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26 de jul. de 2021

MAPA - RH - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

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MAPA - RH - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA

1ª QUESTÃO

Olá, estudante!

 Você sabia que a comunicação escrita e a oratória são fatores importantes em uma entrevista de emprego?

 Atualmente em todas as profissões o domínio e o conhecimento sobre as técnicas de oratória e escrita se tornaram imprescindíveis. Não é exagero dizer que tudo é comunicação. Por isso mesmo, a boa oratória e a escrita são fundamentais para todos nós. Particularmente a comunicação escrita é uma das principais formas de interação nos ambientes de trabalho, seja com colegas, superiores ou clientes. Pense em como o mercado está nos dias de hoje. São mudanças que ocorrem a cada momento, e é preciso que as empresas encontrem formas de se comunicar que sejam eficientes. Imagine que surge um trabalho novo que precise ser feito em sua empresa. Você irá criar um briefing ou relatório explicando as tarefas necessárias e o objetivo. Quanto mais bem escrito for, melhor a pessoa encarregada do trabalho vai entender o que precisa ser feito e melhor será o trabalho.

 Adaptado de: BELLO, L. C. D. Importância da oratória no dia a dia. [S.l]: InfoEscola, [2021]. ​Disponível em: https://www.infoescola.com/comunicacao/importancia-da-oratoria-no-dia-a-dia/. Acesso em: 16 jul. 2021.

 E você sabia que na hora de conquistar um emprego, uma das etapas mais temidas é a entrevista?

Sim, essa costuma ser uma das últimas etapas e vem acompanhada do peso do candidato em conseguir a vaga ofertada.

Nessa etapa surge a dúvida de como ter uma boa oratória.

 A fonoaudióloga e doutora em Distúrbios da Comunicação, Leny Kyrillos explica: “A comunicação é um processo muito desafiador por uma razão muito simples: comunicação não é o que sai da minha boca, é o que chega no ouvido do meu interlocutor”.

A doutora Leny também traz um vídeo com algumas dicas para melhorar a oratória em uma entrevista de emprego. Confira o vídeo no link: https://youtu.be/-ZViM9nH0wo

 Afinal, não adianta ter um currículo brilhante no papel se não conseguimos expressar nosso conhecimento por meio da nossa fala. A oratória diz respeito à maneira como nos posicionamos e ao impacto que geramos nas pessoas. Ela é resultado dos recursos verbais, não-verbais e vocais, correspondem, respectivamente, ao que falamos, ao que transmitimos com a nossa imagem e a como falamos.

 Nesse momento de pandemia, alguns elementos não-verbais são fundamentais, pois se antes existia a preocupação com que roupa usar no dia da entrevista, agora existem outros processos que devem ser considerados em uma entrevista realizada por vídeo.

 Adaptado de: KAROLYNE, A. Oratória para uma entrevista de emprego. [S.l]: Blog Folha dirigida, 2020.  Disponível em: https://bit.ly/3fZPIhE. Acesso em: 15 jul. 2021.

 Com base nesse contexto, vamos a proposta da atividade Mapa!

 Imagine que você está participando de um processo seletivo para a vaga de emprego dos seus sonhos. E para esse processo o recrutador lhe solicitou algumas tarefas.

Vamos lá! 

Tarefa 1: Escreva um texto de apresentação, com no máximo 10 linhas, abordando os seus principais pontos fortes. #FicaaDica: ao redigir sua resposta utilize os estudos sobre gêneros textuais da unidade 3 do livro da disciplina.

 Tarefa 2: Grave um vídeo de 2 até 3 minutos abordando qual o seu maior objetivo na carreira profissional.  Após gravar o vídeo, insira no youtube para gerar o link e anexar na sua atividade.

 Dicas para a gravação do seu vídeo:

- Comece o vídeo falando seu nome.

- Cuide da sua postura física.

- Preste atenção na roupa que está usando.

- Atente-se ao fundo que vai aparecer no vídeo.

- Use a expressão facial e corporal na hora que estiver falando.

- Tenha um bom volume na voz (lembre-se que a pessoa precisa te ouvir).

 

Tarefa 3: escreva um texto de no máximo 5 linhas, argumentando ao recrutador de como você poderá contribuir com a empresa se for contratado para a vaga. #FicaaDica: ao redigir sua resposta utilize os estudos sobre gêneros textuais da unidade 3 do livro da disciplina.

