por isso, muitas empresas acabam não gerando melhores resultados justamente por falta de gestão empresarial, por falta de administração. Isso acaba sendo um problema recorrente, gerando empresas ineficientes e pode até mesmo levar ao encerramento das atividades. Portanto, traçar um futuro para a empresa é traçar um plano estratégico para o negócio.

Significância

Esse cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial. A administração constituiu uma necessidade comum a várias profissões e você não pode deixar de ter essa competência, concorda?! Os seus conhecimentos prévios com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, auxiliará você na construção e no desenvolvimento de um plano estratégico. O plano estratégico traz com maior clareza o que faz a empresa e onde ela quer chegar e o que deve ser feito para chegar lá. Ah, lembrando, realizar ajustes será necessário, isso é administrar. Diante disso, o que a empresa faz e onde ela quer chegar ocorre por meio do plano estratégico, sendo necessário a empresa ter uma missão e visão de negócio, isso traz mais significado para o negócio e para a sua atuação como futuro profissional.

 

Experimentação

Que tal experimentar algumas boas práticas na elaboração de uma missão e visão de um negócio. Eles são a base para o plano estratégico e têm tudo a ver com a administração do negócio.

Essa experimentação será por vídeo, clique nos links, a seguir, ou copie e cole os links em seu navegador. Aproveite e aprenda:

Para a missão:

https://www.youtube.com/watch?v=MtDtncecW24

Para a visão:

https://www.youtube.com/watch?v=EP_XxGX1Ngs

Reflexão

Agora você está pronto para mais uma etapa nessa atividade MAPA, sendo necessário realizar uma reflexão. Sobre esses dois vídeos que você acabou de experimentar, reflita o que é importante na elaboração de uma missão e visão para um negócio, caso deseje, anote suas ideias, pois será importante para a etapa de ação de sua atividade MAPA.

Conceitualização

Você se recorda que aprendemos alguns conceitos sobre a visão geral da Administração, certo? Uh, vamos ver juntos então, oh, em nosso livro didático de Conceitos da Administração e Ética Empresarial temos um conceito sobre o plano estratégico:

“O plano estratégico abrange toda a organização, definindo sua relação com o ambiente e nele são estabelecidos a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos e outros objetivos”. (MAXIMIANO, 2004, apud STRUETT; ALBUQUERQUE, 2014, p. 27).

Ação

Chegou o momento mais esperado em sua atividade MAPA, aquele em que você colocará a mão na massa e partir para a Ação.

E para uma melhor experimentação e vivência dessa atividade MAPA e, assim, você possa desenvolver novas competências em nossa disciplina de Conceitos da Administração e Ética Empresarial quero trazer até você um caso hipotético, vamos lá.

Imagine que você acaba de ser contratado pela loja Vestir Bem Ltda, essa é uma loja tradicional e regional de roupas masculinas e femininas. Em sua área de atuação, ela é bem-conceituada por seus clientes.

Todo o crescimento desta loja ocorreu de forma muito natural, por ser uma das primeiras lojas de roupas de sua cidade, a empresa não tinha nenhum tipo de estratégia e a administração do negócio acabou impedido um crescimento maior, pois tudo é feito na boa vontade do diretor. O diretor da empresa tem percebido que o mercado de moda está bem aquecido, gerando espaço para sua empresa e até mesmo para outros concorrentes.

Sendo assim, o diretor deseja expandir o seu negócio, ao instalar outras lojas em outras regiões e precisa ter administração e estratégia para esse planejamento. Por isso, houve a necessidade da sua contratação hipotética, com foco em elaborar um plano estratégico para a loja Vestir Bem Ltda e assim melhorar sua administração.

Na elaboração do plano estratégico para a loja Vestir Bem Ltda, você deverá utilizar um modelo oferecido em nosso livro didático, segue o modelo.




ENTREGA

A sua entrega na atividade MAPA (entrega hipotética para o diretor da loja Vestir Bem Ltda.) é justamente cada uma das etapas propostas no modelo apresentado na Figura. O seu desafio será entregar respostas às questões das seis etapas descritas a seguir.

