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1 de ago. de 2025

1) O que é o compliance? 2) Quais são os benefícios do compliance? 3) O que é um programa de compliance? 4) O que são práticas de compliance?

 

MAPA - ADM - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

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A PEDROSA ADVOGADOS ASSOCIADOS

Você é o mais novo gerente da Pedrosa Advogados e Associados, um grande escritório de advogados dos sócios Pedro Pedrosa e Gabriela Pedrosa. Sua atividade na empresa é cuidar do relacionamento dos clientes com o escritório, verificando todos os detalhes desse relacionamento e com isso gerenciar os 30 advogados que atuam no escritório, 6 secretárias, 20 assistentes e 12 estagiários e ficar de olho na forma como todo esse pessoal atende os clientes e no relacionamento da empresa com a sociedade em geral.

É muito trabalho! E lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, sendo muito desgastante e envolvendo muitos conflitos. Seus três principais desafios são: (1) rotatividade do pessoal (2) motivação do pessoal e (3) as questões de compliance e gestão dos riscos. Os dois problemas rotatividade e motivação referem-se a: A motivação interfere no trabalho de uma pessoa? Como manter pessoas motivadas? Motivação e satisfação são a mesma coisa. Como você se sente no trabalho: motivado ou insatisfeito? Quando um funcionário pede demissão este fato pode estar relacionado com a motivação? O problema de compliance e a gestão dos riscos é ainda maior, pois a empresa nunca trabalhou estas questões, não tem um manual de compliance e tanto advogados como os demais funcionários não têm ideia do que se trata a governança e muito menos o que é um programa de compliance e gestão de riscos.

Você então resolve trabalhar estes problemas em duas frentes. Para tratar o problema de motivação e rotatividade contrata uma consultoria de Recursos Humanos que vai criar um programa de motivação e vai realizar uma série de cursos e palestras. E para a implantação de programa de compliance você decide que vai ser o responsável direto e então pensa em algumas etapas para esta implantação. Como: cursos, treinamentos, palestras, rodas de conversa e o ponto inicial e principal a criação de uma cartilha de compliance.

Em uma reunião inicial você chama as 6 secretárias, os 20 assistentes e os 12 estagiários e inicia a conversa sobre o que o compliance e a gestão de riscos. O Compliance é um programa que visa proteger as organizações da ocorrência de fraudes financeiras, corrupção, comportamentos e/ou condutas inadequadas de empregados a elas vinculados, evitando que sua boa reputação e solidez financeira sejam abaladas. Trata-se de uma ferramenta cuja finalidade é instituir regras, normas e diretrizes para os processos internos dentro das organizações. Foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1970, tendo suas práticas transformadas em instituto legal, mediante a promulgação da Lei Pioneira de Combate à Corrupção FCPA, motivada pelo Caso Watergate, que envolveu o então presidente Richard Nixon e membros de seu governo, mediante o pagamento de propinas em pesquisas a favor de sua reeleição.

Durante a conversa você diz que todos precisam entender como os benefícios oferecidos pelo programa de compliance ajudam para a diminuição dos riscos de fraudes, ilícitos e corrupção dentro de organizações. Contribui com os processos internos da empresa, com as relações da empresa com seus públicos e com a sociedade em geral e ainda diminui as fraudes. Nesta reunião você diz que está elaborando o manual de compliance da empresa e que espera a colaboração de todos. E para que este manual fique completo, tenha a “cara” da empresa, atenda todas as questões de compliance e da gestão de riscos da empresa, todos precisam se dedicar ao tema.
 
ATIVIDADE PROPOSTA: Criação do manual de compliance da Pedrosa Advogados e Associados.

Você deve elaborar o manual/cartilha de compliance da empresa, mas antes é importante que você responda a algumas questões que vão te ajudar nesta empreitada. Você também deve pesquisar manuais e cartilhas de compliance de outras empresas para ajudar na sua criatividade e como guia de consulta, e assim não deixar nenhum detalhe ou assunto importante de lado. No final da Atividade MAPA você vai encontrar alguns endereços de internet onde poderá encontrar estes modelos. Vamos iniciar pelas questões que você deve estudar para ajudar você na elaboração do manual. Lembre-se que você não precisa responder a estas questões para entregar, elas são um norte para que você possa se guiar e fazer a sua cartilha,

1) O que é o compliance?
2) Quais são os benefícios do compliance?
3) O que é um programa de compliance?
4) O que são práticas de compliance?
5) Qual é a legislação brasileira sobre compliance?
6) Quais são as principais práticas fraudulentas e os prejuízos ocasionados por terceiros às empresas?
7) Quais são os tipos de crimes mais comuns?
8) Como uma empresa pode se proteger de fraudes e ilícitos?
 
