MAPA - REDES - SISTEMAS ELETRÔNICOS - 54_2024
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E-MAIL: Mvf5system@gmail.comOlá, estudante. Esse é o MAPA de Sistemas Eletrônicos. Antes
de enunciar a atividade, falaremos um pouco das tecnologias de
microcontroladores de 8 e 32 bits.
Existem várias diferenças entre microcontroladores de 8 bits
e 32 bits, incluindo: velocidade, memória, barramento de dados, tamanho,
complexidade e adequação. Leia atentamente a algumas considerações acerca
dessas diferenças:
Com relação à velocidade, os microcontroladores de 32 bits
são geralmente mais rápidos do que os de 8 bits. Um microcontrolador típico de
8 bits roda a 8 MHz, enquanto um microcontrolador de 32 bits pode rodar a
centenas de MHz.
Quanto à memória, os microcontroladores de 32 bits
geralmente têm mais memória do que os de 8 bits; já no que tange ao barramento
de dados, os microcontroladores de 32 bits têm um barramento de dados mais
amplo do que os de 8 bits, o que permite que eles executem funções em menos
ciclos de instrução.
No quesito tamanho, os microcontroladores de 8 bits são
menores do que os de 32 bits em termos de espaço de armazenamento, já que sua
complexidade nos microcontroladores de 32 bits é maior do que nos
microcontroladores de 8 bits e geralmente têm mais de 100 pinos, enquanto
microcontroladores de 8 bits raramente têm mais de 30.
Quando levamos em consideração a adequação, os
microcontroladores de 8 bits são mais adequados para programação leve.
Microcontroladores de 32 bits são frequentemente usados para produtos que
exigem muita memória RAM interna.
Ao escolher entre um microcontrolador de 8 ou 32 bits, você
também pode considerar a necessidade de funções de segurança ou critérios
numéricos que se adequam a cada necessidade, dado que em 8 bits podemos contar
até 255 (0 a 255), já com 32 bits esse valor aumenta para 4.294.967.295,
bastante útil quando temos a necessidade de armazenar dados numéricos.
A partir desse breve contexto, realize a atividade MAPA
proposta:
Um projetista de sistema embarcado, ao desenvolver sua
plataforma microcontrolada, levou em consideração duas tecnologias, sendo os
microcontroladores de 8 e 16 bits. Os dados a serem integrados pela plataforma
envolvem a leitura de sensores eletrônicos com dados enviados em frames de 1
Byte com aplicações de contagem de tempo e acumuladores que permitem o
armazenamento de dados com valor variando entre 0 e 999.
Considerando os pré-requisitos dados, responda ao que se
pede:
Quanto à memória de um microcontrolador, defina quais são os
tipos de memória utilizados para armazenar as instruções e para armazenar as
variáveis do programa. Explique o porquê de cada uma em sua função. (1 ponto)
Nas arquiteturas de von Neumann e Harvard observamos
características que impõem fatores determinantes de seleção. Defina as
características de cada tecnologia e conclua sobre qual melhor se aplica a uma
filosofia RIC de 8 bits. (1,5 ponto)
Ao selecionar um microcontrolador, entre as filosofias RISC
e CISC, o que determina a escolha em termos de recursos? Demonstre com um
exemplo. (1 ponto)
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse
processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em:
Materiais >> Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.
- Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os
tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
- A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega
da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.- Antes de enviar sua
atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma
cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitidas alterações ou
modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo
corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais,
incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão
inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da
disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do
módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”.
Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da
atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil
sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua
participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em
cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software
etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem pelo Fale com o
Mediador!
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