Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


19 de fev. de 2024

MAPA - ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2024

MAPA - ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

QUESTÃO 1
Olá, estudante!
 
Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Ciências Sociais?  Para isso, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:
 
Etapa 1
- Leia o texto de apoio.
- Assista à Aula Conceitual 5, disponível no Studeo – Ambiente da Disciplina.
- Leia o conteúdo da Unidade 5 do livro, disponível no Studeo – Material de Estudo.
 
Etapa 2
- Realização e envio da atividade solicitada.
 
Vamos lá?!
 
Etapa 1: leitura do texto de apoio
 
Segundo o geógrafo David Harvey, a recessão de 1973, exacerbada pela crise do petróleo, colocou em movimento um conjunto de processos que acabaram enfraquecendo o compromisso do modelo fordista. Surgiram, assim, novas da forma de vida social, política e de arranjos organizacionais. Segundo o autor, essas mudanças deram o primeiro indício de que surgiria um modelo de acumulação novo, denominado como: “acumulação flexível”. Este fenômeno marca “o confronto com a rigidez do fordismo, pois passa a flexibilizar processos de trabalhos, mercados de trabalhos, produtos e padrões de consumo” (Harvey, 1995, p. 140).

Fonte: HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1995.
 
Um dos destaques da flexibilização se encontra na possibilidade de fornecimento de serviços financeiros, de novos mercados e de inovação tecnológica organizacional.
 
Podemos elencar diversas empresas que fazem parte deste novo processo flexível de serviços e de contratos de trabalho, como o iFood, empresa brasileira que revolucionou o delivery de comida. No ano de 2012 os aplicativos foram disponibilizados e a possibilidade de uso de tecnologia passou a conectar o consumidor final a restaurantes e outros estabelecimentos, concluindo também a entrega de pedidos.

Na ponta desta cadeia está o entregador do iFood que é um trabalhador flexível. Como demais outras formas de trabalho, os trabalhadores de aplicativos têm chamado a atenção sendo, muitas vezes, associados à precarização do trabalho. Por um outro olhar, empresas que buscam crescer no mercado de alimentação implementam cada vez mais uma série de benefícios para que estes prestadores de serviços (trabalhadores) vejam as vantagens do trabalho flexível.

Imagem iFood com relação à Segurança:



Fonte: https://entregador.ifood.com.br/seguranca; https://canaltech.com.br/empresa/ifood. Acesso em: 10 dez. 2023.
 
Etapa 2: agora é com você!
A partir da leitura do texto de apoio, e considerando os estudos sobre o Trabalho Atípico ou Diferenciado, faça o que se pede:
 
1. Ciente das novas dinâmicas do mundo do trabalho, você deve pesquisar e descrever um exemplo de trabalho flexível em tempos atuais. Indique o mercado que este profissional atua e porque este simboliza uma nova forma de atuação flexível.

2. Considerando as críticas com relação à emergência de novas formas desregulamentadas de trabalho, que reduzem o número de pessoas que trabalham em empregos estáveis ou formais (aumentando os trabalhadores de tempo parcial, temporários, subcontratados, terceirizados, e outras formas de trabalho informal), apresentes de forma contextualizada três pontos críticos (3 pontos negativos) do trabalho atípico, justificando cada ponto apresentado.
 
3. Do ponto de vista da administração e de sua visão de mundo sobre as novas relações de trabalho, como você vê as relações flexíveis? Em sua resposta é fundamental apresentar ao menos duas vantagens para o empregado, e ao menos dois desafios para os empregadores/gestores e como estes podem lidar com esta problemática.

*Esta é uma resposta pessoal baseada na aprendizagem que você desenvolveu no curso até aqui.
 
Dicas dos professores:
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! Em arquivos em branco, corrompidos ou incorretos não receberão nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador.

ATIVIDADE 1 - ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2024

ATIVIDADE 1 - ADM - CIÊNCIAS SOCIAIS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

QUESTÃO 1
Para melhor compreendermos as relações em sociedade e suas formas de organização, o sociólogo Émile Durkheim nos auxilia em relação aos estudos das normas sociais estabelecidas e seus poderes de exercício. Segundo o autor cabe a sociologia estudar as regras e normas coletivas que regem a vida dos indivíduos em sociedade, pois, a centralidade desse fato social é que as normas e regras não são criadas individualmente, pois, elas são externas ao indivíduo (Bernardo; Silva; Franco, 2021).
 
​Fonte: BERNARDO, P.; SILVA, P. R. da; FRANCO, R. F. L. Ciências Sociais. Maringá: Pr: Unicesumar, 2021.

