Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


19 de jul. de 2022

MAPA - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

 MAPA - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

QUESTÃO 1

 

Um diagrama de caso de uso pode ser descrito como uma ferramenta visual que fornece uma maneira para os stakeholders chegarem a um entendimento comum das funcionalidades. Nesse sentido, um caso de uso é uma construção de modelagem utilizada para  definir o comportamento de um sistema. As interações entre o usuário e o sistema são descritas neste diagrama, juntamente com um conjunto de alternativas possíveis para cada ação (SENGUPTA;BHATTACHARYA, 2006).


Fonte acadêmica utilizada: SENGUPTA, Sabnam; BHATTACHARYA, Swapan. Formalization of UML use case diagram-a Z notation based approach. In: 2006 International Conference on Computing & Informatics. IEEE, 2006. p. 1-6.


Diante do exposto acima sobre diagrama de caso de uso, analise o cenário a seguir:
Imagine que você é um profissional da área de software contratado para a construção de um sistema de controle de pedidos de comida que também atende a domicílio. Nesse sistema, o dono te informa que a gerente é responsável pelos pedidos, atendimento aos clientes e verificação da situação dos pedidos de delivery, isso significa que, certifica-se que os itens e a nota fiscal do pedido estão incluídos. O dono do estabelecimento te informa que também existe um sistema de descontos para os clientes. Porém, esse desconto é realizado para o pedido no caso do cliente optar por se cadastrar, caso contrário esse desconto não pode ser aplicado. Contudo, o dono reforça que é importante que mesmo que o cliente não queira cadastrar-se para obter o desconto, a emissão da nota fiscal tanto para o delivery quanto para o atendimento presencial deve ser realizada obrigatoriamente.

 
O que será necessário realizar?

Baseado no cenário descrito acima, realize o levantamento de pelo menos 5 requisitos funcionais e modele um diagrama completo de caso de uso com todas as notações e elementos necessários, tais como, atores, associações (extend e include) e  casos de uso.

 
Por onde devo começar?

Identifique as situações que são obrigatórias e as situações que são opcionais, para utilizar a notação adequada.

Identifique corretamente o ator.

Identifique quais são as ações que serão realizadas. Lembrando que: cada ação corresponde a um caso de uso.

Qual programa utilizar para desenvolver a atividade?

Lucida Chart ( https://www.lucidchart.com/pages/pt )

Visual Paradigm (https://online.visual-paradigm.com/)

Lembrando que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer ferramenta que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda as necessidades de entrega.


Dicas para realizar a atividade mapa: 

1. Durante as aulas o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente. 


2. Assista ao vídeo explicativo da atividade mapa

3. Assista as aulas conceituais da disciplina.


Como entregar a atividade:

- O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido em qualquer programa mencionado acima, ou de sua escolha;

- A entrega da atividade deve ser em formato PDF ou DOC (DOCX também é aceito), contemplando a resposta dos requisitos de forma descritiva e também a modelagem do diagrama;

- O uso do Template de Entrega do MAPA é obrigatório (disponível no Material da Disciplina);
​- Maiores informações sobre a forma de entrega, serão disponibilizadas durante as aulas ao vivo. 

ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade, etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Porém, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação.

DESAFIO NACIONAL: Se você optar por participar do Desafio Nacional deverá responder a atividade em formulário específico, disponibilizado na pasta Material da Disciplina. Se certifique que o formulário é o correto, com a Logo do Desafio, pois é através dele que vamos conseguir fazer a classificação.

MAPA - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

ATIVIDADE 1 - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

 ATIVIDADE 1 - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

 

Atualmente as organizações da indústria de software tem se preocupado cada vez mais com  a qualidade do produto que está sendo entregue ao cliente final. Dessa forma, novas técnicas, modelos e frameworks estão sendo utilizados a fim de otimizar a qualidade em um produto final. Uma das formas de melhorar o processo de software diz respeito a utilizar um modelo. A ideia deste modelo é substituir a adoção compulsória de processos pela adoção gradual de pequenas práticas que gerem impacto positivo na produção de software e possam servir posteriormente para compor processos mais sofisticados. Dessa forma, a organização irá perpetuar boas práticas em seus processos e produtos de software. 

