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10 de out. de 2023

MAPA – GESTÃO DE PROJETOS - 542023

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Você foi selecionado para liderar um projeto de grande relevância no setor de desenvolvimento de software. A tarefa envolve atender a uma empresa da indústria alimentícia. O objetivo central do projeto é criar um sistema altamente funcional para automatizar e otimizar o processo de vendas de seus produtos a supermercados e outros comércios. Atualmente, esse processo depende de um intermediário, onde um representante efetua as transações.
O foco é implementar um sistema que permita aos clientes realizar orçamentos e efetuar compras diretamente através da plataforma. Para alcançar o sucesso, o projeto precisa atender a um conjunto específico de exigências estabelecidas pelo cliente da indústria alimentícia:

- Gerenciamento do estoque para que os prazos sejam atendidos.
- Automatização de orçamentos.
- Automatização das vendas.
- Automatização do faturamento.
- Gerenciamento do histórico de vendas do cliente.
 
Com base nos conteúdos apresentados na disciplina:
1 - Elaborar pelo menos 1 requisitos mínimos para cada exigência do cliente (Exemplo: O sistema deverá ser capaz de …). Para criar um bom requisito, releia o conteúdo “Coletar requisitos”, apresentado no material da disciplina, na Unidade 3, página 127.
2 -  Apresentar pelo menos 2 riscos do projeto (Exemplo: O projeto poderá atrasar se …). Para criar um bom risco, releia a conteúdo “Gerenciamento de riscos”, apresentado no material da disciplina, na Unidade 5, página 225.

3 -  Proposta de cronograma com as atividades detalhadas, datas de execução e dependências com no mínimo 20 linhas. Dica: você pode usar os requisitos para a criação das atividades (Veja o exemplo).


Fonte: a autora.

Dicas para realizar a atividade mapa: 
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. 
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio, não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

 


MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – 542023

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Em nosso cotidiano existem muitas situações em que usamos algoritmos. Por exemplo, ao inicializar o computador. Especialmente na computação, os algoritmos desempenham um papel importante. Eles formam uma base para a programação e são independentes de uma linguagem de programação específica.

Fonte: o autor, Pietro Martins de Oliveira.

Nesse contexto analise o caso a seguir. Considere que um programador foi selecionado para desenvolver um modelo de código para calcular se o valor digitado pelo usuário é par ou ímpar e o seguinte código foi entregue:



Analisando o código podemos notar erros que impediram o cálculo de forma correta. Realize o teste de mesa, para verificar quais são os possíveis problemas com esse algoritmo. Em seguida, com base com base nas informações apresentadas, responda o que se pede.

1) Sabendo qual era a finalidade original do algoritmo, descrita no enunciado, pode-se dizer que o tipo de dados da variável declarada na linha de código 03, estaria correto? Justifique.
2) A constate “x”, declarada entre as linhas de código 04 e 05 contribui em algo para identificar se o número informado pelo usuário se é par, ou ímpar? Justifique. 
3) Com o objetivo de identificar se o número informado na linha de código 08 é par, ou ímpar, pode-se dizer que as linhas de código 09 e 15 são necessárias? Justifique. 
4) Da forma como está escrito o algoritmo, a lógica do Se/senão das linhas de código de 10 a 14 funcionará para identificar se a variável “numero” é par ou ímpar. Esta séria a única forma de fazer está operação? Justifique. 

5) Seria possível identificar se o dado digitado pelo usuário é par ou ímpar sem a utilização de variável alguma? Justifique 

6) Seria possível identificar se o dado informado pelo usuário é par ou ímpar utilizando estruturas de decisão simples ao invés de estruturas de decisão composta?

O que devo entregar?

As respostas das perguntas anteriores em um arquivo de WORD ou PDF, conforme formulário padrão constante nos materiais da disciplina;

Dicas
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. 
2. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
3. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. 


4. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
5. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.


6. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

 


ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54/2023

  ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54/2023

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Os algoritmos de matriz desempenham um papel fundamental no processamento e manipulação de dados em diversas áreas da ciência da computação e engenharia. Esses algoritmos são conjuntos de procedimentos e operações matemáticas específicas, projetados para lidar eficientemente com estruturas de dados bidimensionais, representadas por matrizes. Eles são essenciais em uma ampla gama de aplicações, desde o processamento de imagens e vídeos até a resolução de sistemas lineares em álgebra linear computacional.


A eficiência dos algoritmos de matriz é um fator crítico em muitas aplicações práticas, influenciando diretamente o desempenho e a escalabilidade de sistemas e softwares que os utilizam. Otimização e paralelização de algoritmos de matriz são áreas ativas de pesquisa, visando melhorar ainda mais o desempenho computacional.

 

O algoritmo abaixo foi desenvolvido com o intuito de preencher todos os elementos de uma matriz com o valor 1, entretanto o mesmo esta apresentando erros e não cumpre com o esperado.

 

1 - Algoritmo MatrizRetangular

2 - Var mat: vetor[1..2, 1..3] de inteiro

3 - i: inteiro

4 - j: inteiro

5 - i ← 0

6 - j ← 0

7 - Enquanto i <= 3 faça

8 - Enquanto j <= 2 faça

9 - mat[i,j] ← 1

10 - j ← j + 1

11 - Fim_enquanto

12 - Fim_enquanto

13 - Fim_algoritmo

 Para esta atividade você deverá reescreva o presente código-fonte corrigindo os erros semânticos que impedem que o programa, cumpra o que foi requisitado "preencher todos os elementos de uma matriz com o valor 1".

