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16 de nov. de 2021

MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS - 54/2021

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MAPA - RH - COACHING APLICADO Á GESTÃO DE PESSOAS - 54/2021

QUESTÃO 1

Olá estudante!

Vamos a proposta da Atividade MAPA.

E antes de iniciar a leitura da atividade, pare e reflita.

Qual é o seu perfil comportamental e quais os seus pontos fortes?

Após a realização dessa atividade você conseguirá responder essa pergunta com maior tranquilidade.

Então aproveite essa oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si e, consequentemente, um ser humano melhor. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. Isso acontece não como quem julga, mas como quem aceita e faz o possível para se tornar melhor a cada dia. Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar. Autoconhecimento, ao fim e ao cabo, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. É fazer de você a sua própria bússola.

O coaching por sua vez é uma metodologia criada especificamente com o propósito de conduzir o indivíduo ao autoconhecimento e através dessa autoanálise aumentar o desempenho do indivíduo para que alcance resultados extraordinários. Por isso cada uma das ferramentas e testes que são utilizados no processo de coaching são fundamentais nessa autodescoberta.

Sendo assim, a proposta para essa atividade é que você tenha a oportunidade de conhecer os diversos perfis comportamentais, porque, para ser bom um gestor você terá que lidar diariamente com pessoas de comportamentos diferentes. Aproveite essa oportunidade para começar conhecendo o seu próprio comportamento e aprofundar os seus conhecimentos a respeito de uma, das inúmeras ferramentas de coaching, a qual me refiro a ferramenta de Análise de Perfil Comportamental denominada: Teste dos Bichos.

 Elaborado pela professora, 2021.

Então vamos lá?

Observe na figura acima, que essa ferramenta de Análise de Perfil Comportamental é composta por quatro categorias de bichos, os quais são: A águia, o gato, o tubarão e o lobo.

 Cada um desses bichos possuem as suas próprias características que muito se assemelham com as nossas características humanas.

 Veja que o quadro abaixo traz a representação dos valores humanos conforme a particularidade de cada bicho.

 Diante dessa temática, sua tarefa para esse MAPA será realizar cada etapa proposta abaixo:

 Etapa 1: Realizar o teste proposto e descobrir quais desses bichos compõem o seu perfil comportamental.

 Etapa 2 : Após a realização do teste, você irá analisar e identificar qual é a sua dominância cerebral.

 Etapa 3: E para finalizar, você irá responder a seguinte questão: Como o meu perfil comportamental poderá ser útil dentro do contexto organizacional?

 Obs. Desenvolva sua linha de raciocínio para a questão 3 utilizando o resultado que você analisou no que se refere aos PONTOS FORTES do seu perfil. (Unidade 5 do Material Didático da disciplina, tópico descrição dos perfis).

 E lembre-se de realizar a sua atividade no Formulário Padrão MAPA que está disponível no ícone Material da Disciplina. Nele você irá realizar cada etapa proposta, até que chegue ao resultado esperado ao final da atividade.

MAPA - TI - PROCESSOS DE NEGÓCIO

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O  Business Process Management (BPM) em suas raízes tradicionais traz conceitos que visam  a eficiência de operação em uma economia bem estruturada, estável e previsível dentro de um ambiente específico. Nesse cenário, é importante destacar que o sucesso empresarial de hoje em dia é dinâmico, uma vez que os mercados globais são extremamente competitivos e dependem principalmente da capacidade de inovação das organizações. Essa inovação está diretamente ligada com a capacidade das organizações em se organizarem a fim de criarem novas ideias para si (FLEISCHMANN; SCHMIDT; STARY, 2013).

 

No entanto, é importante reforçar que apesar dos benefícios do BPM existem alguns obstáculos, como implementação em escala empresarial, custo, disponibilidade de recursos, técnicas limitações e barreiras culturais.  Nesse cenário, o BPM é visto pelas empresas como um projeto de implementação no qual necessita de grande desembolso de capital. Esse capital engloba taxas de software, licença, sistemas de hardware, middleware de integração, até mesmo o desenvolvimento e manutenção de soluções customizadas.

