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1 de mar. de 2023

lá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. A presente atividade encontra-se dividida em duas etapas, cada uma com um número determinado de fases a serem cumpridas, abordando alguns dos conteúdos que serão estudados ao longo da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. As fases envolverão transpor problemas que você poderá enfrentar ao longo de sua jornada profissional.

MAPA - CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II - 512023

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M.A.P.A. – CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

 
Olá, estudante!

            Seja bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. A presente atividade encontra-se dividida em duas etapas, cada uma com um número determinado de fases a serem cumpridas, abordando alguns dos conteúdos que serão estudados ao longo da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II. As fases envolverão transpor problemas que você poderá enfrentar ao longo de sua jornada profissional.

            Neste M.A.P.A, principalmente conhecimentos do Cálculo Diferencial e Integral II, como integrais de múltiplas variáveis e suas aplicações, bem como equações diferenciais ordinárias serão empregados, tal que você seja capaz de:

- determinar o volume do tanque de mistura;
- determinar a quantidade de sal que permaneceu no tanque de mistura.
 
Desejamos a você um excelente trabalho!
Professora Dra. Rebecca Manesco Paixão.
 


 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA

Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:

- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos.
- O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:

- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo:

- Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta
da sua atividade.

Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo.

Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:

- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
- A equipe de mediação está a sua disposição para o atendimento das dúvidas, por meio do “Fale com o Mediador”, em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


CONTEXTUALIZAÇÃO

 
Você foi o(a) Engenheiro(a) responsável pelo tanque de mistura em uma determinada indústria. Lembre-se: tanques de mistura tratam-se de recipientes normalmente utilizados para preparar ou diluir substâncias, que serão processadas, na sequência, por outros equipamentos.
E, como responsável, você precisará projetar o tanque, determinar seu volume, e encontrar a quantidade de sal que permanece no tanque após um determinado período de tempo, a partir do conhecimento das condições iniciais.

Para isso, você deverá cumprir com as etapas que seguem:

 
ETAPA 1

 
1.a. Sabendo que o tanque de mistura apresenta formato cilíndrico com altura de 2 metros e diâmetro de 3 metros, utilize uma integral tripla, e encontre seu volume.
 
1.b. Compare o volume do tanque de mistura obtido na questão anterior com a fórmula do volume do cilindro, dada por V=π.r2.h. O que se pode concluir?
 
1.c. Faça um esboço do tanque de mistura utilizando o software Geogebra, e confira se o volume do sólido obtido foi o mesmo daquele obtido nas questões anteriores.

Dica: o Geogebra é gratuito. Você poderá fazer o download pelo link: https://www.geogebra.org/download?lang=pt
 

ETAPA 2

 
Suponha a seguinte situação:

O tanque de mistura contém 20 kg de sal dissolvido em 5 m3 de água. A água salgada, que contém 0,02 kg de sal por litro, entra no tanque a uma taxa de 10 litros por minutos. A solução é misturada, e sai do tanque com a mesma taxa. Sabendo disso, qual será a quantidade de sal que permanecerá no tanque depois de 1 hora?

Não se esqueça de demonstrar todos os cálculos efetuados.


MAPA - PROGRAMAÇÃO E CÁLCULO NUMÉRICO - 512023

 

MAPA - PROGRAMAÇÃO E CÁLCULO NUMÉRICO - 512023

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Olá, estudante!
 
Iniciamos agora a atividade M.A.P.A. da disciplina de Programação e Cálculo Numérico. Prepare-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina!

Caso surjam dúvidas, não hesite em contatar os professores da disciplina. Desejamos sucesso na sua atividade!

INSTRUÇÕES DE ENTREGA

Este é um trabalho INDIVIDUAL.
 
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
 
- Não serão aceitas respostas que constem apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar àquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e/ou referência utilizada para responder aos questionários deve ser citada ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Template deve ser enviado para correção através do Studeo.
- O Template pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a estrutura proposta.
- O Template deve ser enviado única e exclusivamente pelo Studeo, no campo destinado a esta atividade da disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega não será considerada.
 
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
 
- Coloque um nome simples em seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É a Atividade M.A.P.A. da disciplina? Ele está preenchido adequadamente?
 
Como enviar o arquivo:
 
- Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão “M.A.P.A.”. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta (template) da sua atividade.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que tudo está certo, pois uma vez finalizado não será possível modificar o arquivo. Sugerimos que clique no link gerado da atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
 
Sobre plágio e outras regras:
 
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados!

