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1 de ago. de 2025

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

 

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

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A literatura classifica em diferentes eras que retratam o desenvolvimento do movimento da Qualidade nos negócios. Atualmente vivenciamos a Era da Gestão Estratégica da Qualidade que tem sido importante para trazer melhorias e uma visão mais abrangente do empreendimento. Com a exigência de uma gestão profissionalizada para enfrentar o ambiente competitivo atual é essencial buscar o desenvolvimento dos processos organizacionais, dos produtos e da forma de atuação no mercado. É importante dar o primeiro passo para que isso se transforme em algo constante. O planejamento é essencial neste processo, bem como a inclusão dos colaboradores nas atividades. Diferentes ferramentas podem apoiar os objetivos estabelecidos, sendo que cada uma possui vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes da utilização.
 

Elaborado pelo professor, 2025.


​Considerando o contexto, elabore a seguinte atividade:
a) Elabore um resumo da importância e das características da Era da Gestão Estratégica da Qualidade.
b) Indique um dos autores citados no material que você mais se identifica. Escreva o motivo da escolha.
c) Aponte e disserte sobre uma ferramenta da qualidade que você pretende adotar no seu trabalho, destacando os benefícios.


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1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender a Teoria Motivacional, tendo como foco a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow, que compreende as principais necessidades dos consumidores.

 

MAPA - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

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Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Comportamento do Consumidor. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.

Então vamos lá? Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores.
 
Atividade: Teoria Motivacional – Teoria de Maslow.
 
Para que se possa entender a forma como o consumidor se comporta, durante o seu processo de decisão e compra, utilizamos de diversas teorias que auxiliam no entendimento das ações e decisões do público das organizações no mercado quanto a escolha do produto e/ou serviço que irão adquirir. A necessidade e desejo de compra depende daquilo que o consumidor está procurando, mas é preciso compreender também que, existem produtos e serviços que sempre serão procurados, por serem imprescindíveis para suas necessidades básicas, e aqueles que serão comprados apenas para satisfazer seus desejos de consumo.

Segundo site Negócios SC (online, 2025), é preciso compreender as prioridades de consumo dos públicos e o que pode impedi-los de comprar algo, tendo os consumidores como intenção de consumo, com base em dados de 2024 os seguintes itens:
“[...] 46% dos consumidores desistiram de comprar algo para pagar as dívidas; mas metade dos brasileiros creem que a situação financeira vai melhorar; boa parcela do público está esperando uma boa oportunidade para a compra; roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos têm a maior demanda reprimida”. Perceba-se que os consumidores dão prioridade a compra de produtos voltados a sua necessidade básica, como roupas, por exemplo, ou no pagamento de dívidas que podem envolver contas relacionadas a tais necessidades, como água e luz.

Você pode acessar mais informações pelo link: https://www.negociossc.com.br/blog/veja-os-planos-de-consumo-dos-brasileiros-ate-o-fim-de-2024/
 
 
E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas informações.
 
Dentro da Hierarquia da Pirâmide de Maslow escolas de ensino particular estão no topo da pirâmide, fazendo parte da Necessidades de Autorrealização ou Crescimento, sendo essa uma necessidade que não é considerada básica, e que só será suprida após todas as outras serem atendidas.
 https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_268800_662763_1.jpg
Fonte: FRANCISCO, Claudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024. p.57
 
E, apesar de não ser uma necessidade que está na base da pirâmide, está em constante crescimento, conforme informações apresentadas a seguir:

“As instituições de ensino privadas no Brasil continuam a crescer em número de matrículas após a pandemia, atingindo um total de 9.517.832 alunos em 2024. Esse número representa 9,6% do total de estudantes na educação básica. De acordo com o Censo Escolar de 2024, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) [...], a rede pública enfrentou uma redução de 2,1 milhões de alunos na última década, enquanto as escolas privadas registraram um aumento de 460 mil matrículas. O total de alunos na educação básica no Brasil é de 47.088.922, apresentando uma leve diminuição de 0,46% em comparação a 2023. O ensino fundamental é a etapa com o maior número de matrículas, contabilizando 26.002.356 alunos, a maioria deles matriculados em instituições públicas” (JOVEM PAN, online, 2025).
 
Os dados representam uma alteração no comportamento do consumidor, e que, deve ser seguida pelo segmento. Porém, é preciso compreender o porque tal necessidade está sendo procurada, em ser atendida, pelos consumidores, pelas organizações.
 http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_268800_662763_2.jpg

 

 
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar a forma como o Processo de Decisão de Compra ocorre, com base na Teoria Motivacional. Vamos lá?
 
