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16 de nov. de 2021

Mapa - GESTÃO DE PROJETOS

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Fábio é um dos melhores programadores de uma empresa que desenvolve soluções de automação predial, com clientes em praticamente todas as capitais brasileiras. Fábio participou de um programa de mentoria sendo orientado pelo seu mentor em gerenciamento de projetos para buscar uma certificação internacional. Para isso, Fábio precisa ainda de muitas horas como gerente de projetos, e muito estudo.

 

Nessa trajetória, ele sugeriu ao seu gerente de setor que seria interessante que a empresa formalizasse uma metodologia de gerenciamento de projetos. Sabendo que se trata de uma mudança de gestão, de um trabalho temporário, ele sabe que essa transformação precisa ser planejada e implementada como projeto.

Já que seu gerente autorizou a empreitada, ele elaborou um Termo de Abertura do Projeto e uma Estrutura Analítica do Projeto. Concluído os dois documentos elaborados por ele, chegou a hora de divulgar na empresa.

 

Entretanto, apesar do gerente do setor dizer para Fábio que deve seguir com a ideia, mais de três meses se passaram, e Fábio não consegue convocar uma reunião, porque sempre a gerência pede para deixar para depois, pois outros trabalhos prioritários precisam ser feitos.

Fábio está frustrado com a situação, e está pensando em buscar oportunidade de trabalho em outra empresa, já que não está percebendo a possibilidade de seguir seu plano de implementar o projeto de criação de metodologia na empresa, para que  mais projetos possam ser feitos formalmente, e, consequentemente, mais horas de gerenciamento seriam acumuladas no seu currículo.

 

Você sabe que a mudança de maturidade das organizações em relação às práticas de gerenciamento de projetos, frequentemente é um grande desafio. “A implantação do gerenciamento de projetos nas organizações é uma tarefa árdua onde o sucesso do projeto depende de alguns fatores críticos como: apoio da alta administração, gerenciamento das expectativas das partes interessadas, alcance dos objetivos para qual ele foi empreendido, apoio da metodologia de gerenciamento de projetos, compreender o contexto e a cultura organizacional”.

OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Unidade I, p. 42.

 

Considerando os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos, escolha um fator crítico. Apresente um argumento, discorrendo sobre como esse fator crítico é importante para o projeto em questão, e descreva ainda duas ações que Fábio poderia realizar ou ter realizado de forma diferente para aumentar as chances de sucesso do projeto em questão.

Mapa – BANCO DE DADOS - 54/2021

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O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação proporcionou mudanças revolucionárias nos negócios de hoje. Computadores têm se tornado parte integrante da vida humana, são usados ​​na maioria dos sistemas complexos, como o sistema de gerenciamento da cadeia de abastecimento global, Sistema bancário internacional e de transferência monetária, ou sistema de entrada de helpdesk e informações de registro de manutenção de computador e sistema.

 

Na grande infraestrutura de TI de qualquer empresa, os dados costumam ser o ativo mais valioso da empresa. As empresas devem ser preparadas para proteger seus dados em caso de falha. Portanto, a função de um administrador de banco de dados (DBA) em qualquer organização é o gerenciamento do alcance físico de um sistema de gerenciamento de banco de dados, que inclui o design de banco de dados físico e implementação, definição de confidencialidade, integridade e disponibilidade de um sistema de banco de dados, monitoramento do desempenho do sistema e discernir o banco de dados, conforme necessário.

 

Os administradores de banco de dados, ou DBAs, trabalham com software de banco de dados para encontrar maneiras de fazer isso. Eles identificam as necessidades do usuário, configuram bancos de dados de computador e testam sistemas. Eles garantem que os sistemas funcionem como deveriam e adicionam pessoas ao sistema conforme necessário. Os administradores de banco de dados geralmente planejam medidas de segurança. A integridade, o backup e a segurança dos dados são partes essenciais do trabalho.

 

O principal objetivo do administrador de banco de dados é garantir que o banco de dados esteja aberto e disponível quando os usuários precisam. Para atingir esse objetivo, o DBA deve prever e preparar planos de recuperação robustos para evitar causas comuns de falha. A função do administrador de banco de dados é muito importante em uma organização.

Fontes:

KHAN, Shariq Ali; SAQIB, Muhammed; AL FARSI, Bushra. Critical role of a Database Administrator: Designing recovery solutions to combat database failures. 2014.

MOORE, Pam. Database Administrator. Tech Directions, v. 70, n. 2, p. 24-25, 2010.

