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2 de ago. de 2025

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

 

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2025

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No Ensino Fundamental I, a atuação docente ultrapassa a simples transmissão de conteúdos. A criança aprende de forma ativa, por meio de interações e vivências que despertam curiosidade, autonomia e sentido. Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento ocorre a partir da mediação social, sendo a escola um espaço privilegiado para essa construção conjunta. Nesse sentido, práticas pedagógicas eficazes devem estar conectadas à realidade dos estudantes, favorecendo sua participação e construção de sentidos.

Libâneo (1994) afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção”. Assim, um ambiente de aprendizagem significativo deve valorizar diferentes linguagens, respeitar os tempos de aprendizagem e proporcionar desafios acessíveis que motivem a descoberta e o prazer de aprender.

Além disso, práticas diversificadas, como o uso de projetos, jogos pedagógicos, atividades investigativas e artísticas, contribuem para o desenvolvimento integral. Como lembra Vickery (2016), “quando a criança está engajada, o conteúdo ganha vida e a aprendizagem torna-se duradoura”.

Diante da complexidade e da diversidade dos sujeitos da aprendizagem, cabe ao educador refletir sobre suas práticas e buscar estratégias que favoreçam a inclusão, o raciocínio crítico, a expressão e a colaboração.

Com base nas reflexões do texto e em sua vivência acadêmica, elabore um texto dissertativo-argumentativo, de no mínimo 15 linhas e máximo 30 linhas, sobre o tema:

“Como as práticas pedagógicas podem ser planejadas para promover o desenvolvimento integral e o protagonismo das crianças no Ensino Fundamental I?”


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Pensar a Educação pode ser pela análise quanto aos modos pelos quais a diversidade e a autonomia foram e ainda são considerados na história do Brasil e nas políticas educacionais destinadas a grupos sociais.

 

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As ações afirmativas nas Universidades e na Lei nº 11.645/2008, inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos vigentes (BRASIL, 2008). Portanto, temas como relações étnico-raciais, povos indígenas e tradicionais, identidade cultural, História das mulheres, Direitos Humanos permeiam os documentos oficiais, projetos pedagógicos, práticas escolares e formação de professores. Problematizar essas temáticas que envolvem a cultura e diversidade possibilita o desenvolvimento de um olhar sensível a outros estilos de vida entre escola-Universidade (SCHWEIG, 2019).

Pensar a Educação pode ser pela análise quanto aos modos pelos quais a diversidade e a autonomia foram e ainda são considerados na história do Brasil e nas políticas educacionais destinadas a grupos sociais. Na relação entre Sociologia, Antropologia e Educação, discorra hipoteticamente que você é o(a) professor(a) regente e abordará um estudo sobre um grupo social no entorno da comunidade escolar. Após abordar um estudo sobre determinado grupo social que tenha filhos matriculados na escola, escreva um texto dissertativo entre 20 a 25 linhas, destacando a relevância de uma prática inclusiva para esse grupo na escola. Além disso, você precisará definir quantas famílias são esse grupo, número de membros, se são homens, mulheres, adultos, crianças como também a nacionalidade, religião, etnia/raça, língua, classe social. 
Além disso, é importante assistir ao vídeo explicativo da atividade Mapa disponível na Sala do Café.


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1 de ago. de 2025

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A partir desse arcabouço teórico sobre a etnografia com ênfase sobre o olhar, o ouvir e o escrever no e sobre o campo de pesquisa ​e a sua aplicação no ambiente escolar, escreva um texto dissertativo com no mínimo 10 e máximo 15 linhas sobre o assunto.

 

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Para se compreender a análise antropológica, deve-se estudar o que os antropólogos fazem: a etnografia. Praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, desenvolver a sensibilidade para com o outro, dentre outras atividades que requerem um esforço intelectual específico que consiste na descrição densa (Cardoso, 1996).

A partir desse arcabouço teórico sobre a etnografia com ênfase sobre o olhar, o ouvir e o escrever no e sobre o campo de pesquisa ​e a sua aplicação no ambiente escolar, escreva um texto dissertativo com no mínimo 10 e máximo 15 linhas sobre o assunto. 

​OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 39, n. 1, p. 13–37, 1996. DOI: 10.11606/2179-0892.ra.1996.111579.


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​OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do Antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 39, n. 1, p. 13–37, 1996. DOI: 10.11606/2179-0892.ra.1996.111579.


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