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
 
1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender a Teoria Motivacional, tendo como foco a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow, que compreende as principais necessidades dos consumidores. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Teoria Motivacional.
Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas explicando as principais necessidades dos consumidores, determinadas a seguir, sendo essas: (1) Fisiológicas, (2) Segurança, (3) Social, (4) Estima, (5) Necessidades de Autorrealização ou Crescimento.
 
 
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor, e a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow. Para a realização da atividade você deverá pesquisar 1 (um) produto e/ou serviço real de mercado, e que se encaixe dentro das necessidades apresentadas na Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow (para cada necessidade deve ser escolhido 1 (um) produto e/ou serviço diferente). Em seguida, preencher a tabela a seguir:
 
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa. Observe as informações apresentadas na tabela, que descrevem e explicam melhor o que deve ser pesquisado e como essa deve ser preenchida.
 

Necessidade Fisiológica

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

Necessidade de Segurança

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

Necessidade Social

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

Necessidade de Estima

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

Necessidades de Autorrealização ou Crescimento

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

 
3 – Agora é o momento de justificar e explicar o porque cada produto e/ou serviço se encaixa dentro das necessidades escolhidas. Assim, preencha a tabela a seguir com as justificativas de suas escolhas, com base na questão 2.

Necessidade Fisiológica

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade de Segurança

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade Social

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade de Estima

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidades de Autorrealização ou Crescimento

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

 
 Orientações para realização da Atividade MAPA:
- Faça a leitura do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade, gravado pelo professor.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo; atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.


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Para que se possa entender a forma como o consumidor se comporta, durante o seu processo de decisão e compra, utilizamos de diversas teorias que auxiliam no entendimento das ações e decisões do público das organizações no mercado quanto a escolha do produto e/ou serviço que irão adquirir. A necessidade e desejo de compra depende daquilo que o consumidor está procurando, mas é preciso compreender também que, existem produtos e serviços que sempre serão procurados, por serem imprescindíveis para suas necessidades básicas, e aqueles que serão comprados apenas para satisfazer seus desejos de consumo.

Segundo site Negócios SC (online, 2025), é preciso compreender as prioridades de consumo dos públicos e o que pode impedi-los de comprar algo, tendo os consumidores como intenção de consumo, com base em dados de 2024 os seguintes itens:
“[...] 46% dos consumidores desistiram de comprar algo para pagar as dívidas; mas metade dos brasileiros creem que a situação financeira vai melhorar; boa parcela do público está esperando uma boa oportunidade para a compra; roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos têm a maior demanda reprimida”. Perceba-se que os consumidores dão prioridade a compra de produtos voltados a sua necessidade básica, como roupas, por exemplo, ou no pagamento de dívidas que podem envolver contas relacionadas a tais necessidades, como água e luz.

Você pode acessar mais informações pelo link: https://www.negociossc.com.br/blog/veja-os-planos-de-consumo-dos-brasileiros-ate-o-fim-de-2024/
 
 
E, que tal analisarmos mais um exemplo, prático, e que envolve essas informações.
 
Dentro da Hierarquia da Pirâmide de Maslow escolas de ensino particular estão no topo da pirâmide, fazendo parte da Necessidades de Autorrealização ou Crescimento, sendo essa uma necessidade que não é considerada básica, e que só será suprida após todas as outras serem atendidas.
 https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_268800_662763_1.jpg
Fonte: FRANCISCO, Claudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2024. p.57
 
E, apesar de não ser uma necessidade que está na base da pirâmide, está em constante crescimento, conforme informações apresentadas a seguir:

“As instituições de ensino privadas no Brasil continuam a crescer em número de matrículas após a pandemia, atingindo um total de 9.517.832 alunos em 2024. Esse número representa 9,6% do total de estudantes na educação básica. De acordo com o Censo Escolar de 2024, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) [...], a rede pública enfrentou uma redução de 2,1 milhões de alunos na última década, enquanto as escolas privadas registraram um aumento de 460 mil matrículas. O total de alunos na educação básica no Brasil é de 47.088.922, apresentando uma leve diminuição de 0,46% em comparação a 2023. O ensino fundamental é a etapa com o maior número de matrículas, contabilizando 26.002.356 alunos, a maioria deles matriculados em instituições públicas” (JOVEM PAN, online, 2025).
 
Os dados representam uma alteração no comportamento do consumidor, e que, deve ser seguida pelo segmento. Porém, é preciso compreender o porque tal necessidade está sendo procurada, em ser atendida, pelos consumidores, pelas organizações.
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Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
 
1) Ao realizar a análise do comportamento do consumidor, é preciso compreender a Teoria Motivacional, tendo como foco a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow, que compreende as principais necessidades dos consumidores. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Teoria Motivacional.
Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas explicando as principais necessidades dos consumidores, determinadas a seguir, sendo essas: (1) Fisiológicas, (2) Segurança, (3) Social, (4) Estima, (5) Necessidades de Autorrealização ou Crescimento.
 
