MAPA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 53_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comMAPA – Material de
Avaliação Prática da Aprendizagem
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROBLEMATIZAÇÃO
“Definir uma
missão, visão e valores claros para a empresa é fundamental para estabelecer um
propósito e dar um norte para onde a organização quer chegar. Ter essas
definições bem estruturadas ajuda a traçar objetivos, criar estratégias, tomar
decisões e guiar as ações no dia a dia”.
Fonte:
https://respostas.sebrae.com.br/missao-visao-valores-as-3-chaves-para-moldar-o-proposito-e-identidade-da-sua-empresa/.
Ter
um norte em uma organização é saber onde a sua empresa quer chegar, é definir
caminhos e mostrar com clareza o que ela faz e seus diferenciais. E para
atingir esse objetivo surge a missão, visão e valores de uma empresa, que permite
essa visibilidade interna e externa para todos que se relacionam com a empresa.
SIGNIFICAÇÃO
Assim surge a nossa
disciplina de planejamento estratégico para trazer até você os conhecimentos do
diagnóstico para missão, visão, valores e objetivos organizacionais. Aplicar
esses conceitos é se posicionar como empresa, saber quem somos, onde estamos,
aonde queremos chegar e quais são os objetivos necessários para chegar lá.
EXPERIMENTAÇÃO
Bom, e que tal
experimentar uma forma de elaborar uma missão para uma empresa.
Sendo assim, lhe
convido a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=MtDtncecW24
Vamos experimentar
esse caso e aprender!
REFLEXÃO
Após ter essa
experimentação, gostaria que você refletisse sobre as missões empresariais que
você já teve contato com alguma empresa ou pesquise sobre, reflita se essas
empresas colocam em prática aquilo que mencionam em suas missões? Realize essa
reflexão, ela será importante para o desenvolvimento de sua atividade.
CONCEITUALIZAÇÃO
No nosso próprio
livro didático de planejamento estratégico, estudamos e aprendemos sobre a
importância da missão empresarial.
“Torna-se claro que
a declaração da missão empresarial não deve ser um exercício de marketing
interno ou mesmo externo, em que uma bela frase é colocada no site da
organização ou emoldurada nas salas dos diversos departamentos. Deve, sim, ter
um significado profundo, sendo um direcionador dos esforços da organização para
atender os seus stakeholders”.
PARDO, P.; PAIÃO,
L. S. Planejamento estratégico. Maringá: Unicesumar, 2022. p.
75.
AÇÃO
Chegou o momento
mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na
massa, e partir para a Ação.
Nesta atividade
Mapa, você será convidado a preparar um diagnóstico de missão, visão e valores
para uma empresa na área industrial e definir objetivos organizacionais.
Para realizar a sua
atividade Mapa, você terá algumas etapas, vamos para cada uma delas.
Etapa 1 –
Escolhendo a empresa na área industrial.
Você deverá escolher
uma empresa que você já atuou, ou está atuando obrigatoriamente na área
industrial, caso você não teve essa oportunidade poderá ser escolhida uma
empresa da sua cidade ou região.
Caso não queira
citar o nome da empresa na área industrial, poderá ser citado o seguimento
dentro da área industrial que ela atua.
Etapa 2 – Boas
práticas na elaboração da missão empresarial.
Agora, nesta etapa
você deverá pontuar quais são as boas práticas na elaboração de uma missão
empresarial e a sua resposta terá como base o vídeo da experimentação assistido
anteriormente.
No vídeo da
experimentação é listado perguntas que devem ser respondidas na construção de
uma missão empresarial. Portanto, em sua resposta, apenas pontue quais são
essas perguntas.
Etapa 3 – Definindo
a missão da empresa na área industrial.
Nesta etapa, você
deverá definir uma missão para a empresa na área industrial escolhida na etapa
1. Porém, essa missão deverá ser elaborada utilizando as boas práticas listadas
na etapa 2, ou seja, a missão que você irá descrever com suas palavras terá que
atender cada uma das perguntas listadas na etapa 2.
Desta forma, você
terá em sua resposta uma missão para a empresa da área industrial com as boas
práticas em sua elaboração.
Etapa 4 – Definindo
objetivos organizacionais da empresa na área industrial.
Por fim, com a
missão elaborada na etapa 3, você deverá definir no mínimo dois objetivos
organizacionais para atender essa missão.
Ou seja, pensa com
um gestor dentro da empresa na área industrial, que ela possui uma missão, uma
razão de existir e elabore com suas palavras dois objetivos para alcançar essa
missão empresarial.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário