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6 de nov. de 2025

ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
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(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

A gestão da produção é uma importante ferramenta para garantir o controle das rotinas, eliminar as perdas de produção, manter os estoques em níveis adequados e atender clientes no prazo com menor custo e qualidade, ou seja, assegura a competitividade da empresa.
Por meio da gestão ou controle dos processos, é possível produzir produtos de qualidade, com baixo custo e no tempo requerido pelo cliente. Geralmente, nos pequenos negócios esse trabalho é concentrado em uma única pessoa, o que torna menos caracterizadas algumas funções, atividades, controles e objetivos. Não quer dizer, no entanto, que não exista gerente de produção ou que essa seja uma função menos importante.
  

O fragmento evidencia a gestão da produção como uma ferramenta que assegura a competitividade da empresa e para sua aplicação surge o administrador da produção. Partindo desse contexto, primeiramente apresente em linhas gerais quais as funções básicas que um administrador da produção pode exercer, aqui utilize o seu livro da disciplina. Logo na sequência, agora com as suas palavras, imagine você como um administrador da produção e sendo assim, como faria para aplicar pelo menos uma das funções básicas pontuadas anteriormente, deixe claro qual função básica você escolheu e detalhe como aplicaria na prática em alguma empresa.


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1. Como você identifica, em sua experiência acadêmica e prática, situações em que esteve em cada um dos quatro estágios da competência?

 MAPA - ADM - COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES - 54_2025

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Esta atividade MAPA propõe que você embarque em uma viagem rumo ao universo do autoconhecimento e autogestão, aspectos fundamentais para o Coaching e para as organizações. Ter a capacidade de reflexão crítica sobre a própria trajetória, identificar a relação entre a teoria (estágios da competência) e a prática (vida acadêmica/profissional) e ser capaz de propor estratégias realistas para o desenvolvimento profissional, é essencial para uma atuação bem sucedida como administrador.

Observe a figura a seguir.
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_291271_685506_1.jpg
 

A figura apresentada demonstra os quatro estágios do processo de aprendizagem segundo Dilts et al. (1980): Incompetência Inconsciente, Incompetência Consciente, Competência Consciente e Competência Inconsciente. 

Fonte: DILTS, R. et alNeuro-Linguistic Programming: the study of the structure of subjective experience. California: Meta Publications, v. 1, 1980.

Proposta da atividade:

Os Estágios da Competência e a Formação do Administrador

Considerando sua trajetória acadêmica no curso de Administração e as competências exigidas no mercado de trabalho atual, elabore um texto dissertativo (mínimo de 20 linhas) respondendo às seguintes questões:

1. Como você identifica, em sua experiência acadêmica e prática, situações em que esteve em cada um dos quatro estágios da competência?

2. De que forma a passagem por esses estágios contribuiu (ou ainda pode contribuir) para sua formação como futuro administrador?

3. Escolha uma habilidade essencial para a carreira administrativa (por exemplo: liderança, negociação, gestão de pessoas, planejamento estratégico ou tomada de decisão) e descreva em qual estágio você acredita estar atualmente.

4. Quais estratégias pessoais e profissionais podem ser utilizadas para alcançar a Competência Inconsciente (maestria) nessa habilidade escolhida?


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Fonte: DILTS, R. et alNeuro-Linguistic Programming: the study of the structure of subjective experience. California: Meta Publications, v. 1, 1980.

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Os Estágios da Competência e a Formação do Administrador

Considerando sua trajetória acadêmica no curso de Administração e as competências exigidas no mercado de trabalho atual, elabore um texto dissertativo (mínimo de 20 linhas) respondendo às seguintes questões:

1. Como você identifica, em sua experiência acadêmica e prática, situações em que esteve em cada um dos quatro estágios da competência?

2. De que forma a passagem por esses estágios contribuiu (ou ainda pode contribuir) para sua formação como futuro administrador?

3. Escolha uma habilidade essencial para a carreira administrativa (por exemplo: liderança, negociação, gestão de pessoas, planejamento estratégico ou tomada de decisão) e descreva em qual estágio você acredita estar atualmente.

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Qual a abordagem mais indicada para Ana?

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Diferenciando Mentoria, Coaching, Terapia e Aconselhamento.

Atualmente, os termos orientação profissional, orientação vocacional, orientação educacional, orientação ocupacional e aconselhamento de carreira convivem com outros que passaram a fazer parte da literatura e do dia a dia organizacionais, tais como: Mentoria, Coaching, Terapia, Aconselhamento, dentre outros, os quais podem ser encontrados em publicações, tanto na área da Psicologia, quanto da Pedagogia e da Administração. Devido à diversidade de produtos e serviços existentes no mercado, não raramente, essas estratégias de intervenção são usadas, no contexto organizacional sem que haja a devida preocupação com os objetivos a que se propõem alcançar, bem como com a correta delimitação de sua aplicabilidade, restringindo-se, por vezes, a acompanhar os jargões empresariais que estejam em voga.

Leia atentamente as situações a seguir. Em cada uma, identifique qual é a abordagem mais adequada e justifique brevemente sua escolha.

Situação 1

Ana acabou de ser promovida a gerente de projetos em uma grande empresa. Embora domine a teoria, sente insegurança sobre como liderar sua nova equipe. Gostaria de aprender com alguém que já passou por essa experiência e que possa compartilhar dicas práticas e vivências reais.

Qual a abordagem mais indicada para Ana?

Situação 2

Carlos é um jovem administrador que deseja se tornar diretor em cinco anos. Ele já tem habilidades técnicas, mas precisa organizar suas metas, definir prioridades e melhorar sua performance para alcançar resultados mais rápidos. Ele quer alguém que o ajude a encontrar dentro de si os recursos para chegar lá.

Qual a abordagem mais indicada para Carlos?

Situação 3

Juliana sente-se constantemente ansiosa e desmotivada no trabalho, mesmo desempenhando bem suas funções. Ela relata crises de choro e dificuldade para dormir. Percebe que esses problemas estão atrapalhando tanto sua vida profissional quanto pessoal.

Qual a abordagem mais indicada para Juliana?

Situação 4

Roberto está prestes a decidir se aceita uma proposta para mudar de cidade e assumir um novo cargo. Ele não sabe se deve arriscar ou permanecer em sua posição atual. Busca alguém que o ouça, analise sua situação com ele e ofereça conselhos para tomar a melhor decisão.

 Qual a abordagem mais indicada para Roberto?


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