A função de um DBA é de extrema importância em uma organização, visto que este é responsável por toda a estruturação e análise de como os dados serão armazenados. Geralmente damos atenção especial ao front end ou back and, entretanto de nada adianta estes serem perfeitos se não tivermos dados para serem analisados, por isso podemos considerar uma Banco de Dados sendo o coração de um software.

 

Compreenda prezado(a) aluno(a) que antes de iniciarmos o desenvolvimento de software devemos pensar na estrutura do SGDB. O desenvolvimento de um software se inicia bem antes da programação, sendo identificado os requisitos do software, uma das técnicas adotadas é a entrevista e observação.

 

Com base no que foi apresentado, vamos imaginar que você é um profissional de alta qualidade e experiência em banco de dados, ou seja, é um DBA :) Você foi incluído em uma Squad para o desenvolvimento de um novo produto para a empresa UNITECH, especialista no ramo educacional. Você como DBA tem a responsabilidade de criar toda a documentação (MER - DER - Comandos SQL) da estrutura do Banco de Dados do sistema baseado em um SGBD Relacional. Antes de iniciarmos o desenvolvimento das atividades, vejamos abaixo o relato de uma conversa entre os stakeholders e a Squad.

 

A conversa foi muito interessante e produtiva, onde foi possível compreender algumas regras de negócios da empresa. O diretor Murilo informou aos analistas que atualmente a empresa atua no ramo de cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, tendo 4 campus no estado do Acre, sendo que apenas 2 deles oferecem Mestrado e Doutorado. Cada campus oferece cursos matutinos, vespertinos e noturnos, tendo diversas turmas, alunos e professores, cada aluno só pode cursar uma turma e curso por vez e os professores podem ministrar várias aulas em diversos cursos e turmas. Cada curso possui uma grade variada de disciplinas, cada disciplina é ministrada por somente um professor. Para controlar os alunos que estão ativos, se gera um registro para cada aluno vinculado no curso e turma. Como também temos que fazer o registro de desempenho acadêmico por um diário de classe que vincula: turma, aluno, professor, disciplina, faltas, notas (2 atividades) e status (aprovado, reprovado e exame).

A sua principal função na atividade MAPA é a criação do MER para a compreensão dos envolvidos, a criação do DER baseado no SGBD relacional MySQL e a criação dos comandos SQL (MySQL) baseados nos diagramas desenvolvidos por você.

 

Como forma de resposta da Atividade MAPA, você deverá enviar os seguintes arquivos compactados:

 

Etapa 1 - Desenvolver um MER seguindo as Informanção apresentadas na conversa com entre os stakeholders e a Squad, deve-se envia uma imagem JPG ou PNG contendo o MER desenvolvido.

Etapa 2 - Com base no MER elaborado por você na fase 1, crie o DER e envie uma imagem JPG ou PNG contendo o DER baseado em um SGBD Relacional.

Etapa 3 - Por fim, baseado no DER criado na fase 2, você deverá criar todos os comandos SQL baseado no SGBD MySQL, sendo necessário o envio de uma arquivo em word ou PDF com todos os comandos SQL utilizados.

 

OBS: Lembre-se dos relacionamentos entre as tabelas (Chaves Primárias e Estrangeiras)

11 de out. de 2021

MAPA - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 54/20211

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QUESTÃO 1

Um diagrama de caso de uso pode ser descrito como uma ferramenta visual que fornece uma maneira para os stakeholders chegarem a um entendimento comum das funcionalidades. Nesse sentido, um caso de uso é uma construção de modelagem utilizada para  definir o comportamento de um sistema. As interações entre o usuário e o sistema são descritas neste diagrama, juntamente com um conjunto de alternativas possíveis para cada ação (SENGUPTA;BHATTACHARYA, 2006).

 SENGUPTA, Sabnam; BHATTACHARYA, Swapan. Formalization of UML use case diagram-a Z notation based approach.

In: 2006 International Conference on Computing & Informatics. IEEE, 2006. p. 1-6. 

Diante do exposto acima sobre diagrama de caso de uso, analise o cenário a seguir:

 Imagine que você é um profissional da área de software contratado para o desenvolvimento de um sistema de controle de pedidos em uma padaria que também atende a domicílio. Nesse sistema o dono te informa que a gerente é responsável pelos pedidos, atender os clientes e também verificar a situação dos pedidos de delivery, isso significa que ela deve verificar que os itens e a nota fiscal do pedido estão incluídas.

 O dono te informa que a padaria trabalha com o sistema de descontos para os clientes. Porém, esse desconto é realizado para o pedido no caso do cliente optar por se cadastrar, caso contrário esse desconto não pode ser aplicado. Contudo, o dono reforça que é importante que mesmo que o cliente não queira cadastrar-se para obter o desconto, a emissão da nota fiscal tanto para o delivery quanto para o atendimento presencial deve ser realizada obrigatoriamente.

 Um diagrama de caso de uso pode ser descrito como uma ferramenta visual que fornece uma maneira para os stakeholders chegarem a um entendimento comum das funcionalidades. Nesse sentido, um caso de uso é uma construção de modelagem utilizada para  definir o comportamento de um sistema. As interações entre o usuário e o sistema são descritas neste diagrama, juntamente com um conjunto de alternativas possíveis para cada ação (SENGUPTA;BHATTACHARYA, 2006).

 SENGUPTA, Sabnam; BHATTACHARYA, Swapan. Formalization of UML use case diagram-a Z notation based approach.

In: 2006 International Conference on Computing & Informatics. IEEE, 2006. p. 1-6. 

Diante do exposto acima sobre diagrama de caso de uso, analise o cenário a seguir:

 Imagine que você é um profissional da área de software contratado para o desenvolvimento de um sistema de controle de pedidos em uma padaria que também atende a domicílio. Nesse sistema o dono te informa que a gerente é responsável pelos pedidos, atender os clientes e também verificar a situação dos pedidos de delivery, isso significa que ela deve verificar que os itens e a nota fiscal do pedido estão incluídas.

 O dono te informa que a padaria trabalha com o sistema de descontos para os clientes. Porém, esse desconto é realizado para o pedido no caso do cliente optar por se cadastrar, caso contrário esse desconto não pode ser aplicado. Contudo, o dono reforça que é importante que mesmo que o cliente não queira cadastrar-se para obter o desconto, a emissão da nota fiscal tanto para o delivery quanto para o atendimento presencial deve ser realizada obrigatoriamente.

O que será necessário realizar?

 Baseado no cenário descrito acima, realize o levantamento de pelo menos 5 requisitos funcionais e modele um diagrama completo de caso de uso com todas as notações e elementos necessários, tais como, atores, associações (extend e include) e  casos de uso.

  Por onde devo começar?

Identifique as situações que são obrigatórias e as situações que são opcionais, para utilizar a notação adequada.

Identifique corretamente o ator.

Identifique quais são as ações que serão realizadas. Lembrando que: cada ação corresponde a um caso de uso.

Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?

Lucida Chart ( https://www.lucidchart.com/pages/pt )

Visual Paradigm (https://online.visual-paradigm.com/)

Lembrando que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer ferramenta de modelagem de software que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda as necessidades de entrega.



MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO

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O  Business Process Management (BPM) em suas raízes tradicionais traz conceitos que visam  a eficiência de operação em uma economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente competitivos e dependem principalmente da capacidade de inovação das organizações. Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações em se organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY, 2013).

 No entanto, é importante reforçar que apesar dos benefícios do BPM existem alguns obstáculos, como implementação em escala empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e barreiras culturais.  Nesse cenário, o BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação no qual necessita de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software, licença, sistemas de hardware, middleware de integração, até mesmo o desenvolvimento e manutenção de soluções customizadas.

 Além disso, o custo de hardware e software do BPM é dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer recursos de TI imprescindíveis nos quais são utilizados para integrar e personalizar a solução, e também manter o sistema BPM. Por fim, é importante destacar que além dos recursos de TI são necessárias as ferramentas de BPM uma vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com ferramentas, tecnologias e processos o BPM deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa  (ABUEZHAYEH; RUDDOCK; SHEHABAT; 2021).

 Nesse cenário, o Business Process Model and Notation (BPMN)  é o padrão utilizado para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de negócios são um elemento chave do chamado ciclo de vida BPM, onde os processos são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e monitorados. Contudo, o  BPMN permite criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um procedimento (DE LA FUENTE et al., 2020).

Fontes:

DE LA FUENTE, Rene et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of the central venous access placement for training purposes. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3889, 2020.

FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT, W.; STARY, C. Subject-oriented BPM= socially executable BPM. In: 2013 IEEE 15th Conference on Business Informatics. IEEE, 2013. p. 399-407.

ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK, L.; SHEHABAT, I.Integration between knowledge management and business process management and its impact on the decision making process in the construction sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.

  Ao discutirmos sobre BPM logo pensamos em modelagem. No entanto, o BPM é muito mais abrangente que somente a modelagem. O BMP precisa ser visto pelas empresas como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do conhecimento detalhado dos processos da empresa.

 Conhecer os processos e suas respectivas atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez que padronizar processos otimiza e acelera as atividades, e consequentemente evita erros humanos. A partir desse conjunto que as melhorias do BPM serão vistas na empresa.

