MAPA
- GCOM - PESQUISA DE MARKETING – 532023
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Olá,
estudantes! Prontos(as) para elaboração do MAPA? Vamos lá!
Quando se pensa em um novo negócio, a abertura de uma empresa ou a introdução
de um novo produto, ou serviço no mercado, deve-se coletar e analisar
informações sobre consumidores e concorrentes. Certo? Certíssimo!
Uma vez com essas informações em mãos, é possível focar nas estratégias mais
adequadas para lançar mão de sua ideia no mercado. Além disso, a análise dos
dados coletados ajudará a garantir que o produto ou serviço estejam realmente
prontos para serem lançados no mercado. A pesquisa também pode ser utilizada
para orientar mudanças em produtos – e/ou serviços – ou em campanhas de marketing.
Dessa maneira, a pesquisa de mercado limita tanto o risco inerente à introdução
de novos produtos/serviços quanto mudanças nos mercados.
As inovações tecnológicas, por meio das possibilidades de interação na
Internet, contribuíram imensamente para a execução de pesquisas de mercado, e
ampliaram o leque para os pesquisadores. Muitos softwares vêm facilitando a
coleta, tabulação e análise de dados, reduzindo tempo e custos da realização de
pesquisas qualitativas.
A pesquisa de mercado realizada de forma virtual pode, portanto, auxiliar em
muito as práticas de gestão. Ela pode gerar uma série de vantagens que
auxiliarão o gestor e a gestora na tomada de decisões, na redução de erros e
custos, e sobretudo, permitir que se tenha um melhor conhecimento de seu
público.
A pesquisa de mercado se tornou um poderoso recurso que proporciona às empresas
uma visão clara do mercado em que atuam, seus clientes e concorrentes,
permitindo a tomada de decisões estratégicas fundamentadas e o desenvolvimento
de estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso empresarial.
Como gestores ou gestoras, é importante fazer uso da pesquisa de mercado, para
buscar informações para alcançar vantagens competitivas.
Pensando no mercado brasileiro de bebidas, entre as várias novidades que o
revolucionaram, podemos destacar o refrigerante orgânico. Produzido a partir de
“ingredientes de verdade”, apresenta melhor valor nutricional. Assim, o
refrigerante orgânico pode ser uma opção para substituir o tradicional.
O refrigerante orgânico é uma bebida gaseificada com sabores e cores muito
semelhantes ao refrigerante tradicional. No entanto, é produzido a partir de
ingredientes 100% orgânicos, o que garante maior qualidade ao consumidor.
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considera-se
produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele
obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo
extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
Além da característica orgânica de seus ingredientes, esse tipo de bebida só
utiliza ingredientes naturais. Entre eles derivados de frutas ou extratos de
origem vegetal, por exemplo. Assim, nenhum aditivo artificial é encontrado em
sua lista de ingredientes. Ele é livre de ingredientes transgênicos e de
conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.
Fonte: https://blog.livup.com.br/refrigerante-organico-como-sao-feitos-e-onde-encontrar.
Acesso em: 24 jun. 2023.
Você assumiu a posição de Gestor ou Gestora de uma fábrica de refrigerantes
orgânicos, e em virtude de você estar assumindo este cargo sem nenhum histórico
de pesquisa de mercado, pois a antiga gestão não realizou esse processo, foi
sugerido elaborar uma lista das vantagens de se realizar uma pesquisa de mercado,
elucidando a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento e
manutenção de qualquer tipo de negócio.
Para tanto, cabe a você:
1) Elaborar um texto argumentativo, ou seja, um texto que defenda uma ideia,
sobre a importância da pesquisa de mercado para o desenvolvimento estratégico
da fábrica de refrigerantes orgânicos. Tome como base, nosso livro da
disciplina, bem como você pode realizar pesquisas na internet. Não se esqueça
de referenciar os autores e autoras que usar.
2) Agora, você deve elaborar o planejamento para a realização de 2 (duas)
pesquisas de mercado (qualitativas) a serem feitas de forma remota, isto é,
on-line. Você deve escolher e explicar como será a realização da pesquisa
(exemplo: grupos de focais por videoconferência); e qual o seu objetivo
(exemplo: descobrir quais tipos de refrigerantes, de quais sabores, o
consumidor prefere consumir).
Importante: elabore seu texto com no mínimo 10 e no máximo 40
linhas.
Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo do MAPA, disponibilizado em sua Sala do Café, no
Studeo.
- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA
(formato Word). O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina,
no ícone Materiais >> Material da Disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da
Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Dúvidas?
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