 

Além disso, o custo de hardware e software do BPM é dependente do volume do processo. Além disso, a implementação de BPM requer recursos de TI imprescindíveis nos quais são utilizados para integrar e personalizar a solução, e também manter o sistema BPM. Por fim, é importante destacar que além dos recursos de TI são necessárias as ferramentas de BPM uma vez que são essenciais para a escala de um projeto. Contudo, mesmo com ferramentas, tecnologias e processos o BPM deve sempre estar alinhado com os objetivos da empresa  (ABUEZHAYEH; RUDDOCK; SHEHABAT; 2021).

 

Nesse cenário, o Business Process Model and Notation (BPMN)  é o padrão utilizado para projetar e modelar processos de negócios. Esses modelos de processos de negócios são um elemento chave do chamado ciclo de vida BPM, onde os processos são continuamente identificados, modelados, analisados, melhorados e monitorados. Contudo, o  BPMN permite criar um modelo das sucessivas etapas necessárias para executar corretamente um procedimento (DE LA FUENTE et al., 2020).

Fontes:

DE LA FUENTE, Rene et al. Delphi method to achieve clinical consensus for a BPMN representation of the central venous access placement for training purposes. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 11, p. 3889, 2020.

FLEISCHMANN, A.; SCHMIDT, W.; STARY, C. Subject-oriented BPM= socially executable BPM. In: 2013 IEEE 15th Conference on Business Informatics. IEEE, 2013. p. 399-407.

ABUEZHAYEH, S. W.; RUDDOCK, L.; SHEHABAT, I.Integration between knowledge management and business process management and its impact on the decision making process in the construction sector: a case study of Jordan. Construction Innovation, 2021.

 

 Ao discutirmos sobre BPM logo pensamos em modelagem. No entanto, o BPM é muito mais abrangente que somente a modelagem. O BMP precisa ser visto pelas empresas como uma forma de otimizar a capacidade produtiva em seus processos. No entanto, aumentar essa capacidade produtiva só é possível a partir do conhecimento detalhado dos processos da empresa.

 

Conhecer os processos e suas respectivas atividades atreladas é a melhor forma de iniciar o BPM. Logo depois, é essencial mapear esses processos, isto é, documentá-los de forma minuciosa para que todos da empresa ou qualquer envolvido no processo seja capaz de entender determinado processo. Para tanto, uma padronização se faz necessária, uma vez que padronizar processos otimiza e acelera as atividades, e consequentemente evita erros humanos. A partir desse conjunto que as melhorias do BPM serão vistas na empresa.

 

Um dos auxílios utilizados para conhecer e entender os processos de negócio de uma empresa diz respeito ao BPMN. Isso porque, por meio de seu conjunto de elementos visuais facilita o mapeamento do processo, no qual será simbolizado em fluxos. Dessa forma é possível visualizar toda a etapa de produção de uma empresa.

 

 

Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

 

Diante do exposto acima sobre o BPMN, leia o caso de uso a seguir:

Um estudante do curso de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI) está animado com o começo de seus estudos na Universidade. Em uma de suas aulas, o professor informa a turma que irá utilizar um livro base em sua disciplina e que tal livro está disponível na livraria do campus. Além disso, o professor informa a turma de que os alunos da universidade possuem desconto nesse livro na livraria do campus. Por ver uma boa oportunidade em adquirir o livro, o estudante vai até livraria com a intenção de comprar o mesmo, e solicita ao atendente que verifique se o livro em questão está disponível. Neste momento o atendente consulta o seu sistema para identificar a disponibilidade do livro. Caso o livro não esteja disponível, o atendente informa ao estudante a indisponibilidade e encerra o seu atendimento. Porém, caso o livro esteja disponível o aluno é informado do preço e este deve verificar se possui dinheiro suficiente para o pagamento desse livro. Caso não tenha dinheiro suficiente, ele agradece o atendente e sai da livraria. Caso ele possua dinheiro, irá realizar o pagamento do livro e o atendente irá lhe entregar o livro juntamente com a nota fiscal do produto.