 Um dos auxílios utilizados para conhecer e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais facilita o mapeamento do processo, no qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma é possível visualizar toda a etapa de produção de uma empresa.

 Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

 Um estudante do curso de análise e desenvolvimento de sistemas está animado com o começo de seus estudos na Universidade. Em uma de suas aulas, o professor lhe informou que irá utilizar um livro base em sua disciplina que está disponível na livraria do campus, o professor informa a turma que os alunos da universidade possuem desconto nesse livro na livraria do campus. Por ver uma boa oportunidade em adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a intenção de comprar o mesmo, solicita ao atendente se o livro em questão está disponível. Neste momento o atendente consulta o seu sistema para analisar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível, o atendimento informa ao estudante a indisponibilidade é encerra o seu atendimento. Porém, caso o livro esteja disponível o aluno é informado do preço e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece a atendente e sai da livraria. Caso ele possua dinheiro ele irá realizar o pagamento do livro e o atendente irá lhe entregar o livro juntamente com a nota fiscal do produto.

Baseado no cenário descrito acima, você como um entusiasta de tecnologia e ótimo analista de sistema resolve realizar algumas ações:

 a) Identifique as cinco atividades presentes no enunciado. Lembre-se que uma atividade é uma tarefa, como por exemplo, “Comprar pão”.

 b) Escolha três elementos de modelagem que estão presentes no enunciado e redija uma breve explicação de cada um, juntamente com um exemplo. Esses elementos se referem, aos estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais. Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: Atividade, Fluxo, Gateway, Evento, Artefato, Pool e Lane. Nesse sentido, você precisa apresentar uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher para explicar e apresentar seu respectivo exemplo.

 c) Realize a modelagem BPMN  toda a modelagem desse enunciado. Esse todo refere-se a identificação e representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos, pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas para a modelagem BPMN.

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3 de ago. de 2021

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1ª QUESTÃO

Segundo Zdanowicz (2001), o orçamento de vendas é o orçamento parcial mais importante da organização, pois está relacionando com a adaptação da empresa ao mercado. Segundo o autor, o objetivo do orçamento de vendas é compreender quantidade de clientes, preços possíveis de serem praticados, quantidades de produtos a serem absorvidas, no tempo e local planejados etc. 

Para atingir tal objetivo ambicioso e vital para a administração orçamentária, Lunkes (2003) aborda que na elaboração do orçamento de vendas devem ser consideradas variáveis de mercado consumidor e fornecedor, variáveis de produção, de trabalho e de recursos financeiros. Nesse sentido, o autor afirma que o primeiro passo é realizar um exame detalhado das `tendências do mercado', por isso, o orçamento de vendas é considerado uma ferramenta fundamental para os outros orçamentos, tendo em vista que é a ferramenta que faz com que os outros parâmetros orçamentários da empresa reflitam a realidade do mercado.

 

LUNKES, R. J. Manual de Orçamento. São Paulo: Atlas, 2003.

ZDANOWICZ, J. E. Planejamento financeiro e orçamento. 4. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2001.

Para melhor compreender como funciona o procedimento, qual o impacto na empresa do orçamento de vendas e para auxiliá-lo na execução de sua atividade MAPA, recomenda-se a utilização do material indicado: https://www.treasy.com.br/blog/como-elaborar-orcamento-de-vendas/.

 

O primeiro passo para estabelecer o orçamento de vendas é definir as variáveis externas e internas que orientam os valores. No caso de um diagnóstico de seu ambiente interno, saiba que os valores das vendas da empresa serão influenciados, por: previsão de vendas, custo de produção e despesa operacional. A previsão de vendas é o ponto de partida do orçamento empresarial, que constitui um plano de vendas futuras da empresa, para determinado período de tempo. Com o orçamento de vendas é possível estimar as quantidades de cada produto, que a empresa planeja vender e o preço praticado. A partir disso, se determina também os valores da receita total que será obtida, com condições básicas dessa venda, à vista ou a prazo. O orçamento de vendas também desencadeia os dados seguintes para a elaboração do orçamento dos custos de produção, despesas operacionais. Por fim, pode-se dizer que o orçamento de vendas é a base para todas as outras peças orçamentárias.

Com base nestes três itens (previsão de vendas, custo de produção e despesa operacional), disserte sobre a importância de cada um dos itens para seu orçamento de vendas e orçamento financeiro, separadamente. 

(Mínimo 15 linhas).

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentam-se mais detalhes sobre a realização:

-  Utilize template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.

-  Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

-  Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 Bom trabalho! 



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