Etapa 1 – Missão e Visão

Aqui você deverá elaborar, com suas palavras, uma missão e visão para o negócio da Vestir Bem Ltda, lembre-se de utilizar as boas práticas aprendidas na experimentação e reflexão dessa atividade.

Etapa 2 – Análise Interna

Nesta etapa, você deverá interpretar o caso hipotético e pontuar no mínimo duas forças e duas fraquezas para a análise interna do negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 3 – Análise Externa

Nesta etapa, você deverá interpretar o caso hipotético e pontuar no mínimo duas oportunidades e duas ameaças para a análise externa do negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 4 – Objetivos ou Metas Estratégicas

Nesta etapa, você deverá elaborar, com suas palavras, no mínimo quatro objetivos ou metas estratégicas para o negócio da Vestir Bem Ltda.

Etapa 5 – Implementação

Com a etapa 4 concluída, você deverá propor na etapa 5 para a diretoria da Vestir Bem Ltda. como será implementado e alcançado os objetivos ou metas estratégicas elencados na etapa 4. Faça o relato sobre como irá ocorrer a implementação, poderá ser feito um relato para cada objetivo/meta ou um relato geral que satisfaça todos os objetivos e metas. Descreva com suas palavras, usando no mínimo 5 linhas no total.

Etapa 6 – Feedback ou Controle

Nesta última etapa, você deverá descrever quais serão os feedbacks ou controles necessários para saber se os objetivos/metas para o negócio da Vestir Bem Ltda estão sendo atingidos, lembre-se de colocar algo que seja possível mensurar, para essa etapa é necessário no mínimo quatro itens de feedback ou controle.

MAPA - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2023


"Você sabe o que é RH estratégico? A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer empresa. Contudo, muitas delas ainda não compreenderam o potencial de ganhos que o setor tem a promover quando o RH se envolve nas questões mais estratégicas do negócio. ORHestratégico. trata-se de um formato de atuação da gestão de pessoas que se baseia em análise de dados sobre os colaboradores e auxilia na tomada de decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio. Ainda, é uma prática que requer que a área participe das decisões estratégicas da empresa e que tenha acesso e liberdade para usar de tecnologia e metodologias modernas para gerar valor à organização.

ATIVIDADE 1 - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023

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"Você sabe o que é RH estratégico? A gestão de pessoas é um dos pilares mais importantes em qualquer empresa. Contudo, muitas delas ainda não compreenderam o potencial de ganhos que o setor tem a promover quando o RH se envolve nas questões mais estratégicas do negócio. ORHestratégico.

trata-se de um formato de atuação da gestão de pessoas que se baseia em análise de dados sobre os colaboradores e auxilia na tomada de decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio. Ainda, é uma prática que requer que a área participe das decisões estratégicas da empresa e que tenha acesso e liberdade para usar de tecnologia e metodologias modernas para gerar valor à organização.

Um RH estratégico extrapola as questões burocráticas e as ações reativas de um RH comum e proporciona benefícios não apenas para os colaboradores, como também para a empresa como um todo.

Outra característica marcante do RH estratégico é a sua proatividade e capacidade de transformação dos talentos. A gestão de pessoas já sabe quais são os rumos que a empresa decidiu tomar, logo, pode agir de forma antecipada".

A adaptação ao ritmo do mercado de trabalho, estar atento às mudanças, atuar junto aos objetivos da organização alinhado com o desenvolvimento dos colaboradores são algumas características que devem estar presentes no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional de Recursos Humanos. Para estar alinhado a essas características, é recomendado para esse profissional a constante atualização, seja por cursos, especializações, literaturas etc. Lembrando que os gestores de sucesso dos novos tempos são aqueles que priorizam as pessoas em vez dos processos e aceitam as suas equipes como aliadas, estimulando a contribuição e aprimorando o engajamento contínuo em prol dos objetivos da empresa.

Caro(a) estudante, diante desse contexto, responda com suas palavras:

a) Quais são as responsabilidades do RH estratégico?

b) Quais são as competências do profissional de Recursos Humanos com uma visão estratégica?


"Os impactos do sucesso de um negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso, elas devem estar bem estruturadas e planejadas." Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto. Momento 1: O negócio: A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício), que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas e 350 funcionários.

