ATIVIDADE 1 - ESTRADAS E RODOVIAS - 54_2024
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
(15)98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
ATIVIDADE 1 – DIAGRAMA DE BRUCKNER
O Diagrama de Bruckner é uma ferramenta utilizada
no planejamento dos projetos de estradas e rodovias. Ele auxilia na
determinação das quantidades de corte (remoção de terra) e aterro (adição de
terra) necessárias para atingir a geometria desejada da estrada. Trata-se de um
recurso gráfico que facilita a identificação das quantidades de corte e aterro
requeridas em um projeto rodoviário, promovendo a construção da estrada com a
geometria desejada de maneira eficiente, tanto em termos de custos quanto em
termos de impacto ambiental. A elaboração é realizada somando os volumes
acumulados de corte e aterro de seção para seção, resultando nas chamadas
ordenadas de Bruckner.
A partir dos seus conhecimentos e dos conteúdos estudados na disciplina, responda as questões a seguir analisando o Diagrama de Bruckner e a planilha fornecidos.
Figura 1 - Diagrama de Bruckner
Fonte: o autor.
Figura 2 - Planilha para construção do diagrama
Fonte: o autor.
A) Analisando o diagrama fornecido, é possível determinar o perfil do greide do trecho em questão?
B) Aproximadamente em quais estacas ocorrem os pontos de passagem?
C) Quantos trechos de volumes de corte existem no diagrama para o segmento representado? Indique o intervalo de estacas de cada volume.
D) Quantos trechos de aterro existem no diagrama para o segmento representado? Indique o intervalo de estaca de cada volume.
E) Qual é o volume acumulado ao final da estaca [20 + 0,00]? Existe sobra ou falta de material? Justifique com suas palavras.
F) Nos casos em que o diagrama se encontra acima da linha de compensação, tem-se movimento de solo no sentido do estaqueamento, enquanto, nos casos onde o diagrama se encontra abaixo, o movimento de solo é no sentido contrário. Explique com suas palavras o motivo pelo qual isso ocorre.
Bons estudos!
0 comentários:
Postar um comentário