 

Baseado no cenário descrito acima, você como um entusiasta de tecnologia resolve realizar a modelagem deste processo, e para isso deve:

a) Identificar (e citar) as cinco atividades presentes no enunciado. Lembre-se que uma atividade é uma tarefa, como por exemplo, “Comprar Comida”.

b) Escolher três elementos de modelagem que estão presentes no enunciado e redigir uma breve explicação de cada um, juntamente com um exemplo.

Dica: esses elementos se referem, aos que foram estudados nas aulas, bem como os apresentados nas aulas conceituais. Dessa forma, você deve escolher três dos seguintes elementos: Atividade, Fluxo, Gateway, Evento, Artefato, Pool e Lane. Nesse sentido, você precisa apresentar uma breve explicação de cada um dos três elementos que escolher juntamente com seu respectivo exemplo.

c) Por fim, realizar a modelagem BPMN de todo o enunciado. Esse "todo" refere-se à identificação e representação de todas as atividades, fluxos, gateways, eventos, artefatos, pools e lanes presentes no enunciado da atividade que precisam ser abstraídas para a modelagem BPMN.

MAPA - TI - GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - 54/2021


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Quem trabalha com Tecnologia da Informação realiza todo o gerenciamento de informações de uma empresa, fazendo a distribuição dessas em redes de computadores. O profissional de TI também está diretamente envolvido no processamento de dados, na engenharia de software e na parte de hardware. Mas não pense que o profissional de TI tem funções de apoio apenas, a profissão é superestratégica para que uma empresa saia na frente em relação a seus concorrentes. Assim, a TI desenvolve um papel fundamental na tomada de decisão gerencial, mas também requer um olhar bastante cauteloso na organização de suas atividades.

Disponível: < https://blog.pitagoras.com.br/profissional-de-ti/ > acesso em 01 de outubro de 2021 (adaptado). 

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas buscam uma melhor formação ou capacitação em TI, sejam elas profissionais que já atuam na área ou mesmo aquelas que são entusiastas de tecnologia, mas que ainda não tiveram um contato efetivo com a TI.  

No entanto, quando pensamos em tecnologia e nos serviços que podem ser oferecidos pelo departamento de TI, logo consideramos os fatores que estão diretamente relacionados ao hardware e software, ou seja, equipamentos, infraestrutura e programas de computadores que permitem a empresa alcançar seus objetivos. E, de certa forma, não está errado pensar assim, afinal é sobre isso mesmo que estamos falando quando o assunto é tecnologia da informação.

Mas como futuros profissionais de Gestão em Tecnologia da Informação, precisamos pensar além da parte técnica e operacional. Nosso trabalho enquanto gestor de TI não se resume apenas a manter equipamentos e softwares em funcionamento, ou substitui-los quando não são mais necessários. Precisamos entender sobre as necessidades do negócio, além de definir e comunicar a capacidade da TI em suportar os objetivos da empresa, entre outros fatores que estão mais relacionados com o alinhamento estratégico organizacional do que apenas conhecer sobre hardware e software.

Para auxiliar nesta tarefa, existem muitas ferramentas que auxiliam o processo de tomada de decisões e alinhamento estratégico junto à organização. Dentre elas, temos o 5W2H, que é uma técnica utilizada em muitos modelos de gestão e que apresenta excelentes resultados até mesmo na gestão de TI. A ferramenta é simples e não requer nenhum curso ou aula especifica sobre a sua utilização. A ideia consiste basicamente na elaboração de um plano de ação que solucione uma determinada situação. Ou seja, primeiro devemos encontrar um problema e depois descrever de que forma iremos soluciona-lo. Simples, não?!