Sob essa perspectiva, imagine que você é um profissional da área de software contratado por uma pequena empresa. Essa empresa gostaria de começar a padronizar seus processos. Porém, por ser uma empresa pequena, o orçamento para essa padronização de projetos é reduzido. Sob essa perspectiva, discorra sobre um dos modelo de qualidade de processos, de modo que este possa contribuir para a empresa em questão, lembrando que se trata de uma organização de pequeno porte, ou seja, apresente dentre os modelos estudados, aquele que melhor atende a essa característica de empresa de pequeno porte. Apresente as características do modelo e descreva todos os processos do mesmo.

Dica: utilize outras fontes bibliográficas, além do livro.

Sua resposta deve ser apresentada por meio de um arquivo de texto (PDF ou DOC) anexado no espaço abaixo. Máximo 2 páginas.


 ATIVIDADE 1 - TI - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53/2022

 

MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

QUESTÃO 1

A prototipação é uma forma de visualizar a sua ideia antes mesmo de tirá-la do papel. Ela é de extrema importância para startups, uma vez que evita maiores gastos no desenvolvimento. Então a prototipação busca simular a experiência do usuário com a solução final e mostrar como serão as funcionalidades. É a tangibilização da ideia! O principal benefício de prototipar é, justamente, permitir ver a ideia no papel, tirando ela do mundo abstrato e jogando para o mundo material. Seu objetivo é validar os requisitos do usuário.

 

 Disponível em: https://bit.ly/39bZf4z

Acessado em: 06/06/2022

Imagine que você visitou um cliente e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do sistema de controle de pedidos, o cliente gostaria de ter uma ideia de como irá ficar o resultado final. Partindo desta necessidade, você optou pelo uso da prototipação, agora, baseando-se nos requisitos listados crie as telas separadas de cada uma. O cliente disse que as telas deverão ser feitas conforme sua criatividade, porém, o layout deve ser voltado para o ambiente web. Outra exigência é que as telas deverão obrigatoriamente conter os campos e botões solicitados por ele.

 

Tela: Menu Inicial

- Deverá ser dividido em 3 menus:

- CADASTROS: Cadastro de Cliente, Cadastro de Transportadora, Cadastro de Vendedor, Cadastro de Condição de Pagamento e Cadastro de Produtos.

- MOVIMENTAÇÃO: Pedidos

- MANUTENÇÃO: Cadastro de Usuários

- Deverá conter os botões: Sair e Ajuda.

Tela: Cadastro de Cliente

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

- ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail.

 

Tela: Cadastro de Vendedores

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

- ID, CPF/CNPJ (um único campo), Razão Social, Nome Fantasia, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, Inscrição Estadual, E-mail, Percentual de Comissão. 

 

Tela: Cadastro de Condição de Pagamento

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

- ID, Descrição da Condição de Pagamento

- Grid com Label Dias, contendo duas colunas: Nº Seq. e Nº Dias

 

Tela: Cadastro de Usuários

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

- Matricula, Nome, Telefone, CPF, e-mail (login), senha e dt. nascimento.

 

Tela: Cadastro de Produtos

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

   - ID, Cód. De Referencia, Descrição, Valor de Venda, Valor de Promoção, Unidade (kg, Un e etc), Status

(Ativo ou Inativo).

 

 Tela: Pedidos (Mestre)

- Deverá conter os botões: Novo, Editar, Gravar e Excluir.

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos:

- ID do Pedido, Cliente (Tela de Cadastro de Clientes), Transportadora (Tela de Cadastro de Transportadora), Vendedor (Tela de Cadastro de Vendedores), Usuário que está fazendo o Pedido (Tela de Cadastro de Usuário), Data do Pedido, Valor Total do Desconto, Valor Total do Pedido.

 

Tela: Pedidos_Produtos (Itens)

- Deverá conter os botões: Adicionar, Editar e Excluir.