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1ª QUESTÃO

"Os impactos do sucesso de um negócio, está relacionado com as atividades da Gestão de Pessoas, por isso, elas devem estar bem estruturadas e planejadas."

Caro estudante, iniciaremos a Atividade MAPA da disciplina de Planejamento de Recursos Humanos com um case fictício, dividido em três momentos, para facilitar a sua compreensão e análise do texto.

Momento 1: O negócio:

A Rede de Farmácias SOLMAIS (nome fictício), que está há 7 anos no mercado, possui unidades nas Capitais e cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atualmente são 65 lojas e 350 funcionários.

A Rede de Farmácias SOLMAIS tem como missão: “Oportunizar saúde e qualidade de vida, garantindo o crescimento e a perpetuidade do negócio”. Como Visão, a empresa intenciona, “Ser reconhecida por nossa capacidade de servir, crescer e compartilhar, valorizando as pessoas e promovendo a saúde de forma sustentável”.

Diante disso, o Presidente da Rede de Farmácias SOLMAIS, instalou em 2016, uma unidade administrativa, para organizar e promover o desenvolvimento de sua empresa.

Todas as decisões tomadas na empresa, são realizadas pelos gestores de cada departamento junto ao proprietário que ocupa a cadeira da Presidência, sendo: Recursos Humanos, Controladoria, Contabilidade, Financeiro, Departamento Pessoal, Supervisor de lojas, Marketing, Comercial, Processos, Jurídico, Gestão de Projetos e Processos, entre outros departamentos essenciais para a gestão do negócio, entretanto o levantamento de dados para análises, são realizados por planilhas em Excel, o único software mais preciso e utilizado pela organizacional, está relacionado com a parte comercial.

Está no planejamento do negócio da empresa a expansão do número de filiais, para as demais cidades das capitais onde atuam, com objetivo de chegar até 120 lojas até o primeiro semestre de 2024.

Momento 2: Cenário atual da organização:

A unidade administrativa da Rede de Farmácias SOLMAIS está enfrentando desafios muito comuns encontrados nas empresas, a triagem dos currículos, que demandava muito tempo da equipe de Recursos Humanos (RH). Outro desafio enfrentado pela organização foi a constatação pela gestão de RH no aumento no índice de turnover de 45% em todas as lojas no período de 2018 à 2022, foi um aumento significativo, em todas as funções das lojas, como caixa, atendentes, farmacêuticos e gerentes e dentre as principais queixas relacionadas estão:

16 % - Falta de motivação.

18 % - Sem perspectivas de crescimento.

19 % - Insatisfação com o trabalho em equipe.

17 % - Insatisfação com o relacionamento interpessoal.

15 % - Não há um bom relacionamento entre gerentes e equipes.

15 % - Insegurança devido à falta de comunicação e conhecimento sobre os processos organizacionais.

Com o índice de turnover elevado, o processo de recrutamento e seleção acaba sendo prolongado e, consequentemente, as atividades dos subsistemas de RH ficam em 2º plano, como mostra os resultados mais relevantes apresentados nas entrevistas de desligamento.

Em busca de superar as dificuldades atuais, e alinhar os objetivos organizacionais ao desenvolvimento de pessoas, a organização procurou por ajuda especializada, e contratou os serviços de Consultoria de RH e Negócios, do qual VOCÊ, aluno, é o responsável, e cujos benefícios incluem maior engajamento e performance da equipe, contratações mais efetivas e melhor controle sobre os processos internos, além de atender as demais demandas na área de Gestão de Pessoas.

Conforme o levantamento e análise dos objetivos organizacionais realizados pela sua empresa de consultoria, foi constatado que as principais atividades de Recrutamento e Seleção eram realizadas da seguinte forma:

Análise de currículos: a empresa não possuía um banco de dados, então os currículos eram entregues pessoalmente pelos candidatos nas lojas que, por sua vez, encaminhavam por malotes para a unidade administrativa. O setor de RH também recebia os currículos via e-mail, não havia estrutura para realizar o recrutamento interno e a divulgação das vagas realizadas apenas em classificados nos jornais.