 
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor, e a Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow. Para a realização da atividade você deverá pesquisar 1 (um) produto e/ou serviço real de mercado, e que se encaixe dentro das necessidades apresentadas na Pirâmide das Hierarquias das Necessidades de Maslow (para cada necessidade deve ser escolhido 1 (um) produto e/ou serviço diferente). Em seguida, preencher a tabela a seguir:
 
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa. Observe as informações apresentadas na tabela, que descrevem e explicam melhor o que deve ser pesquisado e como essa deve ser preenchida.
 

Necessidade Fisiológica

1 – Produto ou serviço.

 
(apresente o nome do produto/marca. Anexe uma foto/imagem do produto/serviço escolhido – citar fonte).
 

Necessidade de Segurança

1 – Produto ou serviço.

 
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Necessidade Social

1 – Produto ou serviço.

 
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Necessidades de Autorrealização ou Crescimento

1 – Produto ou serviço.

 
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3 – Agora é o momento de justificar e explicar o porque cada produto e/ou serviço se encaixa dentro das necessidades escolhidas. Assim, preencha a tabela a seguir com as justificativas de suas escolhas, com base na questão 2.

Necessidade Fisiológica

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade de Segurança

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade Social

1 – Produto ou serviço.

 
(elabore um texto entre 3 e 5 linhas justificando a escolha do produto ou serviço, explicando porque se encaixa nessa necessidade).
 

Necessidade de Estima

1 – Produto ou serviço.

 
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Necessidades de Autorrealização ou Crescimento

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 Orientações para realização da Atividade MAPA:
- Faça a leitura do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
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A análise desses riscos é realizada dentro de um processo de decisão de compra, e, podem levar o consumidor a não comprar determinado produto e/ou serviço.

 

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Durante os estudos do comportamento do consumidor compreendemos que “a teoria da decisão e risco pode ser definida como aquela em que o consumidor não conhece o produto final antes da sua aquisição, assim, ele pode não ficar satisfeito ao adquiri-lo. Nessa teoria, o consumidor analisa diversos riscos antes de efetivar a compra de determinado produto.” (FRANCISCO, COUTINHO, DOMINGUES, 2021, p.53).
 
 Fonte: FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
A análise desses riscos é realizada dentro de um processo de decisão de compra, e, podem levar o consumidor a não comprar determinado produto e/ou serviço. Assim, conhecer e compreender qual ou quais riscos o consumidor avalia durante seu processo de decisão de compra é extremamente importante para as organizações, pois assim, podem, por meio de suas ações de comunicação e marketing, minimizar esses riscos aos consumidores, aumentando sua chance de venda no mercado.
 
Com base nessas informações, vamos a nossa atividade.
 
Durante o processo de decisão de compra, o consumidor avalia diversos riscos que podem influenciar sua escolha e, inclusive, levá-lo a desistir de adquirir determinado produto ou serviço. Considerando os seguintes tipos de riscos: (1) Funcional, (2) Financeiro, (3) Temporal, (4) Físico, (5) Psicológico, (6) Sensorial e (7) Social, escolha 4 (quatro) desses riscos e explique-os. Em seguida, escolha um produto ou serviço real que se encaixe em cada um dos 4 (quatro) riscos escolhidos, e que, foram explicados, anteriormente, e demonstre de que maneira esses riscos ocorrem na prática, ajudando a entender melhor cada situação. (Resposta em texto entre 10 e 15 linhas, com base no material da disciplina.)


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 Fonte: FRANCISCO, Cláudia Cristina Batistela; COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
A análise desses riscos é realizada dentro de um processo de decisão de compra, e, podem levar o consumidor a não comprar determinado produto e/ou serviço. Assim, conhecer e compreender qual ou quais riscos o consumidor avalia durante seu processo de decisão de compra é extremamente importante para as organizações, pois assim, podem, por meio de suas ações de comunicação e marketing, minimizar esses riscos aos consumidores, aumentando sua chance de venda no mercado.
 
Com base nessas informações, vamos a nossa atividade.
 
Durante o processo de decisão de compra, o consumidor avalia diversos riscos que podem influenciar sua escolha e, inclusive, levá-lo a desistir de adquirir determinado produto ou serviço. Considerando os seguintes tipos de riscos: (1) Funcional, (2) Financeiro, (3) Temporal, (4) Físico, (5) Psicológico, (6) Sensorial e (7) Social, escolha 4 (quatro) desses riscos e explique-os. Em seguida, escolha um produto ou serviço real que se encaixe em cada um dos 4 (quatro) riscos escolhidos, e que, foram explicados, anteriormente, e demonstre de que maneira esses riscos ocorrem na prática, ajudando a entender melhor cada situação. (Resposta em texto entre 10 e 15 linhas, com base no material da disciplina.)


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