MAPA - GESTÃO
DE PROJETOS - 54_2024
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E-MAIL: Mvf5system@gmail.comOlá, aluno(a)!
A partir das discussões realizadas
durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em
prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as
melhores práticas. Para tanto, você, enquanto futuro (a) gestor(a), terá a
oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.
PRIMEIRA ETAPA -
Ler as informações sobre o projeto
- Leia a reportagem que fala sobre o
projeto de construção e disponibilização de um Centro Humanitário de Acolhimento
na cidade de Canoas–RS para as famílias atingidas pelas enchentes que ocorreram
recentemente:
- Leia as informações adicionais
fictícias propostas para ser possível cumprir as entregas solicitadas na
atividade.
Vamos lá?
CASO FICTÍCIO:
Projeto “Esperança”
Considere que você foi contratado como
Gerente do Projeto “Esperança”, sendo responsável pelo planejamento e
monitoramento da construção e ocupação do Centro Humanitário de Acolhimento,
para ofertar abrigamento às famílias que perderam suas casas nas enchentes do
Rio Grande do Sul.
Para o planejamento do projeto, foram
realizadas múltiplas reuniões com o Secretário de Apoio à Reconstrução de
Canoas, Roberto Tejadas, que foi definido como Sponsor do projeto. Além disso,
para definição de etapas e prazos de execução foram realizadas entrevistas com
os especialistas envolvidos na concepção e implantação do projeto, sendo
definidos os seguintes pacotes de entrega e entregáveis:
1) Projeto Arquitetônico e
Estrutural: Propostas de projeto arquitetônico; Orçamento dos
projetos; Definição do projeto final; Aprovação do orçamento; Contratação dos
fornecedores;
2) Preparação do local: Compra
das matérias-primas e equipamentos; Instalação para base das estruturas;
drenagem do terreno; disponibilização da rede de água; disponibilização da rede
de esgoto; montagem das tendas;
3) Construção do Centro
Humanitário: Montagem dos Dormitórios; Instalação dos Banheiros e
Chuveiros; Implementação da Lavanderia coletiva; Montagem do Refeitório;
Montagem de Lactário e fraldário; Instalações de segurança; Instalação de Posto
médico; Organização de Espaço Kids e organização de Espaço Multiuso;
4) Ocupação do Centro
Esperança: Elaboração de plano de ocupação gradual; Deslocamento das
famílias abrigadas no Centro olímpico e na Escola Municipal Erna Würth;
Divulgação das vagas remanescentes nos canais de mídia da região.
Foi tomado como premissa que além da
verba fornecida pelo governo estadual, seriam recebidas de Empresas e
Organizações parceiras doações de maquinários, brinquedos e outros itens para
dar mais conforto aos acolhidos. Além disso, a OIM foi escolhida para ser a
gestora do espaço, sendo responsável pelo estabelecimento de regras de
convivência, monitoramento de serviços, atividades de saúde mental e garantia de
alimentação aos acolhidos, entre outras ações. Por fim, foi alinhado que a
equipe que será responsável por gerir o espaço será fornecida pelo Estado.
Em relação a restrições, frente ao
tamanho do espaço concedido para a construção do Centro, a ocupação total da
estrutura deve respeitar o limite de 850 pessoas, sendo que a entrada das
famílias deve acontecer de forma gradativa, iniciando em 40 pessoas/dia até
atingir uma média de 60 pessoas/dia.
Foi apontado pelo Sponsor um possível
risco de corte de verbas destinadas à construção deste centro, reduzindo o
orçamento do projeto (R$1.800.000,00) visto que as chuvas na região afetaram
diversos outros municípios que também estão utilizando verbas do Governo
Estadual. Além disso, foram mapeados riscos com os especialistas em relação à
segurança e bem-estar das pessoas abrigadas no Centro Humanitário, sendo
traçadas algumas ações de mitigação como: a divisão dos dormitórios e banheiros
em 4 alas distintas (Familiar, Feminina, Masculina e LGBTQIA+), a instalação das
câmeras de segurança, o estabelecimento de uma unidade permanente de segurança
na entrada de triagem e a disponibilização de uma viatura móvel próximo à
entrada principal.
A fim de direcionar as ações do
projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores
mensuráveis, até a sua conclusão:
1) Reduzir em 70% o volume de pessoas
desabrigadas na cidade de Canoas–RS, com a disponibilização do Centro
Humanitário até o estabelecimento de uma moradia definitiva;
2) Atingir em 80% no grau de
satisfação das famílias com a infraestrutura oferecida no centro, por meio de
pesquisa com os abrigados;
3) Lotar em 100% a capacidade de
ocupação do Centro Humanitário até a data de 16 de agosto de 2024.
Considerando todas as informações
detalhadas para definição do Escopo, o Projeto Esperança teve como data de
início 06 de maio de 2024, com a realização de uma etapa de Iniciação e
Planejamento. O projeto arquitetônico e estrutural foi elaborado e definido
entre os dias 13 de maio e 16 de junho. Em seguida, em 17 de junho foi iniciada
a execução da obra, com instalação da base das estruturas e drenagem do
terreno. Em seguida, no dia 01 de julho foram iniciadas as construções e a
montagem das estruturas. Após o cumprimento de todas as etapas de construção, a
data de entrega do Centro para entrada de famílias foi definida para 22 de
julho de 2024 para, posteriormente, ser realizado um acompanhamento até a
lotação máxima do abrigo, previsto para o dia 16 de agosto. Por fim, após uma
semana de consolidação da finalização das entregas, foi formalizada em 23 de
agosto a conclusão do Projeto após 16 semanas de execução, em uma reunião de
apresentação dos resultados atingidos.
Elaborado pela professora, 2024.
SEGUNDA ETAPA -
Realizar e enviar a atividade
Com base no “Caso Fictício: Projeto
Esperança” apresentado anteriormente e, considerando os estudos sobre
Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:
1. Preencha o Termo de Abertura do
Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de
Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no
projeto.
3. Monte um cronograma básico para o
projeto, considerando os prazos descritos para as etapas do projeto, dentro do
detalhamento fornecido.
4. Considerando as informações
disponibilizadas na reportagem, preencha a Matriz de Requisitos com no mínimo 3
(três) itens detalhados sobre a Infraestrutura projetada para dormitórios e
banheiros do Centro Humanitário “Esperança”. Para cada requisito, apresente a
necessidade/justificativa para o mesmo.
5. Como Gerente do Projeto, considere
um cenário em que houvesse uma restrição de verba para a execução do projeto,
risco que havia sido mapeado durante o planejamento do projeto. Com esse corte
de verba, apresente no mínimo 2 (duas) ações, você indicaria ao Sponsor que
poderiam ser tomadas a fim de balancear o escopo, tempo e custos para
prosseguir com a execução do projeto solicitado pelo cliente?
Orientações
importantes:
1. Assista ao vídeo explicativo
gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Ao redigir sua resposta, atente-se
à correção ortográfica e concordância verbal.
3. Utilize o Formulário Padrão MAPA
(arquivo em ppt) disponível no Material da Disciplina para responder à
atividade.
4. Certifique-se de que esteja
encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não é
possível editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
5. A atividade será aceita somente
pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco,
corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
6. Em caso de dúvidas, entre em
contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
Bons estudos!
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