MAPA - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO,
TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO - 53_2025
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lançamento do ChatGPT no final de 2022, como a primeira ferramenta de
inteligência artificial generativa (lAGen) de fácil utilização disponibilizada
amplamente ao público' e seguida por versões iterativas mais sofisticadas,
gerou uma comoção ao redor do mundo e está impulsionando a corrida entre
grandes empresas de tecnologia para se posicionarem no campo de desenvolvimento
de modelos de lAGen. [...]
De fato, a lAGen tem uma infinidade de usos possíveis. Ela pode automatizar o
processamento de informações e a apresentação de resultados em todas as
principais representações simbólicas do pensamento humano. Além disso, ela
possibilita a entrega de resultados, fornecendo produtos de conhecimento
semiacabados. Ao libertar os humanos de algumas categorias de habilidades de
pensamento de nível inferior, essa nova geração de ferramentas de lA pode ter
implicações profundas para a compreensão da inteligência humana e da aprendizagem”.
Fonte: ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA
(UNESCO). Guia para IA generativa na educação e na pesquisa. Paris,
2024, p. 07. Disponível
As ferramentas de IA generativa são um exemplo de como o avanço da tecnologia
pode influenciar diretamente na produção do conhecimento científico. Diante
disso, a partir de uma investigação prática das tecnologias presentes no
cotidiano e seus impactos sociais, éticos e ambientais, esse MAPA propõe uma
análise crítica entre ciência, tecnologia e sociedade. Para tanto, você deve
escolher uma tecnologia amplamente utilizada no cotidiano da área do seu curso
e elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 25 linhas, contendo as
seguintes informações:
1. Qual ciência por trás dessa tecnologia (como ela surgiu);
2. Quais os atores sociais envolvidos no seu desenvolvimento e implantação
(usuários, desenvolvedores, governos, empresas, etc.);
3. Quais os benefícios sociais, culturais ou econômicos promovidos por ela;
4. Quais os riscos, controvérsias ou desigualdades gerados por essa tecnologia;
5. Como diferentes grupos sociais são afetados (positiva ou negativamente) por
essa tecnologia.
6. Faça uma análise crítica sobre o uso e os impactos da tecnologia escolhida
na produção do conhecimento científico.
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