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22 de fev. de 2022

ATIVIDADE 1 - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2022

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ATIVIDADE 1 - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2022


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QUESTÃO 1
Exige-se dos gestores, cada vez mais, que aprendam sobre novas tecnologias para acompanhar as mudanças imparáveis que vêm ocorrendo, não apenas no contexto corporativo, mas na vida social em geral. As comunicações por e-mail, por aplicativos de videochamadas e aplicativos de mensagens tornaram as distâncias menores entre as pessoas e as empresas que estão aproveitando essa facilidade para realizar a comunicação de forma instantânea, tanto para contato com funcionários quanto com clientes. Essa comunicação facilitada é apenas a ponta de um iceberg, pois o uso da tecnologia e da inteligência artificial, com todas as ferramentas já criadas, mostra-se com possibilidades infinitas para resolução de problemas no cotidiano em todos os setores da vida social.
 
Conforme a tecnologia avança, há, cada vez menos, alternativas não digitais às atividades diárias que permitem maior competitividade às empresas face ao mercado. Os softwares e aplicativos se apresentam como ferramentas eficazes, para planejar, organizar e supervisionar os processos de trabalho, como os sistemas de gerenciamento e as tecnologias comportamentais, estas com foco nas competências e habilidades humanas. Com as soluções tecnológicas, também é possível treinar pessoas online, prover os funcionários em suas necessidades por meio do autoatendimento do setor de RH, enfim, as possibilidades são muitas quando se pretende melhorar o desempenho e a produtividade.
 
COSTA, Waldeciria Souza da. Planejamento de Recursos Humanos. Maringá: Unicesumar, 2021.
 
 
Na unidade 5 do livro didático da disciplina, é abordado como a tecnologia está contribuindo com a Gestão de RH, otimizando processos e facilitando o armazenamento de informações. Um dos assuntos abordados é a Inteligência Artificial e como ela está presente nas empresas, particularmente em gestão de pessoas.
 
Nesse contexto e conforme os estudos realizados nesta disciplina, sua tarefa para essa atividade é com suas palavras definir o que é a Inteligência Artificial e citar exemplos, de como ela tem sido utilizada em Recursos Humanos.
 
​ORIENTAÇÕES GERAIS:
-Realize uma leitura cuidadosa da Unidade 5 do Livro da Disciplina.
- Assista as orientações desta atividade, através do link: (copie e cole em seu navegador):  https://youtu.be/bCcnubWSV3s 
-Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Certifique-se que respondeu a atividade por completo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
-Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens, etc.
-Cópias de textos da internet sem a devida citação, será considerado como cópia indevida.

Bons estudos!

MAPA - GCOM - EMPREENDEDORISMO - 51/2022

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QUESTÃO 1

Para a realização da atividade é necessário que você leia cada uma das partes do texto.
 
Apresentação do caso
Você trabalhou durante muitos anos como Gestor Comercial de uma empresa de alimentos congelados, que acabou sendo vendida para um grupo internacional, e você foi desligado da empresa. Diante desse cenário, sua opção foi adquirir uma unidade franqueada. Você e sua esposa fizeram um estudo de mercado e juntaram as economias para investir no mesmo segmento da empresa que já trabalhava.
 
Após passar por todo o processo de assinatura da Circular de Oferta de Franquia e o período de treinamento da rede, iniciaram a operação das atividades. Ao longo do primeiro mês percebeu uma série de erros que tornava os processos lentos e também a falta de padronização das peças comerciais. Preocupado em não perder o investimento, você entrou em contato com os franqueadores para comunicar as impressões. Como você demonstrou amplo conhecimento e experiência como gestor, os donos da franquia perceberam que seria muito benéfico ouvir seus apontamentos em uma reunião presencial e avaliar possíveis mudanças a serem implementadas.
 
Durante o encontro, você relatou que haviam deficiências nos processos operacionais e também na área de Marketing, e isso poderia afetar a rede conforme o número de franqueados aumentassem. Como haviam apenas 10 unidades espalhadas na cidade de São Paulo, ainda não tinham passado por grandes desafios. Pela sua experiência ao longo de muitos anos já identificou gargalos que poderiam ser antecipados além de sugerir a atualização do Plano de Negócio da rede.
 
A decisão de fazer as mudanças foram unânimes e os primeiros passos serão dados nos próximos dias.
 