A partir do exposto e considerando os estudos sobre Sociedade, em relação ao funcionamento das normas e regras sociais, explique o que significa dizermos que estas são dotadas de "exterioridade"; e por que possuem poder imperativo e coercitivo. Em sua explicação sobre poder imperativo e coercitivo, cite ao menos um exemplo.​

Orientações importantes:

1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista o vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.
 
Bons estudos!

MAPA - RH - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024

 MAPA - RH - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

QUESTÃO 1
Olá, aluno(a)!

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos sobre a importância das Teorias da Administração para o contexto organizacional atual. Para isto, a realização da Atividade MAPA propõe:

Você, enquanto futuro profissional, terá a oportunidade de começar a desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável e poderá também desenvolver a capacidade para realizar consultoria em gestão e pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.
Nada é tão eficiente, quanto a observação e a prática, para o desenvolvimento de habilidades específicas. Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:
 
Primeira etapa: Considere as orientações;
Segunda etapa: LEIA atentamente o texto de apoio;
Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.
 
 
PRIMEIRA ETAPA: Leias as orientações a seguir.
 
- Ler o conteúdo da unidade 2 do livro da disciplina.
- Assistir as aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual.
- Ler o enunciado e interpretar os conceitos relacionando-os com a prática.
- Busque compreender a ORT e seus elementos constituintes e relacioná-los a processos/ações que ocorrem no dia a dia das organizações. Assista ao vídeo, para isso, copie e cole esse link no seu navegador: https://www.youtube.com/watch?v=MUNZ5LkAemI
- Busque uma organização de qualquer ramo de atividade.
- Agendar uma conversa com alguém que trabalhe e tenha cargo de gestão e liderança na organização (a entrevista poderá ocorrer de forma presencial ou virtual).
- Lembre-se de explicar ao entrevistado sobre a ORT antes de iniciar a entrevista.
 
SEGUNDA ETAPA: Leitura do texto a seguir.
 
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT)
 
A Organização Racional do Trabalho (ORT), proposta por Frederick Taylor no início do século XX, representa um marco significativo na história da administração e gestão organizacional. Taylor buscava aumentar a eficiência e a produtividade nas organizações por meio da aplicação de métodos científicos ao trabalho.

A abordagem de Taylor enfatizava a análise cuidadosa das tarefas, a padronização dos processos e a especialização das funções. Seu modelo visava eliminar o desperdício de tempo e recursos, promovendo a maximização da produção com o mínimo esforço. A ênfase na eficiência operacional e na supervisão direta dos trabalhadores caracterizou a ORT.

Na atualidade, muitos dos princípios da ORT continuam influenciando as organizações, especialmente em setores industriais e de produção. A busca incessante por eficiência, a otimização de processos e a ênfase na especialização ainda são consideradas valiosas para garantir a competitividade e a sustentabilidade das organizações.

Entretanto, é importante destacar que, ao longo do tempo, as abordagens organizacionais evoluíram, incorporando elementos mais humanistas e considerando o bem-estar dos colaboradores. Modelos mais modernos buscam equilibrar a eficiência com a satisfação e o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe.

Em resumo, a ORT de Taylor deixou um impacto duradouro nas práticas organizacionais, contribuindo para a eficiência e a produtividade. No entanto, as organizações contemporâneas procuram equilibrar esses princípios com abordagens mais humanistas, reconhecendo a importância do engajamento e do desenvolvimento dos colaboradores.
 
Elaborado pela professora, 2024.
 

TERCEIRA ETAPA - Realize e envie a atividade solicitada.
 
Agora é com você!
 
Vamos para a PRÁTICA: Após a realização das etapas acima e dos conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, faça o que se pede.

1. Solicitar ao entrevistado uma breve apresentação da organização, mencionando o ramo de atividade, ou seja, a natureza do negócio, principais produtos/serviços oferecidos e o tempo de atuação no mercado. Coloque também a função do entrevistado (cargo que ocupa na empresa).

2. Como o entrevistado descreve a gestão e execução dos principais processos existentes na organização?

3. Como você (aluno) relaciona as informações coletadas na entrevista com o conceito de Organização Racional do Trabalho (ORT) proposto por Taylor?

4. Descreva como a empresa funciona e de que maneira a teoria da ORT é observada, justificando com exemplos de processos ou ações relatadas na entrevista.

5. Na sua opinião, em que medida os princípios da ORT de Taylor ainda são relevantes nas organizações modernas? Quais são os desafios enfrentados pelas organizações ao tentar implementar os princípios da ORT nos dias de hoje?
 
Dicas importantes dos professores
 
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão, arquivo em Word disponível para download no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
 
Bons estudos!