A equipe de mediação está à disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” no Studeo. Aproveite essa ferramenta!


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


PROBLEMATIZAÇÃO
 
Cálculo Numérico e a Engenharia
 
Problemas de engenharia podem ser resolvidos através de diferentes metodologias, sendo que a solução por métodos numéricos proporciona uma série de pontos positivos que colaboram para uma melhor compreensão dos fenômenos com um bom balanceamento entre tempo, custo e qualidade.
 
Os métodos numéricos são aplicações de algoritmos pelas quais é possível formular e resolver problemas matemáticos usando operações aritméticas menos complexas. Estes também são conhecidos como métodos indiretos. A análise numérica idealiza e concebe métodos para “aprovar” de forma eficiente as soluções de problemas expressados matematicamente. O objetivo principal da análise numérica é encontrar soluções “aproximadas” para problemas complexos.
 
Fonte: https://www.esss.co/blog/metodos-numericos-para-simulacao-na-engenharia. Acesso em: 13 fev. 2023.
 
Levando em consideração essa abrangência dos Métodos Numéricos, avalie e resolva os 4 problemas a seguir que dizem respeito a questões envolvendo custos, análise de projetos, determinação de propriedades e discussões acerca da importância da programação.

DEMANDA I – Controle de custos
 
Uma empresa comprou uma peça de equipamento de $ 60.000 sem entrada e pagando $ 15.000 por ano por seis anos. Qual a taxa de juros que você está pagando? A fórmula que relaciona o valor atual P, os pagamentos anuais A, o número de anos n e a taxa de juros i é:


Fonte: o autor.

​De posse dessas informações, responda o que se pede indicando 4 casas decimais nas respostas e indicando os erros de cada aproximação.
 
a) Considerando que o método escolhido foi o da bisseção, qual o resultado da aproximação encontrada (apresente também o erro) para a taxa de juros?

Considere:
Intervalo = [0,10;0,90]
Realize até a iteração i = 10
 
b) Considerando que o método escolhido foi o das cordas, qual o resultado da aproximação encontrada (apresente também o erro) para a taxa de juros?

Considere:
Intervalo = [0,10;0,90]
Realize até a iteração i = 5
 
c) Se a dívida for renegociada de forma que os juros anuais sejam de 8% mantendo-se a parcela anual, em quanto tempo essa dívida será paga? Utilize o método das Cordas com:

Intervalo = [1,6]

Realize até a iteração i = 10


DEMANDA II – Avaliação de dados

 
Um estudo de engenharia de transporte foi conduzido para determinar um projeto adequado de faixas para bicicleta. Foram coletados dados sobre a largura das faixas para bicicleta e a distância média entre as bicicletas e os carros trafegando. Os dados de nove ruas são:


Fonte: o autor.

​a) Trace os dados.

b) Ajuste uma reta aos dados, por regressão linear. Acrescente essa reta ao gráfico.
c) Se a distância mínima média segura entre as bicicletas e os carros trafegando for igual a 2 m, qual será a largura mínima da faixa correspondente? (Considere duas casas decimais).
d) Ajuste uma parábola aos dados. Com a parábola ajustada, se a distância mínima média segura entre as bicicletas e os carros trafegando for igual a 2 m, qual será a largura mínima da faixa correspondente (considere duas casas decimais).

DEMANDA III – Avaliação de processo


A taxa de resfriamento de um corpo pode ser expressa por:


Fonte: o autor.

​em que T é a temperatura do corpo (°C), Ta é a temperatura do meio ao redor (°C) e k é uma constante de proporcionalidade (por minuto). Logo, essa equação (chamada de lei de resfriamento de Newton) especifica que a taxa de resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo e a do meio ao redor. Se uma bola de metal aquecida a 80°C for jogada na água que possui uma temperatura mantida constante em Ta = 20°C, a temperatura da bola muda da seguinte forma:

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_153504_512713_4.jpg
Fonte: o autor.

​Qual a constante “k” para esse caso?


DEMANDA IV – Programação

 
As disciplinas de programação fazem parte do ciclo básico da Engenharia e, consequentemente, temos que aprender a falar a “linguagem das máquinas” logo nos primeiros semestres, sem entender muito bem como aquilo pode ter alguma relevância. Algoritmos, linguagens de programação (Python, C, C++, Java, R e outras) se misturam e podem dar um nó na cabeça de muita gente.
 
