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21 de jul. de 2022

MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 53/2022

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Olá caro(a) estudante. Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e leia atentamente as informações a seguir:
 
O consumo de café, no Brasil, teve um aumento de 35%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), no mês de março de 2021. Com o mercado de cafés especiais não foi diferente, cada vez mais as pessoas estão buscando saber mais sobre o produto, a sua origem e a qualidade. A pandemia, ao contrário do esperado, tem afetado positivamente no consumo de cafés especiais.
 
O café especial caracteriza-se por seguir padrões de qualidade, rastreabilidade e sociais. É classificado como a maior qualidade do café em uma escala de pontos que pode ir até 100 (de acordo com a SCA - Specialty Coffee Association), devendo obrigatoriamente o café ter 80 ou mais pontos na análise para ser aceito como especial.
 

Fonte: https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/
 
Nesse sentido, muitos cafeicultores, passaram a realizar a torrefação de seus próprios cafés, e embalar com sua própria marca, tornando-se dessa maneira, empresários que trabalham diretamente com o consumidor final. Os grãos especiais, que até há pouco tempo eram exportados, atendem à vontade dos brasileiros de consumirem um café de melhor qualidade, aroma e sabor diferenciado.
 
Uma das marcas de cafés especiais criadas é a Café Grano, e segundo a empresária que encabeça a marca, a motivação veio da paixão pelo café: “A motivação veio da paixão antiga e enorme pelo café, por acompanharmos a história de produção na família. Um grande amigo nos pediu amostras do café já torrado para apresentar no oriente, mandamos nosso café e eles amaram. Foi incrível! Partimos para criar a marca. Fundei a empresa, criei o design de produto, montei o site, e começamos a vender os grãos torrados, moídos e as cápsulas para amigos e pequenos varejos. Mais uma vez, tivemos respostas positivas”.
 

Fonte: SOUZA, Carolinne. Pandemia acelera crescimento do mercado de cafés especiais. Revista Cafeicultura, São Paulo, 12 de set. de 2021. Disponível em: <https://blog.coffeeandjoy.com.br/o-que-e-cafe-especial/>. Acesso em: 25 mai. 2022.

 
A partir das leituras iniciais, dos estudos da disciplina e, diante do contexto apresentado, nesta Atividade MAPA, sua missão será se colocar no lugar do cafeicultor empreendedor, e enquanto gestor ou gestora comercial, atender às solicitações dos itens a seguir:
 
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
 
Item 1: Leia a Unidade II do livro de Fundamentos de Marketing e faça uma leitura cuidadosa dos 4P’s que estruturam o Composto de Marketing;
Item 2: Pense nos 4P’s do Composto de Marketing e de que maneira se aplicam ao mercado de cafés especiais, como o tipo de produto, a prática de preço, a estruturação da praça e a promoção a ser realizada. A partir disso, defina como serão os 4P’s (Produto/Preço/Praça/Promoção) com detalhes, com a finalidade de criar um Composto de Marketing para o cafeicultor/empreendedor que seja estratégico e coloque esse cafeicultor/empreendedor em destaque no mercado de cafés especiais.
 
**Informações importantes:
 
Os elementos do Composto de Marketing são:

Produto: é o produto em si. Pensar de que forma esse produto pode ser oferecido ao mercado com o objetivo de satisfazer aos desejos e às necessidades do público-alvo.
Preço: o preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor desembolsa para adquirir um produto. Pensar as formas de preço que serão praticadas dentro do Composto de Marketing.
Praça: é a distribuição. Pensar no local de venda e de disponibilização do produto ofertado, de maneira que fique acessível e atrativo ao consumidor final.
Promoção: é o conjunto de elementos de divulgação e propagação. Pensar em como a divulgação do café especial deverá ser realizada, no sentido de se tornar conhecido e despertar o interesse do consumidor final.

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O reconhecimento de sua marca é um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter, isto é, atrair os consumidores pelo seu nome. No entanto, diante de crises e oscilações de mercado, mudanças podem ocorrer nessa identidade. Alguns negócios não resistem às mudanças, mas algumas histórias de sucesso se tornam cases exitosos de reposicionamento de marca.

Normalmente, isso é feito para alcançar um ajuste no público-alvo: seja para readequar a marca ao desejo deste ou mudar completamente de foco. Com isso, aumentam-se as vendas e o caixa das empresas ganha um fôlego, especialmente em crises.

 

Segundo Kotler (2011), é importante tomar alguns cuidados com o posicionamento, para que erros não ocorram, visto que investimentos que podem ser desperdiçados ao reposicionar a marca.

 

De acordo com o texto acima e, considerando a nossa Aula Estudo de Caso, cite e explique os erros (citando um exemplo para cada um desses erros) que devem ser evitados ao adotar a estratégia de reposicionamento da marca.


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19 de jul. de 2022

MAPA - CCONT - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 53/2022

 

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Olá, acadêmico(a) do Curso de Ciências Contábeis!

Esse é o MAPA - Material de Avaliação Prática de Aprendizagem da disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis. O objetivo desta atividade é que você se prepare para as diferentes possibilidades de atuação da contabilidade.