 

Capriche em cada tarefa, afinal é a vaga dos seus sonhos e você precisa fazer o seu melhor!




MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS

 

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MAPA - GFIN - GESTÃO DE PROJETOS

1ª QUESTÃO

Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., material de avaliação prática da aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo no desenvolvimento de uma estrutura analítica de projetos (EAP).

 

DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA ANALITICA DO PROJETO (EAP)

 Vamos programar uma festa de aniversário surpresa para o seu melhor amigo? Que tal desenvolver uma programação perfeita?

 Note que o desenvolvimento de uma festa, por menor que ela seja, requer planejamento, afinal as pessoas vão para uma festa para se divertir. Nesta perspectiva, que tal começar a pensar qual seria o cardápio? Quem seriam os convidados? Onde seria a festa? Vai ter decoração? Se sim, quem será responsável por isso?

 “A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é um documento composto pela subdivisão das entregas principais do projeto e o trabalho a ser realizado, em elementos menores e mais gerenciáveis orientados às entregas do trabalho a ser executado pela equipe [....] (OSHITA, 2019, p. 134).

Você já foi em alguma festa em que o cardápio não estava legal? Havia muito barulho e desorganização? Já participou de uma festa em que tudo deu certo? Você já organizou algum evento, mesmo que seja pequeno como um churrasco? Se você realizou algumas ou todas essas atividades, você já teve a experiência de desenvolver uma EAP, mesmo que mentalmente.

 Em forma de organograma a EAP estabelece e  organiza o objetivo “total do projeto e representa o trabalho especificado na declaração de escopo do projeto aprovada” (OSHITA, 2019, p. 134).

 Muitos projetos falham por causa da má gestão de pela falta de planejamento que é um pilar fundamental para que o sucesso seja alcançado. Isto pois, sem planejamento o projeto pode ficar vulnerável em relação ao custo, prazo, qualidade, dentre outros. Ainda, planejar é fundamental em todas as áreas de uma empresa, é base para a sustentabilidade do negócio.

Quando o planejamento é feito, torna-se possível, acompanhar o andamento do projeto, constatar os desvios com antecedência, tomar providências, minimizando assim os impactos e os problemas".

 

PIERRE, R. O Planejamento de projetos de engenharia e o Gerenciamento de Projetos. [S.l]: PMKB, 2020. Disponível em: https://pmkb.com.br/artigos/o-planejamento-de-projetos-de-engenharia-e-o-gerenciamento-de-projetos/. Acesso em: 13 jul. 2021.

 

Considerando, que um projeto envolve um plano, delineamento ou esquema com descrição escrita e detalhada do que será realizado. Desenvolva uma estrutura analítica do seu projeto profissional para após o término da sua graduação e esse projeto será um escritório para trabalhar com consultorias, para isso, lembre dos aspectos relacionados à infraestrutura, computadores, como será a divulgação, os parceiros, quais as suas projeções com relação aos aperfeiçoamentos,  dentre outros. Considere que será necessário realizar um organograma com o processo de subdivisão das entregas e do trabalho que será desenvolvido em componentes menores.

 

Para isso, considere os três niveis da EAP - nível 0: produto do projeto; nível 1: fases do ciclo de vida; nível 2: pacotes de trabalho. ​O nosso livro didático, as aulas, o estudo de caso, bem como os materiais extras e projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.

 

​ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

 Para enviar essa atividade, você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa” disponível no Material da Disciplina e fazer o preenchimento.

- É necessário salvar o arquivo em seu computador e enviar no campo “selecionar arquivo”, no ícone do MAPA.

- O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto.





10 de dez. de 2020

MAPA Engenharia de Software - Unicesumar

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O diagrama de casos de uso (Use Case Diagram) é, dentre todos os diagramas da UML, o mais abstrato, flexível e informal e seu principal objetivo é modelar as funcionalidades e serviços oferecidos pelo sistema. Por meio de uma linguagem simples, este diagrama apresenta o comportamento externo do sistema a partir da perspectiva do usuário. De acordo com Silva (2007), o diagrama de caso de uso incorpora o conjunto de requisitos funcionais estabelecidos para o software que está sendo modelado. Os requisitos funcionais definem as funções que o sistema deve fornecer, sobre como o sistema deve reagir a entradas específicas e sobre como se comportar em determinadas situações.