Considerando que a declaração da matriz "mat" foi feita corretamente.

Você deverá enviar como anexo a resposta (em um Bloco de Notas), apenas o Pseudocódigo contendo as correções esperadas para que o mesmo cumpra o esperado.


MAPA - ADSIS - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 542023

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Olá, aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a atividade MAPA da disciplina Fundamentos de Redes de Computadores. Chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu nas nossas aulas.

O administrador de Rede tem como principal atribuição o gerenciamento da rede local, bem como dos recursos computacionais relacionados a ela direta ou indiretamente. Ele é o responsável por projetar e manter em funcionamento, uma rede de computadores, desde sua instalação e configuração até sua manutenção com o auxílio de sistemas e serviços de infraestrutura de TI.

Podemos atribuir a um administrador de redes as seguintes atividades: 


- Pesquisa das soluções de tecnologia existentes no mercado;
- Suporte à área de desenvolvimento de aplicações;
- Suporte de último nível para as equipes de apoio aos usuários;
- Configuração e manutenção da segurança de rede;
- Instalação e ampliação da rede local.

- Acompanhar o processo de compra do material necessário para manutenção da rede local junto com o SAT (Setor de Assistência Técnica), orientando o processo de compra e mantendo contato com os fornecedores de equipamentos e materiais de informática.
 

FLORENZANO, C. Carreiras de TI: Administrador de Redes de Computadores. CBSI, 2014.
Disponível em: <https://bit.ly/2LTqjbn>. Acesso em: 25 set. 2023. (adaptado).
 

 

Com base no exposto acima, identifica-se que o profissional de TI que atua diretamente na infraestrutura de redes tem um papel que vai além de apenas conectar computadores na rede coorporativa. A partir desse pensamento, imagine que você seja o administador de redes em uma empresa. Essa empresa acabou de passar por reformas e precisa que parte de sua rede de computadores seja refeita. Qual é o seu papel nesse contexto? Com isso, você dele elaborar um plano de redes que conecte as novas estações ao servidor recém-instalado. Esse servidor conta com um patch panel de 24 portas para as conexões, sendo que, quanto menos portas se utilizar, mais fácil é a manutenção.


Em seu plano deve constar as seguintes informações:

A- Descrever quais e quantos equipamentos constam em cada setor/sala.
B- A quantidade de cabos que saem diretamente do servidor e não passam por nenhum replicador de sinal. Justifique sua resposta.
C- Apresente de modo detalhado a metragem total do cabo que sai diretamente do servidor até chegar na sala de reuniões.

OBS: A planta baixa representa o que se espera ter em cada setor/sala, no que diz respeito a quantidade de estações.

Restrições:
- Não é permitido passar os cabos pelo teto ou pelo chão (cruzando as salas), para este fim utilize as paredes.
- Não é permitido passar os cabos nas áreas marcadas com X.
- Cada cabo tem uma autonomia de 70m, após essa distância deve-se utilizar um replicador de sinal.
- Na sala de reuniões, deve-se ter, ao menos, um ponto de conexão via cabo e também sinal de rede sem fio (Obs.: Nesta sala deverá ter ao menos um ponto fixo de rede livre, e um ponto de wifi).

Planta do prédio

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_180877_559476_1.png




O que devo entregar?
Plano da sua rede respondendo os 3 Itens requisitados (A - B - C), você deve utilizar o arquivo TEMPLATE disponível no Material da Disciplina para colocar as suas respostas. Salve este arquivo em (.pdf).
 
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5. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
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Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a).


 


RESPOSTA NO FINAL!!!!

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QUESTÃO 1

 


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Temos dois tipos de conexões para a transmissão de dados: meio físico/guiado (cabos) e meio não guiado/rede sem fio. Sobre esse assunto, acredito que você já deve ter visto ou utilizado algum roteador Wi-Fi, este que é bem comum em redes domésticas, que permite conectar uma rede local a outras redes locais ou à internet.

Segundo explica Tanembaum (2011), o princípio da comunicação sem fio é baseado na ideia da instalação de transmissores e receptores de ondas eletromagnéticas em antenas de tamanho adequado, formando um circuito elétrico. 

TANENBAUM, A.; WETHERALL, D. J. Redes de Computadores. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2011.

As redes sem fio se utilizam de equipamentos que atuam em uma frequência normalmente de 4GHz, que necessita de um transmissor. É comum observarmos a existência de um aparelho que forneça o enlace sem fio (chamado de AP – Access Point – Ponto de Acesso) dotado de uma antena onde observamos a existência de uma rede wireless (sem fio).

Com os avanços da Tecnologia, hoje contamos com aparelhos mais modernos e de alta performance. Assim, como proposta desta atividade, convido você a realizar uma pesquisa em fontes confiáveis (artigos pelo Google acadêmico ou livros) que lhe permitam explicar com suas palavras sobre:


1 O que é Wi-Fi 6?
2 O que é o Wi-Fi 5 GHz?
3 Quais as diferenças entre as duas tecnologias?
4 Na sua opinião, qual seria a melhor?

Obs.: lembre-se de nossa campanha “Plágio não rola”, ou seja, caso copie algum trecho de algum local, não esqueça de fazer a devida citação e referência. Conteúdos postados em sites são bem-vindos, mas se possível evitar o uso demasiado (todo a atividade feita com conteúdos de sites apenas).


O uso bem elaborado de textos das respostas fará a diferença em sua nota.

Para responder a atividade, escreva sua resposta no espaço contido a seguir. Não é necessário o envio de arquivos (anexos), apenas textos puros.



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