MAPA
- TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO
O Business
Process Management (BPM) em suas raízes tradicionais traz conceitos que
visam a eficiência de operação em uma
economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente
específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de
hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente
competitivos e dependem principalmente da capacidade de inovação das organizações.
Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações em se
organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY,
2013).
No entanto, é importante reforçar que apesar dos
benefícios do BPM existem alguns obstáculos, como implementação em escala
empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e
barreiras culturais. Nesse cenário, o
BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação no qual necessita
de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software,
licença, sistemas de hardware, middleware de integração, até mesmo o desenvolvimento
e manutenção de soluções customizadas.
Além disso, o custo de hardware e software do BPM é
dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer
recursos de TI imprescindíveis nos quais são utilizados para integrar e
personalizar a solução, e também manter o sistema BPM. Por fim, é importante
destacar que além dos recursos de TI são necessárias as ferramentas de BPM uma
vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com
ferramentas, tecnologias e processos o BPM deve sempre estar alinhado com os
objetivos da empresa (ABUEZHAYEH;
RUDDOCK; SHEHABAT; 2021).
Nesse cenário, o Business Process Model and
Notation (BPMN) é o padrão utilizado
para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de
negócios são um elemento chave do chamado ciclo de vida BPM, onde os processos
são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e
monitorados. Contudo, o BPMN permite
criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um
procedimento (DE LA FUENTE et al., 2020).
Fontes:
DE LA FUENTE, Rene et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of
the central venous access placement for training purposes. International
journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3889,
2020.
FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT,
W.; STARY, C. Subject-oriented BPM= socially executable BPM. In: 2013 IEEE 15th
Conference on Business Informatics. IEEE, 2013. p. 399-407.
ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK,
L.; SHEHABAT, I.Integration between knowledge management and business process
management and its impact on the decision making process in the construction
sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.
Ao
discutirmos sobre BPM logo pensamos em modelagem. No entanto, o BPM é muito
mais abrangente que somente a modelagem. O BMP precisa ser visto pelas empresas
como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No
entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do
conhecimento detalhado dos processos da empresa.
Conhecer os processos e suas respectivas
atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é
essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para
que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender
determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez
que padronizar processos otimiza e acelera as atividades, e consequentemente
evita erros humanos. A partir desse conjunto que as melhorias do BPM serão
vistas na empresa.
Um dos auxílios utilizados para conhecer
e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso
porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais facilita o mapeamento do
processo, no qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma é possível visualizar
toda a etapa de produção de uma empresa.
Diante do exposto acima sobre o BPMN,
leia o caso de uso a seguir:
Diante do exposto acima sobre o BPMN,
leia o caso de uso a seguir:
Um estudante do curso de Gestão de
Tecnologia da Informação (GTI) está animado com o começo de seus estudos na
Universidade. Em uma de suas aulas, o professor informa a turma que irá
utilizar um livro base em sua disciplina e que tal livro está disponível na
livraria do campus. Além disso, o professor informa a turma de que os alunos da
universidade possuem desconto nesse livro na livraria do campus. Por ver uma
boa oportunidade em adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a
intenção de comprar o mesmo, e solicita ao atendente que verifique se o livro
em questão está disponível. Neste momento o atendente consulta o seu sistema
para identificar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível,
o atendente informa ao estudante a indisponibilidade e encerra o seu
atendimento. Porém, caso o livro esteja disponível o aluno é informado do preço
e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse
livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece o atendente e sai da
livraria. Caso ele possua dinheiro, irá realizar o pagamento do livro e o
atendente irá lhe entregar o livro juntamente com a nota fiscal do produto.
Baseado no cenário descrito acima, você
como um entusiasta de tecnologia resolve realizar a modelagem deste processo, e
para isso deve:
a) Identificar (e citar) as cinco
atividades presentes no enunciado. Lembre-se que uma atividade é uma tarefa,
como por exemplo, “Comprar Comida”.
b) Escolher três elementos de modelagem
que estão presentes no enunciado e redigir uma breve explicação de cada um,
juntamente com um exemplo.
Dica: esses elementos se referem, aos
que foram estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais.
Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: Atividade, Fluxo,
Gateway, Evento, Artefato, Pool e Lane. Nesse sentido, você precisa apresentar
uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher juntamente com
seu respectivo exemplo.
c) Por fim, realizar a modelagem BPMN de
todo o enunciado. Esse "todo" refere-se à identificação e
representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos,
pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas
para a modelagem BPMN.