ATIVIDADE 1 - RH - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024

ATIVIDADE 1 - RH - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

QUESTÃO 1

Teoria Burocrática e sua Aplicação nas Empresas Modernas

A teoria burocrática, desenvolvida por Max Weber, é uma abordagem que busca compreender a estrutura organizacional baseada em regras formais, hierarquia clara e procedimentos padronizados. No contexto empresarial, essa teoria tem impactos significativos na forma como as organizações estruturam suas operações. Vamos explorar como os princípios burocráticos podem ser aplicados e percebidos no dia a dia das empresas modernas.

Elaborado pela professora, 2024.

Sobre os princípios da teoria burocrática de Max Weber e com base em suas experiências profissionais ou observações do ambiente de trabalho, identifique e apresente como os princípios burocráticos são aplicados nas empresas modernas. Ainda nessa perspectiva, mencione ao menos três desafios associados à aplicação dos princípios burocráticos nas empresas atualmente. Em sua resposta é fundamental citar os princípios da teoria burocrática.
 
Obs.: Caso nunca tenha trabalhado, converse com alguém sobre a questão e busque as informações a partir da experiência dessa pessoa, ou ainda, pense sobre alguma experiência sua no uso de algum tipo de prestação de serviço.

Orientações importantes: 
 
1. Ao redigir sua resposta, atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista o vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.
 
Bons estudos!
 

MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2024

MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

QUESTÃO 1
Olá, estudante!
 
Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Planejamento de Recursos humanos?  Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:
 
Etapa 1
- Leia o texto de apoio.
- Assista à Aula Conceitual 1, disponível no Studeo – Ambiente da Disciplina.
- Leia o conteúdo da Unidade 1 (p. 18-25), disponível no Studeo – Material da Disciplina.
 
Etapa 2
- Leia atentamente e analise o caso fictício apresentado.
- Realização e envio da atividade solicitada.
 
Vamos lá?!
 
Etapa 1: Leitura do texto de apoio.

Texto de apoio: Análise SWOT para RH: o que é e para que serve?
 
A análise SWOT é uma metodologia amplamente utilizada para mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização.
 
Nesse contexto, a ferramenta de análise SWOT para RH ajuda as equipes de recursos humanos a identificar os pontos fortes e fracos na retenção de talentos e a tomar decisões estratégicas na gestão de pessoas.
 
Isso porque a análise SWOT para RH vai mostrar quais são os pontos fortes das práticas do time, quais são os pontos que merecem mais atenção e também como isso se conecta com as práticas adotadas pelo mercado.
 
Para aplicar essa análise, é necessário compreender a visão, missão e valores da empresa, bem como as agendas da liderança. Além disso, é preciso listar os quatro vetores da ferramenta, conforme o produto e/ou serviço da empresa. Para chegar a essa lista, há algumas perguntas que conduzirão às respostas, tais como:
 
As qualificações técnicas e sociais de nossa equipe são uma vantagem competitiva?
Nossa liderança está preparada para lidar em ambientes diversos e ambíguos?
Como é composta a infraestrutura da empresa? Ela está atualizada com novas tecnologias?
Como o nosso modelo de trabalho pode interferir na produtividade das equipes?
Como a nossa cadeia de fornecedores pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
 
Assim, ao aplicar essa análise no departamento de RH, é possível compreender a situação da empresa em relação ao mercado, identificar oportunidades de treinamento, comparar as práticas adotadas pelo mercado e avaliar se o modelo de trabalho adotado é uma fraqueza ou um ponto forte.

Fonte: adaptado de: RH PRA VOCÊ. Análise SWOT para RH: o que é e para que serve? 2022. Disponível em: https://rhpravoce.com.br/canal/analise-swot-para-rh-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 5 fev. 2024.
 
Etapa 2: Leitura e análise do caso fictício.
 
Caso – Exemplar Corporação
 
A Exemplar Corporação, é uma empresa de grande porte que atua no ramo de tecnologia e inovação. Desde o seu surgimento, em 1990, a empresa sempre priorizou a Gestão de Pessoas como um dos pilares estratégicos para o seu crescimento e sucesso.

A Gestão de Pessoas na Exemplar Corporação começa pelo processo de seleção. A empresa busca identificar os profissionais mais talentosos e alinhados com a cultura organizacional, por meio de um criterioso processo seletivo. Nessa etapa, é importante avaliar não somente as habilidades técnicas, mas, também as competências comportamentais, visando formar uma equipe coesa e colaborativa.
 
Após selecionar os candidatos ideais, a empresa realiza as contratações com transparência e agilidade. As novas contratações passam por um período de integração, em que os novos colaboradores conhecem a história e os valores da empresa, além de receberem informações sobre os benefícios e políticas organizacionais.
 