Diante do exposto sobre Diagrama de Caso de Uso e Requisitos Funcionais, analise o cenário e a breve descrição de requisitos a seguir:
 
Cenário: Um cliente (empresa) que atua no ramo de prestação de serviços - locação de materiais/equipamentos para festas - contratou a empresa em que você trabalha para desenvolver um software de gestão do negócio.

Você terá um papel específico neste projeto:  atuará na equipe de análise de requisitos e irá especificar os requisitos funcionais e irá modelar um Diagrama de Caso de Uso e um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) com base no cenário descrito.

Descrição de requisitos: o possível cliente da empresa consulta os serviços (segurança, monitor para recreação com crianças, DJ, banda, buffet) e produtos (temas e acessórias para o tema). Se o possível cliente decidir contratar algum serviço e produto, ele será direcionado para a área de contratação, a qual, obrigatoriamente, precisará verificar seu cadastro e direcionará para o gerenciamento de cliente. O funcionário da empresa realiza a gestão dos serviços, produtos, contratos e clientes. O sistema deverá armazenar dados dos clientes (nome completo, endereço, telefone, e-mail, cpf), dos serviços (nome, descrição, valor, observação), dos produtos (nome, descrição, valor, observação) e contrato (data, horário, dados do contratante, produtos, serviços, quantidades, valor total).           

Pautando-se nessas informações e no cenário descrito acima, desenvolva as seguintes atividades:

a) Faça o levantamento de pelo menos 04 Requisitos Funcionais do sistema;
b) Modele 01 Diagrama de Casos de Uso do sistema;
c) Modele um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) do sistema.


Para esta atividade, você deve utilizar um software editor de texto (word) no qual fará o desenvolvimento do seu trabalho. Esse arquivo deverá ser anexado no momento do envio. Muita atenção para enviar o arquivo correto, visto que o envio poderá ser feito uma única vez! Envie no formato doc ou pdf.

Para a modelagem dos diagramas sugerimos as ferramentas Astah e BrModelo, mas você poderá utilizar outras ferramentas da sua escolha também.



21 de ago. de 2020

Estrutura de dados I - Mapa Unicesumar

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Os processadores Intel da família x86 costumam dar a possibilidade e o programador criar sub-rotinas em assembly (procedimentos ou funções). Para isso, o programador deve conhecer muito bem a arquitetura e organização do computador. A programação de computadores em linguagem de baixo nível exige que saibamos como manipular dados em memória respeitando as regras de inserção e remoção impostas pela estrutura de dados conhecida como pilha. Segundo Silberchartz (2011), um programa possui quatro áreas principais, em memória, a saber: seção de texto, seção e dados, heap e pilha. A figura abaixo ilustra a estrutura de um processo em memória principal.

SILBERSCHATZ, Abraham. Fundamentos de Sistemas Operacionais. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
 
Considere que você é um desenvolvedor Open Source e está ajudando a comunidade de Sistema Operacional de Código aberto a desenvolver um algoritmo de gerenciamento da pilha em memória. Assim sendo, você decide criar um programa que simule condições semelhantes às de um Sistema Operacional que manipula a pilha.
 
Os dados a serem armazenados na pilha devem simular processos, sendo que cada elemento a empilhar/desempilhar deve possuir:
 
O PID do cada processo (Process ID, é um código gerado automaticamente pelo sistema – cada processo tem seu próprio PID);
O nome do programa/comando que gerou o processo.
 
O programa deve ter um menu principal em forma de laço de repetição que atenda aos seguintes requisitos:
 
O menu sempre deve imprimir o conteúdo da pilha (da base em direção ao topo);
Após a impressão do conteúdo da pilha, o usuário deve ser informado de que pode realizar as seguintes operações:
Inserir um elemento na pilha;
Remover um elemento da pilha;
Esvaziar a pilha;
Encerrar o programa.
 
A operação “Inserir um elemento na pilha” deve pedir para que o usuário informe o nome do programa ou comando que será empilhado. O programa deve associar um PID a esse nome automaticamente, e empilhar ambos os dados: PID + nome. Caso a pilha esteja cheia, o usuário deve receber uma mensagem informando: “Pilha cheia, impossível empilhar mais elementos.”.
 