Basicamente, a ferramenta 5W2H corresponde a um checklist administrativo no qual devem ser descritas as atividades, prazos e responsabilidades dentro de um projeto ou plano de ação. Desta forma, o objetivo é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

Não por acaso, a ferramenta é representada pela sigla 5W2H, que corresponde a uma abreviação dos termos em inglês: What (o que será feito?), Why (por que será feito?), Where (onde será feito?), When (quando será feito?), Who (por quem será feito?), How (como será feito?) e How much (quanto vai custar?). 

Na figura abaixo temos um exemplo prático do 5W2H:.


 

Disponível em: < https://www.treasy.com.br/blog/5w2h/ > Acesso em 01 de outubro de 2021.

Pois bem, diante de tudo isso que foi apresentado e considerando que estamos em um curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, o objetivo desta atividade é colocá-lo na condição de um Gestor de TI que acaba de ser contratado por uma empresa. E, sua primeira tarefa é identificar e descrever 3 situações problemas relacionadas a TI e que podem gerar impactos nos objetivos organizacionais. A partir dessa identificação, elabore um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H (vide o exemplo no quadro acima). Orientações:

Para realizar a atividade, você pode tomar como referência a própria empresa onde trabalha ou conversar com um amigo para obter algumas informações que o ajude a identificar os problemas relacionados a TI.

Caso não seja possível nenhuma das duas opções acima, crie um cenário fictício identificando os 3 problemas necessários para a elaboração do plano de ação. A criatividade também faz parte do processo de avaliação. No entanto vale ressaltar que os problemas identificados devem estar relacionados ao departamento de TI, mesmo que não seja uma empresa exclusivamente da área de tecnologia.

MAPA - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/2021

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QUESTÃO 1

Olá estudante, para iniciar a sua Atividade MAPA, acompanhe o Estudo de Caso a seguir:

Ser viços de Entregas - Caso Aquino de Abreu.

Há três décadas o Senhor Aquino abriu um pequeno serviço de entregas em um boxe da rodoviária de Curitiba (PR) – o único veículo que tinha à disposição nos primeiros tempos era uma bicicleta. A empresa foi crescendo aos poucos e hoje atua em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com uma diferença essencial em relação à maioria das concorrentes: a valorização dos colaboradores, sendo que a maioria destes trabalham na entrega de mercadorias para clientes.

Num setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes é o incentivo para a conclusão do Ensino Médio. Mais de 300 pessoas já fizeram o curso disponibilizado pela empresa, aumentando de 45% para 80% o índice de colaboradores com esse nível de formação.

A empresa atualmente conta com 2.345 funcionários e 50 executivos. A idade média dos funcionários é de 32 anos, os quais permanecem na casa, em média por 6 anos. Seu quadro é formado por 13% mulheres e 87% homens, sendo que, a maioria destes ocupam o cargo de motorista. O gestor embora seja um homem dinâmico, gosta de ter controle de todas as informações, e só investe quando tem certeza do retorno favorável do mesmo. Após realizada uma pesquisa interna de satisfação com os colaboradores, identificou se que a questão da remuneração e benefícios são os pontos mais críticos da empresa.

A empresa não possui claramente definida as atribuições de cada cargo, nem sua estrutura de remuneração, recompensas e incentivos, e de benefícios. Assim, o Diretor da empresa, solicitou ao Gestor de Recursos Humanos que elaborasse a descrição de cargos, a princípio, do cargo chave "Motorista", tendo em vista a necessidade de alguns ajustes nas atribuições/tarefas e salários destes, diante de algumas queixas demonstradas por esta categoria tão expressiva para o bom andamento dos negócios desta empresa.

Em posse dos fatos apresentados, o Gestor de RH, encarregado também pela gestão de Cargos e Carreiras, Sr. Adalberto, fez uma entrevista com o Sr. Rocha (motorista), conforme apresentada a seguir, a fim de colher os dados e informações necessárias para a respectiva descrição do cargo de motorista e futuras providências.

