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GESTÃO DO DESEMPENHO - 54_2025
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Programa de Avaliação de Desempenho
Leia
a narrativa fictícia a seguir:
A GRH Commerce é uma empresa de e-commerce especializada na
venda de eletrônicos para gamers e produtos de tecnologia, localizada em
Maringá-PR. Fundada em 2020 por três irmãos empreendedores, a marca nasceu com
o propósito de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, explorando o
então crescente mercado digital.
Apesar do início promissor, a empresa ainda carrega marcas de sua estrutura
inicial. Com cinco anos de operação, a empresa já conta com mais de 60
colaboradores e apresenta uma carteira fiel de clientes espalhados por todo o
Brasil. Contudo, a gestão interna ainda oscila entre práticas tradicionais e a
busca por métodos modernos de administração e operação.
Boa parte dos processos ainda é realizada de forma manual ou pouco integrada,
como o controle de estoques e o atendimento ao cliente. Em contrapartida, os
fundadores investem em ferramentas digitais de marketing e em parcerias
logísticas para expandir as vendas. Essa convivência entre o antigo e o novo
tem gerado conflitos: de um lado, colaboradores que se adaptaram ao modelo
inicial e resistem às mudanças; de outro, jovens recém-contratados que chegam
cheios de ideias para inovar, mas enfrentam barreiras na implementação.
É nesse cenário que você, contratado há dois anos como Analista de
Recursos Humanos, atua diariamente. Sua rotina, até então, se resume a
atividades administrativas, como gestão de folha de pagamento e recrutamento e
seleção de pessoal. Porém, você sempre percebeu a necessidade de estruturar
políticas e práticas modernas de gestão de pessoas, já que a empresa ainda não
conta com ferramentas formais para desenvolvimento dos colaboradores.
Na última semana, uma reunião inesperada trouxe novidades. Um dos fundadores,
Álvaro, que sempre centralizou as decisões e demonstrou certa desconfiança em
relação a mudanças na gestão, decidiu se afastar da direção, entregando a
liderança executiva para sua irmã mais nova, Alice. Diferente de Álvaro, Alice
possui uma visão mais aberta e acompanha de perto as tendências do mercado
digital. Durante sua apresentação oficial, ela afirmou que a GRH Commerce
precisa alinhar suas práticas internas ao nível de crescimento que busca
alcançar no mercado.
No dia seguinte, você recebeu uma convocação para uma conversa individual com
Alice. Durante a reunião, ela destacou que deseja ouvir suas percepções sobre o
clima organizacional e as necessidades da equipe. Ao compartilhar suas ideias,
você foi surpreendido(a) pela receptividade da nova diretora, que demonstrou
interesse em implementar algumas propostas.
Entre todas as sugestões, Alice pediu prioridade para um Programa de
Avaliação de Desempenho, pois acredita que a GRH Commerce tem perdido
talentos por falta de acompanhamento adequado. Muitos desligamentos, segundo
ela, ocorreram mais por ausência de feedback do que por baixo rendimento.
Agora, observou-se a necessidade de elaborar um planejamento para estruturar
esse programa, definindo como será aplicado, quais ferramentas serão utilizadas
e como conduzir a devolutiva para os colaboradores, ao mesmo tempo em que se
configura a necessidade de lidar com a resistência de alguns líderes, que ainda
veem tais iniciativas como burocracia desnecessária. Apesar do desafio, Alice
deixou claro que acredita no potencial da mudança e vê em você uma peça
importante para transformar a gestão de pessoas da empresa. Neste sentido, é
imprescindível que se faça uma análise do ambiente organizacional ao implantar
uma política de gestão do desempenho que auxilie as estratégias a serem
utilizadas.
Elaborado pelo professor, 2025.
Assim, para fins desta Atividade MAPA, a sua missão será ESTRUTURAR um Planejamento
Estratégico para implantação de um Programa de Gestão de Desempenho na
GRH Commerce e, para isso, você deverá atender às seguintes etapas:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
ETAPA 1 – Dentre os perfis predominantes de empresas apresentados
no livro da disciplina, IDENTIFIQUE o perfil da GRH Commerce
e JUSTIFIQUE o enquadramento da empresa nesse perfil com base
nas evidências encontradas no texto descritivo da narrativa fictícia deste
MAPA.
ETAPA 2 – Sobre as fases de implantação da Gestão de
Desempenho, DESCREVA o Planejamento das Fases 1 e 2 (Conhecimento
e Implementação) apresentando, de maneira estratégica, quais ações serão
tomadas e como serão realizadas.
ETAPA 3 – Dentre os Métodos apresentados no livro
da disciplina, DEFINA o Método que será utilizado para
a realização das Avaliações de Desempenho e JUSTIFIQUE a
escolha do referido método.
ETAPA 4 – Considerando o livro da disciplina, ESTABELEÇA o modelo
de quem deve avaliar o desempenho e JUSTIFIQUE a
escolha desse modelo.
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