Ação
Considerando o caso apresentado acima, responda as seguintes atividades que vão nortear os planos da rede franqueadora:

a) Como o Plano de Negócio pode contribuir para resolver os problemas da rede?
b) Escolha um ponto do Plano Operacional que vai contribuir no problema que você identificou.
c) De que forma um Plano de Marketing vai ajudar a resolver as deficiências encontradas nas peças comerciais?
d) Os problemas identificados no caso apresentado, são suficientes para reformular o modelo de negócio da franquia? Justifique a sua resposta.

ATIVIDADE 1 - GCOM - EMPREENDEDORISMO - 51/2022

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QUESTÃO 1

O cotidiano de um Gestor Comercial é repleto de desafios a serem resolvidos. São diferentes problemas que podem ocorrer no cotidiano do negócio e você precisará tomar decisões de forma precisa. Uma forma de aumentar o seu repertório de conhecimento, que pode ajudar a ser um profissional destaque, é conhecer estudos de casos de empresas que conseguiram criar boas práticas.
 
Há diferentes formas de pensar em oportunidades de negócios, sendo uma delas a observação de tendências e de práticas realizadas por outras empresas. Na aula estudo de caso, que se encontra no Studeo, foram apresentadas ideias que podem ser implementadas por uma empresa.
 
Considerando as inspirações apresentadas na aula estudo de caso para o e-commerce, faça a seguinte atividade:

1) Escolha uma das ideias que tenha chamado a sua atenção e explique como um negócio pode obter vantagem a partir dessa prática.

2)  Aponte e explique sobre um aspecto fundamental que o professor tratou que é importante para um negócio e-commerce..

21 de fev. de 2022

Atividade01 - RH – Planejamento de Recursos Humanos - 51/2022

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Exige-se dos gestores, cada vez mais, que aprendam sobre novas tecnologias para acompanhar as mudanças imparáveis que vêm ocorrendo, não apenas no contexto corporativo, mas na vida social em geral. As comunicações por e-mail, por aplicativos de videochamadas e aplicativos de mensagens tornaram as distâncias menores entre as pessoas e as empresas que estão aproveitando essa facilidade para realizar a comunicação de forma instantânea, tanto para contato com funcionários quanto com clientes. Essa comunicação facilitada é apenas a ponta de um iceberg, pois o uso da tecnologia e da inteligência artificial, com todas as ferramentas já criadas, mostra-se com possibilidades infinitas para resolução de problemas no cotidiano em todos os setores da vida social.

 

Conforme a tecnologia avança, há, cada vez menos, alternativas não digitais às atividades diárias que permitem maior competitividade às empresas face ao mercado. Os softwares e aplicativos se apresentam como ferramentas eficazes, para planejar, organizar e supervisionar os processos de trabalho, como os sistemas de gerenciamento e as tecnologias comportamentais, estas com foco nas competências e habilidades humanas. Com as soluções tecnológicas, também é possível treinar pessoas online, prover os funcionários em suas necessidades por meio do autoatendimento do setor de RH, enfim, as possibilidades são muitas quando se pretende melhorar o desempenho e a produtividade.

 

COSTA, Waldeciria Souza da. Planejamento de Recursos Humanos. Maringá: Unicesumar, 2021.

 

 

Na unidade 5 do livro didático da disciplina, é abordado como a tecnologia está contribuindo com a Gestão de RH, otimizando processos e facilitando o armazenamento de informações. Um dos assuntos abordados é a Inteligência Artificial e como ela está presente nas empresas, particularmente em gestão de pessoas.

 

Nesse contexto e conforme os estudos realizados nesta disciplina, sua tarefa para essa atividade é com suas palavras definir o que é a Inteligência Artificial e citar exemplos, de como ela tem sido utilizada em Recursos Humanos.

 

​ORIENTAÇÕES GERAIS:

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MAPA - RH Planejamento de Recursos Humanos - 51/2022

1ª QUESTÃO

 

Certamente você já ouviu falar sobre cultura e clima organizacional não é mesmo? Mas afinal, do que se trata esses dois temas? Para Teixeira et al. (2013), a cultura e o clima organizacional são dimensões importantes da gestão estratégica de pessoas e se combinam com todos os aspectos citados na análise interna para proporcionar às organizações uma vantagem competitiva. Isso porque para que os profissionais de uma empresa se disponham a atuar e se empenhar para o alcance dos objetivos vai depender da cultura organizacional estabelecida que, por exemplo, determina se há flexibilidade para mudanças, essenciais numa administração estratégica e o clima organizacional que reflete a satisfação das pessoas no seu local de trabalho. Havendo insatisfação, não há o “vestir a camisa” e o esperado comprometimento. Mas vamos diferenciar os conceitos de cultura e clima que, muitas vezes, são considerados como se fossem a mesma coisa. Teixeira et al. (2013, p. 58) apresentam as seguintes definições: “Entende-se cultura como um conjunto de ideias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço. Compreende-se como clima organizacional um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação”. A cultura é de caráter mais profundo e de mais difícil mudança. Ela refere-se ao modo como as coisas são feitas dentro da organização e reflete escolhas compartilhadas ao longo do tempo por líderes e membros dos grupos.