 

Leia atentamente a Entrevista realizada:

1. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Qual a sua função e em que departamento o Sr. encontra-se locado/subordinado, ou melhor, quando precisa resolver alguma situação, a quem o senhor recorre?

Motorista – (Sr. Rocha): Quando preciso de alguma coisa tenho que procurar o Sr. Mário Ruiz, chefe do departamento de transporte e de Logística da empresa.

2. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o senhor faz no seu dia de trabalho, ou seja, como motorista, resumidamente, quais são as suas atividades diárias?

Motorista – (Sr. Rocha): Dirijo um veículo “Van” realizando transportes de materiais para entregas como, por exemplo, documentos, máquinas, equipamentos, às vezes deslocando pessoas da empresa, a gente também tem que cuidar da manutenção do veículo, não esquecendo de abastecer, da limpeza e conservação, verificando se está tudo de acordo, pois, havendo alguma falha no veículo, devemos encaminhar para a oficina mecânica da empresa, acompanhando até a solução do problema existente.

 

3. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Detalhadamente, quais seriam as suas atribuições e/ou reponsabilidades, como motorista?

Motorista – (Sr. Rocha): Dirijo o carro do tipo Van, transportando documentos, máquinas e equipamentos para os clientes de diferentes regiões da cidade, às vezes ambém transportamos pessoas da empresa, diariamente tenho que estar atento as normas internas de segurança, definidas pelo manual do motorista, que nos é entregue logo na contratação, como também temos que ter cuidado e atenção com as leis de trânsito, para evitar multas e aborrecimentos.

Também tenho que manter o controle e execução das solicitações de transporte interno e externo, me dirigindo diariamente ao departamento de transporte sobre os resultados alcançados durante o dia de trabalho, preenchendo a planilha de controle das entregas realizadas e da ocorrência de alguma divergência, como endereço incorreto e/outros.

Faço todos os cuidados preventivos do veículo, como abastecimento, programação da limpeza e acompanhamento desta junto com o pessoal do posto de lavagem da empresa, controle dos serviços de manutenção periódica junto ao pessoal da oficina mecânica, enfim, a conservação em todos os sentidos do mesmo, já que dependo deste veículo para ter um bom trabalho.

4. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Qual a sua escolaridade Sr. Rocha e quanto tempo o Sr. tem de experiência na função?

Motorista – (Sr. Rocha): Tenho o ensino médio completo, terminei inclusive aqui na empresa, muito bom o que eles fazem para a gente conseguir continuar estudando e concluir esta etapa, que atualmente, exigem para contratação de novos motoristas. Hoje tenho 08 anos de experiência, mas quando entrei exigiam e, ainda solicitam, pelo menos 06 meses de experiência para essa função.

5. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o Sr. avalia como esforço maior para exercer sua profissão diariamente?

Motorista – (Sr. Rocha): Ah, a gente tem que estar sempre atento ao trânsito, a mente e os olhos devem estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor, nunca se sabe o que o outro motorista ou o pedestre pode estar pensando em fazer!

6. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Quais riscos o Sr. considera mais relevantes para o desempenho de seu trabalho?

Motorista – (Sr. Rocha): Principalmente riscos de colisões, acidentes com outros motoristas e pedestres. O trânsito de nossa região está cada vez mais “louco”! Muitas pessoas não respeitam as leis de trânsito.

7. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o Sr. considera complexo para a execução das suas atribuições, Sr. Rocha?

Motorista – (Sr. Rocha): Acredito que, além de ter que estar sempre atento ao que se está passando ao nosso redor, também precisamos ser rápidos, já que temos muitas entregas a fazer durante o dia de trabalho e somos muito cobrados nesse sentido.

 

Elaborado pela professora, 2021.

 

Em posse de todos os dados fornecidos no Estudo de Caso: Ser viços de Entregas - Caso Aquino de Abreu, se cloloque no lugar do Gestor de Cargos e Carreiras, Sr. Adalberto, o qual realizou a entrevista com o Sr.Rocha, um dos motoristas da empresa. Agora, a sua missão para fins desta Atividade MAPA é colocar a mão na massa e realizar a descrição de cargos com base nos dados coletados ao longo da entrevista/case.