Uma vez contratados, os colaboradores são estimulados a se desenvolverem profissionalmente. A Exemplar Corporação investe em treinamentos técnicos e comportamentais, visando atualizar as competências dos colaboradores e prepará-los para os desafios do mercado. Além disso, a empresa oferece programas de desenvolvimento de lideranças, com o intuito de formar gestores capacitados e alinhados com a cultura da organização.
 
A empresa também preza pela valorização e retenção dos talentos. O reconhecimento é realizado por meio de programas de incentivo, como bonificações e plano de carreira. Além disso, a Exemplar Corporação oferece benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição e horários flexíveis, a fim de aumentar a satisfação e o bem-estar de seus colaboradores.
 
Contudo, apesar de todo o cuidado e atenção dedicados à Gestão de Pessoas, o setor de recursos humanos da Exemplar Corporação reconhece que enfrenta algumas fraquezas e ameaças. Observa-se a falta de comunicação efetiva entre os líderes e suas equipes, o que muitas vezes gera desalinhamento e dificuldade na execução das estratégias. Além disso, observa-se também a necessidade de aprimorar o processo de avaliação de desempenho, tornando-o mais objetivo e alinhado com os objetivos corporativos.
 
O setor elenca, ainda, a dificuldade de retenção de talentos em um mercado altamente competitivo, bem como a necessidade de se adaptar às novas dinâmicas de trabalho, como o home office e, além disso, há dificuldade em promover ações efetivas para manter a produtividade e o engajamento da equipe.
 
Ciente dessas fraquezas e ameaças, o gestor de recursos humanos da Exemplar Corporação traçou estratégias para enfrentá-las. Para fortalecer a comunicação, foi implementado um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, que envolve treinamentos, coaching e feedbacks contínuos.  A empresa também passou a adotar uma nova metodologia de avaliação de desempenho, baseada em indicadores claros e objetivos.
 
Para lidar com a retenção de talentos, a Exemplar Corporação investiu em um plano de benefícios diferenciados, como flexibilidade de horários e possibilidade de trabalho remoto e foram criados programas de desenvolvimento de carreira, em que os funcionários podem traçar planos de crescimento e receber o suporte necessário para alcançar seus objetivos.
 
Diante das mudanças no contexto de trabalho, a empresa investiu em tecnologias e soluções digitais que facilitam a comunicação e a colaboração entre os colaboradores. Além disso, são realizados treinamentos para a adaptação ao home office e a utilização de ferramentas virtuais, visando manter a produtividade e o engajamento da equipe.
 
Com essas estratégias, o gestor de recursos humanos da Exemplar Corporação pôde perceber uma melhora significativa no setor. A comunicação entre as equipes se tornou mais efetiva, o índice de satisfação dos colaboradores aumentou e a empresa conseguiu reter os talentos estratégicos.
 
 
 
Etapa 2: Agora é com você!

A partir da leitura do texto de apoio, do caso da Exemplar Corporação e  considerando os estudos sobre Diagnóstico Organizacional e Análise do Ambiente, faça o que se pede:
 
1. Apresente quais as estratégias adotadas pela Exemplar Corporação no processo de seleção e contratação de novos funcionários. Além disso, explique porque é importante considerar as habilidades técnicas e competências comportamentais em um processo de seleção e contratação de funcionários.
2. Sabe-se que a Exemplar Corporação investe em treinamentos técnicos e comportamentais para o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Assim, cite os motivos que levam a empresa a desenvolver tais treinamentos, e argumente porque essa é uma prática importante no contexto organizacional.
3. A Exemplar Corporação busca constantemente aprimorar suas estratégias visando a valorização e retenção de talentos. Neste contexto, mencione quais são essas estratégias.
4. Em um mercado altamente competitivo, apresente ao menos três estratégias utilizadas pela Exemplar Corporação no enfrentamento às fraquezas e ameaças relacionadas à Gestão de Pessoas. Importante mencionar a fraqueza/ameaça e a solução encontrada.
5. A partir de toda a situação apresentada no caso da Exemplar Corporação, você foi selecionado (a) para realizar um diagnóstico da área de Recursos Humanos da empresa. Para isto, sua missão é elaborar a análise de SWOT, apresentando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Após realizada a análise de SWOT, apresente, em poucas palavras, sua conclusão sobre o departamento de recursos humanos da empresa.
 
ATENÇÃO: Orientações Importantes.
 
- Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina e Sala do Café.
- ​Leia atentamente a Unidade I do livro da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão, arquivo em formato Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivo em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares