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6 de nov. de 2025

ATIVIDADE 1 - ADM - COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ADM - COACHING EXECUTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES - 54_2025

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Diferenciando Mentoria, Coaching, Terapia e Aconselhamento.

Atualmente, os termos orientação profissional, orientação vocacional, orientação educacional, orientação ocupacional e aconselhamento de carreira convivem com outros que passaram a fazer parte da literatura e do dia a dia organizacionais, tais como: Mentoria, Coaching, Terapia, Aconselhamento, dentre outros, os quais podem ser encontrados em publicações, tanto na área da Psicologia, quanto da Pedagogia e da Administração. Devido à diversidade de produtos e serviços existentes no mercado, não raramente, essas estratégias de intervenção são usadas, no contexto organizacional sem que haja a devida preocupação com os objetivos a que se propõem alcançar, bem como com a correta delimitação de sua aplicabilidade, restringindo-se, por vezes, a acompanhar os jargões empresariais que estejam em voga.

Leia atentamente as situações a seguir. Em cada uma, identifique qual é a abordagem mais adequada e justifique brevemente sua escolha.

Situação 1

Ana acabou de ser promovida a gerente de projetos em uma grande empresa. Embora domine a teoria, sente insegurança sobre como liderar sua nova equipe. Gostaria de aprender com alguém que já passou por essa experiência e que possa compartilhar dicas práticas e vivências reais.

Qual a abordagem mais indicada para Ana?

Situação 2

Carlos é um jovem administrador que deseja se tornar diretor em cinco anos. Ele já tem habilidades técnicas, mas precisa organizar suas metas, definir prioridades e melhorar sua performance para alcançar resultados mais rápidos. Ele quer alguém que o ajude a encontrar dentro de si os recursos para chegar lá.

Qual a abordagem mais indicada para Carlos?

Situação 3

Juliana sente-se constantemente ansiosa e desmotivada no trabalho, mesmo desempenhando bem suas funções. Ela relata crises de choro e dificuldade para dormir. Percebe que esses problemas estão atrapalhando tanto sua vida profissional quanto pessoal.

Qual a abordagem mais indicada para Juliana?

Situação 4

Roberto está prestes a decidir se aceita uma proposta para mudar de cidade e assumir um novo cargo. Ele não sabe se deve arriscar ou permanecer em sua posição atual. Busca alguém que o ouça, analise sua situação com ele e ofereça conselhos para tomar a melhor decisão.

 Qual a abordagem mais indicada para Roberto?


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1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.

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Participar do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha dos canais de distribuição é um passo decisivo para atingir os objetivos alinhados.

Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.

Os benefícios de uma parceria bem escolhida

As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos, ou serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados já conhecidos.

  
O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes desafios na operação de um negócio.

Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição, por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais significado para a sua formação.

Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:


Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.

No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.

Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
 

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20. 

 
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação.  Nesta atividade mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre canais de distribuição. E essa experiência será voltada para os tipos de canais de distribuição. Para atingir o seu objetivo você deverá escolher uma empresa (que você conheça, que você encontre na internet ou não). Após a escolha, você deverá:

1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
3) Explicar como esses canais de distribuição acontecem (quem são os atores presentes, qual o fluxo de venda).
4) Descrever se há outro tipo de canal de distribuição mais adequado que você propõe. Justifique a sua resposta.


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Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.

Os benefícios de uma parceria bem escolhida

As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos, ou serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados já conhecidos.

  
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Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:


Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar. Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua atividade mapa.

No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas definições.

Canal direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos, vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes, brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias, supermercados e hipermercados”.
 

Fonte: LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar, 2022, p. 20. 

 
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1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
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1- Qual tipo de comércio eletrônico a empresa oferece? Justifique.

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O vídeo gravado para esta atividade trata de um pequeno negócio digital criado recentemente e que está expandindo suas atividades. É uma empresa digital que oferece seus produtos diretamente para o consumidor final.

Nossa atividade de estudo tem como objetivo compreender a estruturação de um pequeno negócio digital. Assista ao vídeo do estudo de caso da empresa para responder às questões.

Com base no vídeo, responda:

1- Qual tipo de comércio eletrônico a empresa oferece? Justifique.
2- Quais ferramentas de marketing digital você sugere para a empresa aumentar a visibilidade do produto?


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