1.    ELABORE a descrição do cargo de MOTORISTA, considerando a estrutura a seguir, de acordo com os estudos da Unidade 2 e tomando como exemplo o modelo disponível na página 47 do Livro da disciplina:

Dicas para realização do M.A.P.A:

1. Leia cuidadosamente a Unidade 2 do Livro da disciplina.

2. Assista as Aulas ao Vivo e Aulas Conceituais.

3. Assista o Vídeo de Orientações, copiando o Link   https://youtu.be/LFVaDpNjmTY   e colando diretamente em seu Navegador de Internet.

4. Utilize o Formulário Padrão (Word), que está disponível em seu ambiente Studeo no ícone "Material da Disciplina".

5. Preencha corretamente todas as informações solicitadas.

6. Caso cite algum autor para fundamentar a sua resposta, utilize o Manual de Normas da UniCesumar, disponível no ícone Material da Disciplina, para citar e referenciar os autores da forma correta

Mapa - SI - NEGOCIOS ELETRÔNICOS

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 QUESTÃO 1

Leia o texto abaixo:

 

O que é o PDCA e Como essa Metodologia pode Ajudar na Gestão de Projetos?

Há quem diga que o PDCA é obrigatório para uma boa gestão de projetos. O que pode ser verdade, pois quando bem aplicado garante importantes resultados ao time responsável pelo projeto.  A utilização dessa ferramenta visa o aprimoramento de atividades e solução de problemas que atingem essas atividades. O foco é na qualidade e na melhoria contínua. Sua simplicidade garante a utilização em diversas áreas, independente do tamanho da empresa e do projeto.

 

Um Pouco da História do PDCA

O Ciclo PDCA remonta à década de 1930, quando Walter Andrew Shewhart introduziu a estatística nos processos de qualidade. Anteriormente a qualidade era aferida já no produto final, visando encontrar algum defeito. O que se mostrou ineficaz.

Shewhart criou então um método que utilizava cartas de controle, o que garantia a qualidade do produto ainda na fase de produção. Mais tarde, já com o ciclo PDCA desenvolvido plenamente, ele padronizou ações para evitar problemas na produção e se tornou assim o pai do controle de qualidade. Na década de 1950 foi William Deming que universalizou o PDCA, transformando no que conhecemos hoje, uma ferramenta versátil que pode ser utilizada por todas as empresas, em qualquer segmento.

Outras versões do ciclo existem, como PSDA, SDSA e o PDCL, utilizados em diversos lugares, adaptado às necessidades de cada setor. O ciclo PDCA veio para modificar profundamente o acompanhamento dos resultados, possibilitando assim uma melhoria contínua e a qualidade do produto final.

 

Explicando o PDCA

O PDCA promove a melhoria através de um circuito de quatro ações. São elas: planejar (Plan); fazer (Do), checar (Check) e agir (Act). Compreender como o problema surge e como ele deve ser solucionado, tendo como ponto principal a causa e não a consequência, esse é o PDCA. Ao identificar o obstáculo, enxerga o mesmo como oportunidade de melhoria, promovendo ações para chegar ao resultado desejado.

 

O que é o PDCA e como essa metodologia pode ajudar na gestão de projetos. Conecta Softwares.

Disponível em: <https://conecta.com.br/o-que-e-o-pdca-e-como-essa-metodologia-pode-ajudar-na-gestao-de-projetos/>.

Acessado em: 13 de Out de 2021

 

A partir disto faça as seguintes atividades:

 

1) Crie uma diretriz/problema para a segurança da informação (PLAN).

2) Defina um plano de tratamento de risco para tratar a diretriz especificada no item 1 (DO).

3) Estabeleça uma verificação para saber se a diretriz especificada no item 1 está atingindo os objetivos esperados (CHECK).

4) Defina novos objetivos de segurança (ACT).

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