Seleção: após a triagem dos currículos, a seleção de pessoal é realizada apenas por meio de entrevista com o gestor da área contratante, estes gestores também não possuem habilidades para realizar esta tarefa, também não há um modelo a ser seguido.

Treinamento e Capacitação: a empresa não investe na aprendizagem de seus colaboradores, cada loja tem liberdade para realizar ou não a integração, treinamentos operacionais entre outros, sendo assim, colaboradores novos aprendem, na maioria das vezes, sem acompanhamento, logo isso acaba desmotivando as pessoas e gerando um relacionamento interpessoal insatisfatório, levando aos pedidos de demissões.

Outras falhas também foram encontradas, como: plano de carreiras, gestão do desempenho, alinhamento de informações, falta de comunicação, mau atendimento etc.

Momento 3: Seu desafio como profissional de RH:

Diante das informações coletadas por sua empresa de Consultoria em RH e Negócios, agora você precisa apresentar um Planejamento de Recursos Humanos a ser implantado no primeiro semestre de 2023, com a proposta de uma reestruturação das atividades-chave da área de RH. Este planejamento será apresentado para validação do Presidente da SOLMAIS, junto a área de Recursos Humanos. Em sua apresentação deverá conter as seguintes etapas:

1) Diagnóstico interno do negócio da Rede de Farmácia SOLMAIS, identificando dois pontos fortes e fracos;

2) Elaboração de um plano de metas e objetivos considerando os objetivos do RH e os dados levantados no diagnóstico. (Apresente no mínimo 5 itens);

3) Elaboração de um plano de ação contendo o conjunto de áreas e ações de RH a serem realizadas, para que os objetivos do plano de metas sejam plenamente alcançados. (Apresente no mínimo 5 ações);

4) Como Profissional de RH, apresente suas considerações finais, ressaltando a importância sobre a elaboração do Planejamento de RH da SOLMAIS.


Podemos afirmar que a defesa ao consumidor, não apenas no Brasil, mas em todos os países que olham para este direito, é indiscutivelmente um princípio, cujo objeto é o amplo respaldo ao consumidor que por muitas vezes é a pessoa mais vulnerável na relação. Contudo, apenas esta informação isolada, não traz justa definição ao que de fato é a defesa ao consumidor, pois ao trazer obrigações aos fornecedores, também está pensando em formas deste se respaldar nas suas respectivas prestações de serviços e ofertas de produtos.

ATIVIDADE 1 - GCOM - DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL - 512023

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Podemos afirmar que a defesa ao consumidor, não apenas no Brasil, mas em todos os países que olham para este direito, é indiscutivelmente um princípio, cujo objeto é o amplo respaldo ao consumidor que por muitas vezes é a pessoa mais vulnerável na relação. Contudo, apenas esta informação isolada, não traz justa definição ao que de fato é a defesa ao consumidor, pois ao trazer obrigações aos fornecedores, também está pensando em formas deste se respaldar nas suas respectivas prestações de serviços e ofertas de produtos.

 Com isso em pauta, vejamos o seguinte caso. Você se tornou responsável pela empresa ESPANHA, cuja finalidade é a venda de produtos diversos. A diretoria lhe concedeu autonomia para fazer a gestão da forma que entender necessário e correto, mas pensando em reformular o atendimento, com foco principal no consumidor, o que antes não era feito. Assim, em um momento do seu dia de trabalho chega até você uma situação envolvendo um consumidor que ao comprar um produto descobriu no caixa de pagamento que este tinha 02 preços distintos, um no valor de R$ 527,00 (quinhentos e vinte e sete reais) que era o correto, e outro no valor de R$ 417,00 (quatrocentos e dezessete reais) que estava na etiqueta. Você foi procurado para solucionar este impasse.

 Com base no exposto acima, assista ao estudo de caso da disciplina e responda as questões a seguir:

 a. Como solucionar o problema apresentado pelo Consumidor? Ele deverá pagar o valor correto (maior valor) ou o menor valor (que irá gerar prejuízo para a empresa)? Justifique sua resposta.

 b. No caso apresentado, houve a infringência de algum princípio do Código de Defesa do Consumidor? Se sim, aponte-o fazendo uma breve explicação.

​Orientações para a realização desta Atividade:

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.