Contudo, esse processo é essencial para a formação. Na verdade, a linguagem em si não importa muito, mas a lógica de programação faz toda a diferença. Entender a lógica pode contribuir para a sua formação como engenheiro(a) e para a resolução de problemas cotidianos (principalmente os que envolvem lógica). Atribuir uma sequência de tarefas para uma máquina, na ordem certa, exige que você entenda o problema e saiba o passo a passo para resolvê-lo.
 
Fonte: https://engenharia360.com/saber-programar-na-engenharia. Acesso em: 13 fev. 2023.
 
Inspirado pela reportagem apresentada, utilize seus conhecimentos sobre Programas, Softwares, Bancos de Dados e Bibliotecas para indicar como tarefas rotineiras podem ser executadas, analisadas e otimizadas com a utilização da programação e o uso de algoritmos.


MAPA - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - 512023

 

MAPA - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE -  512023

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MAPA — ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: ESTUDO ESTATÍSTICO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DE TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO


Olá, aluno(a)! Seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA da disciplina de Estatística e Probabilidade.

A presente atividade tem como tema o “Estudo estatístico da resistência à compressão de tijolos de solo-cimento” e se encontra dividida em três etapas, cada uma com um número determinado de fases a serem cumpridas, abordando alguns dos conteúdos que serão estudados ao longo da disciplina de Estatística e Probabilidade. As fases envolverão transpor problemas que você, futuro(a) engenheiro(a), poderá enfrentar ao longo de sua jornada profissional, aplicando os conhecimentos da presente disciplina a partir do desenvolvimento de um estudo estatístico.

Neste MAPA, principalmente, conhecimentos da Estatística Descritiva, a qual se preocupa com a descrição dos dados coletados, organizando-os e resumindo-os para que sejam facilmente entendidos, transmitidos e discutidos, serão empregados, para que você, engenheiro(a), seja capaz de:

- Conduzir um estudo estatístico.
- Coletar, organizar e apurar dados.
- Analisar e interpretar dados para tomada de decisão.

Desejo a você, caro(a) aluno(a), um excelente trabalho!
Professora Dra. Rebecca Manesco Paixão.
 

INSTRUÇÕES DE ENTREGA

Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o(a) levou a encontrar aquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF e apenas esses formatos serão aceitos.
- O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo:
Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão MAPA. No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade. Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o(a) autor(a).
- A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


RESPOSTA NO FINAL!!!!

 


 

CONTEXTUALIZAÇÃO


A empresa ECO CERÂMICAS produz tijolos de solo-cimento, que são definidos pela ABNT NBR 8.491/2012 (2012, p. 1) como “componente de alvenaria constituído de uma mistura homogênea, compactada e endurecida de solo, cimento Portland, água e, eventualmente, aditivos e/ou pigmentos em proporções que permitam atender aos requisitos desta Norma, cuja altura (H) seja menor que sua largura (L). Pode ser maciço ou vazado”.

A referida empresa precisa verificar se um determinado lote de tijolos produzidos cumpre os requisitos mínimos de resistência à compressão estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Lembrando que a ABNT NBR 8.491/2012 (2012, p. 2) cita que “o tijolo deve ter arestas vivas e não pode apresentar fissuras, fraturas ou outros defeitos que possam comprometer o assentamento, a resistência e a durabilidade da alvenaria”.

Fonte: ABNT. NBR 8491: tijolo de solo-cimento: requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

Para isso, você deverá conduzir um estudo estatístico, cujas fases do método estatístico se encontram descritas nas etapas a seguir, que você deverá resolver sequencialmente.


ETAPA 1

Para seu estudo estatístico, você realizou um ensaio à compressão simples, com base na ABNT NBR 8.492/2012.
Como a empresa ECO CERÂMICAS produziu 400.000 tijolos, então, conforme amostragem exigida pela norma, você retirou uma amostra de 50 tijolos e submeteu 35 deles ao ensaio de compressão simples. Os dados brutos que você coletou, referentes à resistência compressão simples (MPa), encontram-se a seguir:

 

2,07

2,49

1,81

2,17

2,2

1,72

2,04

2,04

2,91

2,26

2,21

2,22

2,24

2,03

3,02

2,88

2,12

2,52

2,45

2,2

2,02

2,21

2,05

2,4

2,1

3,5

3,1

2,87

1,8

2,1

2,3

2,4

2,7

2,8

2,2

Fonte: a autora.
 

