MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – 532023
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Olá,
pessoal! Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de
Comportamento do Consumidor.
Agora
é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na
teoria. Isso mesmo, você aprenderá um pouco mais sobre como o consumidor se
comporta no mercado.
Então, vamos lá?
Atividade: Teoria Racional no Comportamento do Consumidor.
Ao
comprar um produto e/ou serviço no mercado, os consumidores realizam um
processo de análise do que será comprado, do seu preço, e dos benefícios
que receberá com sua aquisição. É possível observar esse comportamento do
consumidor ao analisarmos o conteúdo publicado pelo site Rock Content que
o consumidor está cada vez mais analítico e racional em suas compras.
Realizando suas aquisições em impulsividade, e com base em pesquisas que
auxiliem em suas decisões. Além disso, o acesso a internet vem ajudando nessa
mudança de comportamento. E, você pode conhecer um pouco mais sobre esse
assunto acessando o link:
https://rockcontent.com/br/blog/era-consumidor-ultrarracional.
Para
ficar um pouco mais prático: as compras realizadas em supermercados vêm
sendo um exemplo de compras mais racionais realizadas pelos consumidores.
Fonte: https://www.pexels.com. Acesso em: 18 jul. 2023.
O site "Mercado e Consumo" apresenta informações sobre esse
comportamento mais racional dos consumidores em suas compras no supermercado.
Devido a fatores econômicos, houve uma queda, nos três primeiros meses do ano
de 1013, no ticket médio de consumo levando à compra de menos itens. Os
supermercados enfrentaram uma redução de 3,2 unidades de produtos colocadas nos
carrinhos e compradas pelos consumidores, o que representou uma redução de
19,5%.
Mais informações sobre esse comportamento racional do consumidor em suas
compras você pode ter pelo link:
https://mercadoeconsumo.com.br/31/05/2023/economia/consumidor-compra-menos-itens-no-supermercado-no-primeiro-trimestre.
Agora
que você já entendeu que o consumidor pode agir de maneira racional em suas
compras, vamos dar início a atividade MAPA. Vamos começar?
1)
Vamos começar entendendo a Teoria Racional do Comportamento do Consumidor.
Elabore um texto, entre 3 e 10 linhas explicando essa teoria, e como ela atua
nas escolhas de compra e consumo dos consumidores.
2) Agora que você já compreendeu o conceito da Teoria Racional, vamos entender
como ela funciona na prática. Primeiramente, escolha um produto e/ou serviço
que será usado como base e exemplo para a realização prática da atividade.
Nesse primeiro momento apresente o produto, segmento e seu público, preenchendo
a tabela a seguir:
Produto/serviço |
(Apresente aqui o
produto ou serviço escolhido com suas características, preço, funções e local
de venda). |
Segmento |
(Determine e
explique a qual segmento de mercado pertence o produto ou serviço escolhido). |
Público-alvo |
(Defina o perfil
do público-alvo do produto ou serviço apresentando sua idade, renda, gênero,
perfil e hábito de consumo). |
3) Para
realizar a atividade prática, você deve utilizar os estágios da tomada de
decisão do consumidor, apresentados na Unidade 2, página 50, do livro da
disciplina. Assim, preencha a tabela a seguir, apresentando na prática, como
ocorre o comportamento do consumidor que está adquirindo o produto e/ou serviço
escolhido para a atividade em cada um dos Estágios da Tomada de Decisão do
Consumidor.
Reconhecimento da
Necessidade |
(Defina, na
prática, como o consumidor reconhece a necessidade de adquirir determinado
produto ou serviço). |
Busca de
Informações. |
(Defina, na
prática, como o consumidor busca diversas informações sobre determinado
produto). |
Avaliação das
Alternativas. |
(Defina, na
prática, como o consumidor avalia as demais alternativas que podem influenciar
na escolha do produto (marca, fornecedor etc.)). |
Escolha do
produto/serviço. |
(Defina, na
prática, como o consumidor chega ao resultado do produto que melhor atende as
suas expectativas). |
Resultados. |
(Defina, na
prática, como o consumidor efetua a compra do produto que melhor atende as
suas necessidades). |
4)
Para finalizar a atividade Mapa, é preciso entender que, dentro da Teoria
Racional, as escolhas dos consumidores são realizadas com base em 2 (dois)
itens, sendo esses: (1) as preferências do consumidor e (2) o orçamento. Assim,
elabore um texto, entre 5 e 10 linhas, explicando de que maneira o
consumidor analisa esses dois itens citados anteriormente em suas compras.
Caso necessário, use o exemplo do produto ou serviço para auxiliar em sua
explicação.
Atenção:
– Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros
acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas.
– As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas
conforme normas da ABNT.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, que está disponível
para download no Material da Disciplina.
– Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo
antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo
após a finalização.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo
não serão aceitas.
– Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações,
referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem
negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto.
– Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique
no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após
"Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou
realizar qualquer modificação no arquivo enviado). Verifique o arquivo antes de
finalizar.
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
Bons estudos!
Entre em contato com a nossa equipe que vamos
assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Whats(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário