ATIVIDADE 1 - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comO
design do canal refere-se às decisões associadas ao desenvolvimento de novos
canais de distribuição, onde nenhum existia antes, ou para modificar os canais
existentes. No contexto empresarial, muitas situações podem indicar a
necessidade de uma decisão de design do canal de distribuição. Entre elas,
para Rosenbloom (2012), estão o desenvolvimento de um novo produto ou de
uma linha de produtos, o direcionamento de um produto existente para um novo
mercado-alvo, a promoção de uma grande mudança em algum outro componente do mix
de marketing, a lida com mudanças na disponibilidade de tipos específicos de
intermediários e revisão, e avaliação de estratégias.
Sempre que se busca fazer a escolha por um canal de distribuição, a tomada de
decisão terá de compreender várias dimensões, entre elas, as características
dos produtos, características da empresa, ambiente competitivo, fatores do
mercado e considerações sobre os intermediários. Para Lima (2023), essas
variáveis irão apontar se o canal necessário é mais curto ou mais longo. O
canal curto tem poucos intermediários entre o fabricante e o consumidor final.
O canal longo é o contrário, pois pode ter diversos intermediários entre o
produtor e os clientes.
Fontes:
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo:
Cengage Learning, 2012.
LIMA,
C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá:
Unicesumar, 2023.
Diante disso, descreva ao menos três fatores que impactam o design do canal
de distribuição, e explique como cada fator influencia a escolha do canal.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com