- Lembre-se, é uma atividade discursiva, portanto deverá redigir um texto argumentativo e fundamentado nos conceitos aprendidos.

- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.

- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.

- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.

- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

 

Bom trabalho!


O Código de Defesa ao Consumidor é uma norma de ordem pública e interesse social que se originou de modo especial e diferente de outras leis vigentes no País, isso em razão do comando existente no Ato das Disposições Constitucionais que determinou sua promulgação. Podemos afirmar que o Código de Defesa do Consumidor foi organizado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações nas quais este sujeito se envolve quando busca adquirir produtos ou serviços no mercado.

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O Código de Defesa ao Consumidor é uma norma de ordem pública e interesse social que se originou de modo especial e diferente de outras leis vigentes no País, isso em razão do comando existente no Ato das Disposições Constitucionais que determinou sua promulgação.

 Podemos afirmar que o Código de Defesa do Consumidor foi organizado para viabilizar a proteção do consumidor sob as mais variadas perspectivas e situações nas quais este sujeito se envolve quando busca adquirir produtos ou serviços no mercado.

 Assim, é certo dizer que o Código em questão foi organizado na forma de um instrumento dividido em basicamente duas partes, sendo a primeira a parte geral, na qual constam disposições de regras e princípios gerais (do artigo 1º ao 7º) e regras específicas sobre os mais variados instrumentos e institutos de proteção ao consumidor, sendo certo que na primeira parte, especialmente no artigo 2º, é que temos a definição de quem é consumidor.

 Vejamos o seguinte caso. A fabricante “TENTA” de veículos automotores lança um novo produto (carro TESIN), que além de prometer maior segurança, traz um novo designer e componentes bastante atrativos ao publico geral. Marcos, ao observar a publicidade desse produto, conversou com sua mãe e decidiram comprá-lo. O principal motivo que embasou a decisão deles em comprar esse novo veículo foi o item de segurança, posto que ambos pegam estrada até outra cidade para trabalhar. A compra foi realizada em nome de Marcos, devidamente faturado e o produto foi pago. Após poucos dias de uso, tanto Marcos quanto sua mãe Sarah, ao avistarem que o semáforo estava fechando passou a reduzir a velocidade do veículo, quando foram surpreendidos por uma forte batida em sua traseira que fez com que fossem arremessados contra o painel de seu veículo. No momento da batida, Marcos e Sarah foram arremessados contra o painel, pois o dispositivo que trava o cinto de segurança do veículo (no momento do impacto) não funcionou. Do acidente resultou lesões graves em Marcos e Sarah, além dos prejuízos materiais em seu veículo. Passados 04 meses e com a alta hospitalar, Marcos levou o veículo para conserto na autorizada da Fabricante e aproveitou para indagar ao funcionário que a trava não cumpriu com sua função, fazendo com que ele e sua mãe batessem com maior força - sendo informado naquele momento que a referida peça não foi colocada adequadamente quando o veículo foi montado, sendo necessário até mesmo a realização de um recall por parte da Fabricante. Marcos ficou indignado com a situação, pois seus ferimentos e de sua mãe poderiam ter sido evitados caso o produto não tivesse esta falha e decide recorrer à Justiça para ter seus direitos garantidos.

 

Diante deste cenário, responda as seguintes questões:

 a- Marcos irá ingressar com Ação Judicial contra a Fabricante, contudo passaram-se 04 meses até a tomada de decisão. Ele ainda pode recorrer a Justiça? Se sim, qual seria o prazo máximo? Aponte o artigo previsto no CDC para justificar sua resposta.

b- No caso apresentado, estamos diante de uma responsabilidade pelo fato do produto ou responsabilidade pela qualidade do produto? Aponte também qual é o tipo de responsabilidade legal da Fabricante com o caso apresentado. Explique e justifique sua resposta com o apontamento do artigo legal previsto no CDC.

 c- Sabendo que a compra foi realizada por Marcos, sua mãe Sarah também é consumidora? Ela poderá ingressar com ação judicial? Justifique sua resposta apontando o artigo legal previsto no CDC.

​​​​​Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresentam-se mais detalhes:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina

- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo

- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!


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