MAPA - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
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Olá,
estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos
aprendidos na disciplina Administração Financeira, realizando a atividade MAPA!
Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:
Primeira
etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
Segunda
etapa: Considere a situação problema da atividade.
Terceira
etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do
Texto de apoio:
Fundada
em 1972, em Santo André (SP), por Guilherme Paulus, a CVC começou como uma
pequena agência de turismo com foco na classe média. Em 2001, começou a
comercializar serviços por meio do seu website próprio.
Em
2009, a empresa recebeu um aporte de R$ 705 milhões pela venda de 63% do
capital da empresa para a Carlyle, empresa de private equity. Foi um momento
importante de profissionalização da empresa. Isto pode ser representado pela
forte expansão de lojas exclusivas, considerando lojas próprias e franqueadas,
com presença em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2014,
a empresa abre seu capital levantando R$ 540 milhões (dando saída ao Carlyle).
Após esse movimento, iniciou-se um processo orgânico e inorgânico de forte
crescimento. Um plano de abertura de 100 lojas por ano.
A
empresa está listada no Segmento Novo Mercado da B3, que sugere as melhores
práticas de governança corporativa. A empresa possui um controle acionário
estilo True Corporation, ou seja, 100% em free float. Isso tende a ser algo
positivo dado que não há conflito com grupos controladores (por exemplo,
famílias). O lado negativo é que algumas vezes fica a impressão de que é “uma
empresa sem dono”. Isso dificulta algumas vezes na tomada de decisão
estratégica da empresa. O conselho de administração possui 7 membros, sendo 5
deles independentes. Um mix adequado, dado que conselheiros independentes
tendem a possuir menos vieses na sua atuação.
O
setor de turismo está intimamente ligado ao setor de consumo, tendo seus
resultados atrelados a crises econômicas locais. Em outras palavras, economia
indo bem, o setor tende a ir bem. Economia indo mal, setor vai mal. É um setor
cíclico. Comparando com outros países, o Brasil teria espaço para explorar mais
seu turismo se melhorasse condições de infraestrutura e segurança.
O
Brasil está na posição 27 no índice de competitividade do turismo calculado
pelo WTT (World Travel and Tourism). Se o Brasil atingisse a média da renda do
setor de Turismo sobre o PIB dos 12 maiores PIBs do mundo (11%), criaria
aproximadamente US$ 54 Bi de riqueza. Há potencial a ser explorado sob uma
perspectiva de eficiência, porém estamos próximo dos 9% há um bom tempo.
Apesar de estagnado em proporção do PIB,
existe um driver importante que está retomando passado a crise econômica do
Brasil: PAX (pessoa efetivamente transportada por quilômetro). Este indicador
mostra a movimentação efetiva de pessoas em voos divididos por quilômetro
rodado. Isto é, quanto maior o indicador, maior a movimentação de passageiros
em viagens. Um ponto importante é verificar a proporção baixa do PAX
internacional, parte explicado por poucas pessoas terem condições de realizar
uma viagem internacional. É justamente este cliente, o cliente que faz a
primeira viagem da sua vida, que a CVC busca atender. Normalmente é um cliente
de baixa/média renda que não possui fluência em outro idioma e precisa da
assistência de uma agência de turismo. Aparentemente, o ano de 2016 foi o vale
da década. Resta saber os impactos do Coronavírus neste número.
O
mercado de operadoras de turismo no Brasil é altamente pulverizado. Estima-se
que 90% do mercado brasileiro é operado por aproximadamente 91 associadas da
BRAZTOA (Associação Brasileira de Turismo). Estima-se que a CVC detém 25% deste
Market Share (participação no mercado), sendo a maior operadora de turismo no
Brasil e na América Latina. A CVC possui uma competição direta com pequenas
operadoras de turismo e com autônomos (não exclusivos a nenhuma bandeira).
Porém, talvez mais importante, a CVC concorre com empresas que também são seus
fornecedores (exemplo: companhias aéreas). O conflito de interesses resultante
dessa relação, ter um concorrente como fornecedor, pode afetar negativamente o
negócio. Por outro lado, a escala que a CVC possui ajuda a mitigar este risco,
dado que seu volume de negociação permite ter poder de barganha.
Fonte:
https://escoladoinvestidor.com/wp-content/uploads/2020/04/CVC-Escola-do-Investidor.pdf.
Acesso em: 29 jun. 2023.
SEGUNDA
ETAPA: Leia a situação problema da atividade:
A
empresa CVC está passando por uma reestruturação orçamentária e, para isso,
solicitou ao departamento financeiro uma análise detalhada, para apoio na
tomada de decisão da diretoria administrativa.
Dados
financeiros da empresa CVC (em milhões de reais):
Ano 1:
Receita
líquida: 10.000
Lucro
bruto: 3.500
Lucro
operacional: 1.800
Lucro
líquido: 1.200
Ativo
total: 15.000
Ativo
circulante: 8.000
Passivo
total: 8.000
Passivo
circulante: 4.000
Patrimônio
líquido: 7.000
Ano 2:
Receita
líquida: 9.500
Lucro
bruto: 3.200
Lucro
operacional: 1.500
Lucro
líquido: 1.000
Ativo
total: 16.500
Ativo
circulante: 9.500
Passivo
total: 9.500
Passivo
circulante: 5.000
Patrimônio
líquido: 7.000
Ano 3:
Receita
líquida: 11.000
Lucro
bruto: 4.000
Lucro
operacional: 2.000
Lucro
líquido: 1.500
Ativo
total: 17.500
Ativo
circulante: 10.000
Passivo
total: 9.000
Passivo
circulante: 5.500
Patrimônio
líquido: 8.500
TERCEIRA ETAPA: Realização e
envio da atividade:
Caro,
estudante!
Supondo
que você é o gerente financeiro da empresa CVC, com base no texto de apoio e
nos dados financeiros disponíveis na Segunda Etapa, realize a análise
solicitada e apresente ao conselho de administração os principais indicadores
de desempenho e a situação financeira da empresa nos últimos três anos.
Explique
o conceito de cada um dos indicadores:
-
Liquidez Corrente.
-
Endividamento Geral.
-
Rentabilidade (margem bruta, margem operacional e margem líquida).
Considerando
o ativo total, ativo circulante, passivo total, passivo circulante e patrimônio
líquido, para cada um dos 3 anos, calcule os indicadores:
-
Liquidez Corrente.
-
Endividamento Geral.
-
Rentabilidade (margem bruta, margem operacional e margem líquida).
Com base nos indicadores
calculados e no texto de apoio, faça um breve relatório para o conselho de
administração explicando se a empresa melhorou seus indicadores ao longo dos
anos. Identifique desafios e oportunidades para a CVC e sugira estratégias que
poderiam ser adotadas pelo conselho de administração para melhorar o desempenho
financeiro da empresa.
Orientações para realização da
Atividade MAPA:
* Realize uma Leitura da
Unidade 2 do livro da disciplina.
* Assista ao vídeo explicativo
da atividade MAPA, postado na pasta Material da disciplina.
* Utilize o Formulário Padrão
da Atividade MAPA, disponível na pasta Material da Disciplina.
* A atividade será aceita
somente pelo Studeo e dentro do prazo estipulado no questionário. Atividades
fora do prazo NÃO serão aceitas!
* Antes de finalizar sua
atividade MAPA, confira em seu arquivo anexado se sua resposta está completa,
pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar.
* Diante de dúvidas, entre em
contato com o seu professor mediador pela ferramenta "Fale com
Mediador".
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