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25 de mar. de 2024

É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que impactam na economia nacional. Devido à pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções, e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura, entre outros.

  MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51/2024

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E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade Mapa, você precisa cumprir algumas etapas, a saber:

(1) PRIMEIRA ETAPA: contextualização de nossos estudos:

É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que  impactam na economia nacional. Devido à pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções, e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura, entre outros.

Em 2021, a elevação de custos de produção nas atividades de agronegócio tem sido uma preocupação da Confederação. O setor agropecuário serviu como uma fonte de contenção aos prejuízos provocados pela covid-19, mostrando-se um dos principais pilares produtivos do país. Atualmente, os efeitos da crise de suprimento de alimentos podem piorar dada a atual divisão geopolítica mundial provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade pois cada vez mais aumenta a procura global por produtores de insumos. O Brasil tem, portanto, grande potencial para ocupar este espaço no mercado.

Nesse contexto, as organizações de agronegócios devem buscar por ferramentas que acompanhem a necessidade de maior produtividade. Logo, o investimento em tecnologia é importante e a transformação digital tem sido um fenômeno que se funde à procura por inovação empresarial. Olhando para a automatização de processos, os gestores e as suas equipes de profissionais podem ter mais tempo e espaço para realizar funções com teor estratégico, deixando que as tarefas repetitivas sejam automatizadas.

Fonte:
https://tiinside.com.br/07/06/2021/o-agronegocio-e-a-urgencia-do-investimento-em-tecnologia/
https://www.poder360.com.br/agronegocio/agronegocio-brasileiro-tem-superavit-de-us-437-bi-em-2022/
https://www.economist.com/weeklyedition/2022-05-21 


(2) SEGUNDA ETAPA: realização da pesquisa:

Esta atividade visa que você aplique os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, principalmente os que estão relacionados à Reutilização de software e Tendências emergentes.

O objetivo é que você procure detectar soluções atuais que possam apoiar as organizações do agronegócio na automatização de seus processos. Para tal, você deve realizar três passos:

Passo 1) Escolher um setor do agronegócio – agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura,  entre outros – e identificar uma atividade neste setor que você pode automatizar.

Passo 2) Após, fazer uma pesquisa no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/?hl=pt, área de tecnologia e agronegócio) e identificar soluções que possam lhe ajudar na especificação da sua solução.

Por exemplo, uma atividade muito importante na avicultura é o controle de temperatura dos galpões em que os frangos ficam. Esta atividade pode ser automatizada com apoio de tecnologia IoT: a temperatura é coletada por sensores e o sistema de refrigeração é ligado/desligado conforme padrões pré-estabelecidos.

O seu MAPA deve seguir o formato do quadro a seguir. Salienta-se que é preciso, no mínimo 2 e no máximo 5 Apps ou recursos tecnológicos que contribuam para a construção da sua solução. 

- Setor do Agronegócio: ​resposta.
​- Problema detectado: resposta.
- Nome App ou Recurso Tecnológico: breve descrição da solução, salientando os requisitos funcionais e não-funcionais.
​- Fonte da Informação: link disponível do APP ou projeto para baixar.
 

Passo 3) Na sequência do seu MAPA, você deve apresentar a sua solução de forma que possa, preferencialmente, ser reutilizada por diferentes organizações do setor escolhido. Salienta-se que esta proposta deve conter as principais necessidades e os requisitos funcionais não-funcionais que serão necessários para satisfazer as necessidades detectadas, conforme o quadro a seguir:

1- Solução: breve texto apresentando a solução (máximo 5 linhas).

2 - Requisitos funcionais
2.1 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.2 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.3 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.4. .....

​3 - Requisitos não-funcionais
3.1 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.2 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.3 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.4. .....

O que devo entregar?
A pesquisa realizada no Passo 2, as informções sobre o Passo 3 e as respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão disponível nos materiais da disciplina.

Obs.: para cada APP descrito no Passo 2, terá que realizar as principais descrições e os requisitos funcionais e não-funcionais de cada APP.

Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas.
4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.
Você será avaliado de acordo com a profundidade das respostas para as perguntas sugerias, além das perguntas acrescentadas por você.

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(1) PRIMEIRA ETAPA: contextualização de nossos estudos:

É um fato histórico que o agronegócio brasileiro tem sido um dos segmentos que  impactam na economia nacional. Devido à pandemia da covid-19, as organizações no setor do agronegócio têm procurado por soluções, e a tecnologia tem sido uma facilitadora para amplificar os ganhos produtivos destas companhias. Note que agregar valor às cadeias produtivas é um diferencial competitivo que não pode ser descartado por essas organizações. Dentre as possibilidades, a automação é capaz de elevar o nível de eficiência operacional das empresas do agronegócio, favorecendo a otimização de processos essenciais para os diversos setores do agronegócio, tais como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, apicultura, entre outros.

Em 2021, a elevação de custos de produção nas atividades de agronegócio tem sido uma preocupação da Confederação. O setor agropecuário serviu como uma fonte de contenção aos prejuízos provocados pela covid-19, mostrando-se um dos principais pilares produtivos do país. Atualmente, os efeitos da crise de suprimento de alimentos podem piorar dada a atual divisão geopolítica mundial provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade pois cada vez mais aumenta a procura global por produtores de insumos. O Brasil tem, portanto, grande potencial para ocupar este espaço no mercado.

Nesse contexto, as organizações de agronegócios devem buscar por ferramentas que acompanhem a necessidade de maior produtividade. Logo, o investimento em tecnologia é importante e a transformação digital tem sido um fenômeno que se funde à procura por inovação empresarial. Olhando para a automatização de processos, os gestores e as suas equipes de profissionais podem ter mais tempo e espaço para realizar funções com teor estratégico, deixando que as tarefas repetitivas sejam automatizadas.

Fonte:
https://tiinside.com.br/07/06/2021/o-agronegocio-e-a-urgencia-do-investimento-em-tecnologia/
https://www.poder360.com.br/agronegocio/agronegocio-brasileiro-tem-superavit-de-us-437-bi-em-2022/
https://www.economist.com/weeklyedition/2022-05-21 


(2) SEGUNDA ETAPA: realização da pesquisa:

Esta atividade visa que você aplique os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, principalmente os que estão relacionados à Reutilização de software e Tendências emergentes.

O objetivo é que você procure detectar soluções atuais que possam apoiar as organizações do agronegócio na automatização de seus processos. Para tal, você deve realizar três passos:

Passo 1) Escolher um setor do agronegócio – agricultura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura, apicultura,  entre outros – e identificar uma atividade neste setor que você pode automatizar.

Passo 2) Após, fazer uma pesquisa no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/?hl=pt, área de tecnologia e agronegócio) e identificar soluções que possam lhe ajudar na especificação da sua solução.

Por exemplo, uma atividade muito importante na avicultura é o controle de temperatura dos galpões em que os frangos ficam. Esta atividade pode ser automatizada com apoio de tecnologia IoT: a temperatura é coletada por sensores e o sistema de refrigeração é ligado/desligado conforme padrões pré-estabelecidos.

O seu MAPA deve seguir o formato do quadro a seguir. Salienta-se que é preciso, no mínimo 2 e no máximo 5 Apps ou recursos tecnológicos que contribuam para a construção da sua solução. 

- Setor do Agronegócio: ​resposta.
​- Problema detectado: resposta.
- Nome App ou Recurso Tecnológico: breve descrição da solução, salientando os requisitos funcionais e não-funcionais.
​- Fonte da Informação: link disponível do APP ou projeto para baixar.
 

Passo 3) Na sequência do seu MAPA, você deve apresentar a sua solução de forma que possa, preferencialmente, ser reutilizada por diferentes organizações do setor escolhido. Salienta-se que esta proposta deve conter as principais necessidades e os requisitos funcionais não-funcionais que serão necessários para satisfazer as necessidades detectadas, conforme o quadro a seguir:

1- Solução: breve texto apresentando a solução (máximo 5 linhas).