 
Como saber, por meio de informação divulgada nas demonstrações contábeis, se uma empresa tem capacidade de pagamento?

 
O tripé de indicadores para a análise das demonstrações contábeis compreende: situação financeira por meio dos indicadores de liquidez, a situação econômica mediante os indicadores de rentabilidade e a situação patrimonial com os indicadores de endividamento.

 
Você já deve ter se deparado com uma situação na qual precisou analisar a quantidade de recursos (dinheiro) que tinha a disposição para quitar uma dívida. E em relação a uma empresa, você já fez esse tipo de análise? Sabe como identificar quanto de recurso uma organização dispõe para quitar suas obrigações junto a terceiros?  Caso sua resposta seja não, esta atividade te fará experimentar esse tipo de análise.

 
Embora possam parecer semelhantes, os cálculos referentes aos indicadores de liquidez apresentam análises diferente: um vai evidenciar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, outro no longo prazo e outro a capacidade sem contar a venda do estoque e as despesas antecipadas (visto que são despesas já pagas e não valores a receber). Vale ressaltar que os indicadores não devem ser interpretados de maneira isolada, mas sim, em conjunto, no sentido de complementar a informação.


Os indicadores de liquidez visam medir a capacidade de pagamento (folga financeira) de uma empresa, ou seja, sua habilidade em cumprir corretamente as obrigações passivas assumidas. Quanto maior o indicador, melhor. Os principais índices que medem a liquidez da empresa são: liquidez corrente, geral e seca.

Abaixo segue o Balanço Patrimonial (consolidado) da empresa AMBEV S.A. referente ao primeiro trimestre de 2021 e de 2022 (em reais mil).

 

Descrição da Conta

Trimestre Atual
31/03/2022

Exercício Anterior
31/12/2021

Descrição da Conta

Trimestre Atual
31/03/2022

Exercício Anterior
31/12/2021

Ativo Total

127.399.920

138.602.483

Passivo Total

127.399.920

138.602.483

Ativo Circulante

34.479.797

38.627.141

Passivo Circulante

33.179.146

38.866.406

Caixa e Equivalentes de Caixa

12.887.922

16.627.698

Obrigações Sociais e Trabalhistas

1.553.475

2.439.448

Aplicações Financeiras

1.345.730

1.914.607

Fornecedores

20.847.248

23.867.688

Contas a Receber

4.383.951

4.791.634

Obrigações Fiscais

5.040.107

6.076.960

Estoques

11.426.297

11.000.346

Empréstimos e Financiamentos

815.861

847.118

Tributos a Recuperar

2.589.876

2.612.673

Outras Obrigações

4.739.385

5.462.874

Despesas Antecipadas

572.552

524.141

Provisões

183.070

172.318

Outros Ativos Circulantes

1.273.469

1.156.042

Passivo Não Circulante

14.024.333

15.718.460

Ativo Não Circulante

92.920.123

99.975.342

Empréstimos e Financiamentos

2.170.483

2.253.406

Ativo Realizável a Longo Prazo

18.223.978

19.345.626

Outras Obrigações

8.331.871

9.647.315

Investimentos

276.299

305.180

Tributos Diferidos

2.940.481

3.213.967

Imobilizado

27.494.375

29.224.261

Provisões

581.498

603.772

Intangível

46.925.471

51.100.275

Patrimônio Líquido Consolidado

80.196.441

84.017.617

 

 

 

Capital Social Realizado

58.130.517

58.042.464

 

 

 

Reservas de Capital

55.154.180

55.187.188

 

 

 

Reservas de Lucros

31.191.640

31.191.640

 

 

 

Lucros/Prejuízos Acumulados

4.136.652

0

 

 

 

Ajustes de Avaliação Patrimonial

-69.689.891

-61.778.261

 

 

 

Participação dos Acionistas Não Controladores

1.273.343

1.374.586






Avaliação: A atividade propõe que você futuro contador apure e analise indicadores.​Com base na demonstração acima, pede-se:


1) Calcular e apresentar uma análise dos seguintes indicadores financeiros referentes ao primeiro trimestre dos anos de 2021 e 2022:

a) Liquidez Geral;

b) Liquidez Corrente;

c) Liquidez Seca.

Não esqueça de registrar se os indicadores apresentaram uma melhora ou piora de 2021 para 2022 e quanto a empresa dispõe de recurso para quitar sua dívidas (em cada situação). Para cada um dos indicadores é esperado que a análise tenha pelo menos 2 linhas.


2) Registre os cálculos para apurar o Capital Circulante Líquido (CCL) dos anos de 2021 e 2022 e faça as seguintes análises: O indicador apresentou melhora ou piora? A empresa dispõe de folga financeira? Explique.


IMPORTANTE:
*Para realizar essa atividade você deverá baixar o arquivo “MAPA.ADC” disponível no Material da disciplina e fazer o preenchimento.

*Responder os campos solicitados no arquivo.

*É necessário salvar o arquivo em seu computador e depois de preenchido, envie no campo "selecionar arquivo", no ícone do MAPA. O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele é o correto antes de finalizar.
*Após finalizado, não será possível fazer modificações mesmo que ainda esteja dentro do prazo de realização da atividade.

*MAPAs com plágio terão as notas zeradas.

 

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