Agora que você estudou o assunto, está na hora de criar o seu manual de COMPLIANCE. A ideia é que você use a sua criatividade. Algumas regras:

(1) O manual pode ter entre 4 e 6 páginas (somente um lado da folha, ou seja, folhas enumeradas de 1 a 4, ou de 1 a 5, ou de 1 a 6).
(2) A página inicial deve ser um texto sobre compliance que chame a atenção do leitor e que explique de forma objetiva o que é o manual e o seu objetivo.
(3) A página 2 deve ser uma explicação sobre o que é o compliance e sobre o programa de compliance.
(4) As páginas 3 e 4 são livres para você escrever o que achar mais interessante sobre o tema.
(5) O seu manual deve abordar os seguintes temas: o que é o compliance e seu benefícios. As práticas de compliance. As principais práticas fraudulentas, os tipos de crimes mais comuns e o que a empresa faz para se proteger.
(6) Lembre-se: sua cartilha deve ter uma capa. Ela contará como página zero.
(7) Use o formulário padrão para fazer sua cartilha.


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É muito trabalho! E lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, sendo muito desgastante e envolvendo muitos conflitos. Seus três principais desafios são: (1) rotatividade do pessoal (2) motivação do pessoal e (3) as questões de compliance e gestão dos riscos. Os dois problemas rotatividade e motivação referem-se a: A motivação interfere no trabalho de uma pessoa? Como manter pessoas motivadas? Motivação e satisfação são a mesma coisa. Como você se sente no trabalho: motivado ou insatisfeito? Quando um funcionário pede demissão este fato pode estar relacionado com a motivação? O problema de compliance e a gestão dos riscos é ainda maior, pois a empresa nunca trabalhou estas questões, não tem um manual de compliance e tanto advogados como os demais funcionários não têm ideia do que se trata a governança e muito menos o que é um programa de compliance e gestão de riscos.

Você então resolve trabalhar estes problemas em duas frentes. Para tratar o problema de motivação e rotatividade contrata uma consultoria de Recursos Humanos que vai criar um programa de motivação e vai realizar uma série de cursos e palestras. E para a implantação de programa de compliance você decide que vai ser o responsável direto e então pensa em algumas etapas para esta implantação. Como: cursos, treinamentos, palestras, rodas de conversa e o ponto inicial e principal a criação de uma cartilha de compliance.

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Durante a conversa você diz que todos precisam entender como os benefícios oferecidos pelo programa de compliance ajudam para a diminuição dos riscos de fraudes, ilícitos e corrupção dentro de organizações. Contribui com os processos internos da empresa, com as relações da empresa com seus públicos e com a sociedade em geral e ainda diminui as fraudes. Nesta reunião você diz que está elaborando o manual de compliance da empresa e que espera a colaboração de todos. E para que este manual fique completo, tenha a “cara” da empresa, atenda todas as questões de compliance e da gestão de riscos da empresa, todos precisam se dedicar ao tema.
 
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1) O que é o compliance?
2) Quais são os benefícios do compliance?
3) O que é um programa de compliance?
4) O que são práticas de compliance?
5) Qual é a legislação brasileira sobre compliance?
6) Quais são as principais práticas fraudulentas e os prejuízos ocasionados por terceiros às empresas?
7) Quais são os tipos de crimes mais comuns?
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(1) O manual pode ter entre 4 e 6 páginas (somente um lado da folha, ou seja, folhas enumeradas de 1 a 4, ou de 1 a 5, ou de 1 a 6).
(2) A página inicial deve ser um texto sobre compliance que chame a atenção do leitor e que explique de forma objetiva o que é o manual e o seu objetivo.
(3) A página 2 deve ser uma explicação sobre o que é o compliance e sobre o programa de compliance.
(4) As páginas 3 e 4 são livres para você escrever o que achar mais interessante sobre o tema.
(5) O seu manual deve abordar os seguintes temas: o que é o compliance e seu benefícios. As práticas de compliance. As principais práticas fraudulentas, os tipos de crimes mais comuns e o que a empresa faz para se proteger.
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Dentro desse contexto, quando as empresas deixam de adotar um programa de compliance e de mitigação de fraudes, o que pode acontecer?

 

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A TOTAL CONSULT é uma grande empresa de consultoria que atende empresas em todo o Brasil, implantando programas de compliance. A TOTAL sempre deixa claro para seus clientes que a decisão em adotar um programa de compliance e da gestão de riscos, que eles devem compreender os conceitos sobre o que é um programa de compliance. Também explica quais são os riscos que as empresas correm quando deixam de adotar este tipo de programa, diante dos mais variados tipos de fraudes, como a corrupção, a lavagem de dinheiro, as informações manipuladas internamente e ainda pelos atos de funcionários que cometem ações que podem denegrir a reputação da empresa, levando até prejuízos financeiros. Para a TOTAL CONSULT, adotar um programa de compliance e gestão de riscos confere transparência às organizações e apresenta a existência de condutas éticas. E ainda, incentiva ações e práticas da boa Governança Corporativa, que é o conjunto de processos pelas quais as empresas são administradas. Dentro desta lógica da governança, se insere o programa de compliance.

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Nesta primeira etapa você deverá assistir com atenção o vídeo da experimentação, apresentar e descrever a situação curiosa da rede fast food e como os clientes reagiram.

 

MAPA – ADM - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 53_2025

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PROBLEMATIZAÇÃO

“Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega e vê-lo chegar uma ou duas semanas após o combinado. E o impacto sobre a credibilidade da marca e da empresa é terrível.”

Buscar a eficiência do negócio e a satisfação do cliente é um dos maiores desafios para um profissional da administração da produção. Um bom profissional nessa área deve saber lidar com diversas variáveis e recursos. Conhecer cada um desses elementos permite que o profissional seja mais assertivo em suas decisões, tornando a produção ou operação de uma empresa mais eficiente e eficaz.

 

SIGNIFICAÇÃO

Assim, a nossa disciplina de administração da produção surge para proporcionar um conhecimento mais profundo e significativo. Você terá contato com o conceito e a aplicação do lead time, aprendendo a eliminar gargalos em cada etapa produtiva da operação que estiver gerindo como profissional.

 

EXPERIMENTAÇÃO

Bom, e que tal experimentar um caso prático de uma grande organização que passou por uma situação curiosa em sua operação e com a análise do lead time reforçou o seu foco na satisfação do cliente.



REFLEXÃO

Após essa experimentação, gostaria que você refletisse sobre suas próprias experiências como consumidor. Pense em um momento em que fez um pedido de um produto que exigia um lead time para ser produzido. Como foi essa experiência para você? Reflita sobre isso.

 

CONCEITUALIZAÇÃO

Ah, aproveite esse momento e observe esse conceito sobre o lead time:

“Os lead times determinam o tempo em que se pode atender o pedido de um cliente, de acordo com o sistema de produção adotado pela empresa, e como o controle dos estoques é gerido.”

 

AÇÃO

Agora, chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a ação. 

Nesta atividade Mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre administração da produção.

Sendo assim, através do caso real do vídeo da experimentação apresentado você terá que assumir um papel de um futuro profissional e realizar uma análise da situação ocorrida e propor algumas ações.

Para atingir o seu objetivo nesta atividade, você terá algumas etapas, vamos para cada uma delas.

 

Etapa 1 - Apresentar a situação curiosa do estudo de caso.

Nesta primeira etapa você deverá assistir com atenção o vídeo da experimentação, apresentar e descrever a situação curiosa da rede fast food e como os clientes reagiram.

 

Etapa 2 - O que é o lead time e sua composição.

Nesta segunda etapa você deverá explicar o que é o lead time e qual a composição do lead time produtivo.

 

Etapa 3 - Apresentar as etapas produtivas do estudo de caso.

Nesta terceira etapa, reveja com atenção o vídeo da experimentação, para assim você apresentar as etapas com o seu respectivo lead time na simulação da produção de um lanche em uma empresa de fast food.

 

Etapa 4 - Importância do lead time e conhecer as etapas produtivas.

Nesta quarta etapa você deverá, com suas palavras, descrever qual a importância do lead time para tornar uma operação mais eficiente e porque é importante conhecer as etapas produtivas para isso. 


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