2 - Requisitos funcionais
2.1 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.2 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.3 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
2.4. .....

​3 - Requisitos não-funcionais
3.1 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.2 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.3 - NomeRequisito: breve texto apresentado o requisito  (máximo 2 linhas).
3.4. .....

O que devo entregar?
A pesquisa realizada no Passo 2, as informções sobre o Passo 3 e as respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão disponível nos materiais da disciplina.

Obs.: para cada APP descrito no Passo 2, terá que realizar as principais descrições e os requisitos funcionais e não-funcionais de cada APP.

Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento.
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas.
4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.
Você será avaliado de acordo com a profundidade das respostas para as perguntas sugerias, além das perguntas acrescentadas por você.

Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os outros 80% são utilizados na adaptação do software em função de modificações em requisitos funcionais, regras de negócios e na reengenharia da aplicação.

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Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os outros 80% são utilizados na adaptação do software em função de modificações em requisitos funcionais, regras de negócios e na reengenharia da aplicação. 

Fonte: https://www.devmedia.com.br/gerencia-de-configuracao-de-software/9145. Acesso em: 1 mar. 2024.
 
Com base no texto exposto, responda às seguintes questões:

1. Cite e explique as razões do porquê é mais caro adicionar funcionalidade depois que um software está em uso do que implementar a mesma funcionalidade durante o seu desenvolvimento. 
2. Vimos que temos alterações que podem ocorrer a qualquer momento e por qualquer razão. Pensando sobre isso, cite e explique as quatro fontes de alterações fundamentais que podem ocorrer. 
 
Você deverá enviar, no campo A SEGUIR, sua resposta em formato de texto simples, sem formatações (FONTE ou CORES).

ATIVIDADE 1 - TÓPICOS ESPECIAIS - 51/2024

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Os sistemas de software estão em constante evolução. A manutenção do software, isto é, modificações em artefatos existentes, chega a consumir 75% do custo total do seu ciclo de vida. Aproximadamente 20% de todo o esforço de manutenção é usado para consertar erros de implementação, e os outros 80% são utilizados na adaptação do software em função de modificações em requisitos funcionais, regras de negócios e na reengenharia da aplicação. 

Fonte: https://www.devmedia.com.br/gerencia-de-configuracao-de-software/9145. Acesso em: 1 mar. 2024.
 
Com base no texto exposto, responda às seguintes questões:

1. Cite e explique as razões do porquê é mais caro adicionar funcionalidade depois que um software está em uso do que implementar a mesma funcionalidade durante o seu desenvolvimento. 
2. Vimos que temos alterações que podem ocorrer a qualquer momento e por qualquer razão. Pensando sobre isso, cite e explique as quatro fontes de alterações fundamentais que podem ocorrer. 
 
Você deverá enviar, no campo A SEGUIR, sua resposta em formato de texto simples, sem formatações (FONTE ou CORES).

Analistas e desenvolvedores de software, em algum ponto de suas carreiras enfrentarão o momento em que precisará lidar com ambientes baseados em Linux, seja na criação e manutenção de um servidor, seja no desenvolvimento de aplicações WEB, Mobile, ou mesmo para Desktops com bancos de dados etc. Dessa forma, para iniciar sua experiência em sistemas operacionais baseados no Linux, o correto é praticar a execução de comandos de texto via terminal UNIX (shell).

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QUESTÃO 1

Olá, estudante! 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade MAPA você precisa cumprir três etapas, a saber: 

(1) PRIMEIRA ETAPA: Introdução ao Uso de Sistemas Operacionais 

Analistas e desenvolvedores de software, em algum ponto de suas carreiras enfrentarão o momento em que precisará lidar com ambientes baseados em Linux, seja na criação e manutenção de um servidor, seja no desenvolvimento de aplicações WEB, Mobile, ou mesmo para Desktops com bancos de dados etc. Dessa forma, para iniciar sua experiência em sistemas operacionais baseados no Linux, o correto é praticar a execução de comandos de texto via terminal UNIX (shell). 

Através de um shell, é possível utilizar, operar, programar, comandar o sistema operacional. É como uma linguagem de programação própria para ambientes Linux. O shell, existe em qualquer versão de sistemas operacionais baseados em Linux. Por exemplo, o Ubuntu, ou mesmo ambientes Apple como o Mac OS apresentam sua versão do terminal UNIX (shell). Ainda, existem emuladores de tais terminais na internet, como na plataforma on-line COPY.SH. Disponível em: https://copy.sh/v86/?profile=linux26. Acesso em: 7 fev. 2024. 

(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema 

Imagine que você foi contratado(a) como estagiário(a) do setor de infraestrutura de TI da sua Faculdade. No primeiro dia, você foi solicitado(a) a realizar um breve teste para checar se o sistema operacional baseado em UNIX do servidor está funcionando corretamente, se é possível navegar e manipular o sistema de arquivos sem problemas. Para isso, você recebeu uma lista dos comandos que deveriam ser executados, em sequência, por você. Observe a lista de comandos:  

Ordem de digitação 

Comando 

Descrição 

cd /tmp 

Muda o diretório corrente para a pasta "tmp" que se encontra no diretório raiz do sistema 

pwd 

Executa o comando que mostra, na tela, qual o diretório corrente 

???? 

Dentro do diretório "tmp", criar-se uma pasta com o nome completo do usuário (seu nome completo), separado por espaços. Por exemplo, se seu nome for João da Silva, o nome da respectiva pasta deve ser "João da Silva" (sem as aspas duplas no nome, é claro)  

ls 

Lista o conteúdo do diretório corrente 

???? 

Muda o diretório corrente para a pasta que recém criada 

pwd 

Executa o comando que mostra, na tela, qual o diretório corrente 

mkdir Teste 

Dentro da pasta cujo nome é o seu nome completo (nome do(a) estudante que está realizando esta atividade), criar uma nova pasta, denominada "Teste" (sem as aspas duplas no nome, é claro) 

ls 

Lista o conteúdo do diretório corrente 

???? 

Recorta a pasta "Teste" da pasta atual e cola na pasta /tmp 

10 

ls 

Lista o conteúdo da pasta "Seu Nome Completo" 

11 

cd tmp 

???? 

12 

ls 

Lista o conteúdo do diretório "tmp" 

13 

rmdir Teste 

???? 

14 

ls 

Lista o conteúdo do diretório "tmp" 

15 

???? 

Apaga o diretório cujo nome é o seu nome completo (nome do(a) estudante que está realizando esta atividade) 

16 

ls 

Lista o conteúdo do diretório "tmp" 

 

(3) TERCEIRA ETAPA: Realização da Atividade 

Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá? 

Observe, na tabela recém apresentada, que existem alguns itens incompletos, indicados pelos pontos de interrogação (????), na tabela. Assim sendo, para responder às perguntas a seguir, tenha em mente como essa tabela poderia ser preenchida para que a lista de comandos e suas descrições façam sentido. 

A) O terceiro comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. 

B) O quinto comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. 

C) O nono comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. 

D) A descrição que explica o funcionamento do décimo-primeiro comando foi omitida. Assim sendo, escreva, de maneira suscinta, qual o efeito de tal comando, dada a ordem dos comandos digitados até então. 

E) A descrição que explica o funcionamento do décimo-terceiro comando foi omitida. Assim sendo, escreva, de maneira suscinta, qual o efeito de tal comando, dada a ordem dos comandos digitados até então.  

F) O décimo-quinto comando digitado foi omitido. Assim sendo, escreva o comando que deveria ser digitado para que a descrição do respectivo comando possa ser executada corretamente. 
 

IMPORTANTE: 

Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, abaixo, apresenta-se mais detalhes sobre a realização da mesma: 

- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. 

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (modelo) disponível na pasta Material da Disciplina. 

- Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo. 

- Após anexar o trabalho, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado). 

- ​Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

- Atenção ao prazo de entrega! Evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino. 

Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a). 

Bons estudos! 

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