A partir da leitura do texto anterior, acompanhe a narrativa fictícia a seguir: ​

João Martins foi contratado como Gestor de RH da XYZ, uma empresa do setor de serviços que realiza entregas rápidas. A experiência de trabalho anterior de João foi na área de construção civil, onde atuou sem grandes desafios em uma empresa de pequeno porte, com 23 funcionários e atuação local. O seu desafio agora é maior, pois a XYZ atua em 10 cidades e tem um quadro de 78 funcionários contratados e mais de 300 terceirizados. Os funcionários contratados atuam na parte operacional e de logística interna e os terceirizados na parte de entrega dos pacotes. A XYZ é uma empresa nova, tem apenas 3 anos, sendo que nos últimos 12 meses teve um crescimento de 150% no volume de entregas, o que acarretou no crescimento do seu quadro de funcionários. No momento, 60% do volume das entregas se concentra na cidade onde está a sede da empresa e os demais 40% se dividem nas outras 9 cidades onde a XYZ opera. Nessas cidades há um escritório pequeno com apenas um supervisor e uma secretária, além dos terceirizados necessários para as entregas. Em cada escritório há um quadro com a missão, a visão e os valores da empresa, que são:

Missão: Atender nossos clientes com as melhores soluções em entregas rápidas, sempre com um sorriso no rosto e a disposição de servir.

Visão: Ser a maior empresa de entregas rápidas do Estado até 2023.

Valores: Comprometimento; Ética; Honestidade; Respeito; Qualidade; Agilidade; Companheirismo.

Recentemente a diretoria da XYZ montou o Planejamento Estratégico para 2021 e uma meta audaciosa foi traçada: duplicar o número de cidades atendidas. A diretoria da XYZ compreende que o crescimento acelerado da empresa está comprometendo e pode comprometer ainda mais a cultura organizacional desejada pela empresa: colaboradores com espírito de autoliderança, alinhados com a missão e os valores da XYZ, trabalhando em um ambiente descontraído e de ajuda mútua. O RH terá forte participação estratégica em 2021 e a diretoria espera que três objetivos sejam alcançados: redução do turnover, treinamento para toda equipe e, por fim, ter uma equipe motivada e engajada em conquistar as metas, dentro da cultura organizacional desejada para toda a empresa. A cultura desejada é de flexibilidade para acolher mudanças e transparência na forma de trabalhar.

A diretoria solicitou que João preparasse um Planejamento Estratégico de RH baseado em competências, com as seguintes especificações:

Recentemente a diretoria da XYZ montou o Planejamento Estratégico para 2021 e uma meta audaciosa foi traçada: duplicar o número de cidades atendidas. A diretoria da XYZ compreende que o crescimento acelerado da empresa está comprometendo e pode comprometer ainda mais a cultura organizacional desejada pela empresa: colaboradores com espírito de autoliderança, alinhados com a missão e os valores da XYZ, trabalhando em um ambiente descontraído e de ajuda mútua. O RH terá forte participação estratégica em 2021 e a diretoria espera que três objetivos sejam alcançados: redução do turnover, treinamento para toda equipe e, por fim, ter uma equipe motivada e engajada em conquistar as metas, dentro da cultura organizacional desejada para toda a empresa. A cultura desejada é de flexibilidade para acolher mudanças e transparência na forma de trabalhar.

A diretoria solicitou que João preparasse um Planejamento Estratégico de RH baseado em competências, com as seguintes especificações:

  1. Ações para todas as etapas da administração estratégica, incluindo uma Matriz SWOT da XYZ. Neste item A espera-se que o planejamento tenha cinco etapas, como seguem:

 

1. Análise do ambiente Interno e Externo (incluindo a matriz SWOT, com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

2. Estabelecimento das diretrizes organizacionais: missão (está no texto) e objetivo do planejamento.

3. Formulação de estratégias (precisam estar descritas).

4. Implementação de estratégias (como será feito isso).

5. Controle estratégico (como será feito isso).


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