- Id dos itens (Sequencial), Id do Produto, Descrição do Produto, Valor de Venda, Unidade, Quantidade, ValorDesconto e Total do Item.

 

Orientações:

 1) Para confecção das telas utilize o programa PENCIL disponível em: https://pencil.evolus.vn/

2) Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta a seguir temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre a mesma:

 

- Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b

- Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq

- Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy

- Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY

- Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR

Faça a modelagem das telas na ferramenta PENCIL, depois cole as imagens em um editor de texto (word) para enviar. Muita atenção para enviar o arquivo correto, visto que o envio poderá ser feito uma única vez!

Envie no formato doc ou pdf.

MAPA - DESIGN DE INTERAÇÃO - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

ATIVIDADE 1 - DESIGN DE INTERAÇÃO – 532022

 ATIVIDADE 1 - DESIGN DE INTERAÇÃO – 532022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

QUESTÃO 1

Um protótipo de baixa fidelidade costuma incluir detalhes de layout e outros aspectos tangíveis. A intenção de um protótipo de baixa fidelidade é criar de maneira rápida e dinâmica uma forma de iterar e fazer mudanças rápidas dos aspectos mais básicos do produto. Pode ser considerado uma versão superior de um wireframe, a diferença aqui é que ele deve ser interativo e ter funções básicas que sejam possíveis de serem testadas.

 

Disponível em: https://bit.ly/3sZqIdB

Acessado em: 28/04/2021

A partir disto, assista o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3vJmHrrrNbE

Agora, analise a tela a seguir:

A partir das análises do vídeo e da imagem realize as seguintes atividades:

 1) Faça um protótipo de baixa fidelidade Wireframe da tela apresentada acima em papel.

2) Partindo do seu protótipo feito em papel e baseando-se nas explicações apresentadas no vídeo sobre a ferramenta de prototipação Invision (https://www.invisionapp.com), replique o seu protótipo feito a mão na ferramenta.

3) Envie as duas telas, a que você fez a mão (Foto) e a que você fez utilizando a ferramenta Invision (PrintScreen).

ORIENTAÇÃO DE ENVIO:

1. Voce poderá enviar nos seguintes formatos: Doc, PDF, imagens.

ATENÇÃO: Revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Só é permitido anexar e enviar um arquivo, se tiver mais que um você deve compactar.


ATIVIDADE 1 - DESIGN DE INTERAÇÃO – 532022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - ADS - PROGRAMAÇÃO III - 53/2022

 

MAPA - ADS - PROGRAMAÇÃO III - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

 Olá, este MAPA tem por objetivo por em prática a análise e o desenvolvimento visto durante as nossas aulas, para isso analise e implemente a situação a seguir:

Imagine que você trabalha como desenvolvedor de sistemas em uma fábrica de software que tem como novo cliente o dono de um hotel que foi recém inaugurado. O hotel necessita de um sistema de reserva de hospedagem para gestão das vagas nas suítes, o analista de sistemas já fez a modelagem do sistema como demonstrado abaixo:


Além da modelagem disponível para implementação, temos também alguns requisitos funcionais que são:

 

1 - A reserva não pode alocar mais hóspedes do que a capacidade da suíte.

2 - Bebês até 2 anos não contam na capacidade da suíte.

3 - Para o cálculo da diária, multiplique o valor da diária da suíte pela quantidade de diárias solicitadas.

4 - Para um reserva com mais de 7 dias, deverá ser concedido um desconto de 10%

Tendo o diagrama e os requisitos funcionais do sistema, implemente um projeto utilizando Java na IDE Netbeans contendo as classes, bem como seus atributos e métodos, aplicando as regras e os conceitos da Orientação a Objetos. A implementação não necessita de interface para entrega, poderá ser criado uma classe "Main" que instancie e execute os objetos e métodos para o teste das funcionalidades. Logo após compacte o projeto e envie para correção.

 Entendo que possa haver a preferência por diferentes IDEs, entretanto para esta atividade é necessário que seja criado em um projeto utilizando NetBeans para que padronize e facilite a correção.

 

MAPA - ADS - PROGRAMAÇÃO III - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares