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10 de out. de 2023

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 54/2023

MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 54/2023

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Olá, estudante!

A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise da Curva ABC.
 
Uma das formas mais comuns de se analisar um estoque é utilizando a metodologia ABC. Quando você tem um grande volume de produtos, materiais, insumos ou matéria-prima no seu estoque, você não pode direcionar as atividades de controle de estoque de forma igualitária, pois os estoques possuem distinção em termos de grau de importância e isto precisa ser criteriosamente analisado.
Também conhecida como Regra 80/20 — ou, ainda, Análise de Pareto — a Curva ABC é um método utilizado onde alguns pontos (nesse caso, os clientes) são organizados por ordem de relevância.
Normalmente essa relevância é calculada com base na representatividade que esses clientes possuem sobre o faturamento da empresa. Essa análise diz que aproximadamente 80% do seu faturamento é proveniente de cerca 20% de sua base de clientes.
 

Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.


Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, nossa atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Situação da Empresa:
A empresa é de grande porte no setor varejista. Sabe-se que suas vendas estão em crescimento e isso tem gerado muito empolgação na alta administração. Cogitam-se em melhorar os investimentos para se obter mais retorno. Os vendedores: Roberto e Jorge são considerados os destaques nas vendas e a Região Centro-Oeste é considerada a melhor região de vendas.
Porém, a empresa hoje não analisa os dados de uma forma minuciosa e tem algumas dificuldades para entender como as vendas ocorrem e onde estão acontecendo os melhores resultados. A Figura 1 demonstra as informações de vendas.
 
Figura 1: Vendas por Regional de Vendedores

Regional

Vendedor

 Vendas

Centro-Oeste

Ana

 R$           30.000,00

Centro-Oeste

Jorge

 R$         607.000,00

Norte-Nordeste

Alexandre

 R$         433.326,28

Norte-Nordeste

Débora

 R$         454.768,08

Sudeste

Carla

 R$           23.000,00

Sudeste

Diego

 R$           10.100,00

Sudeste

Elisa

 R$         202.891,53

Sudeste

Giovani

 R$           50.000,00

Sul

André

 R$         150.000,00

Sul

Mariana

 R$           35.000,00

Sul

Roberto

 R$           14.000,00

Centro-Oeste

Ana Vitoria

 R$           98.000,00

Fonte: o autor.
 
ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO
A partir do caso apresentado, nesta etapa prática, você terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em ação e fortalecer suas habilidades como um profissional qualificado na área. Siga os passos abaixo para realizar uma análise profunda dos dados apresentados:
 
Etapa 1: Análise dos Dados de Vendas
QUESTÃO 01: Organização das Vendas por Vendedores: Inicie organizando as vendas de forma ordenada, classificando-as do maior para o menor, com base nos vendedores responsáveis.
QUESTÃO 02: Curva ABC das Vendas: Em seguida, construa a Curva ABC das Vendas, primeiro classificando os vendedores de acordo com sua contribuição para as vendas totais. Depois, repita o processo, mas agora segmentando por regiões. Isso permitirá visualizar de forma clara a importância de cada vendedor e região nas vendas totais.

Etapa 2: Identificação de Vendedores e Regiões de Destaque
QUESTÃO 03: Análise dos Principais Vendedores: Análise com atenção os resultados obtidos na Curva ABC das Vendas por Vendedores. Identifique quais vendedores estão contribuindo significativamente para os resultados da empresa e quais vendedores precisam aumentar as suas vendas.
QUESTÃO 04: Análise das Regiões de Maior Venda: Da mesma forma, observe os resultados da Curva ABC das Vendas por Regiões. Identifique as regiões que estão gerando maior volume de vendas. Além disso, este é o momento de explorar se existem oportunidades não aproveitadas em outras regiões, considerando a possibilidade de expansão ou estratégias específicas para maximizar o potencial de vendas.


Leia com atenção as orientações a seguir:
- Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Assistir ao vídeo explicativo gravado pelo Professor (disponível na Sala do Café)
- Não realizar cópias da internet ou de livros.
- Salvar o arquivo em formato Excel antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em Finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.


ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 54/2023

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A indústria automobilística com certeza foi o berço das grandes metodologias para o aprimoramento da Cadeia de Materiais, como por exemplo o APQP-Advanced Product Quality Planning ou Planejamento avançado da qualidade do produto, que teve iniciativa no fim dos anos 80 pela junção de especialistas das três das maiores empresas automobilísticas americana a Ford, General Motors e Chrysler.
A administração de materiais quando bem estruturada e planejada em uma empresa, permite que sejam reduzidos os custos operacionais, diminuindo o volume de estoque, condições melhores para realizar negociação com os fornecedores e o atendimento das necessidades dos clientes (GONÇALVES, 2020).
Desta maneira a administração de materiais contempla o gerenciamento dos materiais necessários para a empresa, considerando as origens distintas ou não, neste processo, existe a necessidade de realizar a coordenação dessas atividades conforme a demanda da empresa ou necessidades.
 

Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.

Fonte: GONÇALVES, P. S. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 2020.

Fonte: SOUSA, Alexandre Aparecido de; VIAGI, Arcione Ferreira. LOGÍSTICA AVANÇADA NA GESTÃO DE NOVOS PROJETOS. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, [S.L.], v. 8, n. 13, p. 83, 8 jul. 2020. Universidade Federal do Parana. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5380/relainep.v8i13.72826. Acesso em: 01 Set. 2023.

 
Dado o contexto fornecido sobre o objetivo do gerenciamento de materiais em uma empresa, é possível expandir a análise para contemplar pelo menos três áreas que desempenham um papel crucial na administração de materiais no ambiente organizacional. Essas áreas são: (1) Gestão de Estoques, (2) Gestão de Compras e (3) Distribuição. Neste sentido, explique como cada uma dessas áreas influencia o processo de Administração de Materiais no contexto prático de uma empresa.
 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES!
- Sua resposta deverá ser realizada em forma de texto (dissertativa).
- Assista ao vídeo explicativo gravado (disponível na sala do café).
- Discorra no texto com suas próprias palavras — não serão permitidas cópias da internet ou de livros.
- Não se esqueça de apresentar referências, caso utilize fontes de pesquisa.
- Responda a Atividade de Estudo 1 dentro do próprio ambiente/na caixa de texto dentro do local indicado para resposta, não é necessário anexar arquivo/formulário, não precisa colocar nome e RA, pois o sistema já relaciona sua resposta ao usuário.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada e enviada ao sistema, e você não poderá respondê-la novamente.
 
Boa atividade!


MAPA - RH - IDENTIFICAÇÃO E REALOCAÇÃO DE TALENTOS - 54/2023

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ATIVIDADE MAPA:

Olá, estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA? Antes de iniciar, realize a leitura proposta, a seguir:

De acordo com os autores Snell, Morris e Bohlander (2020, p. 158), o Employer Branding (Marca do Empregador) “refere-se ao esforço da empresa para ajudar atuais e possíveis funcionários a entenderem porque ela é um empregador desejável”, ou seja, fazer com que as pessoas a percebam como um bom lugar para se trabalhar. Nessa linha de raciocínio, Roberto Madruga (2023) afirma que a adoção de estratégias de Employer Branding pode gerar alguns benefícios tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores. Para o autor, dentre os benefícios gerados para a empresa empregadora, destacam-se os seguintes:


 1-  Coloca o recrutamento e a seleção no centro das estratégias da empresa.

 2-  Cria diferenciais competitivos em relação a outras empresas.

 3-  Atrai pessoas mais conectadas aos valores da organização.


Neste sentido, um elemento de grande valor na busca pela retenção de talentos é a adoção de um plano estruturado de Employee Value Proposition (EVP), programa de proposição de valor para o empregado. Assim como as organizações buscam definir, já em seu nascimento, uma proposta de valor muito clara para seus clientes e acionistas, essa proposta de valor também pode ser construída para atender às necessidades de diversos stakeholders, em especial, do colaborador da própria empresa. Nem sempre um candidato a emprego ou um atual colaborador busca somente salários, bônus e benefícios. Implicitamente a esses elementos de remuneração, as pessoas buscam cada vez mais trabalhar em um lugar onde possam viver seus propósitos e contribuir para os propósitos da empresa. Não há nada de errado em a empresa, algumas vezes, não conseguir atender a toda e qualquer necessidade. O errado é ela ser incapaz de dizer qual é sua proposição de valor para o colaborador ou, ainda, declarar que sua proposição de valor atende a toda e qualquer expectativa (HANASHIRO; TEIXEIRA, 2021, p. 112).

 

Fontes: HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M. (orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada na era digital. – 3. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2021, p. 112.
MADRUGA, R. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional: a trilogia para atrair, engajar e desenvolver talentos. – 1. ed. [2ª Reimp.] – Barueri-SP: Atlas, 2023.
SNELL, S. A.; MORRIS, S. S.; BOHLANDER, G. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage, 2020, p. 158.
 