Com base nos dados anteriores, faça o que se pede:

 
1. a. Organize os dados de compressão simples em rol.


1. b. Com base nos dados organizados em ordem crescente, construa uma distribuição de frequências, utilizando quatro classes. Atenção! A sua distribuição de frequências deverá conter as frequências absolutas, frequências relativas, frequências relativas percentuais e frequências absolutas acumuladas, conforme apresentado no exemplo a seguir:

 

Resistência à compressão simples (Mpa)

Frequência absoluta

Frequência relativa

Frequência relativa percentual

Frequência
absoluta acumulada

A |- B

 

 

 

 

B |- C

 

 

 

 

C |- D

 

 

 

 

D |-| E

 

 

 

 

Fonte: a autora.

 

ETAPA 2

Agora que você já apurou e tabelou os dados, chegou a hora de cumprir a última tarefa do seu estudo estatístico. Você, engenheiro(a), deverá analisar e interpretar os dados para a tomada de decisão. Para isso, utilize a sua boa e velha amiga “Estatística Descritiva” e faça os devidos cálculos que seguem:


3. a. Encontre a média dos dados agrupados.


3. b. Encontre a mediana dos dados agrupados.


3. c. Encontre a moda dos dados agrupados.


3. d. Encontre o desvio padrão dos dados agrupados.


3. e. Sabendo que a amostra ensaiada, com base na ABNT NBR 8.492/2012, não pode apresentar média dos valores de resistência à compressão menor do que 2,0 MPa e nem valor individual inferior a 1,7 MPa, qual é a conclusão do seu relatório? Os tijolos de solo-cimento da ECO CERÂMICAS podem ser comercializados?
Dica: leia com atenção o item 7.2 da ABNT NBR 8.491/2012 quanto à aceitação ou rejeição dos resultados para embasar a sua resposta.


Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01. Nela você será instigado a refletir sobre alguns indicadores de análise de gestão de recursos. Vamos lá?! A Metal Hidrossoluções é uma empresa que atua na comercialização de torneiras com mecanismo ¼ de volta, possuindo em seu portfólio as mais variadas hidrossoluções em torneiras, duchas, acessórios e materiais de instalação. Em seus 25 anos de história, a empresa se orgulha em atuar dentro das mais exigentes normas mundiais de qualidade - ISO 9001 - além de se comprometer em inovar constantemente, garantindo a qualidade dos produtos que possuem 10 anos de garantia. A partir da elaboração dos demonstrativos financeiros do ano de 2022, a empresa calculou alguns indicadores de Análise de Gestão de Recursos e deseja compará-los com os indicadores de 2021. Na tabela a seguir é possível identificar os indicadores para ambos os anos:

ATIVIDADE 1 - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA- 512023 

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Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis! Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01. Nela você será instigado a refletir sobre alguns indicadores de análise de gestão de recursos. Vamos lá?!

 

A Metal Hidrossoluções é uma empresa que atua na comercialização de torneiras com mecanismo ¼ de volta, possuindo em seu portfólio as mais variadas hidrossoluções em torneiras, duchas, acessórios e materiais de instalação. Em seus 25 anos de história, a empresa se orgulha em atuar dentro das mais exigentes normas mundiais de qualidade - ISO 9001 - além de se comprometer em inovar constantemente, garantindo a qualidade dos produtos que possuem 10 anos de garantia.

A partir da elaboração dos demonstrativos financeiros do ano de 2022, a empresa calculou alguns indicadores de Análise de Gestão de Recursos e deseja compará-los com os indicadores de 2021. Na tabela a seguir é possível identificar os indicadores para ambos os anos:



RESPOSTA NO FINAL!!

 


Indicadores                                                                2021 2022

Prazo Médio de Renovação dos Estoques (PMRE)       127   108

Prazo Médio de Cobrança (PMC)                                94      72

Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)   28     39

Ciclo Operacional (CO)                                    221 180

Ciclo de Caixa (CC)                                                      193 141

 

 

Elaborado pelo professor, 2023.

 

Com base na situação hipotética apresentada, analise cada um dos indicadores, descrevendo se houve melhora ou piora em relação a 2021. Justifique.


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