A operação “Remover um elemento da pilha” tentar remover um elemento da pilha. Caso haja elemento para ser removido, o PID e o nome do elemento desempilhado devem ser impressos na tela. Caso não seja possível desempilhar elementos, o programa deve imprimir a mensagem “Pilha vazia, impossível desempilhar elementos.”, na tela.
 
A operação “Esvaziar a pilha” deve remover todos os elementos da pilha.
 
A operação “Encerrar programa” deve finalizar o processo.
 
Observações:
O código-fonte deve ser escrito de forma a implementar estruturas de dados estáticas. Nesse caso, nossa pilha deverá ter, no máximo, 5 posições para armazenar elementos (tamanho igual a 5);
A correção será feita em ambiente Bloodshed Dev C++, no padrão C ANSI. Assim, caso o aluno tenha desenvolvido seu código em outra IDE/Compilador, é importante que o aluno garanta que seu código também é compilável/executável em ambiente Dev C++. Essa é uma responsabilidade do aluno, e não da equipe de correção.

13 de ago. de 2020

MAPA - ADS - PROGRAMAÇÃO I – UNICESUMAR

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QUESTÃO 1

Para esta Atividade Mapa, considere que sua empresa resolveu refazer o sistema de gerenciamento interno e, você foi designado para desenvolver o sistema em Java, usando conceitos de orientação a objetos. A especificação do sistema ainda não está completa, mas, seu chefe quer ver o que já foi desenhado, implementado e, em funcionamento.

Portanto, você deve implementar um sistema na linguagem de programação Java que siga as especificações do diagrama de classes abaixo.

Para a construção do sistema, você deverá utilizar a IDE de desenvolvimento NetBeans - a mesma que foi utilizado na disciplina.
 
1 - Pontos de destaque a serem implementados:
 1.1 - Lembre-se de que métodos e classes com o nome em itálico são abstratos e, que no diagrama de classes não constam os métodos acessores.
1.2 - O método "exibeDados" deve listar o nome e, o documento da pessoa, assim como qual é o papel da pessoa na organização (presidente, secretária, vendedor ou cliente).
1.3 - O método "verificarSenha" recebe uma senha como parâmetro e, compara com a senha armazenada para o cliente. Não se preocupe com criptografia, a senha vai estar em texto comum e, vai ser comparada com a que for passada com parâmetro.
1.4 - O método "calculaSalarioAnual" retornará o salário somado dos 12 meses, mais o décimo terceiro. Conta simples, mesmo.
1.5 - O método "salarioMesComComissao" vai retornar o salário do vendedor, somado à comissão dele que for cadastrada. Como a comissão é aplicada ao valor de vendas e, essa parte ainda não consta no diagrama, considere que a comissão cadastrada já é o valor final da comissão em reais.
1.6 - Todas as classes (que precisarem dos construtores) devem ter apenas um construtor vazio (sem parâmetros) e, um construtor com todos os parâmetros para já adicionar os valores na criação.
 
2 - Para garantir que o sistema funciona como esperado, seu chefe pediu para realizar as seguintes ações:
2.1 - Cadastre o presidente da empresa, que é o Asdrubal Leôncio Correa.
2.2 - Cadastre as duas secretárias, a Fátima e, a Ana.
2.3 - Cadastre os vendedores João, Vanessa e, Carlos.
2.4 - Cadastre os clientes Marcos, Joana, Elisa e, Lucas.
2.5 - Defina as comissões dos vendedores
2.6 - Calcule o salário anual do Asdrubal e, da Ana.
2.7 - O usuário Lucas esqueceu a senha dele. Verifique se a senha dele é "123456", "segredo" ou "teste".
2.8 - Mande exibir os dados de todas as pessoas (uma por uma).
 
Essas ações devem ficar em sua classe principal para que, ao executar, as ações já sejam executadas.
 
* Os detalhes que você não tiver sobre as pessoas você pode inventar. 

Ao terminar a sua atividade, lembre-se de Exportar seu projeto no formato .zip e envie o seu código pelo sistema Studeo.
Para exportar no NetBeans, siga os passos: Arquivo > Exportar Projeto > Para ZIP

Boa atividade.


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