Assim, imagine que você é o(a) Gestor(a) de Recursos Humanos da GRH Market, uma grande rede de supermercados que, por sua vez, está passando por dificuldades em atrair bons candidatos, e em manter seus talentos na organização.
Com base nisso, foi decidido, junto à diretoria, sobre a necessidade de implementar estratégias para melhorar a imagem da empresa, de modo que seja vista como um bom lugar para se trabalhar, aumentando seu nível de atração no mercado de talentos e, consequentemente, seu nível de retenção de pessoal.
Para isso, você recebeu a missão de elaborar uma Proposição de Valor para o Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de incentivar os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas ofertas de vagas de emprego, bem como, sirva de incentivo aos já contratados, para permanecerem no quadro de empregados da GRH Market.
 Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.​

ATIVIDADE:
Nesse caso, para fins desta Atividade MAPA, enquanto profissional responsável pelo setor de RH dessa empresa, você deverá considerar os textos acima e os estudos da disciplina, ao atender as seguintes Etapas:
PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:
ETAPA 1 Discorra sobre cada um dos três (3) benefícios apontados pelo autor Roberto Madruga, justificando como cada um deles se torna possível por intermédio da adoção de estratégias de Employer Branding.

ETAPA 2 - Elabore uma Proposição de Valor para o Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de incentivar os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas ofertas de vagas de emprego, bem como sirva de incentivo aos já contratados, para permanecerem no quadro de empregados da GRH Market. Apresente sua EVP em formato de lista, ou tópicos, ok. (Sua EVP deverá conter no mínimo 10 elementos)​

ETAPA 3 - Crie um Texto para anunciar uma vaga de emprego ofertada pela rede de supermercados GRH Market, em que a EVP fique evidente para os potenciais candidatos. A vaga fica a sua escolha, desde que esteja relacionada ao tipo de negócio da referida empresa fictícia. Não se esqueça de trazer todos os elementos fundamentais para atrair a atenção de potenciais candidatos, ok. 


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize a leitura da Unidade 5 do Livro da Disciplina.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor.
- Realize pesquisas complementares sobre os benefícios do Employer Branding, sobre EPV’s e sobre anúncios de vagas similares a que você escolheu para anunciar.
​- Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa.
- Use sua criatividade ao atender cada uma das etapas propostas, buscando soluções para possíveis questões que não foram abordadas na narrativa fictícia.
- Realize sua Atividade MAPA no "Formulário Padrão" que está disponível para download no campo "Material da Disciplina".
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.​

Bons estudos. Sucesso!


ATIVIDADE 1 - RH - IDENTIFICAÇÃO E REALOCAÇÃO DE TALENTOS – 542023

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Olá, querido(a) estudante. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1.​


A Administração de Recursos Humanos (ARH), também tratada como Gestão de Pessoas (GP) nos cenários acadêmico e corporativo da atualidade, é composta por alguns processos básicos que variam de acordo com a abordagem de diferentes autores e pesquisadores da área. Dentre eles, destacam-se os Processos de Prover, de Aplicar, de Recompensar, de Desenvolver, de Manter e de Monitorar Pessoas.

Um desses processos básicos está diretamente conectado à nossa disciplina de Identificação e Realocação de Talentos, em que se subdivide em alguns subsistemas responsáveis pela atração, captação e escolha de pessoal para compor o quadro de colaboradores da organização.



Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

 
ATIVIDADE:
Considerando os estudos da disciplina, apresente e defina o processo básico da Gestão de Pessoas referenciado no texto acima. Em seguida, apresente os seus respectivos subsistemas. (Sua resposta deverá conter de 5 a 10 linhas).​



​Orientações importantes:

- Assista o Vídeo de Orientações da atividade.

- Faça a leitura da Unidade 1 do livro didático da disciplina.

- Sua resposta deverá conter de 5 a 10 linhas, mas lembre-se, o mais importante é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando da atividade.

- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.

- Sua resposta deverá ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário).

 

ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD em seu computador, pois, caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta (quadro disponível) a seguir.​

Boa atividade!

 


MAPA - RH - GESTÃO DO DESEMPENHO - 54/2023

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Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão do Desempenho, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:



Leia atentamente o texto de apoio.


Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, na concepção de Marras (2011), significa o “desempenho humano”. Segundo o autor, desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir, ou executar determinada missão, ou meta previamente traçada. Dessa forma, a Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos por um colaborador ou um grupo em período e área específicos, podendo ser: conhecimentos, metas, habilidades etc. Para nos auxiliar a definir o que é a avaliação do desempenho, Lucena (2004, p. 42) nos propõe o seguinte conceito:
 
"Avaliação do Desempenho é a verificação formal e permanente dos resultados alcançados comparados com os indicadores estabelecidos, utilizando-se as normas e critérios de avaliação definidos e o desempenho refere-se à atuação do funcionário com relação às responsabilidades e atribuições inerentes ao cargo que ocupa."

 
Dessa forma, podemos afirmar que a avaliação de desempenho é um processo de estimular ou julgar a excelência, as qualidades e as contribuições de uma pessoa em um determinado contexto ou, ainda, a identificação. Mensuração e administração do desempenho humano, nas organizações, devem estar orientadas para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano na organização.


Fonte: PIZZAIA, A. F. de L.; SANTANA, L. P.; KOYAMA, R. E. Gestão do Desempenho. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 74.


Considere a situação-problema da atividade.

​​A Tiger Vest é uma empresa renomada na região sul de Minas Gerais, atuando há décadas na fabricação de roupas para moda feminina, com peças vendidas em todo território brasileiro. A empresa nasceu pequena e familiar pelas mãos da Sra. Bete, que aprendeu a costurar desde a infância com sua mãe que, juntamente com amigos e familiares, iniciou um projeto de negócio sem imaginar a proporção e o crescimento que tomaria.

Após 40 anos desde a sua função e com um quadro de 90 colaboradores, a empresa encontra-se em constante desenvolvimento, implantando novas tecnologias em maquinários que automatizaram alguns processos. Em 2023, depois de 40 anos como gestora da empresa, Sra. Bete decidiu deixar a diretoria e passar o cargo para seu filho mais novo, Carlos, formado em Administração com especialização em Gestão de Negócios; um jovem de 30 anos com uma visão moderna no que diz respeito a ferramentas e metodologias de gestão.

Com a transição da empresa da mãe para o filho, a confecção começa pouco a pouco a deixar aquela cultura mais tradicional e se abrir para novos modelos e ferramentas que, até então, nunca haviam sido implantados em 40 anos de empresa, realizando literalmente um “choque cultural” dentro da Tiger Vest.

Aconteceu que, recentemente, Carlos participou de um treinamento sobre Gestão de Pessoas para adquirir novos conhecimentos e, em uma das palestras, foi discutida a importância de um Programa de Avaliação e Gestão do Desempenho, algo novo para Carlos, que ficou encantando com os benefícios que esta ferramenta poderia agregar à empresa.

E é dentro deste cenário que você se encontra, atuando na Tiger Vest há 6 anos e ocupando atualmente o cargo de Coordenador de Recursos Humanos, e recebeu de Carlos a missão de implantar todo o Programa de Avaliação de Desempenho, algo novo, inclusive para você como profissional. Para poder dar início a este projeto, Carlos solicitou que fosse elaborado um projeto e uma apresentação de como esta ferramenta seria aplicada na empresa e, para esta apresentação, você deverá mostrar e justificar os seguintes itens:

- A finalidade, os objetivos e as normas que deverão compor este novo Programa de Gestão do Desempenho na Tiger Vest.

- Qual o método avaliativo que será aplicado, justificando a escolha deste.

- Um modelo de formulário avaliativo com cinco pontos a serem avaliados, segundo o método escolhido.

- Quem avaliará, justificando a decisão da escolha do modelo do avaliador.
- Visto que se trata de um processo novo, como serão desenvolvidos e treinados os avaliadores de acordo com o modelo escolhido.

Lembre-se de que se trata de uma fábrica, na qual muitos colaboradores podem possuir baixo nível de escolaridade.

Portanto, para fins desta Atividade MAPA, sua missão enquanto Coordenador de Recursos Humanos da Tiger Vest é apresentar os seguintes itens por escrito:​

1. Um texto contendo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas em que deverão ser apresentadas a finalidade, os objetivos e as normas básicas do Programa de Gestão do Desempenho da Tiger Vest.

2. Apresentar o método de avaliação escolhido para a empresa, justificando a escolha.
3. Elaborar 1 (um) formulário de avaliação de desempenho, com base no método escolhido, contendo cinco pontos de avaliação.

4. Apresentar o modelo de quem irá avaliar, justificando a decisão.
5. Apresentar um plano de treinamento e capacitação dos avaliadores, conforme o modelo escolhido.

Caro estudante, lembre-se: no presente trabalho, você apresentará este projeto ao diretor da empresa e, para isso, deverá ser convincente e demonstrar o entendimento do assunto.


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